Título
Comportamentos digitais e o surgimento de perceções de incivilidade, ostracismo e apoio social
Autor
Martins, Joana Fernandes
Resumo
pt
A crescente utilização de meios de comunicação digital veio criar uma realidade social distinta nas organizações, que se reflete num conjunto de novos desafios e oportunidades associadas à forma como os colaboradores interagem no espaço de trabalho. Este estudo pretende compreender a forma como a comunicação digital, através do e-mail e redes sociais, fazem surgir perceções de incivilidade, ostracismo e apoio social. Procurou-se também averiguar possíveis motivações de caráter organizacional que tenham levado aos comportamentos que criaram as perceções de comportamentos negativos (incivilidade e ostracismo). Por fim, este estudo aborda as consequências resultantes das perceções de incivilidade, ostracismo e apoio social. Para o alcance destes objetivos, foi desenvolvido um estudo qualitativo, com base na realização de entrevistas semiestruturadas a 16 participantes. A análise dos resultados foi concretizada através da análise de conteúdo do "corpus" resultante das entrevistas. Os resultados indicam que a comunicação através do e-mail e redes sociais no espaço de trabalho pode originar perceções de incivilidade, ostracismo e apoio social. Evidenciou-se que os comportamentos negativos possuíam motivações organizacionais. E, verificou-se também que estas perceções comportam consequências que afetam os colaboradores e as organizações. Este estudo termina com considerações acerca de estratégias que reduzam a possibilidade de ocorrência de uma utilização abusiva de meios digitais nas organizações, bem como com sugestões para investigação futura.
en
The increasing use of digital media has created a distinct social reality in organisations, which is reflected in a set of new challenges and opportunities associated with the way employees interact in the workspace. This study aims to understand how digital communication, through e-mail and social networks, give rise to perceptions of incivility, ostracism and social support. It was also investigated what possible organisational motivations led to the behaviours that created the perceptions of negative behaviours (incivility and ostracism). Finally, this study addresses the consequences resulting from perceptions of incivility, ostracism and social support. To achieve these objectives, a qualitative study was conducted, based on semi-structured interviews with 16 participants. The analysis of the results was attained through the content analysis of the corpus resulting from the interviews. The results indicate that communication through e-mail and social networks in the workspace can lead to perceptions of incivility, ostracism and social support. Negative behaviours were found to have organisational motivations. It was also found that these perceptions have consequences that affect employees and organisations. This study concludes with considerations about strategies that reduce the likelihood of misuse of digital media in organisations, as well as suggestions for future research.