Título
O processo de acreditação do serviço de cirurgia geral
Autor
Pinto, Aurora Maria Gato
Resumo
pt
O conceito de qualidade nos cuidados de saúde não é uma preocupação recente, mas assumiu uma dimensão estruturada sobretudo devido a pressões externas dos utilizadores, dos pagadores, dos governos, e da sociedade em geral. Têm sido aplicados modelos de gestão pela qualidade total já implementados com sucesso na indústria, mas com sucesso variável e a maior parte das vezes duvidoso ao nível das organizações de cuidados de saúde.
Várias organizações, agências governamentais e não governamentais, desenvolveram padrões de qualidade na prestação de cuidados de saúde através de programas de acreditação / certificação.
O Centro Hospitalar de Setúbal é uma entidade integrante do Sistema Nacional de Saúde onde, em 2006, teve início um plano de melhoria organizacional, através da implementação de um modelo de acreditação apoiado pelo então denominado King´s Fund, atualmente CHKS.
O Serviço de Cirurgia Geral é um dos serviços estruturantes do CHS, tendo apresentado candidatura a centro de referência do cancro do reto em 2019.
Em caso de sucesso, este Serviço deverá iniciar, no período de um ano após o reconhecimento como centro de referência, um processo de certificação pelo modelo nacional, o modelo ACSA. Este Serviço será então confrontado com um processo de mudança imposto por um novo modelo de acreditação, num hospital já acreditado globalmente por outro modelo de qualidade.
O trabalho que agora se apresenta pretende avaliar o impacto da acreditação do modelo CHKS na instituição e a perceção que os profissionais do Serviço de Cirurgia Geral têm da mesma. Serão avaliados a cultura organizacional, o estilo de liderança e os hiatos entre a evidência documental do Manual de Normas e Procedimentos do CHS e o Manual de Acreditação Nacional. Desta avaliação resultará um plano de melhoria de acordo com modelo da acreditação ACSA.
en
The concept of quality in health care is not a recent concern but took form of structured dimension as result of external pressures from users, payers and governments, and whole society. Total Quality Management models have already been successfully implemented in other industries, but success has been variable and mostly doubtful when applied to health care organizations.
Several organizations, governmental and non-governmental agencies, have developed quality standards in health care through accreditation / certification programs.
The Centro Hospitalar de Setúbal (CHS) is an organization of the National Health System; in the year 2006, an organizational improvement plan was initiated through the implementation of an accreditation model supported by the then-known King´s Fund, currently CHKS.
The General Surgery Service is one of the structuring services of CHS. In 2019 this service has applied for a qualification as Rectal Cancer referral center; if the request is successful, the service must start, within a year period, a process of certification by the national model, the ACSA model. This service will then be confronted with a change process through a new accreditation model, in a hospital already accredited by another quality model.
This paper aims to evaluate the impact of CHKS accreditation and the perception that General Surgery Service professionals have about it. Organizational culture, leadership style and gaps will be assessed by document evidence in the CHS Standards and Procedures Manual and the national accreditation manual ACSA. From this evaluation will result an improvement plan according to the ACSA accreditation model.