Título
A cooperação como estratégia de inovação empresarial
Autor
Rodrigues, Hélio Teixeira
Resumo
pt
Atualmente, a inovação assume cada vez mais um papel decisivo no seio empresarial. Esta é vista como um utensílio de grande relevo para as organizações, pois não só as mune de ferramentas e técnicas capazes de se destacarem no mercado, como tem em consideração as reais necessidades do mercado, nomeadamente dos clientes, com vista a satisfazer e melhor responder às suas reais necessidades.
Assim, por forma a estudar-se a temática da inovação e da cooperação empresarial, decidiu-se aplicar dois questionários a um conjunto de empresas. Um direcionado à temática da inovação, e outro focado na temática da cooperação empresarial.
As empresas inquiridas puderam escolher dentro de um conjunto de questões a realidade atual e o cenário futuro pretendido na temática da inovação e o grau de relevância face à temática da cooperação.
Constatou-se, de uma forma geral, que as empresas não possuem todos os mecanismos ou não estão a colocar em prática todas as boas práticas da inovação empresarial, o que leva a que estas percam competitividade face às restantes empresas do mesmo setor.
Do ponto de vista da cooperação, estas concordam que é positivo e que cooperar em vez de prosseguirem sozinhas no mercado pode, de facto, trazer alguns benefícios que sozinhas poderiam ser impossíveis de alcançar. No final, tornar-se mais competitivo e diferenciador no mercado é algo que todas as empresas tentam alcançar.
en
Innovation is increasingly playing a decisive role in business. It is seen as a major tool for organizations, not only as a tool and technique capable of standing out in the market, but also by considering the real needs of the market, namely customers, in order to satisfy and better respond to their real needs.
Thus, in order to study the innovation and business cooperation, it was decided to apply two questionnaires to a set of companies. One focused on innovation and the other focused on business cooperation.
The surveyed companies were able to choose from a set of questions the current reality and the desired future scenario in the area of innovation and the degree of relevance in relation to cooperation.
It was found that not all companies have the mechanisms or are not implementing all the good practices of business innovation, which means that they are losing competitiveness regarding other companies in the same sector.
From the point of view of cooperation, they agree that it is positive and that cooperating rather than proceeding on the market alone can bring, in fact, some benefits that could be impossible to achieve on their own. In the end, becoming more competitive and differentiating in the market is something that all companies try to achieve.