Título
Employer branding of Infotel: a close collaboration between marketing and human resources
Autor
Mayet, Camille Anne-Sophie
Resumo
pt
Num contexto de mercado apertado, que enfrenta escassez de perfis e um aumento de
competição, o recrutamento de perfis de TI em França está-se a tornar difícil. Logo, a
implementação de uma estratégia de marketing de RH é um fator significante para as empresas
recrutarem candidatos e manter os presentes.
Nesta tese, iremos ver que uma colaboração próxima entre o departamento de marketing e o
departamento de recursos humanos, permite a empresa a ter um melhor employer branding,
aumenta o número de candidatos recrutados e reduz a taxa de turnover. A tesa descreve a
situação de uma Empresa de Serviços de Tecnologias de Informação (ITSC) específica em
França. Este trabalho tem como target estudantes de marketing em licenciatura ou mestrado
interessados em TI, novas tecnologias e marketing internacional. De modo a resolver por
completo este estudo, pesquisa adicional feita pelos estudantes é necessária.
Neste estudo de caso, vários elementos chave relacionados com a França, ITSC e a empresa
específica, Infotel, são apresentados. Os estudantes têm de avaliar a estratégia de marketing de
RH que o Infotel estabeleceu e também ter em conta o percurso que o negócio terá de seguir
para que continue a prosperar. Em paralelo, a revisão de literatura fornece uma melhor
compreensão sobre o mercado de ITSC em França e o ambiente em que as empresas operam.
Esta parta também tem em consideração vários conceitos importantes como marketing de RH,
employing branding e a guerra por talentos.
Por fim, a resolução deste estudo de caso permite aos estudantes compreender melhor o
mercado dos serviços de TI, o ambiente francês em que as empresas operam e os novos desafios
que estas empresas têm de enfrentar.
en
In a tight market context, faced with shortages of profiles and an increased competition, the
recruitment of IT profiles in France is becoming difficult. Thus, the implementation of a HR
marketing strategy is now a significant factor for the company to recruit candidates and retain
current ones.
In this thesis, we will see that a close collaboration between the marketing department and the
human resources department, allows the company a better employer branding, increases the
number of recruited candidates and reduces the turnover rate. It outlines the situation of a
specific Information Technology Services Company (ITSC) in France. This work targets
bachelor or master marketing students who are interested in IT, new technologies and
international markets. In order to fully resolve this study, additional research needs to be done
by the students.
In this case study, several key elements relating to France, ITSC and the specific company,
Infotel, are presented. Students need to evaluate the HR marketing strategy that Infotel has
established and they also need to worry about where the business should go to continue to
thrive. In parallel, literature review provides a better understanding about ITSC market in
France and the environment in which they operate. This part also covers various important
concepts such as HR marketing, employing branding and the war for talents.
Lastly, the resolution of this case study allows students to better understand the IT services
market, the French environment in which they operate and the new challenges these companies
have to face.