Teses e dissertações

Mestrado
Marketing
Título

Employer branding of Infotel: a close collaboration between marketing and human resources

Autor
Mayet, Camille Anne-Sophie
Resumo
pt
Num contexto de mercado apertado, que enfrenta escassez de perfis e um aumento de competição, o recrutamento de perfis de TI em França está-se a tornar difícil. Logo, a implementação de uma estratégia de marketing de RH é um fator significante para as empresas recrutarem candidatos e manter os presentes. Nesta tese, iremos ver que uma colaboração próxima entre o departamento de marketing e o departamento de recursos humanos, permite a empresa a ter um melhor employer branding, aumenta o número de candidatos recrutados e reduz a taxa de turnover. A tesa descreve a situação de uma Empresa de Serviços de Tecnologias de Informação (ITSC) específica em França. Este trabalho tem como target estudantes de marketing em licenciatura ou mestrado interessados em TI, novas tecnologias e marketing internacional. De modo a resolver por completo este estudo, pesquisa adicional feita pelos estudantes é necessária. Neste estudo de caso, vários elementos chave relacionados com a França, ITSC e a empresa específica, Infotel, são apresentados. Os estudantes têm de avaliar a estratégia de marketing de RH que o Infotel estabeleceu e também ter em conta o percurso que o negócio terá de seguir para que continue a prosperar. Em paralelo, a revisão de literatura fornece uma melhor compreensão sobre o mercado de ITSC em França e o ambiente em que as empresas operam. Esta parta também tem em consideração vários conceitos importantes como marketing de RH, employing branding e a guerra por talentos. Por fim, a resolução deste estudo de caso permite aos estudantes compreender melhor o mercado dos serviços de TI, o ambiente francês em que as empresas operam e os novos desafios que estas empresas têm de enfrentar.
en
In a tight market context, faced with shortages of profiles and an increased competition, the recruitment of IT profiles in France is becoming difficult. Thus, the implementation of a HR marketing strategy is now a significant factor for the company to recruit candidates and retain current ones. In this thesis, we will see that a close collaboration between the marketing department and the human resources department, allows the company a better employer branding, increases the number of recruited candidates and reduces the turnover rate. It outlines the situation of a specific Information Technology Services Company (ITSC) in France. This work targets bachelor or master marketing students who are interested in IT, new technologies and international markets. In order to fully resolve this study, additional research needs to be done by the students. In this case study, several key elements relating to France, ITSC and the specific company, Infotel, are presented. Students need to evaluate the HR marketing strategy that Infotel has established and they also need to worry about where the business should go to continue to thrive. In parallel, literature review provides a better understanding about ITSC market in France and the environment in which they operate. This part also covers various important concepts such as HR marketing, employing branding and the war for talents. Lastly, the resolution of this case study allows students to better understand the IT services market, the French environment in which they operate and the new challenges these companies have to face.

Data

19-fev-2019

Palavras-chave

França
Marketing
Human resources
Recruitment
Recursos humanos
Trabalho de projeto
Employer branding
Tecnologia da Informação
Empresa de serviços
HR marketing
Information technology services company

Acesso

Acesso livre

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