Título
Plano de negócio na área do turismo: "Monte das Candeias" projeto em Vila de Rei: análise da viabilidade económico-financeira
Autor
Candeias, Patrícia Isabel Mariano
Resumo
pt
O presente Plano de Negócio, foi elaborado no contexto do mestrado em Gestão e tem como
objetivo o estudo de viabilidade do projeto de turismo “Monte das Candeias”. O projeto
consiste na criação de um complexo de casas modulares, localizadas em plena natureza na
margem do rio Zêzere, em Vila de Rei, Portugal.
Neste sentido, de forma a atestar a viabilidade da empresa foi realizado um estudo sobre a
indústria hoteleira Portuguesa, bem como da sua evolução a nível nacional e respetivas
projeções. Deste estudo, aferiu-se que o setor apresentou um crescimento exponencial nos
últimos anos e que a tendência de crescimento é para se manter, ainda que se verifique de forma
mais lenta nos próximos anos.
Desta forma, foi construído o atual plano de negócio com base na realização da análise externa
do mercado, da análise interna da empresa e da formulação da estratégia competitiva da
organização, com vista ao alcance de uma posição na indústria que confira prosperidade ao
negócio.
Para a prossecução deste objetivo, realizei a revisão de literatura baseada em diferentes
abordagens de vários autores em torno dos temas relacionados com o negócio. A escolha da
localização do projeto e a definição dos componentes do marketing mix foram também temas
abordados ao longo da presente tese.
Considerando toda a informação recolhida bem como os estudos realizados e os indicadores
económico financeiros analisados ao longo do plano de negócio, para diferentes cenários e
considerando um horizonte temporal de dez anos, podemos concluir que o projeto é viável do
ponto de vista económico-financeiro.
en
The present business plan was conceived under the context of a management master’s degree
and aimed to prove the viability of the tourism project Monte das Candeias. The project consists
in the creation of a complex composed of modular houses, located in the middle of the nature
in the riverside Zêzere, in Vila de Rei, Portugal.
In order to prove the company´s viability was performed a study about the Portuguese tourism
industry, as well as on its national evolution and forecast. Based on that study, it was possible
to conclude that the sector presented an exponential growth in the last years and the trend is to
be maintained, although it will be slower in the future.
Therefore, the current business plan was built based on external market analyze, internal
company analyze and organization’s competitive strategy, in order to achieve a position in the
market that promote the prosperity of business.
To reach this purpose, I performed a literature review based on different approaches of different
authors around the business-related topics. The choice of the project location and the definition
of the marketing mix components were also items discussed throughout this thesis.
Considering all the information gathered, the studies performed, the financial and economic
indicators analyzed throughout the business plan, for different scenarios and considering 10
years of time horizon, we can conclude by the economic and financial viability of the project.