Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Empresas
Título

Conceção de um sistema de controlo de gestão e performance numa empresa do sector da medicina dentária, com base no BSC

Autor
Almeida, Sara Filipa Vicente Mendes Pessoa de
Resumo
pt
No contexto atual das organizações, torna-se imperativo uma monitorização "just in time" da atividade, tanto do ambiente interno como externo, para criar vantagens competitivas sustentáveis e adaptar as organizações às constantes mudanças de paradigmas dos mercados onde operam. Para suprimir esta necessidade, foi desenvolvido em 1965, o conceito de Controlo de Gestão pelo autor Robert Anthony, que consiste na criação de um conjunto de instrumentos que permitam envolver e alinhar todos os membros da organização para o cumprimento dos objetivos, de acordo com a estratégia implementada. Neste tema, insere-se a ferramenta de controlo de gestão estratégica Balanced Scorecard (BSC), que permite envolver a gestão de topo à atividade operacional, ligando o controlo operacional de curto prazo com a visão e estratégia de longo prazo, a partir da implementação de fatores críticos de sucesso. A abrangência de indicadores financeiros que reportam ao passado e indicadores não financeiros, como a satisfação dos clientes, a performance e inovação dos colaboradores e a excelência dos processos internos são determinantes para um desempenho financeiro futuro exímio. No presente trabalho de projeto é elaborado uma proposta de BSC no universo de uma empresa de prestação de serviços na área da Medicina Dentária, sediada na região do Algarve. Da proposta, será apresentado o mapa estratégico que traduz a visão e missão da organização a médio-longo prazo, com base nos fatores críticos de sucesso, para permitir criar um modelo de avaliação de desempenho equilibrado e justo, com base na definição de uma estrutura organizativa em centros de responsabilidade.
en
In the current context of organizations, it is imperative to monitor "just in time" activity, both the internal and external environment, in order to create sustainable competitive advantages and adapt organizations to the constant changes of paradigms of Markets where they operate. To suppress this need, the concept of management control by author Robert Anthony was created in 1965, which consists in the creation of a set of instruments to involve and align all members of the Organization in order to fulfil the Objectives, according to the strategy implemented. In this theme, the Strategic Management Control "tool" Balanced Scorecard (BSC) is inserted, which allows to involve top management to operational activity, connecting short-term operational control with long-term vision and strategy, from the Implementation of critical success factors. The breadth of financial indicators that report to the past and non-financial indicators, such as customer satisfaction, performance and innovation of employees and the excellence of internal processes are determinant for a financial performance Expert future. In the present project, a BSC proposal is elaborated in the universe of a service company in the area of Dental medicine, headquartered in the Algarve region. From this proposal, the strategic map will be presented that translates the vision and mission of the Organization in the medium-long term, based on the critical success factors, in order to create a balanced and fair performance evaluation model, based on the definition of an organizational structure in responsibility centers.

Palavras-chave

Balanced scorecard
Centros de responsabilidade
Responsibility centers
Estratégias
Sistema de controlo de gestão
Management control system
Medicina dentária
Dentistry

Acesso

Acesso livre

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