Título
A realidade aumentada (AR) e a experiência do utilizador (UX) na divulgação de conteúdos digitais
Autor
Casaca, Ana Filipa da Costa Graça Marques
Resumo
pt
O paradigma da tecnologia na era da globalização promove a expressão e a Experiência dos Utilizadores (UX) ao nível da produção e difusão cultural, adaptando as tendências de conteúdos digitais. O contributo dos novos media, permite que inúmeros utilizadores estejam presentes nas plataformas digitais, influenciados pelo crescimento do mercado tecnológico.
Salienta-se assim a importância que os museus atribuem às novas tecnologias e em melhorar a Experiência dos Utilizadores (UX) recorrendo à tecnologia de Realidade Aumentada (AR) na divulgação de conteúdos, entre o espaço físico e digital do museu.
Este conceito, surge como estudo de caso aplicado à Startup Nimest, cujo produto contempla conteúdos de media interativos em Realidade Aumentada (AR), onde personagens históricas, poéticas e monumentais, aparecem no mundo real em contacto com os utilizadores e proporcionando uma melhor experiência digital.
Numa primeira fase desta investigação, procurou-se entender a perceção e interação dos utilizadores através de indicadores de análise de conteúdo, pela plataforma digital Instagram, associando três empresas de Realidade Aumentada (AR); numa segunda fase, procurando estabelecer ligação à vertente de negócio, à adoção e aceitação tecnológica, realizaram-se entrevistas aos departamentos de comunicação de três Museus Portugueses.
Verificou-se que, de forma geral, reconhece-se atribuição da importância e o potencial de crescimento em associar a tecnologia de Realidade Aumentada (AR) na divulgação de conteúdos digitais, seja de acordo com o panorama cultural, histórico ou turístico em Portugal.
Os resultados obtidos são pressupostos de aplicabilidade associados ao estudo de caso, a Startup Nimest nos museus, integrando conteúdos de media em Realidade Aumentada (AR).
en
The paradigm of technology in the age of globalization promotes expression and the User Experience (UX) in terms of cultural production and diffusion, adapting as digital content.
The contribution of new media allows many users to be present on digital platforms, influenced by the growth of the technology market.
The importance that museums attribute to new technologies and to improve the User Experience (UX) using Augmented Reality (AR) technology in the dissemination of content, between the physical and digital space of the museum.
This concept emerges as a case study applied to Startup Nimest, since it is a Portuguese company that includes interactive media content in Augmented Reality (AR), where historical, poetic and monumental characters appear in the real world in contact with users and providing a better digital experience.
The first part of this research, was to understand the perception and interaction of users through categories of content analysis, by the digital platform Instagram, associating three Augmented Reality (AR) companies; The second part, trying to connect the business context, the adoption and technological acceptance, interviews were conducted with the communication departments of three Portuguese Museums.
In general, it was found the attribution importance and growth potential of associating Augmented Reality (AR) technology in the dissemination of digital content is recognized, either according to the cultural, historical or tourist context view in Portugal.
The results are assumption of applicability associated with the case study, a Startup Nimest in museums, integrating media content in Augmented Reality (AR).