Título
O que faz mover o empreendedorismo sénior: processo e fatores de influência
Autor
Gomes, Isabel Cristina Costa de Almeida
Resumo
pt
O envelhecimento da população tem alimentado o debate em torno dos atuais modelos sociais e
económicos. O empreendedorismo sénior tem ganho destaque político e científico, enquanto opção
para o prolongamento da vida ativa dos cidadãos.
O objetivo deste trabalho é perceber quais os fatores que influenciam o processo de escolha pelo
empreendedorismo em pessoas com mais de 50 anos. Pretendia-se compreender as motivações, e as
condições associadas ao processo, incluindo aspetos como o histórico de carreira, a forma de fazer
negócio e o contexto.
Os dados, recolhidos através de um inquérito on-line e de entrevistas junto de um grupo de
empreendedores sénior em Portugal, revelaram que os fatores intrínsecos (pull) são mais importantes
do que os extrínsecos neste processo. A busca pela satisfação pessoal, o sentido de responsabilidade
social, e o desejo de criação, são os ‘motores’ motivacionais do(a) empreendedor(a) sénior que, por
esta via, descobre um novo propósito de vida.
A experiência em grandes organizações revelou-se preponderante para a aquisição de valências e
de uma cultura de desafio, determinantes para uma transição empreendedora, sendo que o capital
humano se revelou importante para redução do risco e geração de oportunidades. No geral, os
empreendedores sénior têm elevados níveis de autoconfiança e foco, expectativa de crescimento e
vontade de adotar novas tecnologias nos seus negócios, assim como um forte sentido ético.
Confirmaram-se a influências das redes no crescimento das empresas.
Há, portanto, evidências, de que pelo menos uma fração dos empreendedores mais velhos pode
dar um importante contributo para a economia.
en
The aging of the population has fuelled the debate around current social and economic models. Senior
entrepreneurship has gained political and scientific prominence, as an option for prolonging the active
life of citizens.
The objective of this work is to understand which factors influence the process of choosing
entrepreneurship in people over 50 years old. It was intended to acknowledge the motivations, and
the conditions associated with the process, including aspects such as career history, the way of doing
business and the context.
The data, collected through an on-line survey and interviews with a group of senior entrepreneurs
in Portugal, revealed that intrinsic factors (pull) are more important than extrinsic in this process. The
search for personal satisfaction, the sense of social responsibility, and the desire to create, are the
motivational ‘drivers’ of senior entrepreneurs that hence discover a new purpose in life.
The experience in large organizations proved to be preponderant for the acquisition of skills and
a culture of permanent challenge, that are determinant for an entrepreneurial transition, as well as
human capital revealed its importance for reducing risk and generating opportunities. Overall, senior
entrepreneurs have high levels of self-confidence and focus, expectations for growth, and a willingness
to adopt new technologies in their businesses, as well as a strong ethical sense. The influence of
networks for company growth was confirmed.
There is, therefore, evidence that at least a fraction of older entrepreneurs can make an important
contribution to the economy.