Título
O grafitti como prática artística urbana e a percepção do usuário do espaço público: Um olhar sobre Shoreditch, Londres
Autor
Luz, Nathalia Monteiro de Sousa
Resumo
pt
O presente trabalho monográfico pretende refletir sobre a relação e percepção do indivíduo
com o grafitti na zona de Shoreditch em Londres (Reino Unido). A arte de rua que é criada
intencionalmente pode incentivar a interação entre pessoas, arte e áreas públicas. Este
estudo foca o grafitti como um dos principais tipos de arte urbana. O objetivo geral é
procurar compreender como os indivíduos reagem às obras de grafitti no espaço público. A
arte de rua é vista quer como uma expressão natural do direito à cidade, quer como uma
forma de ataque a essa mesma cidade. Nesse sentido, a escolha dessa temática foi
motivada pela necessidade de compreensão das dinâmicas de usuários dos espaços
públicos, advinda do fato de que ao apropriar-se desse espaço, o sujeito também se
conscientiza da sua dinâmica com ele, despertando o sentimento de pertencimento e
identidade através da expressão artística.
Para chegar a tais considerações, esse estudo se baseou em investigação bibliográfica,
que consistiu em coletar dados teóricos relacionados à percepção do indivíduo e do sentido
de lugar. Promoveu-se também observações em campo baseados nos conceitos de Sentido
de Lugar e no estudo das intervenções artísticas de Banksy na zona de Shoreditch,
Londres.
en
The present work aims to reflect on the individual's relationship and perception with graffiti in
the Shoreditch area of London (United Kingdom). Intentionally created street art can
encourage interaction between people, art and public spaces. This study focuses on graffiti
as one of the main types of urban art. The general objective seeks to understand how
individuals react to graffiti works in the public space. Street art is seen either as a natural
expression of the right to the city and as a form of attack on this very same city. In this sense,
the choice of this theme was motivated by the need to understand the dynamics of users of
public spaces considering that, by appropriating space, the subject becomes a part of its
dynamic, awakening a sense of belonging and identity through artistic expression.
To arrive at these considerations, the developed study was based on bibliographic
research, that consisted in the collection of theoretical data related to the perception of the
individual and the sense of place. Field observations were also carried out based on the
concepts of Sense of Place and in the study of Banksy's artistic interventions in the
Shoreditch area of London.