Título
Projeto de intervenção: Reorganização do departamento de música na United Lisbon International School
Autor
Azevedo, Andreia Ferreira Rafael
Resumo
pt
Este Projeto tem como público-alvo uma Escola Internacional situada em Lisboa, a United Lisbon
International School, que é o meu local de trabalho. O objetivo a atingir na sua implementação é
suprimir as lacunas existentes na abordagem do currículo da Música.
Começo por explicar a importância da Música na formação académica do aluno, porque a
educação/formação musical permite a participação a nível individual e de grupo em atividades
formais e informais que permitem o desenvolvimento de competências específicas e transversais
e proporciona o equilíbrio físico e emocional.
De seguida, analiso os currículos implementados para esta área disciplinar, de forma a estruturar
o processo de ensino-aprendizagem e crio um programa curricular capaz de promover a vertente
teórica e prática nos domínios específicos de cada ciclo de escolaridade.
Por fim, apresento o desenho da nova logística organizacional viabilizando a articulação de
recursos humanos com recursos materiais necessários e o Sistema de Avaliação de Desempenho
para analisar os processos, avaliar as acções e criar estratégias novas e capazes de maximmizar as
potencialidades deste Projeto no ano seguinte.
en
This Project is based at an International School located in Lisbon, the United Lisbon International
School, which is my workplace. The objective of this study is to suppress the existing gaps in the
current approach of the Music curriculum.
I start by explaining the importance of Music in students´ academic studies. Music education
allows individual and group participation in formal as well as informal activities. It also enables
the development of specific and universal skills which further provides physical and emotional
balance to students´ lives.
Next, I analyze the curricula implemented for this subject area to structure the teaching-learning
process and create a curricular program capable of promoting the theoretical and practical aspects
in the specific domains of each school cycle.
Finally, I present the design of the new organizational structure to all involved in teaching the
music program by sharing material resources such as the Performance Evaluation System to
analyze the processes and evaluate the actions, as well as new strategies to maximize the potential
of this Project in the following year.