Título
A comunicação digital desportiva em plena pandemia Covid-19: Os casos de FC Paços de Ferreira e Rio Ave FC
Autor
Costa, Guilherme José Conceição da
Resumo
pt
A Covid-19 veio mudar a normal rotina da indústria desportiva. O confinamento
imposto pelas entidades governativas levou à interrupção temporária das competições,
alterando as dinâmicas diárias de atletas, treinadores, dirigentes e adeptos. Sem qualquer
jogo a decorrer, os clubes tiveram de se reinventar no modo de divulgar a sua atividade
nas redes sociais para conseguir manter uma certa consistência na publicação online de
conteúdo e preservar um contacto regular com o seu público.
A presente dissertação tem como objetivo estudar os desafios impostos pela pandemia
Covid-19 ao nível das estratégias de Comunicação Digital adotadas pelos clubes para
prosseguir o seu trabalho diário online na criação e publicação de conteúdo durante o
primeiro confinamento e consequente interrupção da Primeira Liga portuguesa de
Futebol – 12 de março a 4 de junho de 2020, para preservar uma certa envolvência com
os seus seguidores perante as rápidas e exigentes mudanças nas práticas prosseguidas até
então. Para tal objetivo, foi utilizado o estudo de caso de duas equipas que disputaram a
Primeira Liga portuguesa de Futebol na época 2019/2020, através da formulação e
posterior validação de hipóteses com base no uso da análise de conteúdo e aplicação de
entrevistas semiestruturadas para ajudar a perceber melhor as alterações provocadas pela
pandemia na gestão das redes sociais Facebook e Twitter para manter uma ligação regular
com os adeptos.
en
Covid-19 has changed the normal routine of the sports industry. The imposed
lockdown, lead to a temporary interruption of sporting competitions. This changed the
daily dynamics of athletes, coaches, officials and fans. Without any games taking place,
clubs had to reinvent themselves in communicating on their social networks in order to
be able to keep their consistency in online publications and preserve a regular contact
with their audience.
The present dissertation aims to study the challenges of Digital Communication during
the Covid-19 pandemic. This seeks to understand how clubs adopted their daily online
work in creating and publishing content during the first lockdown imposed by the
pandemic and consequent interruption of the Portuguese Football League from March
12th to June 4th, 2020 to preserve a certain engagement with their followers facing the
rapid and demanding changes in the practices pursued until then. To reach such an
objective, it was made a case study about two teams that played in the Portuguese Football
League in the 2019/2020 season through the formulation and subsequent validation of
hypotheses based on the use of content analysis and application of semi-structured
interviews to help better understand the changes caused by the pandemic in the
management of social networks Facebook and Twitter to maintain a regular connection
with the fans.