Título
Tornar visível o invisível: Delinquência juvenil
Autor
Ferreira, Andreia Alexandra Nóbrega Matos
Resumo
pt
Esta dissertação contribui para uma reflexão sobre a prevenção da delinquência juvenil através da compreensão dos fatores predominantes envolvidos na tomada de
decisão dos jovens, oriundos do bairro social de Chelas, em optarem por não enveredar por uma carreira desviante.
Utilizamos na pesquisa o método científico indutivo de natureza qualitativa, recorrendo às observações e complementando com entrevistas semiestruturadas grupais e individuais gravadas, com base num guião que engloba os fatores de risco e proteção descritos pela literatura, de modo a conhecer as atribuições dadas pelos jovens a esses.
Através da análise categorial dos dados, concluímos que a intervenção precoce e eficaz deve englobar fatores de índole familiar, contextuais e sociais. A análise mostrou ainda uma predominância dos fatores individuais na tomada de decisão, devido à atribuição de significados aos estímulos externos ao indivíduo, através do desenvolvimento da racionalidade, ainda que não se tenha concluído em que fase específica da fase de vida de um indivíduo em que a racionalidade se começa a desenvolver contrariamente ao que os jovens acreditam ser o correto por ser o que conhecem do bairro. Os fatores familiares e contextuais têm a sua percentagem na tomada de decisão, mas concluímos que é através da abertura de horizontes e pensamento crítico que os jovens optam por caminhos convencionais.
en
This dissertation contributes to a reflection on the prevention of juvenile delinquency through understanding the predominant factors involved in the decision-
making of young people, from the Chelas social neighborhood, in choosing not to embark on a deviant career.
We used the inductive scientific method of a qualitative nature in the research, using observations and complementing it with recorded semi-structured group and individual interviews, based on a script that encompasses the risk and protective factors described in the literature, to understand the responsibilities given by young people to those. The interviews were carried out with young people aged between 15 and 29 from the Chelas neighborhood, in the metropolitan area of Lisbon.
Through categorical analysis of the data, we concluded that early and effective intervention must encompass family, contextual and social factors. The analysis also showed a predominance of individual factors in decision-making, due to the capacity of rationality in attributing meanings to stimuli external to the individual, although it has not been concluded in which specific phase of an individual's life phase that rationality takes place. begins to develop contrary to what young people believed to be correct because it is what they know from the neighborhood.