Título
O impacto do marketing sustentável no desempenho empresarial
Autor
Nunes, Ana Catarina da Silva
Resumo
pt
Esta tese visa explorar o impacto do marketing sustentável no desempenho das empresas. O presente estudo baseia-se numa análise bibliométrica que utiliza o Elsevier Scopus enquanto motor de pesquisa e o VOSviewer para análise de resultados. É concluído que a grande maioria dos estudos suporta a existência de um impacto positivo e significante do marketing sustentável no desempenho das empresas, particularmente a longo prazo. São também notados desafios e exceções a este impacto positivo. Os fatores mediadores da relação entre o marketing sustentável e o desempenho empresarial são ainda analisados de modo a compreender de que forma é que ocorre o referido impacto. Os resultados desta tese são fruto da síntese da literatura existente, que providencia dados relevantes e recomendações para as empresas, em particular para os especialistas de marketing. Assim, o estudo pode servir como instrumento de apoio às empresas que procuram obter um melhor desempenho, através da utilização de estratégias e práticas de marketing sustentável.
en
This thesis aims to explore the impact of sustainable marketing on firm performance. The present study is based on a bibliometric analysis that uses Elsevier Scopus as a search engine and VOSviewer to analyze results. It is concluded that the vast majority of studies support the existence of a positive and significant impact of sustainable marketing on firm performance, particularly in the long term. Challenges and exceptions to this positive impact are also noted. The factors mediating the relationship between sustainable marketing and business performance are analyzed in order to understand how the discussed impact occurs. The findings of this thesis result from a synthesis of the existing literature, which provides relevant data and recommendations for companies, especially marketing specialists. Thus, the study can serve as a support tool for companies seeking to achieve better performance through the use of sustainable marketing strategies and practices.