Teses e dissertações

Mestrado
Marketing
Título

Elevating the Hotel Industry post-natural disaster through creative content in digital marketing strategies: A case study of Es Saadi Marrakech Resort destination

Autor
Postel, Benjamin Franck
Resumo
pt
No Marrocos, o turismo é um setor vital para o crescimento económico. A 9 de setembro de 2023, um terramoto de magnitude 7,0 atingiu Al Haouz, provocando uma acentuada queda no turismo. Os hotéis enfrentaram o desaDio de restaurar a conDiança dos turistas para atraı-́ los de volta. Neste contexto pó s-desastre, o marketing digital pode ser a chave para resolver este problema. Este estudo de caso pedagógico examina a decisão de gestão através do papel do marketing digital para ajudar o Es Saadi Marrakech Resort a recuperar após o desastre natural. O projeto tem como objetivo analisar a decisão de gestão do resort ao utilizar estratégias de marketing digital para lidar de forma eDicaz com o contexto pósdesastre natural. Os dados primários foram recolhidos através de entrevistas com o gestor de projeto do resort sobre as decisões de gestão tomadas após o terramoto e de um questioná rio a 291 turistas franceses, o principal pú blico-alvo do Es Saadi. Também foram utilizados dados secundários de documentos internos do Es Saadi. A análise centra-se na campanha de marketing digital do resort “Winter Subliss”, implementada no Dinal de 2023, que utilizou publicações em redes sociais e conteúdo envolvente para comunicar ofertas únicas e restaurar a conDiança dos clientes, atraindo turistas de volta. Os resultados sugerem que estratégias de marketing digital personalizadas, direcionadas a turistas franceses, foram fundamentais para restaurar a conDiança e aumentar as reservas. Esperase que o presente estudo de caso seja uma ferramenta útil para proDissionais de marketing, especialmente no âmbito da hotelaria, fornecendo abordagens práticas para a recuperação de crises através da comunicação digital e oferecendo insights sobre a eDicácia do marketing digital como ferramenta de recuperação pós-desastre, fornecendo liçõ es valiosas sobre decisõ es de gestão de crises.
en
In Morocco, tourism is a vital sector for economic growth. On September 9th, 2023, a 7.0 magnitude earthquake hit Al Haouz, causing a sharp decline in tourism. Hotels faced the challenge of restoring tourist conDidence to attract them back. In this post-disaster context, digital marketing may be the key to solve this issue. This pedagogical case study examines the management decision through the role of digital marketing in helping the Es Saadi Marrakech Resort recover following the natural disaster. The project aims to analyze the hotel resort’s management decision in leveraging digital marketing strategies to effectively cope with the post-natural disaster context. Primary data was collected from interviews with the resort’s project manager regarding the management decision taken after the earthquake and a survey of 291 French travelers, Es Saadi's primary target. Secondary data was also used from internal Es Saadi’s document. The analysis focuses on the resort's digital marketing campaign “Winter Subliss” implemented end of 2023, using posting on social media, engaging content to communicate unique offerings and restoring customer conDidence to attract tourists back. The Dindings suggest that tailored digital strategies targeting French tourists were key to restoring trust and increasing bookings. The present case is expected to be a useful tool for Marketing workers, especially in the hospitality scope, providing practical approaches to crisis recovery through digital communication and offers insights into the effectiveness of digital marketing as a tool for post-disaster recovery providing valuable lessons on crisis management decision.

Data

02-dez-2024

Palavras-chave

Hospitality industry
Management decision
Post-natural disaster
Digital marketing strategy
Effectiveness of digital communication

Acesso

Acesso livre

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