Teses e dissertações

Mestrado
Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Título

Tendências e desafios do Marketing de Influência na indústria da moda: Um estudo exploratório sobre o impacto dos influenciadores digitais nas estratégias de marca e comunicação das empresas de moda

Autor
Cachulo, Filipe Cruz
Resumo
pt
A presente investigação consiste em identificar a importância que o marketing de influência assume nas empresas, mais especificamente, como é que elas conseguem captar o máximo proveito destas estratégias de marketing. Ou seja, compreender como é que os influenciadores, ao utilizarem as redes sociais, conseguem influenciar o consumidor e quais os fatores relacionados com este fenómeno. Para isso, foram exploradas mais ao pormenor, as empresas no setor da moda. Foi efetuada uma análise do papel dos influenciadores a partir das métricas do Instagram, como a exposição, a notoriedade e o envolvimento (engagement), através de um estudo de caso da marca “Seasons”. É notório, ao longo do estudo, que por muito que os criadores de conteúdo aumentem as vendas e a visibilidade, é importante ter em atenção que o público e o tipo de influenciadores escolhido pode ter um impacto menos positivo na taxa de engagement. Assim, esta dissertação realça a importância de escolher cuidadosamente o tipo de influenciador nestas estratégias, uma vez que estes devem partilhar os mesmos valores da marca e dos fundadores. Com essa seleção, as empresas podem o retorno do investimento (ROI) com recurso a estas iniciativas de marketing dos influenciadores.
en
The aim of this research is to identify the importance of influencer marketing for companies and, more specifically, how they manage to get the most out of these marketing strategies. In this way, it will be possible to understand how influencers, by using social networks, manage to influence consumers and what factors are related to this phenomenon. To this end, companies in the fashion sector will be explored in more detail. The influence of influencers was analysed using Instagram metrics such as exposure, awareness and engagement through a case study of the “Seasons” brand. It is clear from the study that, although content creators increase sales and visibility, it is important to bear in mind that the audience and type of influencer chosen can have a less positive impact on the engagement rate. As such, this dissertation highlights the importance of meticulously choosing influencers who share the brand's values and the need for flexible strategies to optimise the return on investment (ROI) of influencer marketing initiatives. The growing importance of authenticity and sustainability in the sector is emphasised, along with the implications for marketing strategies and future research.

Data

11-dez-2024

Palavras-chave

Engagement
Visibilidade
Visibility
Moda
Fashion
Autenticidade
Authenticity
Influencer marketing
Marketing de influência
ROI
Influenciadores digitais -- Digital influencers
Criadores de conteúdo

Acesso

Acesso livre

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