Título
Tendências e desafios do Marketing de Influência na indústria da moda: Um estudo exploratório sobre o impacto dos influenciadores digitais nas estratégias de marca e comunicação das empresas de moda
Autor
Cachulo, Filipe Cruz
Resumo
pt
A presente investigação consiste em identificar a importância que o marketing de influência
assume nas empresas, mais especificamente, como é que elas conseguem captar o máximo
proveito destas estratégias de marketing. Ou seja, compreender como é que os influenciadores,
ao utilizarem as redes sociais, conseguem influenciar o consumidor e quais os fatores
relacionados com este fenómeno. Para isso, foram exploradas mais ao pormenor, as empresas
no setor da moda. Foi efetuada uma análise do papel dos influenciadores a partir das métricas
do Instagram, como a exposição, a notoriedade e o envolvimento (engagement), através de um
estudo de caso da marca “Seasons”. É notório, ao longo do estudo, que por muito que os
criadores de conteúdo aumentem as vendas e a visibilidade, é importante ter em atenção que o
público e o tipo de influenciadores escolhido pode ter um impacto menos positivo na taxa de
engagement. Assim, esta dissertação realça a importância de escolher cuidadosamente o tipo de
influenciador nestas estratégias, uma vez que estes devem partilhar os mesmos valores da marca
e dos fundadores. Com essa seleção, as empresas podem o retorno do investimento (ROI) com
recurso a estas iniciativas de marketing dos influenciadores.
en
The aim of this research is to identify the importance of influencer marketing for companies
and, more specifically, how they manage to get the most out of these marketing strategies. In
this way, it will be possible to understand how influencers, by using social networks, manage
to influence consumers and what factors are related to this phenomenon. To this end, companies
in the fashion sector will be explored in more detail. The influence of influencers was analysed
using Instagram metrics such as exposure, awareness and engagement through a case study of
the “Seasons” brand. It is clear from the study that, although content creators increase sales and
visibility, it is important to bear in mind that the audience and type of influencer chosen can
have a less positive impact on the engagement rate. As such, this dissertation highlights the
importance of meticulously choosing influencers who share the brand's values and the need for
flexible strategies to optimise the return on investment (ROI) of influencer marketing
initiatives. The growing importance of authenticity and sustainability in the sector is
emphasised, along with the implications for marketing strategies and future research.