Teses e dissertações

Mestrado
Marketing
Título

The impact of centrality to lifestyle on surfers' sustainable behavior: A marketing implication on surf tourism

Autor
Lhuillier, Antonin Baptiste
Resumo
pt
Esta tese fornece uma exploração aprofundada da interação entre o turismo de surf, os comportamentos sustentáveis e as estratégias de marketing no contexto da cultura do surf. A investigação centra-se na forma como a centralidade única que o surf tem no estilo de vida influencia o empenho dos surfistas em comportamentos sustentáveis e como estes valores podem ser aproveitados para desenvolver estratégias de marketing eficazes que promovam o turismo sustentável em destinos de surf. Os dados para o estudo foram recolhidos através de um questionário distribuído globalmente, oferecendo uma visão abrangente dos comportamentos de compra dos surfistas em diversas origens culturais. O inquérito forneceu informações valiosas sobre as motivações, preferências e acções dos surfistas em relação à sustentabilidade. A análise destacou as principais tendências na forma como os surfistas percepcionam a sustentabilidade, o que motiva as suas decisões e como os seus hábitos de viagem se alinham com os valores ambientais. Os surfistas, que muitas vezes vêem o seu desporto como uma parte essencial da sua identidade, tendem a dar prioridade à sustentabilidade, tanto nas escolhas pessoais como nas relacionadas com as viagens. Esta ligação à sustentabilidade reflecte-se na sua preferência por experiências autênticas, no compromisso com a conservação dos recursos naturais e no respeito pelas culturas locais. Estes valores podem ser eficazmente aproveitados em estratégias de marketing destinadas a promover o turismo sustentável, atraindo turistas ambientalmente conscientes e ansiosos por ter um impacto positivo nos destinos que visitam.
en
This thesis provides an in-depth exploration of the interplay between surf tourism, sustainable behaviors, and marketing strategies within the context of surfing culture. The research focuses on how the unique centrality to lifestyle that surfing holds influences surfers' commitment to sustainable behaviors and how these values can be leveraged to develop effective marketing strategies promoting sustainable tourism at surf destinations. Data for the study was collected through a globally distributed questionnaire, offering a comprehensive view of surfers' purchasing behaviors across diverse cultural backgrounds. The survey provided valuable insights into the motivations, preferences, and actions of surfers in relation to sustainability. The analysis highlighted key trends in how surfers perceive sustainability, what drives their decisions, and how their travel habits align with environmental values.The findings demonstrate a strong link between the surfing lifestyle and environmentally friendly behaviors. Surfers, who often see their sport as an essential part of their identity, tend to prioritize sustainability in both personal and travel-related choices. This connection to sustainability is reflected in their preference for authentic experiences, commitment to conserving natural resources, and respect for local cultures. These values can be effectively harnessed in marketing strategies aimed at promoting sustainable tourism, attracting environmentally conscious tourists eager to positively impact the destinations they visit.

Data

11-dez-2024

Palavras-chave

Sustainable tourism
Surf tourism
Marketing strategies
Sustainable behavior
Centrality to lifestyle

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo