Teses e dissertações

Mestrado
Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco
Título

O impacto percebido do projeto "Academia de Líderes Ubuntu" no bem-estar, autoeficácia percebida e clima escolar em professores

Autor
Santos, Susana Cabral dos
Resumo
pt
A "Academia de Líderes Ubuntu" (ALU) tem sido definido como um projeto de educação não formal, que procura difundir a filosofia ubuntu e capacitar os jovens e educadores para uma ética do cuidado, construção de pontes e liderança servidora. Alguns estudos têm evidenciado os benefícios deste projeto nos alunos, contudo é necessária mais investigação acerca do seu impacto nos professores. Face ao exposto, foram conduzidas seis entrevistas individuais com professores que participam na ALU, com idades compreendidas entre os 41 e os 64 anos, e do sexo feminino, sendo depois feita uma análise de conteúdo no programa MaxQda. Globalmente, os resultados indicam que as entrevistadas referem benefícios da ALU não só nos alunos, como nelas próprias a nível pessoal (e.g. desenvolvimento de competências socioemocionais), profissional (e.g. novas perspetivas), e na relação professor-aluno (e.g.melhoria do comportamento dos alunos). Estes resultados vêm complementar os já encontrados noutros estudos no âmbito da ALU, reforçando a importância de intervenções baseadas em evidência e no papel que assumem este tipo de intervenções ao nível da promoção de contextos facilitadores de um desenvolvimento pleno dos alunos.
en
The "Ubuntu Leaders Academy" (ULA) has been defined as a non-formal education project that seeks to spread the Ubuntu philosophy and train young people and educators in an ethic of care, bridge-building and servant leadership. Some studies have shown the benefits of this project for students, but more research is needed into its impact on teachers. In view of the above, six individual interviews were conducted with teachers who participate in ULA, aged between 41 and 64, and female, after which a content analysis was carried out using the MaxQda program. Overall, the results indicate that the interviewees report benefits from ULA not only for the students, but also for themselves on a personal level (e.g. development of socio-emotional skills), professional level (e.g. new perspectives), and in the teacher-student relationship (e.g. improvement in student behavior). These results complement those already found in other studies on ULA, reinforcing the importance of evidence-based interventions and the role this type of intervention plays in promoting contexts that facilitate students' full development.

Data

11-dez-2024

Palavras-chave

Clima escolar
School climate
Auto-eficácia -- Self-efficacy
Bem-estar -- Well-being
Academia de Líderes Ubuntu
Aprendizagem social e emocional
Ubuntu Leaders Academy
Social and emotional learning

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo