Teses e dissertações

Mestrado
Psicologia Social e das Organizações
Título

A percepção dos alunos sobre a escola, sucesso e bem-estar escolar

Autor
Tavares, Susana Guerreiro Formigo Rueff
Resumo
pt
O ensino e a aprendizagem têm vindo a ser objecto de crescente investigação. A existência de dificuldades de aprendizagem e o consequente insucesso escolar dos alunos nos diversos graus de ensino, em Portugal, gera preocupações não só aos próprios alunos, como também aos seus pais, aos professores, aos especialistas destas áreas e ao próprio governo. Este facto pode ser constatado através de alguns estudos internacionais realizados nos últimos anos, os quais revelaram o fraco desempenho médio dos alunos a frequentar as escolas portuguesas relativamente ao dos restantes países que participaram nesses estudos. O objectivo da presente pesquisa foi estudar a relação entre o papel do Clima Escolar no desempenho escolar dos alunos, em função do seu Bem-Estar na escola, esperando-se encontrar um efeito mediador desta variável. Para esse propósito, foi aplicado um questionário de auto-relato a alunos a frequentar o 3º ciclo do Ensino Básico, do 7º ao 9º ano de escolaridade (N = 180), de uma escola pública da região metropolitana de Lisboa. Os resultados mostraram que, contrariamente ao previsto, não se verificou na totalidade o modelo de mediação do Bem-Estar na relação entre o Clima Escolar e o sucesso dos alunos. Utilizando modelos alternativos de regressão (Análise de Vias, path analysis), as análises permitiram concluir que, embora não se verifique uma relação directa entre as variáveis de Clima Escolar e Sucesso Escolar, o Clima Escolar encontrase relacionado com o Bem-Estar e este, por sua vez, com o Sucesso Escolar. Estes resultados poderão contribuir para desenhar futuras intervenções sobre o Clima Escolar para através do Bem-Estar com a Relação com os Pares favorecer o desempenho escolar dos alunos.
en
Teaching and learning have come to be the subject of increasing research. Learning difficulties and the consequent school failure in various academic degrees concerns not only the students itself but also his parents, teachers, specialists and even the government. This fact can be verified in some international studies made up in the last few years that revealed a weak average performance of the students in the Portuguese schools comparing to the others participating countries. The aim of this research was to study the school climate role in the school performance of the students – taking into consideration the school well being – hoping to find a mediator effect of this variable. For this purpose it was applied a self survey to 7th to 9th class students (N=180) from a public school in Lisbon metropolitan area. The results has shown that, contrarily to what was expected, the well being mediating model concerning to the relation between school climate and students success was not totally verified. Using regression alternative models (path analysis), the analysis could conclude that both school climate and well being has a relation and well being has also a relation with school success. This results can contribute to design future actions about school climate to favor – through the pairs relationship well being – the school performance of the students.

Data

06-set-2013

Palavras-chave

Bem-estar
Clima escolar
School climate
Sucesso escolar
School success
Well being

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo