Título
A percepção dos alunos sobre a escola, sucesso e bem-estar escolar
Autor
Tavares, Susana Guerreiro Formigo Rueff
Resumo
pt
O ensino e a aprendizagem têm vindo a ser objecto de crescente investigação. A
existência de dificuldades de aprendizagem e o consequente insucesso escolar dos
alunos nos diversos graus de ensino, em Portugal, gera preocupações não só aos
próprios alunos, como também aos seus pais, aos professores, aos especialistas destas
áreas e ao próprio governo. Este facto pode ser constatado através de alguns estudos
internacionais realizados nos últimos anos, os quais revelaram o fraco desempenho
médio dos alunos a frequentar as escolas portuguesas relativamente ao dos restantes
países que participaram nesses estudos.
O objectivo da presente pesquisa foi estudar a relação entre o papel do Clima
Escolar no desempenho escolar dos alunos, em função do seu Bem-Estar na escola,
esperando-se encontrar um efeito mediador desta variável.
Para esse propósito, foi aplicado um questionário de auto-relato a alunos a
frequentar o 3º ciclo do Ensino Básico, do 7º ao 9º ano de escolaridade (N = 180), de
uma escola pública da região metropolitana de Lisboa.
Os resultados mostraram que, contrariamente ao previsto, não se verificou na
totalidade o modelo de mediação do Bem-Estar na relação entre o Clima Escolar e o
sucesso dos alunos. Utilizando modelos alternativos de regressão (Análise de Vias, path
analysis), as análises permitiram concluir que, embora não se verifique uma relação
directa entre as variáveis de Clima Escolar e Sucesso Escolar, o Clima Escolar encontrase
relacionado com o Bem-Estar e este, por sua vez, com o Sucesso Escolar.
Estes resultados poderão contribuir para desenhar futuras intervenções sobre o
Clima Escolar para através do Bem-Estar com a Relação com os Pares favorecer o
desempenho escolar dos alunos.
en
Teaching and learning have come to be the subject of increasing research.
Learning difficulties and the consequent school failure in various academic degrees
concerns not only the students itself but also his parents, teachers, specialists and even
the government. This fact can be verified in some international studies made up in the
last few years that revealed a weak average performance of the students in the
Portuguese schools comparing to the others participating countries.
The aim of this research was to study the school climate role in the school
performance of the students – taking into consideration the school well being – hoping
to find a mediator effect of this variable.
For this purpose it was applied a self survey to 7th to 9th class students (N=180)
from a public school in Lisbon metropolitan area.
The results has shown that, contrarily to what was expected, the well being
mediating model concerning to the relation between school climate and students success
was not totally verified. Using regression alternative models (path analysis), the analysis
could conclude that both school climate and well being has a relation and well being has
also a relation with school success.
This results can contribute to design future actions about school climate to favor
– through the pairs relationship well being – the school performance of the students.