Título
Classic car spare parts for restoration: International supply chain and environmental impact
Autor
Celorico, Maria Inês Monteiro
Resumo
pt
A preservação do valor histórico, cultural e económico dos automóveis clássicos exige uma
seleção cuidadosa de peças originais ou reproduzidas com precisão para garantir a autenticidade.
Uma revisão sistemática rápida da literatura não encontrou estudos a classificar o mercado de
carros clássicos em termos de redes de fornecedores internacionais, preferências dos consumidores,
ou impacto ambiental, com a investigação a centrar-se principalmente nos mercados mais amplos
de automóveis novos ou usados.
Esta dissertação examina a distribuição internacional dos fabricantes e dos fornecedores de
peças sobresselentes para automóveis clássicos, analisa a segmentação do mercado com base nem
fatores como a popularidade da marca, impacto do transporte e disponibilidade dos fornecedores,
e explora as práticas sustentáveis. O caso de uma oficina de restauro sediada em Loures, a
Raimundo Branco Lda, é utilizado para ilustração.
Foram utilizadas técnicas de raspagem da Web nos sítios Web da Superclassics e da Restoparts
para recolher dados sobre automóveis clássicos, enquanto que os resultados da pesquisa
no Google captaram a popularidade da marca. Os dados sobre o impacto do transporte foram
obtidos a partir do conjunto de dados World-Cities, da API Geopy, dos sítios Web da IATA e
da Atmosfair.
A análise descritiva avaliou a distribuição dos fabricantes e fornecedores, bem como os
materiais utilizados nas peças da carroçaria dos automóveis clássicos. Com base nestes factores,
foi aplicado o algoritmo de agrupamento K-Means para criar grupos de marcas.
Os resultados indicam que os fornecedores de peças para automóveis clássicos podem ser
encontrados tanto na Europa como na América do Norte, com a Alemanha a liderar a nível
mundial. As preferências dos consumidores alinham-se com a disponibilidade dos fornecedores, e
as marcas Porsche e Volkswagen são as que melhor se enquadram nos factores estudados. Além
disso, podem ser utilizadas tecnologias modernas e materiais reciclados para produzir peças,
mantendo a autenticidade e promovendo a sustentabilidade.
en
Preserving classic cars’ historical, cultural, and economic value requires careful selection
of original or accurately reproduced parts to ensure authenticity. A rapid systematic literature
review found no studies classifying the classic car market by international supplier networks,
consumer preferences, or environmental impact, with research focusing primarily on the broader
automotive or used car markets.
This dissertation examines the international distribution of classic car manufacturers and
parts suppliers, analyzes market segmentation based on brand popularity, transportation impact,
and supplier availability factors, and explores sustainable practices. The case of a Loures-based
restoration shop, Raimundo Branco Lda, is used for illustration.
Web scraping techniques were used on the Superclassics and Restoparts websites to collect
data on classic cars, while Google search hits captured brand popularity. Traffic impact data
was collected from the World-Cities dataset, Geopy API, IATA, and Atmosfair websites.
Descriptive analysis assessed the distribution of manufacturers and suppliers and the materials
used in classic car body parts. Based on these factors, K-Means clustering was applied to
create brand groups.
Results indicate that suppliers of classic car parts are diverse in Europe and North America,
with Germany leading the world. Consumer preferences align with supplier availability, and
Porsche and Volkswagen brands best fit these factors. In addition, modern technologies and
recycled materials can be used to produce parts, maintaining authenticity while promoting
sustainability.