Title
A questão da transdisciplinaridade em Portugal: Análise de discursos, sentidos e implicações
Author
Henriques, Carolina Neto
Summary
pt
A área científica de estudos urbanos tem vindo a ser crescentemente associada à transdisciplinaridade.
A aparente singularidade desta ideia encobre uma distinção crucial: duas abordagens têm orientado o seu desenvolvimento: uma teórica baseada na teoria da complexidade; e outra, metodológica, que propõe novos métodos de co-produção aptos a responder aos desafios da sociedade do conhecimento. Em Portugal, esta distinção não tem orientado a produção de conhecimento transdisciplinar. Justifica-se a necessidade de reconstituir a genealogia da transdisciplinaridade e estudar a sua tradução na prática científica em Portugal. Esta investigação tem dois objectivos centrais: posicionar os discursos sobre transdisciplinaridade nas principais abordagens reconhecidas e caracterizar as formas de transdisciplinaridade mais associadas aos estudos urbanos em Portugal. A metodologia qualitativa de análise temática e de conteúdo inquire três tipos de discurso académico – institucional, científico e individual - e revelou diferentes implicações na tradução da transdisciplinaridade enquanto prática científica. A investigação identificou uma associação significativa entre transdisciplinaridade e as ciências sociais e humanas, não apenas em Portugal, como também no discurso europeu. Os resultados indicam que a abordagem metodológica dominante nos estudos urbanos se mostra problemática na sua relação com as ciências sociais e humanas e embora se saliente a importância da inclusão destas ciências, a transdisciplinaridade resultante tende à sua secundarização e à redução do seu potencial crítico. Esta investigação aponta direcções para futuras investigações e recomenda maior monitorização da adopção de abordagens transdisciplinares, salientando a oportunidade de fomentar nos estudos urbanos uma
comunidade de resgate do potencial heurístico da transdisciplinaridade.
en
The scientific field of urban studies has increasingly been associated with transdisciplinarity. The apparent singularity of this idea conceals a crucial distinction: two approaches have guided its development: a theoretical one based on complexity theory, and a methodological one proposing new co-production methods to address the challenges of the knowledge society. In Portugal, this distinction has not guided transdisciplinary knowledge production. There is a justified need to reconstruct the genealogy of transdisciplinarity and study its translation into scientific practice in Portugal. This research is guided by two central objectives: to position discourses on transdisciplinarity within the main
recognised approaches and to characterise the forms of transdisciplinarity most associated with urban studies in Portugal. The qualitative methodology of thematic and content analysis orients an inquiry into three types of academic discourse - institutional, scientific, and individual - and revealed different implications in translating transdisciplinarity into scientific practice. The research identified a significant association between transdisciplinarity and the social sciences and humanities, not only in Portugal but also in European discourse. The results indicate that the dominant methodological approach in urban studies proves problematic in its relationship with the social sciences and humanities. Although the importance of including these sciences is emphasised, the resulting transdisciplinarity tends to marginalise them and reduce their critical potential. This research points to directions for future investigations and recommends greater monitoring of the adoption of transdisciplinary approaches, highlighting the opportunity to foster a community within urban studies dedicated to reclaiming the heuristic potential of transdisciplinarity.