Título
Gestão de benefícios na implementação de uma plataforma de professional service automation numa consultora tecnológica
Autor
Silva, Liliana Anacleto Costa Areias Campos da
Resumo
pt
A globalização permitiu às empresas crescerem, poderem ter acesso a outros mercados e a outras
geografias. Com este crescimento, as empresas encontram-se cada vez mais num ambiente complexo,
com maior exigência e em constante mudança. Para dar resposta a estas mudanças, as empresas têm
de se modernizar recorrendo a novos processos e tecnologias, permitindo organizar o trabalho a
realizar, os procedimentos, a informação, ter processos uniformes, informação centralizada para
ajudar na tomada de decisão e para dar uma resposta rápida e eficaz.
O presente trabalho foca-se na Gestão de Benefícios na implementação de uma Plataforma de
Professional Services Automation numa consultora tecnológica com o objetivo de concretizar os
benefícios que a mesma trouxe para a empresa, permitido identificar os objetivos, os benefícios, as
transformações necessárias, as mudanças a fazer para conseguir concretizar as transformações e os
sistemas tecnológicos a usar.
Seguiu uma metodologia de investigação ação para a realização do estudo de projeto empresa,
usando as cinco fases do Modelo de Gestão de Benefícios de Cranfield School. Foram usadas as
técnicas de inquérito e entrevista para obter mais informação sobre o trabalho realizado.
Este estudo foi feito numa consultora tecnológica, mas poderá servir como exemplo para outras
empresas dentro ou fora da mesma área que pretendam fazer a implementação de uma tecnologia e
seguir o modelo de gestão de benefícios nas cinco fases: Identificar e estruturar os benefícios, Plano
de realização de benefícios, executar o plano de benefícios, rever e avaliar benefícios e potencial de
benefícios futuros.
en
Globalization has allowed companies to grow and access other markets and other geographies. With
this growth, companies increasingly face a complex, demanding, constantly changing environment. To
respond to these changes, companies must modernize using new processes and technologies,
allowing them to organize the work to be carried out, procedures, information, processes
uniformization, and information centralized to help with decision-making and provide a quick and
efficient response. effective.
This work focuses on Benefits Management from the implementation of a Professional Services
Automation Platform in a technological consultancy to identify the benefits it brought to the company,
allowing the identification of the objectives that led to the implementation, what benefits were
identified, what transformations were carried out, what changes should be made to achieve the
transformations and the technological systems to use and stop using for this implementation.
An action research methodology was followed for the company project study, using the five
phases of the Cranfield School Benefits Management Model. Research and interview techniques were
used to obtain more information about the work.
This study was carried out in a technology consultancy. It can be used as an example for other
companies within or outside the same area that wish to implement a technology and follow the
benefits management model to identify, quantify, and evaluate.