Título
Sequential art and the Cold War: Representations of the conflict in 1980s comics books
Autor
Lopes, João
Resumo
pt
Com a eleição de Ronald Reagan para a presidência dos EUA em 1980, o paradigma político americano transformou-se. As tensões entre os EUA e a União Soviética, que durante o período da “détente” estariam mais apaziguadas, voltariam a estar intensificadas. Desde a Segunda Guerra Mundial, a banda desenhada representava os eventos e figuras de conflitos e a Guerra Fria não foi exceção. Durante as décadas de 50, 60 e 70, a Guerra Fria ajudou a produzir e influenciar a arte e narrativas de diversas revistas. Porém, com o reacender das hostilidades, a década de 80 trouxe novo material narrativo e artístico que, de certa forma, não se assemelha àquele que se encontrava nas décadas anteriores. As principais questões que orientam esta dissertação centram-se no tema escolhido para a mesma, que pretende compreender as transformações das narrativas e das personagens à luz do tempo e do espaço em que foram produzidas. Para o conseguir, colocamos questões como: como é que os acontecimentos da década de 1980 impactaram as histórias e atitudes das personagens? Como foram retratados os acontecimentos da Guerra Fria na banda desenhada? De que forma as personagens foram representadas à luz da banda desenhada e da época em que foram concebidas?
en
With the election of Ronald Reagan to the US presidency in 1980, the American political
paradigm was transformed. Tension between the USA and the Soviet Union, which during the
“détente” period would have been calmer, ended up intensifying once more . Since the Second
World War, comic books represented the events and figures of conflicts, with the Cold War
being no exception. During the 50s, 60s and 70s, the Cold War helped to produce and
influence the art and narratives of several magazines. However, with the rekindling of
hostilities, the 80s brought new narrative and artistic material that, in a way, does not
resemble what was found in previous decades. The principal questions that drive this
dissertation are centred around the theme chosen for the dissertation, which intends to
understand the transformations of the narratives and characters in light of the time and space
in which they were produced. To achieve this, we ’ll introduce some questions , such as how
events of the 1980s impacted the stories and attitudes of the characters; How Cold War event s
were portrayed in comic books; In which way were the characters represented in light of the
comic books and the time they were conceived.