CV Profissional
Professor Catedrático ISCTE-IUL - Full Professor
Membro da Comissão Executiva INDEG-ISCTE Exec Ed (desde Fev 2019)
Presidente do COMPETE 2020 (2014-2016);
Professor Associado na Universidade de Manchester, Manchester Business School, Reino Unido (desde Abril de 2008) e posteriormente no ISCTE desde Abril de 2010, com Agregação desde Setembro de 2011- Presente
Professor Auxiliar de Setembro 1999 a Abril de 2008 e Research Fellow (Post Doc.) de 1998 a 1999 na Universidade de Manchester;
Diretor do Master in Corporate Communications and Reputation Management (2004-2006)
De 1998 a 2010, ministrou os programas de Full-Time e Executive MBA e PhD na Manchester Business School
Através da Manchester Business School (1998-2010) efetuou dezenas de programas de formação de executivos e projetos de consultoria, designadamente nas seguintes organizações: PWC, Baskin Ridge, New Jersey (Abril 2008); AMAC (British senior military officers) (2000-2004); TACIS (Executivos de empresas Russas ministrado em Manchester) (2000-2002); e administração pública, Sunway University College, Port Dickson, Malásia (Maio, 2009);
Ministrou Programas de Mestrado ou de formação de executivos como Professor Convidado nas seguintes instituições entre 2000-2010:
Universidade de São Paulo (Faculdade de Economia e Administração- MBA Varejo) (2000-2004);
Instituto Superior Técnico (IST) (Mestrado de Logística, 2000-2005);
Universidade Católica do Porto (MBA Atlântico, 2011);
ISCTE-INDEG (vários Mestrados Executivos, 2000-2012),
CADAP (Curso de Alta Direcção na Administração Pública) e CADAL (Curso de Alta Direcção na Administração Local) (INA) (2005);
EDP (2011-2012);
ADENE (Agência para a Energia), 2009 e 2010)
Trabalhou no sector bancário Canadian Imperial Bank of Commerce e Sottomayor Bank Canada (1989-1992).
Oficial da Força Aérea Portuguesa (1984-1988);
Síntese de Qualificações Académicas:
2011, Provas Públicas de Agregação em Gestão de Empresas, ISCTE;
1999, Post-Doctorate, Pós-Doutoramento, Manchester Business School, University of Manchester, Reino Unido
1998, Doctor of Philosophy (PhD), Doutoramento, Manchester Business School, University of Manchester, Reino Unido;
1994, Master in Business Administration, MBA, Aston Business School, Aston University, Birmingham, Reino Unido;
1992, BA Honours (Marketing), York University, Toronto, Canadá;
1991, BA (Economics), York University, Toronto, Canadá;
1991, BAS (Administrative Studies), York University, Toronto, Canadá;
Bolseiro da JNICT ("funded" a 100%) nos programas de Doutoramento e Pós-Doutoramento de 1994 a 1999.
Prémios e Distinções
Venceu o “Teacher of the Year Award” do Mestrado de Marketing no ISCTE nos anos lectivos 2010-2011 e 2012-2013 (aqui co-eleito com outro).
O seu trabalho de investigação tem 2871 citações Google Scholar, 94 citações WoS e 639 citações SCOPUS, em 36 artigos, dos quais 18 são ABS, 15 em Marketing (6 ABS 3).
Publicou em revistas reputadas tais como: Industrial Marketing Management, European Journal of Marketing, Psychology and Marketing ou Business Strategy and the Environment
2019- COST-CHERN European Cooperation in Science and Technology, China Research Network, Management Committee Member (Projeto de Investigação Atribuido em 2019)
Para além de artigos científicos, desde 2010 Vinhas da Silva publicou 4 livros:
"Porque não cresce a economia portuguesa? Uma viagem às boas empresas de Portugal", (2018), Caleidoscópio Editora, Lisboa, ISBN: 9789896585471
“Competitiveness in the Real Economy: Value Aggregation, Economics and Management in the Provision of Goods and Services”, (2013), Gower Publishers, ISBN 978-140-946-122-7 (In display and available in the Library of the United States Congress and in the British National Library)“A Competitividade das Nações no Século XXI: Um Roadmap Estratégico para a Economia Portuguesa” (2013) com Natália Teixeira, Caleidoscópio Editora ISBN 978-989-658-221-0
“Os Novos Desafios da Economia Global: Uma Visão Crítica da Competitividade Nacional” (2010) Caleidoscópio Editora, Lisboa, ISBN 978-989-658-060-5
Vinhas da Silva tem interesse na área de competitividade nacional, "country branding" e reputação
Mais recentemente publicou a sua primeira obra de ficção "Apocalipse Apócrifo", Astrolábio, Grupo Editorial Atlântico (Fevereiro, 2021)