Apresentação

O SIGQ baseia-se nas orientações das agências nacionais e internacionais  e integra os valores e cultura de qualidade desenvolvidos ao longo da história do Iscte. O SIGQ tem ainda em atenção os requisitos das normas ISO 9001:2015 e das diversas associações profissionais relacionadas com os cursos lecionados no Iscte, nomeadamente, nas áreas de gestão (AACSB) e das tecnologias (EUR-ACE), administração pública (ICAPA e EAPAA). Quanto à sustentabilidade, o SIGQ Iscte está alinhado com os requisitos das normas ISO 14001:2015 e NP 4469:2019 e com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

 

O Sistema prevê a existência de subsistemas semi-autónomos sempre que os mesmos se revelem estratégicos e necessários ao adequado funcionamento da Instituição. Atualmente, o SIGQ Iscte é um sistema integrado Qualidade‑Sustentabilidade. As vantagens da gestão integrada das normas ISO e dos referenciais da qualidade e sustentabilidade passam por uma visão integrada por processos do SIGQ Iscte, visando a melhoria contínua do serviço prestado pelo Iscte.

 

Compreende a intervenção de múltiplos atores em diversos níveis organizacionais e com diferentes graus de responsabilidade. Para se assegurar a garantia da qualidade é necessário que a complexidade das interações a esse respeito entre todos os intervenientes, e aos diversos níveis, esteja devidamente regulada e estrategicamente orientada e monitorizada.

 

A concretização da qualidade em cada uma das vertentes referidas assenta na ação individual e coletiva de quatro grupos de stakeholders internos: estudantes, docentes, investigadores e funcionários não docentes. Ao nível das estruturas e da gestão intermédia, a garantia da qualidade requer uma intervenção consistente e permanente das unidades orgânicas descentralizadas,  gabinete do Reitor, serviços centrais, e das entidades participadas. A articulação ao nível estratégico concretiza-se através da ação dos órgãos de governo, dos órgãos de coordenação e dos órgãos consultivos, os quais integram stakeholders externos.

 

O modelo organizacional do SIGQ assenta nas unidades de estrutura existentes e é especificamente constituído por:

 

  • Comissão de Garantia da Qualidade e Sustentabilidade (CGQS);
  • Comissão de Sustentabilidade (CS);
  • Conselho Consultivo da Qualidade e Sustentabilidade (ConCQS);
  • Comissão de Análise Curricular (CAC);
  • Unidade da Qualidade dos Serviços de Estudos, Acreditações e Qualidade (SEAQ-UQ).

 

No que concerne às atividades de coordenação e gestão do SIGQ-Iscte e da sustentabilidade, há ainda a considerar as seguintes funções:

 

  • Diretor/a da qualidade;
  • Gestor/a da qualidade e da sustentabilidade;
  • Interlocutores da qualidade e sustentabilidade.
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