Candidatar
Leccionado em
Inglês
Tipo de ensino Presencial
Corpo Docente para (2024/2025)
Ana Mónica Fonseca é Professora Auxiliar do Departamento de História do Iscte e, desde 2022, diretora do Centro de Estudos Internacionais do Iscte. Desde janeiro de 2022 é Diretora do Mestrado em História Moderna e Contemporânea e foi, entre setembro de 2019 e setembro de 2023, Subdiretora do Mestrado em Estudos Internacionais na mesma instituição. É investigadora integrada do Centro de Estudos Internacionais do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa (CEI-IUL), tendo sido membro eleito da sua Comissão Científica entre 2016 e 2022. Entre 2006 e 2015 foi assistente de investigação (2006-2011) e investigadora do Instituto Português de Relações Internacionais da Universidade Nova de Lisboa (IPRI-NOVA). Doutorou-se em História Moderna e Contemporânea em 2011 no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) com uma tese intitulada "«É preciso regar os cravos!» A Social Democracia Alemã e a transição portuguesa para a democracia (1974-1976)", que recebeu a Menção Honrosa do Prémio Vitor de Sá de História Contemporânea 2012 e ainda a Menção Honrosa do Prémio Fundação Mário Soares-EDP 2012. A sua dissertação de mestrado em História das Relações Internacionais (ISCTE-IUL), que recebeu o Prémio Fundação Mário Soares em 2006, foi publicada em 2007: A Força das Armas: O apoio da República Federal da Alemanha ao Estado Novo (1958-1968) [Lisboa: MNE-ID, 2007]. As suas áreas de investigação centram-se nas transições para a democracia no Sul da Europa, nas relações luso-alemãs durante a Guerra Fria e na social-democracia europeia, e na promoção da democracia. Tem publicado regularmente em revistas nacionais e internacionais (Journal of European Integration History, Portuguese Journal of Social Sciences, Ler História, Relações Internacionais), e participou em diversos trabalhos coletivos.
Clara Carvalho (Doutoramento em Antropologia, ISCTE, 1999) é professora associada no Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas do ISCTE-IUL e foi Professora Visitante na universidade de Brown (EUA, 2004). Deu cursos de curta duração nos seminários metodológicos de pós-graduação promovidos pelo CODESRIA em vários países africanos, e nas Universidades de Lille, França, Rovira i Virgil, Espanha, Mainz, Alemanha, Oumar Bongo (Gabão), Amilcar Cabral (Guiné-Bissau) e Universidade Pedagógica de Maputo (Moçambique). Foi presidente do AEGIS (Grupo África-Europa para Estudos Interdisciplinares) (2015-2019) e diretora do Centro de Estudos Africanos / Centro de Estudos Internacionais do ISCTE-IUL (2007-2016). A sua investigação centra-se na Africa Ocidental, em particular na Guiné-Bissau. Desde 2001 tem desenvolvidos projetos sobre políticas de desenvolvimento, incluindo género, saúde, educação e peacebuilding, tendo coordenado sete projetos com financiamento nacional e internacional nessa área. Editora da revista Cadernos de Estudos Africanos e diretora do Doutoramento em Estudos Africanos
Giulia Daniele é Professora Auxiliar no Departamento de História do Iscte-Instituto Universitário de Lisboa. É sub-diretora do Centro de Estudos Internacionais (CEI-Iscte) e do Mestrado em Estudos Internacionais (MEI) na mesma universidade.
Completou o doutoramento em Política, Direitos Humanos e Sustentabilidade (Sant'Anna School of Advanced Studies - Italy and University of Exeter - UK) em 2012.
Desde 2005 conduziu períodos de trabalho de campo na Cisjordânia, Faixa de Gaza, Israel e Tunísia, em projetos internacionais de investigação e de cooperação.
Os seus interesses de pesquisa centram-se na política do Médio Oriente, em particular Palestina e Israel; ativismo feminino no Médio Oriente e Norte de África; movimentos sociais; estudos de género; questões de resolução de conflito e narrativas etno-nacionais.
É autora do livro Women, Reconciliation and the Israeli-Palestinian Conflict: The Road Not Yet Taken (Routledge, hardcover em 2014 e paperback em 2018).
Os artigos mais recentes são: "Intersectional Politics and Citizen Activism: An Israeli Mizrahi Feminist Lens" (Women's Studies International Forum, 2023), "Mizrahi Jews and the Zionist Settler Colonial Context: Between Inclusion and Struggle" (Settler Colonial Studies, 2020), "Political and Social Protests From The Margins: The Role of Mizrahi Jews in Israeli Grassroots Activism" (Etnográfica, 2019).
João Terrenas é Professor Auxiliar Convidado no Departamento de História da Escola Superior de Políticas Públicas do ISCTE-IUL e Professor Auxiliar Convidado no Departamento de Sociologia da Universidade da Beira Interior. Concluiu um doutoramento no Departamento de Política da University of York (2015-2020) sobre Estudos Críticos de Segurança e a teoria da segurança como emancipação. Foi Graduate Teaching Assistant na University of York (2016-2018) e Junior Visiting Fellow no Centre on Conflict, Development and Peacebuilding (CCDP) do Graduate Institute of International and Development Studies (2018), em Genébra, Suíça. Após a Licenciatura em Relações Internacionais no ISCSP-ULisboa (2011-2014), concluiu um Mestrado em Estudos de Segurança na Aberystwyth University (2014-2015).
Luís Nuno Rodrigues é Professor Catedrático do Departamento de História do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, onde dirige o Mestrado e o Doutoramento em Estudos Internacionais. Doutorado em História Americana pela Universidade do Wisconsin e em História Moderna e Contemporânea (especialidade História das Relações Internacionais na Época Contemporânea) pelo ISCTE-IUL, foi Visiting Professor na Brown University, Estados Unidos da América. Foi anteriormente Diretor da revista Portuguese Journal of Social Science, Diretor do Doutoramento em História, Estudos de Segurança e Defesa (em colaboração com a Academia Militar) e Diretor do Centro de Estudos Internacionais do ISCTE . As suas áreas de especialização são a História das Relações Internacionais, História da Guerra Fria, História de Portugal do século XX e História dos Estados Unidos da América. Orientou dezenas de teses de doutoramento e de teses de Mestrado. Organizou mais de uma centena de colóquios, conferências e seminários e apresentou comunicações orais em número idêntico de eventos científicos, em Portugal e no estrangeiro. É autor de 9 livros, coordenador de outros 8 e publicou 55 capítulos de livros ou entradas em obras coletivas e mais de 30 artigos em revistas especializadas. A sua obra Kennedy-Salazar: A Crise de Uma Aliança. As Relações Luso-Americanas entre 1961 e 1963, publicada em 2002, foi galardoada com os Prémios Fundação Mário Soares e Aristides Sousa Mendes. Entre as suas publicações mais recentes contam-se o livro Spínola, publicado pela Esfera dos Livros em 2010, a obra coletiva intitulada Perceptions of NATO and the New Strategic Concept, que editou com Volodymyr Dubovyk, o artigo “Establishing a ‘Cultural Base’? The Creation of the Fulbright Program in Portugal”, publicado em 2017 na International History Review e a obra coletiva L'Aviation et son impact sur le temps et l'espace, publicada em 2019 pelas Editions Le Manuscript.
Pedro Seabra é Professor Auxiliar do Iscte-Instituto Universitário de Lisboa e Subdiretor do Centro de Estudos Internacionais (CEI-Iscte). É doutorado em Ciência Política, com especialização em Relações Internacionais, pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS, ULisboa). Entre abril de 2022 e abril de 2024 exerceu funções de Assessor no Gabinete da Ministra da Defesa Nacional do XXIII Governo Constitucional. Anteriormente foi Assessor no Instituto da Defesa Nacional (IDN), Nuclear Security Fellow da Escola de Relações Internacionais-Fundação Getúlio Vargas (FGV), SUSI Fellow do Departamento de Estado dos EUA, e Leibniz-DAAD Research Fellow do German Institute for Global and Area Studies (GIGA). Em 2022 foi selecionado como Paris Young Defence Leader pelo Institut de Recherche Stratégique de l'Ecole Militaire (IRSEM) e como Marshal Memorial Fellow pelo German Marshall Fund of the US (GMF). Em 2019 foi Professor Visitante do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (IREL-UnB) e da Universitas Islam Indonesia (UII). Entre 2013 e 2016, foi Investigador Visitante do IREL-UnB, do Centre for Governance Innovation da Universidade de Pretória (GovInn-UP) e do ICS, ULisboa. Os seus interesses de investigação concentram-se na área de Relações Internacionais, Segurança Internacional, dinâmicas regionais do Atlântico Sul e security capacity-building em África e as suas publicações focam nesses temas assim como em questões de política externa e defesa de Portugal e Brasil, África e países Lusófonos.
Roxana Andrei is currently an Integrated Researcher at CEI-ISCTE, specialised in International Relations, with a focus on Energy Security, Defence and Conflict Resolution. She holds expertise in the geopolitics of the Black Sea, Caucasus, Western Balkans and the Eastern Mediterranean. Roxana is collaborating as an external expert with the European Union's Defence Agency in the field of protecting the offshore critical energy infrastructure in Europe. She previously worked for the Council of Europe, the EU, the OSCE, and holds a PhD in International Politics and Conflict Resolution from the University of Coimbra in Portugal