Plano de Estudos para 2024/2025
Unidades curriculares | Créditos | |
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Metodologias de Investigação em Gestão Empresarial Aplicada
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Métodos de Pesquisa Qualitativos em Gestão Empresarial Aplicada
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Tópicos Avançados de Gestão I
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Seminário/ Projecto em Gestão Empresarial Aplicada I
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Tópicos Avançados de Gestão II
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Tese em Gestão Empresarial Aplicada
130.0 ECTS
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Tese em Gestão Empresarial Aplicada | 130.0 |
Tese em Gestão Empresarial Aplicada
190.0 ECTS
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Tese em Gestão Empresarial Aplicada | 190.0 |
Desenvolvimento do Desenho e Organização do Projecto de Investigação em Gestão Empresarial Aplicada
2.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 2.0 |
Métodos de Pesquisa Quantitativa em Gestão Empresarial Aplicada I
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Métodos de Pesquisa Quantitativa em Gestão Empresarial Aplicada II
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Seminário/ Projecto em Gestão Empresarial Aplicada II
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Metodologias de Investigação em Gestão Empresarial Aplicada
No final do período curricular desta UC, o Doutorando deverá:
OA 1. Distinguir entre os diferentes tipos de pressupostos de investigação e identificar as diferentes filosofias de investigação;
OA 2. Reconhecer os diferentes métodos de desenvolvimento de um modelo teórico: dedução, indução e abdução,
OA 3. Identificar as etapas de um projeto de investigação;
OA 4. Saber identificar as escolhas metodológicas apropriadas a um objetivo específico de investigação;
OA 5. Desenhar um processo de recolha de informação;
OA 6. Avaliar e garantir a validade e fiabilidade dos resultados da investigação.
CP 1 - Filosofias de investigação
1.1. Ontologia, epistemologia e axiologia
1.2. Fenomenologia, positivismo e realismo crítico
1.3. Desenvolvimento de um modelo teórico: dedução, indução e abdução
CP 2 - Etapas no projeto de investigação
2.1. Problema/dilema, objetivo(s) e perguntas de investigação
2.2. Revisão da literatura e modelo conceptual
2.3. Métodos de recolha de dados
2.4. Análise de dados e discussão dos resultados
CP 3 - Escolhas metodológicas
3.1. Métodos qualitativos versus quantitativos
3.2. Action research
3.3. Case study
3.4. Inquérito por amostragem
3.5. Grounded theory
3.6. Métodos mistos
CP 4 - Métodos de amostragem
4.1. Aletórios e não aleatórios
4.2. Dimensão da amostra, margem de erro e grau de confiança
4.3. Big Data
CP 5 - Instrumento de recolha de dados
5.1. Desenho do questionário
5.2. Escalas de medida
CP 6 - Validade e fiabilidade da investigação
O processo de avaliação ao longo do semestre compreende:
- Assiduidade e participação nas aulas (20%)
- 4 Exercícios individuais (50%)
- Trabalho autónomo: escolher um caso de estudo e responder a pelo menos 2 dos Exercícios/Perguntas (30%)
A média final mínima para aprovação é de 10 valores.
A avaliação poderá ser feita através de exame final, aplicando-se a mesma regra de classificação mínima de 10 valores para aprovação.
Title: Bryant, A. (2019) The Varieties of Grounded Theory. Sage Swifts
Emmel, N. (2013) Sampling and Choosing Cases in Qualitative Research: A Realist Approach. Sage Pub.
Hammersley, M. (2014) The Limits of Social Science: Causal Explanation and Value Relevance. Sage Pub.
Holton, J. A. & Walsh, I. (2017) Classic Grounded Theory. Applications with Qualitative and Quantitative Data. Sage Pub.
Jesson, J., Matheson, L. & Lacey, F. M. (2011) Doing your literature review: traditional and systematic techniques. Sage Pub.
Moital, M. (2015) Writing Dissertations & Theses: What you should know but no one tells you. Yaco Pub.
Saunders, M.N.K., Lewis, P. & Thornhill, A. (2019, 8th ed.) Research Methods for Business Students. Pearson
Thomas, G. & Myers, K. (2015) The Anatomy of the Case Study. Sage Pub.
White, P. (2008) Developing Research Questions: A Guide for Social Scientists. Palgrave Macmillan
Authors:
Reference:
Year:
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Bell, J. (2004), Como Realizar um Projecto de Investigação, Lisboa, Gradiva
Blaikie, N. (2011, 2nd Ed.) Approaches to Social Enquiry. Cambridge, UK: Polity Press
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French, W. L. & Bell, C. H. (1978, 2nd ed.) Organisation Development: Behavioral Science Interventions for Organisations Improvement. Prentice-Hall
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Hill, M. M. & Hill, A. (2002), Investigação por Questionário, Lisboa, Edições Sílabo
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Oliver, P. (2003) The Student?s Guide to Research Ethics. Maidenhead: Open University Press
Popper, K. (2005) The Logic of Scientific Discovery. Taylors and Francis e-Library
Qian, Y. (2016) Corporate Social Responsibility Practices of Pharmaceutical Companies in China: A Scale Development and Empirical Study. ISCTE-IUL thesis: Ph.D. in Management
Quivy, R. & Van Campenhoudt, L. (1992), Manual de Investigação em Ciências Sociais, Lisboa, Gradiva
Ragin, C.C. (1992) Cases of ?What is Case??. In Ragin, C. & Becker, H. (Eds) What is a Case: Exploring the Foundations of Social Enquiry. Cambridge: Cambridge University Press, 1?17
Remenyi, D., Williams, B., Money, A. & Swartz, E. (1998) Doing Research in Business and Management. An introduction to Process and Method. Sage Publications
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Silverman, D. (1993) Interpreting Qualitative Data: Methods for Analysing Talk, Text and Interaction. Sage Publications
Simons, H. (2009) Case Study Research in Practice. Sage Publications
Sousa, C. (2005) Services Quality: Cultural Comparison in Consumer Expectations and Perceptions. ISCTE-IUL thesis: Ph.D. in Management
Spector, P. (2002) Job Satisfaction Survey. In Fields, D. L., (Ed.) Taking the Measure of Work. Thousand Oaks, CA: Sage Publications
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Swanborn, P. (2010) Case Study Research: What, Why and How?. Sage Pub
Szkudlarek, B., Romani, L., Caprar, D.V. & Osland, J.S. (2020, Eds), The Sage Handbook of Contemporary Cross-Cultural Management. Sage References
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Trafford, V. & Leshem, S. (2002) Starting at the end to undertake doctoral research: predictable questions as stepping stones, Higher Education Review, 34 (1), 31-49
Tribe, J. (2005) The Truth about Tourism, Annals of Tourism Research, 33 (2): 360-381
Yin, R. K. (1993) Applications of case study research. Newbury Park, CA: Sage Publishing
Yin, R. K. (2004) The Case Study Anthology. Sage Publications
Yin, R. K. (2009, 4th ed.) Case Study Research: Design and Methods. Sage Pub
Zigmond, A. S., & Snaith, R. P. (1983). The Hospital Anxiety and Depression Scale, Acta Psychiatrica Scandinavica, 67(6), 361-370
Authors:
Reference:
Year:
Métodos de Pesquisa Qualitativos em Gestão Empresarial Aplicada
Os Doutorandos devem ser capazes de:
1. Compreender o papel da metodologia na investigação científica, no contexto da caracterização do fenómeno organizacional (OA1);
2. Analisar e explicar a adequabilidade dos métodos qualitativos, debatendo o seu relacionamento com fenómenos complexos (OA2);
3. Compreender e comparar dois tipos de metodologias de investigação tipicamente qualitativas, nomeadamente, o Estudo de Caso, e a «Action Research» (OA3).
CP1. Introdução
1.1. O que é a investigação qualitativa e quando a conduzir
1.2. Planeamento e desenho da investigação qualitativa
1.3. Definição do puzzle intelectual e formulação das questões de investigação
1.4. Recolha da evidência e condução de entrevistas
1.5. Análise da evidência: A metodologia de Gioia e o processo de codificação
CP2. Estudo de Caso
CP3. Action Research
Avaliação ao longo do semestre: Trabalho individual (100%).
A aprovação é obtida com uma classificação superior ou igual a 10 valores.
Title: Yin, R. (2018), Case study research and Applications: Research Design and Methods, Sage, 6th edition.
Silverman, D. (2017) Doing Qualitative Research, 5th edition, London: Sage;
Patton, M. Q. (2015) Qualitative Research and Evaluation Methods, 4th edition, Thousand Oaks, CA: Sage;
Miles, M. B., Huberman, A. M. & Saldaña, J. (2019) Qualitative Data Analysis, 4th edition, Thousand Oaks, CA: Sage;
Mason, J. (2017) Qualitative Researching, 3rd edition, London: Sage;
Marshall, C. and Rossman, G. B. (2016) Designing Qualitative Research, 6th edition, Thousand Oaks, CA: Sage;
Denzin, N. and Lincoln, Y. (2017) (Eds.), The Sage Handbook of Qualitative Research, 5th edition, Sage Publications, Thousand Oaks, CA.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Rowell, L., Bruce, C., Shosh, J.M., Riel, M. (Eds.) (2017), The Palgrave International Handbook of Action Research, Palgrave Macmillan, New York.
Creswell, J. W., J. D. Creswell (2018), Research Design: Qualitative, Quantitative and Mixed Methods Approaches, 5th Edition, Thousand Oaks, CA, Sage Publications.
Gioia, D.A., Corley, K.G. & Hamilton, A. L. (2012). Seeking qualitative rigor in inductive research: Notes on Gioia methodology. Organizational Research Methods, 16(1), 15-31.
Coghlan, D. (2006). Insider action research doctorates: Generating actionable knowledge. Higher Education. Springer.
Eisenhardt, K., Graebner, M. G. & Sonenshein, S. (2016). Grand Challenges and Inductive Methods Rigor Without Rigor Mortins. Academy of Management Journal, 59(4), 1113-1123.
Eisenhardt, K. M. (1989). Building Theories from Case study research, Academic Managament Review, 14(4), 532-550.
Authors:
Reference:
Year:
Tópicos Avançados de Gestão I
Esta Unidade Curricular tem os seguintes objetivos de aprendizagem:
1. Familiarização com a mais recente produção científica na área da gestão;
2. Compreensão dos conceitos mais atuais da teoria da gestão;
3. Capacidade para analisar criticamente os tópicos de investigação
4. Investigar e escrever de uma forma crítica e contributiva sobre tópicos de gestão
Pela sua natureza esta Unidade Curricular tem um programa flexível em torno de cinco áreas da gestão. O docente discute com os doutorandos artigos de referência sobre as diferentes teorias relacionadas com o conhecimento de fronteira em cada uma das áreas. Estes artigos são distribuídos previamente aos doutorandos.
Genericamente, os conteúdos programáticos cobrirão as seguintes áreas no âmbito da gestão:
CP1: Temas avançados em Marketing
CP2: Temas avançados em Gestão de Recursos Humanos e Comportamento organizacional
CP3: Temas avançados em Contabilidade
CP4: Temas avançados em Gestão Geral
CP5: Temas avançados em Logística e Transportes
A avaliação ao longo do semestre tem duas componentes: 1) participação nas aulas (20%) e 2) ensaio crítico escrito individual (80%). Nota de aprovação não pode ser inferior a 10 em ambos os intrumentos.
A avaliação final é realizada por meio do ensaio crítico escrito individual (100%). A aprovação na UC é concedida com pelo menos 10 valores.
Title: Para consolidar a análise crítica dos artigos para discussão / These references may help with the critical analysis of the papers under discussion.
Bartunek, J. M. (2020). Theory (what is it good for?). Academy of Management Learning & Education, 19(2), 223-226.
Kunisch, S., Denyer, D., Bartunek, J. M., Menz, M., & Cardinal, L. B. (2023). Review research as scientific inquiry. Organizational Research Methods, 26(1), 3-45.
Wren, D. A., & Bedeian, A. G. (2020). The evolution of management thought. John Wiley & Sons.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Serão facultados artigos relativos a cada tópico avançado para leitura complementar e realização do ensaio crítico. / Articles on each advanced topic will be provided for further reading and the completion of the critical essay.
Authors:
Reference:
Year:
Seminário/ Projecto em Gestão Empresarial Aplicada I
OA1. Conceber e desenvolver o projeto de investigação.
OA2. Desenvolver as capacidades de pesquisa, de síntese e comunicação oral e escrita.
A UC não tem um programa específico. O projeto de investigação é elaborado em estreita colaboração com o orientador.
O aluno é aconselhado pelo orientador sobre a bibliografia a ler sobre temas de gestão e sobre metodologias de investigação para preparar o projeto de investigação (máximo 10 páginas) que deve incluir os seguintes pontos:
Parte 1: Título proposto para a tese
Parte 2:Campo de Investigação, Tema e sua Importância
Parte 3: Problema de investigação e antecedentes
Parte 4: Objectivos da investigação (objetivo principal e objectivos secundários) e Motivação
Parte 5: Revisão da Literatura
Parte 6: Bibliografia
Parte 7: Questões de investigação
Parte 8: Identificação do software de citação
Parte 9: Calendário da tese
O aluno apresenta o projeto à turma e a um júri de 3 membros.
Apresentação e discussão do projeto de pesquisa perante um painel constituído pelo diretor do programa, o orientador e um elemento externo perito na área científica do projeto. O aluno é aprovado com nota igual ou superior a 10.
BibliografiaTitle: Não tem bibliografia pré definida. Depende do tema do aluno.
Temas de Gestão:
Yin, Robert “ Case Study Research: Design and Method”, Third Edition, applied Social Research Methods series
Métodos de Pesquisa:
Authors:
Reference:
Year:
Tópicos Avançados de Gestão II
Esta Unidade Curricular tem os seguintes objetivos de aprendizagem:
1. Familiarização com a mais recente produção científica na área da gestão;
2. Compreensão dos conceitos mais atuais da teoria da gestão;
3. Capacidade para analisar criticamente os tópicos de investigação
4. Investigar e escrever de uma forma crítica e contributiva sobre tópicos de gestão
Pela sua natureza esta Unidade Curricular não tem um programa pré-definido. O docente discute com os alunos artigos de referência sobre as diferentes teorias relacionadas com áreas de gestão.
Estes artigos são distribuídos previamente aos doutorandos.
Presença e participação nas aulas;
Elaboração individual de um ensaio sobre um conjunto de artigos.
Para aprovação o aluno deverá ter nota igual ou superior a 10 valores nesta Unidade Curricular, sendo que:
. 30% correspondem à presença e participação
. 70% correspondem ao ensaio.
Title: Special Issue: Why is there a resource-based view? Toward a theory of competitive heterogeneity, Volume 24, Issue 10, pages 997–1010, October 2003 DOI: 10.1002/smj.332
Helfat, C. and Margaret Peteraf (2003) "The dynamic resource-based view: capability lifecycles", Strategic Management Journal
Gompers, Paul et al (2009) "Performance persistence in entrepreneurship", Journal of Financial Economics, Volume 96, Issue 1, April 2010, Pages 18–32
Trigo, Virginia & Ma Shaozhuang "The country-of-origin effect on employee turnover intention: evidence from China", The International Journal of Human Resource Management, Routledge, 2011, DOI:10.1080/09585192.2011.579923
Não existe uma bibliografia básica formal para esta Unidade Curricular. Indicam-se alguns artigos recentemente discutidos:
Authors:
Reference:
Year:
Title: Não tem
Authors:
Reference:
Year:
Tese em Gestão Empresarial Aplicada
O aluno que complete com sucesso esta UC deverá ser capaz de:
-Formular o problema de investigação
- Elaborar a revisão de literatura que permita a solução do problema
- Contribuir para a melhoria das práticas de gestão
No início desta UC, os alunos identificam o problema da empresa que vão analisar e propor uma solução. Desde do início um orientador é atribuído ao aluno. Com o orientador os alunos deverão:
-formular a questão de pesquisa
- identificar a literatura relevante e elaborar uma revisão teórica e empírica.
- propor uma solução fundamentada para o problema
- escrever a tese
Durante este processo os alunos recebem orientações relevantes para o tema da tese e para a condução do processo de investigação, como por exemplo, literatura relevante para o problema em estudo e indicações sobre a conceção do estudo.
A tese será avaliada por um júri em provas públicas, após confirmação pelo orientador de que está concluída e se encontra em condições de ser apresentada em provas públicas. A avaliação é baseada no mérito científico do estudo, na sua adequação teórica e metodológica e na contribuição para a melhoria das práticas de gestão.
BibliografiaTitle: A bibliografia será indicada de acordo com o tema da tese.
Authors:
Reference:
Year:
Tese em Gestão Empresarial Aplicada
O estudante que complete com sucesso esta UC deverá ser capaz de:
- Formular o problema de investigação
- Elaborar a revisão de literatura que permita a solução do problema
- Contribuir para a melhoria das práticas de gestão
No início desta UC, os estudantes identificam o problema da empresa que vão analisar e propor uma solução. Desde do início um orientador é atribuído ao aluno. Com o orientador os estudantes deverão:
- formular a questão de pesquisa
- identificar a literatura relevante e elaborar uma revisão teórica e empírica.
- propor uma solução fundamentada para o problema
- escrever a tese
Durante este processo os alunos recebem orientações relevantes para o tema da tese e para a condução do processo de investigação, como por exemplo, literatura relevante para o problema em estudo e indicações sobre a conceção do estudo.
A tese será avaliada por um júri em provas públicas, após confirmação pelo orientador de que está concluída e se encontra em condições de ser apresentada em provas públicas. A avaliação é baseada no mérito científico do estudo, na sua adequação teórica e metodológica e na contribuição para a melhoria das práticas de gestão.
BibliografiaTitle: A bibliografia será indicada de acordo com o tema da tese.
Authors:
Reference:
Year:
Desenvolvimento do Desenho e Organização do Projecto de Investigação em Gestão Empresarial Aplicada
OA1. Saber definir um problema e objectivos de investigação e optar por diferentes métodos para a sua resolução
OA2. Formular hipóteses de investigação e escolher variáveis que possibilitem o teste das hipóteses
OA3. Justificar as pesquisas bibliográficas, em diferentes fontes, relevantes e fiáveis para a tese
OA4. Justificar as técnicas de recolha de dados a usar na tese, respeitando os critérios aceites de validade e fiabilidade
OA5. Fundamentar as estratégias de análise de dados a utilizar na sua tese
CP1 Introdução - Diferentes estratégias de produção de conhecimento científico
CP2. Quatro elementos fundamentais da investigação: questão de investigação, trabalho anterior, desenho da pesquisa, contribuição para a teoria e a prática
CP3. O ajustamento metodológico como critério global de garantia da qualidade da pesquisa
CP3. A avaliação do ajustamento metodológico de projectos de investigação em curso
Cada estudante deverá elaborar, apresentar e discutir a segunda versão do projecto da sua tese de doutoramento, com destaque para o desenho da pesquisa (100%)
BibliografiaTitle: Vand de Ven, A. H. and Johnson, P. (2006). Knowledge for theory and practice. Academy of Management Review, 31, 4, 802-821.
Scandura, T. and Williams, E. (2000). Research methodology in management: Current practices, trends, and implications. Academy of Management Journal, 43, 6, 1248-1264.
Edmondson, A., C. and McManus, S. E. (2007) Methodological fit in management field research. Academy of Management Review, 32, 4, 1155-1179.
Øvretveit, J. (2008). Writing a scientific publication for a management journal. Journal of Health Organization and Management, 22, 2, 189-206.
Alvesson, M. and Sandberg, J. (2011). Generating research questions through problematization. Academy of Management Review, 36, 2, 247-271.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Organizational Research Methods
Authors:
Reference:
Year:
Métodos de Pesquisa Quantitativa em Gestão Empresarial Aplicada I
Durante o período curricular desta UC, o Doutorando deverá:
OA1. adquirir competências básicas no domínio dos conceitos e métodos de estatística descritiva e de inferência estatística, de forma a aplicá-los no seu trabalho de investigação.
OA2. utilizar um software de análise estatística (SPSS) para realizar as análises pretendidas.
OA3. interpretar os resultados da aplicação do software
OA4. identificar e aplicar os métodos adequados a cada situação real
OA5. avaliar de forma crítica os métodos e os resultados incluídos em artigos científicos publicados na área da gestão.
1- Estatística descritiva
1.1Conceitos básicos. Populações e amostras. Tipos de variáveis
1.2Distribuições de frequências e Gráficos
1.3Medidas de tendência central, dispersão, assimetria e achatamento.
1.4Cruzamento de variáveis e tabelas de contingência
1.5Medidas de correlação e de associação
2- Amostragem
2.1Parâmetros, estimadores e estimativas
2.2Estimação pontual
2.3Estimação por intervalos
3- Testes de hipóteses
3.1Formulação de hipóteses
3.2Erros nos ensaios de hipóteses e respetivas probabilidades
3.3Robustez e potência
4- Testes de hipóteses paramétricos
4.1Testes para uma ou duas populações: uma média, igualdade de duas médias com amostras independentes
4.2Análise da variância simples (ANOVA) e teste de Levene à igualdade de k variâncias populacionais. Testes de comparação múltipla
5- Testes não paramétricos
5.1Testes de ajustamento
5.2Teste de independência do QuiQuadrado.
6- Utilização do SPSS para análise e interpretação de resultados.
O processo de avaliação ao longo do semestre compreende:
- Assiduidade e participação nas aulas (10%)
- Resolução individual de 5 exercícios (70%)
- Trabalho autónomo de análise crítica dos artigos (20%)
A média final mínima para aprovação é de 10 valores.
A avaliação poderá ser feita através de exame final, aplicando-se a mesma regra de classificação mínima de 10 valores para aprovação.
Title: Ingram, J.A & J.G. Monks (1992) Statistics for Business and Economics, 2nd ed., The Dryden Press.
Harnett, D.L. & J.L. Murphy (1980) Introductory Statistical Analysis, 2nd ed., London: Addison-Wesley Publishing Company.
Bernstein, S. & R. Bernestein (1999) Theory and Problems of Business Statistics, McGraw-Hill.
Kazmier, L.J. (2004) Theory and Problems of Business Statistics, 4th ed., McGraw-Hill.
Saunders, M.N.K., Lewis, P. & Thornhill, A. (2019, 8th ed.) Research Methods for Business Students. Pearson.
Reis, E. (2021-22) Quantitative research methods with SPSS. Class handnotes.
Authors:
Reference:
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Title: Reis, E., P. Melo, R. Andrade e T. Calapez (2013) Exercícios de Estatística Aplicada - Vol. 2, Lisboa: Sílabo.
Reis, E., P. Melo, R. Andrade e T. Calapez (2007) Estatística Aplicada (Vol. 2), 5ª ed., Lisboa: Sílabo.
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Maroco, J. (2007). Análise Estatística - Com utilização do SPSS 3ª ed., Lisboa: Sílabo.
Maroco, J. e R. Bispo (2006). Estatística Aplicada às Ciências Sociais e Humanas, 2.ª edição, Lisboa: Climepsi.
Laureano, R. (2011) Testes de Hipóteses com o SPSS - O Meu Manual de Consulta Rápida, Lisboa: Edições Silabo.
Laureano, R. e Botelho, M.C. (2010) SPSS - O Meu Manual de Consulta Rápida, Lisboa: Edições Silabo.
Authors:
Reference:
Year:
Métodos de Pesquisa Quantitativa em Gestão Empresarial Aplicada II
O aluno que complete esta UC será capaz de:
. Definir e identificar o uso dos diferentes métodos estatísticos de acordo com as respectivas questões de investigação (OA1)
. Compreender a coerência necessária entre os processos de recolha/amostragem e as técnicas de inferência utilizadas (OA2)
. Ser capaz de descrever e interpretar os resultados obtidos (OA3)
. Avaliar criticamente os procedimentos estatísticos utilizados, compreendendo igualmente as suas limitações (OA4)
. Capacidade de motivar e mobilizar os estudantes para a realização de trabalho de investigação avançado com uma forte componente quantitativa (OA5)
1: Análise de regressão
· Correlação e regressão
· Análise de regressão linear simples
· Análise de regressão linear múltipla
2: Modelos de escolha discreta
· Especificidade dos modelos de escolha discreta face à análise de regressão
· Especificação do modelo
· Estimação e interpretação dos resultados
3: Análise experimental em investigação de Gestão (Análise conjunta)
· Concepção experimental e especificação do modelo
· Recolha de dados
· Estimação e validação do modelo
· Aplicações dos resultados em ciências de gestão
A avaliação consiste num trabalho individual a entregar por cada aluno no final da UC (100%). O trabalho consiste na análise crítica de um artigo empírico centrado nas questões quantitativas e empíricas, nomeadamente a adequação das técnicas estatísticas ao problema. A aprovação é obtida com uma classificação superior ou igual a 10 valores. A avaliação poderá ser feita através de exame final.
BibliografiaTitle: Hair, J.F., Black, B., Babin, B., Anderson, R.E., Tatham, R.L. (2006), Multivariate Data Analysis, 6ª Edição, Prentice Hall.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Reis, E. (2003). Estatística Descritiva 5ª ed., Lisboa: Sílabo.
Maroco, J. (2007) Análise Estatística com a utilização do SPSS. 3ª Ed. Silabo. Lisboa.
Lattin, J., D. Carroll e P. Green (2003), Analyzing Multivariate Data, Pacific Grove, CA: Thomson Learning.
Franses, P.H. e R. Paap (2001), Quantitative Models in Marketing Research, Cambridge: Cambridge University Press.
Authors:
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Year:
Seminário/ Projecto em Gestão Empresarial Aplicada II
OA1. Desenvolver o projeto de pesquisa: desenhar o modelo teórico e definir a metodologia adequada.
OA2. Desenvolver as capacidades de pesquisa, de síntese e comunicação oral e escrita.
A UC não tem um programa específico. O projeto de investigação é elaborado em estreita colaboração com o orientador.
O aluno é aconselhado pelo orientador sobre a bibliografia a ler sobre temas de gestão e sobre metodologias de investigação para preparar o relatório de progresso da investigação (máximo 10 páginas, a que adiciona a revisão de literatura e a lista bibliográfica com pelo menos 30 páginas) que deve incluir os seguintes pontos:
Parte 1: Título proposto para a tese.
Parte 2: Problema de investigação e antecedentes.
Parte 3: Objetivos da investigação (objetivo principal e objetivos secundários) e motivação.
Parte 4: Estrutura da tese.
Parte 5: Perguntas de investigação.
Parte 6: Enquadramento concetual, modelo teórico e hipóteses.
Parte 7: Metodologia: estratégia de investigação, população em estudo, métodos de recolha e análise de dados.
Parte 8: Calendário da tese
Apêndice: Revisão da literatura e bibliografia.
O aluno apresenta o projeto à turma e a um júri de 3 membros.
Apresentação e discussão do relatório de progresso da investigação perante um painel constituído pelo diretor do programa, o orientador e um elemento externo perito na área científica do projeto. O aluno é aprovado com nota igual ou superior a 10.
BibliografiaTitle: Esta unidade curricular não tem bibliografia pré-definida. Depende muito do estado do projeto. A bibliografia é aconselhada pelo supervisor.
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