Acreditações
Propinas UE (2025/2026)
Propinas fora da UE (2025/2026)
Plano de Estudos para 2025/2026
Unidades curriculares | Créditos | |
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Trabalho, Organizações e Tecnologia
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Desenho
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Ciência de Materiais
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Introdução ao Ambiente Construído
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Projeto I
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Matemática Aplicada
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Geometria e Estatística
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Modelação da Informação de Construção I
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Sistemas e Processos de Construção de Edifícios I
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Introdução ao Design Thinking
2.0 ECTS
|
Competências Transversais | 2.0 |
Apresentações em Público com Técnicas Teatrais
2.0 ECTS
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Competências Transversais | 2.0 |
Trabalho Académico com Inteligência Artificial
2.0 ECTS
|
Competências Transversais | 2.0 |
Qualidade e Segurança na Construção
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Fundamentos de Programação
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Técnicas de Levantamento, Diagnóstico e Reabilitação de Edifícios
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Modelação da Informação de Construção II
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Projeto II
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Projeto III
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Programação para a Internet
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Modelação da Informação de Construção
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Sistemas, Instalações e Edifícios Inteligentes
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Sistemas e Processos de Construção de Edifícios II
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Gestão da Construção
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Tecnologia, Economia e Sociedade
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Projeto IV
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Projeto V
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Metodologia BIM
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Edifícios e Construção Sustentáveis
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Trabalho, Organizações e Tecnologia
OA1: Conhecer as principais teorias, conceitos e problemáticas relacionados com o Trabalho, as Organizações e a Tecnologia;
OA2: Compreender os principais processos da transição digital diretamente relacionados com o mundo do trabalho e as suas organizações;
OA3: Analisar as múltiplas implicações sociais, económicas e políticas trazidas pela transição digital;
OA4: Explorar casos, estratégias e métodos de aplicação que permitam compreender os reais impactos da transição digital nas profissões, empresas e organizações.
CP1. O trabalho é hoje diferente do que foi no passado?
CP2. Que direitos e deveres no mundo do trabalho?
CP3. Como é que a teoria tem olhado para a tecnologia?
CP4. Que tecnologias digitais estão a mudar o trabalho?
CP5. Que futuro para o trabalho?
CP6. A inteligência artificial é assim tão inteligente?
CP7. Onde começa e termina a precariedade?
CP8. De quem é a culpa quando a máquina erra?
CP9. As tecnologias digitais alteram a relação entre sindicatos e empresas?
CP10. Que transformação digital em Portugal?
Avaliação ao longo do semestre:
Cada estudante realiza uma Aula Invertida, que representa 20% da nota final.
Realização de um trabalho individual, representando 35% da nota final.
Realização de um trabalho de grupo, representando no total 35% da nota final (10% a apresentação de grupo e 25% o trabalho escrito).
Assiduidade e participação nas aulas, que representa 10% da nota final. É exigida uma assiduidade mínima não inferior a ⅔ das aulas.
Cada elemento de avaliação tem a nota mínima de 8 valores. A média final dos vários elementos terá de ser igual ou superior a 9,5 valores.
Avaliação por exame (1ª Época em caso de escolha do estudante, 2ª Época e Época Especial): exame presencial, representando 100% da nota final, e nota mínima de 9,5.
Title: Autor, David H., "Why Are There Still So Many Jobs? The History and Future of Workplace Automation.", 2015, Journal of Economic Perspectives, 29 (3): 3-30.
Benanav, A, Automation and the Future of Work, 2020, London: Verso
Boreham, P; Thompson, P; Parker, R; Hall, R, New Technology at Work, 2008, Londres: Routledge.
Crawford, C, The Atlas of AI. Power, Politics, and the Planetary Costs of Artificial Intelligence, 2021, Yale University Press.
Edgell, S., Gottfried, H., & Granter, E. (Eds.). (2015). The Sage Handbook of the sociology of work and employment.
Grunwald, A. (2018). Technology Assessment in Practice and Theory. London: Routledge.
Huws, U. (2019) Labour in Contemporary Capitalism, London, Palgrave.
OIT (2020), As plataformas digitais e o futuro do trabalho
Agrawal A, Gans J, Goldfarb A (2018), Prediction Machines, Boston, Massachusetts, Harvard Business Review Press.
Autor D (2022), The labour market impacts of technological change, Working Paper 30074, NBER Working Paper Series.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: ✔ Autor D (2022), The labour market impacts of technological change, Working Paper 30074, NBER Working Paper Series.
✔ Braun J, Archer M, Reichberg G, Sorondo M (2021), Robotics, AI and Humanity, Springer.
✔ Cedefop (2022). Setting Europe on course for a human digital transition: new evidence from Cedefop’s second European skills and jobs survey, Publications Office of the European Union.
✔ Eurofound (2020), New forms of employment: 2020 update, Publications Office of the European Union.
✔ ILO (2018), The economics of artificial intelligence: Implications for the future of work, International Labour Office.
✔ ILO (2019), Work for a Brighter Future – Global Commission on the Future of Work. International Labour Office.
✔ Nowotny H (2021), “In AI we trust: how the Covid-19 Pandemic Pushes us Deeper into Digitalization”, Delanty G (ed.) (2021), Pandemics, Politics and Society, De Gruyter, 107-121.
✔ OECD (2019b), How’s Life in the Digital Age?, OECD Publishing.
✔ Wilkinson A, and Barry M (eds) (2021), The Future of Work and Employment, Edward Elgar.
✔ Zuboff S (2019), The Age of Surveillance Capitalism, PublicAffairs.
Authors:
Reference: null
Year:
Desenho
Os objectivos gerais da UC são concretizados nos objectivos de aprendizagem seguintes:
OA1 - Criar e melhorar capacidades de comunicação e compreensão visual;
OA2 - Aumento da percepção espacial e geração de ideias;
OA3 - Integração de novas tecnologias;
OA4 - Fomentar a colaboração e aprendizagem interdisciplinar e transdisciplinar;
OA5 - Interação entre o Desenho e a Fabricação
Os Conteúdos Programáticos da UC são os seguintes:
CP1 - Fundamentos do desenho e técnicas para representar objectos;
CP2 - Fundamentos de perspectiva e desenho de maior escala;
CP3 - Desenho de campo e representação de espaço;
CP4 - Introdução à modelação 3D com Rhinoceros;
CP5 - Modelação de geometrias com Rhinoceros;
CP6 - Fundamentos de Impressão 3D e trabalhar com impressoras;
CP7 - Desenvolvimento de conceito e objecto/projecto final
Devido ao carácter prático da UC, apenas existe avaliação ao longo do semestre e não há Exame.
Na fase inicial do semestre, que compreende o desenho manual, serão avaliados os desenhos feitos em aula e os desenhos de campo iniciados em aula e melhorados ou finalizados fora do tempo de aula, com um peso de 25%.
Existirá um teste com exercício de modelação 3D em Rhinoceros, com valor de 25% da nota.
Haverá um terceiro momento de avaliação , em que os alunos deverão apresentar o projecto, assim como o modelo final criado em Rhinoceros c/ a impressão 3D do mesmo, com o valor de 50% da nota.
O estudante não poderá ter nota inferior a 8,0 valores em nenhum elemento de avaliação.
É exigida uma assiduidade mínima não inferior a 2/3 das aulas.
Não há exame.
Title: Melendez, F. (2019). Drawing from the Model: Fundamentals of Digital Drawing, 3D Modeling, and Visual Programming in Architectural Design. Wiley.
Ching, F. P. K., & Juroszek, S. P. (2010). Design Drawing. Wiley.
Ching, F. P. K. (2015). Architectural Graphics. Wiley.
Barber, B. (2010). The Fundamentals of Drawing. London: Arcturus.
Belardi, P., & Nowak, Z. (2014). Why Architects Still Draw. Cambridge: The MIT Press.
Cunha, L. V. (2002). Desenho Técnico. Lisboa: Gulbenkian.
D'Amelio, J. (2004). Perspective Drawing Handbook. New York: Dover Publications.
Jha, S. (2019). Rhinoceros 3D Exercises: 200 3D Practice Exercises for Rhinoceros 3D and Other Feature-Based 3D Modeling Software.
Kloski, L., & Kloski, N. (2021). Getting Started with 3D Printing: A Hands-on Guide to the Hardware, Software, and Services That Make the 3D Printing Ecosystem (2nd ed.). Make Community.
Norling, E. R. (1999). Perspective Made Easy.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Robbins, E. (1994). Why Architects Draw (Architects - Interviews). Massachusetts: The MIT Press.
Cabezas, L., & Ortega, L. F. (2001). Análisis Gráfico y Representación Geométrica. Barcelona: Adiciones Universitat de Barcelona.
Sale, T., & Betti, C. (2004). Drawing: A Contemporary Approach. Belmont: Wadsworth Group/Thompson Learning.
Authors:
Reference:
Year:
Ciência de Materiais
Os objetivos gerais são concretizados nos seguintes objetivos de aprendizagem:
OA1. Relacionar a origem, composição química e estrutura dos materiais de construção, as propriedades físicas, mecânicas e higrotérmicas, óticas, elétricas.
OA2. Compreender e formular as exigências funcionais dos materiais na construção.
OA3. Conhecer a origem e processos de fabricação dos materiais, o seu ciclo de vida e impactos no ambiente.
OA4. Conhecer as diferentes classes de materiais, propriedades, aplicações e limitações
O programa é dividido nos seguintes conteúdos:
CP1. Origem da matéria e leis fundamentais
CP2. Introdução à Ciência dos Materiais
CP3. Requisitos Funcionais e aplicação dos materiais na construção
CP4. Os principais Materiais de Construção e sua aplicação- Pedra, Terra, Madeira, Metais, Cerâmica, Ligantes Hidráulicos e Não Hidráulicos, Vidro, Betuminosos, Polímeroslásticos, Materiais Avançados.
Há dois métodos de Avaliação:
1 - Avaliação ao longo do semestre
- Apresentação de um material, em grupo (25%)
- Construção e Ensaio de Pontes de Esparguete, em grupo (25%)
- Teste individual (50%)
A nota mínima em cada elemento da avaliação ao longo do semestre é de 8,0 valores.
É exigida uma assiduidade mínima não inferior a 2/3 das aulas.
2 - Avaliação por Exame
Os alunos que não tenham tido aproveitamento na avaliação ao longo do semestre ou desejem melhorar a nota poderão efectuar exame escrito.
Title: Lyons, A. (2020). Materials for Engineers and Architects. Routledge.
Taylor, G. D. (2000). Materials in Construction: An Introduction. Pearson Education. ISBN 9780582368897.
Hegger. (2006). Construction Materials Manual. Birkhäuser, Edition Detail.
Fernandez, J. (2006). Material Architecture: Emergent Materials for Innovative Buildings and Ecological Construction. Oxford: Architectural Press.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Instituto Geológico e Mineiro. (1983). Catálogo das Rochas Ornamentais Portuguesas.
Carvalho, A. Madeiras Portuguesas. Volumes I e II. Instituto Florestal, Lisboa. ISBN 972-8097-23-9.
Authors:
Reference:
Year:
Introdução ao Ambiente Construído
Os objectivos gerais da UC são concretizados nos objectivos de aprendizagem seguintes:
OA1 - Fornecer uma compreensão geral do ambiente construído, incluindo seus componentes, processos e sistemas.
OA2 - Preparar os alunos para o trabalho numa variedade de campos relacionados ao ambiente construído, como arquitectura, engenharia e planeamento urbano.
OA3 - Desenvolver capacidades para avaliar o impacto ambiental dos empreendimentos de construção e desenvolver soluções sustentáveis.
OA4 - Conferir proficiência em Inglês nas áreas relevantes para a indústria da construção
Os conteúdos programáticos da UC são os seguintes:
CP1 - A extensão do impacto humano no planeta – da paisagem ao edifício
CP2 - Processos de construção: planeamento, design, construção e operação. Cadeia logística da construção - Metabolismo de materiais e energia
CP3 - Mercados e tipos de empreitadas
CP4 - Como é financiada a construção
CP5 - Construção sustentável – Economia circular
Há duas metodologias de Avaliação
1 - Avaliação ao longo do semestre:
- trabalhos práticos individuais com discussão e relatórios de visitas (60%)
- teste escrito individual, na data do Exame de 1ª Época (40%).
Para ter aproveitamento na Avaliação ao longo do semestre não poderá ter nota inferior a 8,0 valores em nenhum dos elementos de avaliação.
É exigida uma assiduidade mínima não inferior a 2/3 das aulas.
2 - Exame escrito.
Title: Kibert, C. J. (2022). Sustainable Construction: Green Building Design and Delivery. ISBN 978-1119706458.
Cheshire, D. (2016). Building Revolutions: Applying the Circular Economy to the Built Environment. RIBA Publishing. ISBN 9781859466452.
Seaton, H. (2021). The Construction Technology Handbook. Wiley. ISBN 978-1-119-71995-3.
Pereira, T. D. (2019). Gestão de projeto e contratação de empreitadas de obras. ISBN 9789892609812.
Dicionário Online de Engenharia Civil e Construção Civil. Retrieved from https://www.engenhariacivil.com/dicionario/
Frendo, E. (2012). English for Construction Level 1 (1st ed.). Pearson Education ESL. ISBN 978-1408269916.
Pereira, T. D. (2019). Gestão de projeto e contratação de empreitadas de obras. ISBN 9789892609812.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Mann, T. (1992). Building Economics for Architects. Van Nostrand Reinhold. ISBN 9780442003890.
Branco, J. P. (1993). Dicionário Técnico de Construção Civil. Editor: E. P. Gustave Eiffel. ISBN 9789728326333.
Bonifácio, H., Sousa, P. F., & Rodrigues, M. J. (1990). Vocabulário Técnico e Crítico de Arquitectura. Quimera Editores.
McEwan, J., & Glendinning, E. (2006). Oxford English for Information Technology: Student Book. Oxford University ELT. ISBN 978-0194574921.
Stein, J. (1986). Construction Glossary: An Encyclopedic Reference and Manual. Wiley. ISBN 978-0471857365.
Mann, T. (1992). Building Economics for Architects. Van Nostrand Reinhold. ISBN 9780442003890.
Brooks, H., & Anderson, J. P. (2017). Encyclopedia of Building and Construction Terms: The Language of the Construction. HBA Publications. ISBN 978-0976836483.
BBN. (2014). Construction Dictionary, Pocket Edition. BNI Publications. ISBN 978-1557011817.
RSMeans. (2012). Illustrated Construction Dictionary. RSMeans. ISBN 978-1118133521.
Martín, J. N., & Velez, J. D. (2019). Gestão e Fiscalização de Empreitadas. ISBN 9789897522079.
Authors:
Reference:
Year:
Projeto I
No final desta UC, o aluno deverá estar apto a:
OA.1 Definir requisitos para um projeto tecnológico
OA.2. Elaborar o cronograma de acordo com os objetivos propostos para o projeto
OA.3. Desenvolver o projeto de acordo com os requisitos
OA.4. Desenvolver plano de testes
OA.5. Testar o projeto (parciais e icomo um todo)
OA.6. Fazer as adaptações
OA.7. Técnicas para apresentação de projetos tecnológicos
OA.8. Preparação de demonstração das suas funcionalidades
OA9: Normas para a elaboração de relatórios técnicos
I. Introdução à inovação tecnológica de acordo com os eixos da Europa
II. Planeamento de um projeto tecnológico e as suas fases
III. Aspetos essenciais para o desenvolvimento de um projeto
IV. Definição de recursos materiais
V. Orçamento de um projeto
VI. Plano de Testes parciais e de conjunto
VII. Apresentação de um projeto tecnológico
VIII. Demonstração de projeto tecnológico
IX. Elaboração de Relatório Técnico
Avaliação periódica:
- Realização de projeto em grupo: primeira apresentação: 30%; segunda apresentação e demonstração: 40%; relatório final: 30%; As apresentações, demonstração e defesa são em grupo.
Title: Lester A. (2017), Project Management Planning and Control, 7th edition, Elsevier Science & Technology.
Tugrul U. Daim, Melinda Pizarro, e outros. (2014), Planning and Roadmapping Technological Innovations: Cases and Tools (Innovation, Technology, and Knowledge Management), Spinger.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Referências complementares e textos de apoio serão disponibilizados pela equipa docente.
Authors:
Reference: null
Year:
Matemática Aplicada
OA1. Rever o conceito de função e as propriedades. Rever tipos de funções. Rever operações entre funções.
OA2. Conhecer o gráfico de funções elementares e aplicar transformações ao gráfico.
OA3. Calcular limites, resolver indeterminações e interpretar graficamente. Continuidade.
OA4. Calcular derivadas e interpretar resultados em aplicações.
OA5. Determinar aproximações lineares e de ordem superior.
OA6. Aplicar a derivação em funções compostas e inversas.
OA7. Operar com matrizes (e vetores).
OA8. Calcular determinantes e aplicar propriedades.
OA9. Apreender o conceito de transformação linear e a representação matricial.
OA10. Calcular valores e vetores próprios.
CP1. Conceito de função. Funções elementares em R. Tipo de funções. Operações entre funções. Funções logarítmicas e trigonométricas inversas.
CP2. Limite de uma função num ponto. Continuidade num ponto. Retas assíntotas.
CP3. Derivada num ponto e reta tangente. Regras de derivação. Problemas de otimização.
CP4. Derivada da função composta - regra da cadeia. Derivada da função inversa.
CP5. Aproximações linear de Taylor e ordem superior.
CP6. Resolução de sistemas de equações lineares. Matrizes e operações. Inversa de uma matriz. Determinante de matrizes quadradas e propriedades. Transformações lineares.
CP7. Espaço vetorial real. Produto interno. Paralelismo e perpendicularidade.
CP8. Valores e vetores próprios e diagonalização de matrizes.
Aprovação com classificação não inferior a 10 valores numa das modalidades seguintes:
- Avaliação ao Longo do Semestre:
* 8 trabalhos/minifichas realizados em aulas. Contam as 6 melhores, com um peso de 5% cada (total de 30%).
* trabalho autónomo, com um peso de 5%.
* projeto em matemática aplicada, com um peso de 5%.
* frequência a realizar na data da 1.ª época, com peso de 60% e nota mínima de 8 valores
ou
- Avaliação por Exame (100%).
Há a possibilidade de realização de orais.
Notas superiores a 17 valores têm de ser defendidas em oral.
É exigida uma assiduidade mínima não inferior a 2/3 das aulas.
Title: Stewart, J. (2022). Cálculo, Vol I, Cengage Learning, (9a Ed.)
Cabral I., Perdigão, C. e Saiago, C. (2018). Álgebra Linear: Teoria, Exercícios Resolvidos e Exercícios Propostos com Soluções, Escolar Editora
Magalhães, L.T. (2004). Álgebra Linear como Introdução a Matemática Aplicada, 8ª edição, Texto Editora
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Campos Ferreira, J. (2018). Introdução à Análise Matemática, Fundação Calouste Gulbenkian
Goldstein, L. (2011). Matemática Aplicada a Economia. Administração e Contabilidade, (12a edição) Editora Bookman
Strang, G., (2007) Computational Science and Engineering, Wellesley-Cambridge Press.
Authors:
Reference: null
Year:
Geometria e Estatística
OA1 Representar pontos e vetores e calcular distâncias.
OA2 Realizar operações com vetores e identificar a posição relativa de planos e retas.
OA3 Determinar equações da reta e do plano.
OA4 Calcular e interpretar os produtos interno e externo entre vetores.
OA5 Parametrizar curvas e calcular os vetores normal e tangente.
OA6 Identificar as diferentes cónicas e fazer a representação.
OA7 Compreender as propriedades dos triângulos e aplicar na resolução de problemas.
OA8 Distinguir entre populacão e amostra e classificar variáveis.
OA9 Representar e analisar dados e aplicar e interpretar medidas estatísticas.
OA10. Aplicar medidas de inferência estatística e testes de hipóteses.
OA11 Compreender e aplicar o conceito de distribuição.
OA12 Adquirir capacidades na resolução de problemas contextualizados em temas do curso.
OA13 Articular as diferentes abordagens dos conteúdos: gráfica, numérica e algébrica.
CP1 Pontos e vetores no plano e no espaço
CP2 Distância entre pontos e de um ponto a uma reta. Secções planas e superfície esférica. Medidas
CP3 Vetores e operações. Produto interno. Paralelismo e perpendicularidade de vetores. Posição relativa de retas e planos
CP4 Vetor director e equação da reta
CP5 Produto vetorial. Vetor normal a um plano e equações do plano
CP6 Parametrização de curvas no plano e no espaço. Vetores normal e tangente a uma curva. Intersecção de curvas. Coordenadas polares
CP7 Cónicas (parábolas, hipérboles, círculos e elipses) e estudo de triângulos
CP8 Variáveis quantitativas e qualitativas em estatística. Dados agrupados em classes
CP9 Frequências relativa e absoluta. Medidas de localização. Parâmetros de dispersão. Coeficientes de correlação
CP10 Conceitos básicos de estatística inferencial. Estimação. Intervalos de confiança
CP11 Testes de hipóteses
CP12 Variável aleatória e distribuições de probabilidade (normal, t de Student, qui-quadrado).
Aprovação com classificação não inferior a 10 valores (escala 1-20) numa das modalidades seguintes:
- Avaliação periódica: 2 testes de avaliação (T1 e T2) (25% cada) + exercícios semanais (10%) + teste final (TF) realizado na data do primeiro exame (40%).
A média dos testes ( (T1+T2)/2 ) tem nota mínima de 7.0 valores.
O teste final (TF) tem nota mínima de 7.0 valores.
ou
- Avaliação por Exame (100%).
Title: - Strang, G., (2007) Computational Science and Engineering, Wellesley-Cambridge Press
- Goldstein, L. (2011). Matemática Aplicada - Economia. Administração e Contabilidade, (12a edição) Editora Bookman.
- Reis, E., Andrade, R., Calapez, T. e Melo, P. (2015). Estatística Aplicada, vol.1 (6a Ed.), Edições Silabo
- Krishnan, V. (2015). Probability and Random Processes, Wiley.
- Hanselman, D., Littlefield B. and MathWorks Inc. (1997). The Student Edition of MATLAB, 5th Version, Prentice-Hall
- Silvestre, A. L. (2007). Análise de Dados e Estatística Descritiva. Lisboa: Escolar Editora
- Materiais científico-pedagógicos (slides, notas de desenvolvimento, código e pseudo código, fichas de exercícios e problemas) disponibilizados pela equipa docente
- Scientific-pedagogical materials (slides, lectures, code and pseudo code, exercise sheets, problems) provided by the teaching team.
- Curto, J. D. (2021). Estatística com R: Aprenda Fazendo, ISBN-13979-8531511492
Authors:
Reference: null
Year:
Title: - Campos Ferreira, J. (2018). Introdução à Análise Matemática, Fundação Calouste Gulbenkian
Authors:
Reference: null
Year:
Modelação da Informação de Construção I
OA1 - Conhecer as dimensões e usos BIM e relácioná-los com práticas de modelação adequadas.
OA2 - Executar modelos BIM das especialidades de Arquitectura e Estruturas de edifícios de betão-armado e estrutura metálica convencionais, aplicando regras de modelação adequadas para satisfazer.
OA3 - Trabalhar de forma colaborativa.
Os conteúdos programáticos (CP) são:
CP1. História e Fundamentos da metodologia BIM.
CP2. Modelação de Estruturas de Betão-Armado.
CP3. Modelação de Arquitectura: paredes, tectos, vãos, elementos secundários.
CP4. Produção de mapas de quantidades, peças desenhadas e anotações.
CP5. Plataformas e trabalho colaborativo.
A avaliação é contínua e ocorre nas aulas, onde o professor verifica os exercícios semanais, relatórios de visitas e palestras de convidados e a participação na aula (50%). Há ainda um projeto de grupo desenvolvido ao longo do semestre através de uma metodologia colaborativa e realizado em conjunto com a disciplina de Sistemas e Processos de Construção I (50%). A discussão final do projeto, que acontece na última semana de aulas, e a participação nas visitas a obras são obrigatórias.
A avaliação contínua exige ainda ainda uma assiduidade mínima de 2/3 das aulas efetivamente lecionadas.
Dado o caractér prático e a metdologia de avaliação da UC, não há exame final.
Title: HOLZER, D. (2016). The BIM manager's handbook: guidance for professionals in architecture, engineering, and construction. Wiley, ISBN 9781118982426
ROBERTI; F.; FERREIRA; D. (2021). Increasing Autodesk Revit Productivity for BIM Projects: A practical guide to using Revit workflows to improve productivity and efficiency in BIM projects. Packt Publishing.
BORRMANN A. (ed). (2018) Building information modeling : technology foundations and industry practice. Springer, ISBN: 9783319928623
SACKS, R., EASTMAN, C., LEE, G., TEICHOLZ, P. (2018). BIM Handbook: A guide to Building Information Modeling for owners, managers, designers, engineers and contractors. Wiley.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Pen State University (2020). Project Execution Planning Guide.CROTTY, R. (2011), The Impact of Building Information Modelling: Transforming Construction, Routledge; ISBN 978-0415601672
HARDIN, B.; MCCOOL, D. (2015), BIM and Construction Management: Proven Tools, Methods, and Workflows, Wiley; 2nd edition, ISBN 978-1118942765
BIM dimensions - 3D, 4D, 5D, 6D BIM explained | NBS. (n.d.). Retrieved October 25th, 2022, from https://www.thenbs.com/knowledge/bim-dimensions-3d-4d-5d-6d-bim-explained
Authors:
Reference: null
Year:
Sistemas e Processos de Construção de Edifícios I
Sistemas e Processos de Construção I e Modelação Building Information Modelling I decorrem em paralelo, sendo a aprendizagem potenciada entre as duas UC, pois os sistemas e processo construtivos abordados em Sistemas e Processos de Construção são modelados em Modelação Building Information Modelling.
OA1. Descrever e explicar a constituição e os aspetos construtivos de sistemas de construção de edifícios em Betão-Armado e distinguir e descrever os sistemas secundários (pavimentos, paredes e coberturas).
OA2. Conhecer as atividades do projeto de estruturas e de higrotérmica e conforto para apoiar os profissionais responsáveis por esses processos através do desenvolvimento de processos de trabalho digitais, promovendo a interoperabilidade.
Os Conteúdos Programáticos são:
CP1. Sistemas de construção de edifícios. Características dos materiais e implicações de sustentabilidade.
CP2. Sistemas de suporte verticais, vigas e pavimentos: constituição de lajes em betão e de lajes aligeiradas; Revestimentos de piso.
CP3. Sistemas de paredes: Paredes exteriores não estruturais; Paredes interiores não estruturais; Revestimentos de paredes exteriores e interiores.
CP4. Sistemas de coberturas: Constituição e revestimentos de coberturas inclinadas; Constituição e revestimentos de coberturas horizontais.
CP5. Princípios do cálculo estrutural e higrotérmico.
Devido ao seu caráter prático e baseado em projeto, a avaliação ocorre ao longo do semestre e consiste em duas componentes:
1 - Teste (25%).
2 - Participação nas aulas, avaliada através da assiduidade e da entrega dos trabalhos de casa (15%).
3 - Projeto individual desenvolvido ao longo do semestre utilizando uma metodologia colaborativa, realizado em conjunto com a UC Modelação de Informação da Construção I (60%). Este projeto inclui uma discussão final, que acontece na última semana de aulas.
Para aprovação, o aluno não poderá ter nota inferior a 8,0 em nenhum dos componentes de avaliação.
É exigida uma assiduidade mínima de 2/3 das aulas.
A participação nas visitas a obras é obrigatória.
Não há exame.
Title: Ching, F. D. K., Onouye, B. S., & Zuberbuhler, D. (2013). Building Structures Illustrated.
Kind-Barkauskas, F. (2013). Concrete Construction Manual. ISBN 9783955531638.
Watts, A. (2016). Modern Construction Handbook (4th ed.). Birkhäuser, Basel.
Ching, F. D. K. (2014). European Building Construction Illustrated.
Canha da Piedade, A., et al. (2009). Térmica de Edifícios. Orion. ISBN 9789728620134.
Hegger, M., et al. (2006). Construction Materials Manual. Birkhäuser, Edition Detail.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Lovell, J. (2013). Building Envelopes: An Integrated Approach. Princeton Architectural Press; 1st edition. ISBN 978-1568988184
Nicol, F. (2017). Adaptive Thermal Comfort: Principles and Practice. Routledge; 1st edition. ISBN 978-1138430808
Allen, E., & Iano, J. (2019). Fundamentals of Building Construction: Materials and Methods (7th ed.). Wiley.
Fleming, E. (2005). Construction Technology: An Illustrated Introduction. Blackwell.
Allen, E. (2005). How Buildings Work: The Natural Order of Architecture (3rd ed.). Oxford University Press.
Authors:
Reference: null
Year:
Introdução ao Design Thinking
OA1. Adquirir conhecimentos sobre os fundamentos e etapas do processo de Design Thinking
OA2. Desenvolver competências como pensamento crítico, colaboração, empatia e criatividade.
OA3. Aplicar o Design Thinking na resolução de problemas em diversas áreas, promovendo a inovação e a melhoria contínua.
CP1. Introdução ao Design Thinking e Etapa 1: Empatia (3h)
CP2. Etapas 2 e 3: Definição do problema e Ideação (3h)
CP3. Etapa 4: Prototipagem (3h)
CP4. Etapa 5: Teste e aplicação do Design Thinking em diferentes áreas (3h)
Modalidade de Avaliação ao Longo do Semestre
• Participação em aula (20%): avalia a presença, envolvimento e contribuição dos estudantes nas discussões e atividades em sala de aula.
• Trabalho individual (40%): os estudantes irão desenvolver um projeto individual aplicando o Design Thinking para resolver um problema específico. Serão avaliados quanto à aplicação das etapas do Design Thinking, qualidade das soluções propostas e criatividade.
• Trabalho em grupo (40%): os estudantes formarão grupos para desenvolver um projeto conjunto, aplicando o Design Thinking na resolução de um desafio real. A avaliação será baseada na aplicação das etapas do Design Thinking, qualidade das soluções e colaboração entre os membros do grupo.
Para poder concluir a unidade curricular na modalidade de Avaliação ao Longo do Semestre o/a estudante tem de estar presente em 75% das aulas e não pode obter menos de 7 valores em nenhuma das componentes de avaliação.
A forte orientação para aprendizagem através de atividades práticas e de projeto justifica que nesta UC não esteja prevista a modalidade de avaliação final.
Title: Brown, T. (2008). Design Thinking. Harvard Business Review, 86(6), 84–92.
Lewrick, M., Link, P., & Leifer, L. (2018). The design thinking playbook: Mindful digital transformation of teams, products, services, businesses and ecosystems. John Wiley & Sons.
Lockwood, T. (2010). Design Thinking: Integrating Innovation, Customer Experience and Brand Value. Allworth Press.
Stewart S.C (2011) “Interpreting Design Thinking”. In: https://www.sciencedirect.com/journal/design-studies/vol/32/issue/6
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Brown, T., & Katz, B. (2011). Change by design. Journal of product innovation management, 28(3), 381-383.
Brown, T., Katz, B. M. Change by Design: How Design Thinking Transforms Organizations and Inspires Innovation. HarperBusiness, 2009.
Liedtka, J. (2018). Why Design Thinking Works. Harvard Business Review, 96(5), 72–79.
Gharajedaghi, J. (2011). Systems thinking: Managing chaos and complexity. A platform for designing business architecture. Google Book in: https://books.google.com/books?hl=en&lr=&id=b0g9AUVo2uUC&oi=fnd&pg=PP1&dq=design+thinking&ots=CEZe0uczco&sig=RrEdhJZuk3Tw8nyULGdi3I4MHlQ
Authors:
Reference: null
Year:
Apresentações em Público com Técnicas Teatrais
OA1. Desenvolver competências técnicas específicas da comunicação oral para apresentações em público.
OA2. Conhecer e identificar estratégias para a utilização eficaz do aparelho vocal.
OA3. Identificar e melhorar a expressão corporal. OA4. Aprender técnicas de performance.
Os objetivos de aprendizagem serão alcançados através de atividades práticas e reflexivas, apoiadas no método de ensino ativo e participativo que privilegia a aprendizagem experiencial. Os conhecimentos adquiridos envolvem quer a teoria teatral, quer as técnicas específicas de comunicação oral. Os estudantes aprenderão sobre os fundamentos da expressão vocal, interpretação de personagens e improvisação, adaptando esses conhecimentos ao contexto das apresentações em público.
CP1: Preparação para a apresentação.
CP2: Técnicas da Comunicação não verbal.
CP3: Comunicação voz e corpo, o envolvimento da audiência. CP4: Prática de apresentação e feedback. Os objetivos de aprendizagem serão alcançados através de atividades práticas e reflexivas, apoiadas no método de ensino ativo e participativo que privilegia a aprendizagem experiencial. As aulas serão compostas por atividades, tais como: Vivências teatrais e discussões em grupo; Atidades práticas; Apresentações e exposição de trabalhos autónomos; Reflexão individual.
A avaliação da UC de Apresentações em Público com Técnicas Teatrais (APTT) visa aferir o desenvolvimento das competências dos estudantes em aspetos essenciais para apresentações em público. A estrutura da avaliação contempla atividades, abrangendo diferentes aspetos do processo de aprendizagem experiencial que envolvem quer as técnicas teatrais, quer as técnicas específicas da comunicação.
A Avaliação ao Longo do Semestre contempla atividades que abrangem diferentes aspetos do processo da elaboração de uma apresentação em público, incluindo atividades de trabalho em grupo e individual:
Atividades em grupo (50%) [os estudantes são desafiados a atuarem em grupos de/até 5 elementos, constituídos de forma aleatória e de acordo com cada proposta de atividade].
1-Apresentações Práticas: os estudantes serão avaliados com base nas suas apresentações em público:
Descrição: cada grupo recebe uma proposta de apresentação devendo identificar os elementos da atividade e atuar em conformidade com o objetivo.
Os resultados do trabalho realizado são apresentados em sala aos colegas (Tempo/grupo: AP – 5 a 10 min. reflexão - 5 min.).
Avaliação (oral): baseada na participação ativa, organização das ideias e a objetividade na comunicação, expressão vocal e corporal, o uso de técnicas teatrais e a performance. As apresentações poderão ser individuais ou em grupo, dependendo das atividades propostas.
Atividades individuais (50%)
1-Exercícios e Tarefas Escritas (Trabalhos Autónomos):
Descrição: além das apresentações práticas, os estudantes serão solicitados a realizar exercícios e tarefas escritas relacionadas com os conteúdos abordados em cada aula. Estas atividades incluem reflexões sobre técnicas aprendidas, criação de um vision board, análise de objetivos académicos, autoavaliação do estudante ao longo do semestre, respostas a perguntas teóricas e elaboração de guiões de apresentação. Avaliação: (Componente oral e conteúdos em suporte escrito), organização, conteúdo, uso correto da estrutura e dos procedimentos dos trabalhos autónomos propostos em cada aula, capacidade de resposta às perguntas colocadas por colegas e docente. As competências de comunicação e a qualidade do trabalho escrito serão avaliadas, com foco na clareza da apresentação. Essas atividades ajudarão a aferir a compreensão conceitual dos conteúdos lecionados.
Não haverá avaliação por exame final, sendo a aprovação determinada pela média ponderada das avaliações ao longo do semestre.
Considerações Gerais: na avaliação será dado o feedback aos estudantes sobre o desempenho em cada atividade.
Para concluir a UC nesta modalidade o estudante tem de estar presente em 80% das aulas e ter mais de 7 valores em cada uma das avaliações.
Title: Prieto, G. (2014). Falar em Público - Arte e Técnica da Oratória. Escolar Editora.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Anderson, C. (2016). TED Talks: o guia oficial do TED para falar em público. Editora Intrinseca.
Luiz, P. (2019). Manual de Exercícios Criativos e Teatrais. Showtime. Rodrigues, A. (2022). A Natureza da Atividade Comunicativa. LisbonPress.
Authors:
Reference: null
Year:
Trabalho Académico com Inteligência Artificial
OA1. Conhecer a estrutura, linguagem e procedimentos éticos e normativos (APA) para elaboração de textos académicos.
OA2. Aprender como utilizar os modelos generativos para a elaboração de trabalhos académicos.
OA3. Discutir procedimentos de análise, pertinência e fiabilidade dos dados gerados por IA.
OA4. Reconhecer implicações éticas na utilização de IA Generativa em contexto académico. Os objetivos de aprendizagem serão alcançados através de atividades práticas e reflexivas, tais como:
• Discussões em grupo;
• Análise de textos;
• Defesa oral;
• Exercícos práticos.
CP1. Introdução: escrita académica e modelos generativos:
- Perceber como funciona a Inteligencia Atificial Generativa: o caminho que se percorre para o uso de IA generativa no ambiente académico.
CP2. Procedimentos de planeamento e construção de textos argumentativos com auxílio de IA:
- Identificar as possibilidades e as alucinações nas respostas produzidas por IA Generativa.
CP3. Análise crítica de textos produzidos: identificação e referenciação de fontes de dados e análise da sua relevância face aos objetivos dos trabalhos académicos:
- Explorar as possibilidades de validação dos dados e o potencial de uso das ferramentas de IA Generativa na produção de trabalhos académicos.
CP4. Oportunidades e riscos de utilização de IA: guia de boas práticas para acesso, partilha e utilização de IA Generativa em contexto académico:
- Compreender as dinâmicas na utilização responsável e eticamente comprometida ao realizar trabalhos académicos com ferramentas de IA Generativa.
A avaliação da UC visa aferir o desenvolvimento das competências dos estudantes na utilização informada de modelos generativos enquanto auxiliares de produção de trabalho académico. A Avaliação ao Longo do Semestre contempla as seguintes atividades:
1.Atividades individuais (50%)
1.1Participação nas atividades ao longo do semestre (10%).
Descrição: esta componente visa aferir os contributos específicos de cada estudante nas atividades realizadas.
Avaliação: intervenções em sala de aula; pertinência dos contributos específicos do estudante nos debates.
1.2 Simulações de prompts com ferramentas de IA em contexto académico (20%).
Descrição: o estudante deve criar uma prompt clara/justificada, bem estruturada, de acordo com o guião proposto pelo docente em aula.
Avaliação: (submeter no moodle), competências de comunicação e do trabalho em equipa com base na qualidade das simulações de prompts realizadas.
1.3 Defesa Oral - apresentação do grupo -5 min. debate -5 min.(20%).
Descrição: cada estudante deve apresentar à turma, os seus contributos no trabalho realizado.
Avaliação: após a apresentação do estudante, haverá uma sessão de perguntas e respostas.
2. Atividades em grupo (50%) [os estudantes são organizados em grupos de/até 5 elementos, constituídos de forma aleatória]
2.1 Apresentações em grupo, revisões, edições e validações dos conteúdos produzidos por IA (20%):
Descrição: formação de grupos de trabalho para rever e editar os textos, utilizando os modelos generativos.
Avaliação: (submeter no moodle),recolha de informações relevantes, a clareza e o caráter inovador da utilização de promts estruturadas.
2.2 Desenvolvimento de estratégias para fazer as revisões, edições e validações dos conteúdos produzidos por IA (10%).
Descrição: ao final de cada etapa da atividade, os estudantes terão de promover avaliações críticas, pela reflexão sobre os desafios éticos da integração da IAG em ambiente académico.
Avaliação: (submeter no moodle), os trabalhos serão corrigidos e avaliados com base na precisão e conformidade com a qualidade das revisões, edições e a participação dos estudantes nos feedbacks fornecidos aos colegas.
2.3 Simulações de Apresentações dos Projetos Finais (20%):
Descrição: os grupos elegem um tema e criam um projeto fictício seguindo a estrutura de um relatório técnico ou texto científico, fazendo uma apresentação do seu projeto em sala de aula (5 min.) e debatem o tema (5 min.).
Avaliação: (submeter no moodle): organização, conteúdo, uso correto da estrutura e procedimentos do trabalho académico.
Considerações Gerais: na Avaliação ao Longo do Semestre será dado o feedback sobre o desempenho do estudante em cada atividade. Para fazer a avaliação ao longo do semestre, os estudantes devem estar presentes em 80% das aulas e terem mais de 7 valores em cada uma das avaliações.
Havendo dúvidas sobre a participação nas atividades realizadas, o docente pode solicitar uma discussão oral. Avaliação final: Teste escrito presencial (100%).
Title: Cotton, D. R., Cotton, P. A., & Shipway, J. R. (2023). Chatting and cheating: Ensuring academic integrity in the era of ChatGPT. Innovations in Education and Teaching International, 1-12.
D'Alte, P., & D'Alte, L. (2023). Para uma avaliação do ChatGPT como ferramenta auxiliar de escrita de textos académicos. Revista Bibliomar, 22 (1), p. 122-138. DOI: 10.18764/2526-6160v22n1.2023.6.
Kasneci, E., Seßler, K., Küchemann, S., Bannert, M., Dementieva, D., Fischer, F., ... & Kasneci, G. (2023). ChatGPT for good? On opportunities and challenges of large language models for education. Learning and Individual Differences, 103, 102274.
Ribeiro, A. & Rosa, A. (2024). Descobrindo o potencial do CHATGPT em sala de aula: guia para professores e alunos. Atlantic Books. "
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Cowen, T., & Tabarrok, A. T. (2023). How to learn and teach economics with large language models, including GPT. GMU Working Paper in Economics No. 23-18, http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.4391863 Lund, B. D., Wang, T., Mannuru, N. R., Nie, B., Shimray, S., & Wang, Z. (2023). ChatGPT and a new academic reality: Artificial Intelligence‐written research papers and the ethics of the large language models in scholarly publishing. Journal of the Association for Information Science and Technology, 74(5), 570-581. Strunk, William (1918) Elements of Style Korinek, A. (2023). Language models and cognitive automation for economic research (No. w30957). National Bureau of Economic Research. https://www.nber.org/papers/w30957
Authors:
Reference: null
Year:
Qualidade e Segurança na Construção
Os objectivos gerais da UC são concretizados nos objectivos de aprendizagem seguintes:
OA1: Compreender a concepção, funcionamento e a natureza dinâmica dos estaleiros de construção.
OA2: Compreender o âmbito actual da gestão da qualidade na construção. Entender o contexto regulamentar e normativo. Apreender os procedimentos de gestão de qualidade no projecto. Conseguir conceber e implementar sistemas de gestão de qualidade.
OA3: Conhecer e interpretar a legislação relativa ao exercício da função de Coordenador de Segurança na Construção;
Realizar Planos de Segurança e Saúde, bem como validar tecnicamente os mesmos e monitorizar a sua execução em fase de obra;
Apoiar o Dono de Obra na elaboração e atualização da comunicação prévia de abertura de estaleiro e compilação técnica.
OA4: Perceber as sobreposições, sinergias, diferenças e possibilidades de integração entre sistemas de gestão de qualidade, de segurança e de sustentabilidade.
Os Conteúdos Programáticos da UC são os seguintes:
CP1 – Estaleiros
a) Instalações e meios de apoio
b) Concepção e funcionamento, inter-relações e transiência
CP2 - Qualidade na construção:
a) Da inspecção à Qualidade Total
b) Normas, Sistema Português da Qualidade, Acreditação e Certificação
c) Qualidade no Projecto
d) Estruturação e documentos de Sistemas de Gestão da Qualidade em obra
e) Implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade em obra
CP3 - Segurança e Saúde no trabalho (SST) na construção
a) Sistemas de gestão de SST
b) Regime Jurídico de SST
c) Coordenação de SST em Projecto e em Obra
CP4 - Sistemas integrados de Gestão da Qualidade, SST e Sustentabilidade, num perspectiva de BIM.
Há dois métodos de avaliação: Avaliação ao longo do semestre e Exame.
1 - Avaliação ao longo do semestre:
- trabalhos de projeto individuais com discussão e relatórios de visitas (60%)
- teste escrito individual (40%).
Para ter aproveitamento o aluno não poderá ter nota inferior a 8,0 valores em nenhum dos elementos de avaliação.
É exigida uma assiduidade mínima não inferior a 2/3 das aulas.
2 - Avaliação por Exame.
Title: D'Silva, J. (2021). Handbook on Quality Assurance & Quality Control in Construction. BUUKS. ISBN 978-9355300850
Velez, J. D., & Martín, J. N. (2019). Gestão e Fiscalização de Empreitadas. Lidel. ISBN 978-9897522079
Marsden, P. (2019). Digital Quality Management in Construction. Routledge. ISBN 978-1138390799
Howarth, T., & Watson, P. (2011). Construction Quality Management: Principles and Practice (1st ed.). Routledge. ISBN 978-0415569101
Pinto, D., Rodrigues, F., & Baptista, J. S. (2018). The contribution of digital technologies to construction safety. In 6th International Symposium on Occupational Safety and Hygiene (SHO), Guimarães.
Goetsch, D. (2011). Construction Safety & Health (2nd ed.). Pearson. ISBN 978-0132374699
Machado, L. F. (1996). Construção Civil - Manual de Segurança no Estaleiro. IDICT/AECOPS.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Greenhalgh, B. (2016). Introduction to Construction Contract Management. Routledge. ISBN 978-1138844148
Griffith, A., & Howarth, T. (2001). Construction Health and Safety Management. Routledge. ISBN 978-0582414426
Authors:
Reference:
Year:
Fundamentos de Programação
No final da UC, o aluno deverá estar apto a:
OA1: Aplicar os conceitos fundamentais de programação.
OA2: Criar procedimentos e funções com parâmetros.
OA3: Compreender a sintaxe da linguagem de programação Python.
OA4: Desenvolver soluções com programação para problemas de complexidades intermédia.
OA5: Explicar, executar e depurar fragmentos de código desenvolvido em Python.
OA6: Interpretar os resultados obtidos com a execução de código desenvolvido em Python .
OA7: Desenvolver projetos de programação.
CP1. Ambientes integrados de desenvolvimento. Introdução à programação: Sequência lógica e instruções, Entrada e saída de dados.
CP2. Constantes, variáveis e tipos de dados. Operações lógicas, aritméticas e relacionais.
CP3. Estruturas de controlo.
CP4. Listas e matrizes (listas de listas).
CP5. Procedimentos e funções. Referências e parâmetros.
CP6. Objetos e classes de objetos.
CP7. Manipulação de ficheiros.
CP8: Interface Gráfica.
A UC segue o modelo de avaliação ao longo do semestre por projeto pelo seu carácter eminentemente prático, não contemplando exame final.
O estudante é avaliado de acordo com os seguintes parâmetros:
A1 (30% da nota final): Tarefas de Aprendizagem validadas pelos docentes, com nota mínima de 8 valores na média das tarefas. São 10 tarefas de aprendizagem e contam as 8 melhores notas.
A2 (70% da nota final): Projeto Obrigatório em Grupo (máximo 3 integrantes) com discussão teórico-prática (Entrega: 30%, Prático-oral: 40% com nota mínima de 8). O componente A2 possui nota mínima de 9,5 valores.
O estudante que não atingir nota mínima poderá fazer um Projeto Prático a 100% com discussão oral.
É exigida uma assiduidade mínima não inferior a 2/3 das aulas.
Title: Portela, Filipe, Tiago Pereira, Introdução à Algoritmia e Programção com Python, FCA, 2023, ISBN: 9789727229314
Sónia Rolland Sobral, Introdução à Programação Usando Python, 2a ed., Edições Sílabo, 2024, ISBN: 9789895613878
Nilo Ney Coutinho Menezes, Introdução à Programação com Python: Algoritmos e Lógica de Programação Para Iniciantes. Novatec Editora, 2019. ISBN: 978-8575227183
John Zelle, Python Programming: An Introduction to Computer Science, Franklin, Beedle & Associates Inc, 2016, ISBN-13 : 978-1590282755
Ernesto Costa, Programação em Python: Fundamentos e Resolução de Problemas, 2015, ISBN 978-972-722-816-4,
Authors:
Reference: null
Year:
Title: João P. Martins, Programação em Python: Introdução à programação com múltiplos paradigmas, IST Press, 2015, ISBN: 9789898481474
David Beazley, Brian Jones, Python Cookbook: Recipes for Mastering Python 3, O'Reilly Media, 2013, ISBN-13 ? : ? 978-1449340377
Kenneth Reitz, Tanya Schlusser, The Hitchhiker's Guide to Python: Best Practices for Development, 1st Edition, 2016, ISBN-13: 978-1491933176, https://docs.python-guide.org/
Eric Matthes, Python Crash Course, 2Nd Edition: A Hands-On, Project-Based Introduction To Programming, No Starch Press,US, 2019, ISBN-13 : 978-1593279288
Authors:
Reference: null
Year:
Técnicas de Levantamento, Diagnóstico e Reabilitação de Edifícios
Os Objetivos de Aprendizagem (OA) são:
OA1 - Refletir e aplicar os princípios teóricos, as normas e recomendações de intervenção para estabelecer diálogos com os restantes profissionais;
OA2 - Conhecer e utilizar meios de levantamento e caracterização de edifícios, materiais e sistemas construtivos e identificar as principais anomalias e patologias;
OA3 - Utilizar de forma integrada e eficiente as tecnologias digitais para colaborar em equipas multidisciplinares no diagnóstico, projeto e operações de reabilitação e reforço de edifícios.
Os Conteúdos Programáticos são:
CP1. A reutilização, conversão e reabilitação de edifícios no contexto da Economia Circular para a Sustentabilidade, princípios para a intervenção no património construído classificado e não-classificado.
CP2. Técnicas de levantamento e caracterização de edifícios, identificação de sistemas construtivos, inventariação de materiais, identificação de patologias.
CP3. Modelação BIM para reabilitação, LaserScan, fotogrametria terrestre e aérea, termografia e outras técnicas de levantamento
A avaliação é periódica:
Trabalho de grupo: 60%
Teste prático individual: 40%
Assiduidade mínima de 2/3 das aulas lecionadas, nota mínima de 8,0 valores em todos os instrumentos de avaliação.
Os alunos que reprovarem na avaliação periódica poderão fazer um exame final (100%).
Title: ENGLAND, H., 2018. 3D Laser Scanning for Heritage, https://historicengland.org.uk/images-books/publications/3d-laser-scanning-heritage/heag155-3d-laser-scanning.
LNEC. Soluções Construtivas de Edifícios Antigos. ITE 54. Lisboa: LNEC, 2009.
BAKER, N., The Handbook of Sustainable Refurbishment: Non-Domestic Buildings, Routledge; 1st edition, 2009, ISBN ? 9781844074860
APPLETON, J., Reabilitação de edifícios antigos: patologias e tecnologias de intervenção, Orion, 2014, ISBN 9789728620035.
PINHO, F. 2021. Reabilitação estrutural de paredes de alvenaria tradicional. Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova, ISBN 9789895449354.
SMITH, M., CORSE, M., C.2021. Building Surveyor?s Pocket Book. Routledge, ISBN 978-1138307919.
COIAS, V. Inspecções e Ensaios na Reabilitação de Edifícios. IST, ISBN 9789728469535
Authors:
Reference: null
Year:
Title: MAGRINI, A., Building Refurbishment for Energy Performance: A Global Approach, Springer; 2014, ISBN 978-3319030739.
FEILDEN, B., Conservation of Historic Buildings, Routledge, 2003, ISBN 9780750658638.
HIGHFIELD, D, Refurbishment and Upgrading of Buildings, Taylor & Francis; 1st edition, 2000, ISBN-13 ? : ? 9780419231608.
LOPES, F., CORREIA, M. B., Património arquitectónico e arqueológico. Cartas, recomendações e convenções internacionais, Lisboa, Livros Horizonte, 2004, ISBN 9722413074.
HENRIQUES, F.M.A., Humidade em paredes, 2ª Edição, Colecção Edifícios 1, Lisboa, LNEC, 1995, ISBN 9724915921.
AAVV, Tratado de rehabilitación (5 vol.), Madrid, Munilla-Leria, 1999, ISBN 9788489150300.
Authors:
Reference: null
Year:
Modelação da Informação de Construção II
Os objetivos gerais são concretizados nos seguintes objetivos de aprendizagem:
OA1. Modelação de terrenos e infraestruturas: estradas, viadutos, estruturas especiais.
OA2. Modelação de sistemas, redes e equipamentos em edifícios.
OA3. Gestão do trabalho e interoperabilidade.
Os Conteúdos Programáticos são:
CP1. Modelação de terrenos, movimentação de terras e e estruturas de contenção.
CP2. Criação de famílias.
CP3. Modelação de vias e obras de arte.
CP4. Modelação de equipamentos e sistemas em edifícios: ventilação e climatização, abastecimento de águas, gás e energia, drenagens, etc.
CP5. Customização de softwares de modelação e gestão de templates.
Devido ao ensino baseado em projeto, a avaliação é ao longo do semestre e consiste em:
- exercícios individuais lançados nas aulas e completados autonomamente, relatórios de visitas e participação na aula (40%).
- projeto individual desenvolvido ao longo do semestre através de uma metodologia colaborativa, com discussão final e realizado em conjunto com a disciplina de Sistemas e Processos de Construção II (60%).
A participação nas visitas a obras é obrigatória.
É exigida uma assiduidade mínima não inferior a 2/3 das aulas.
Não há exame final.
Title: buildingSMART Portugal. (2024). Employer's Information Requirements (EIR). Retrieved from https://github.com/buildingSMART-Portugal/EIR/blob/main/EIR.md
HOLZER, D. (2016). The BIM manager's handbook: guidance for professionals in architecture, engineering, and construction. Wiley, ISBN 9781118982426
ROBERTI; F.; FERREIRA; D. (2021). Increasing Autodesk Revit Productivity for BIM Projects: A practical guide to using Revit workflows to improve productivity and efficiency in BIM projects. Packt Publishing.
BORRMANN A. (ed). (2018) Building information modeling : technology foundations and industry practice. Springer, ISBN: 9783319928623
SACKS, R., EASTMAN, C., LEE, G., TEICHOLZ, P. (2018). BIM Handbook: A guide to Building Information Modeling for owners, managers, designers, engineers and contractors. Wiley.
Authors:
Reference:
Year:
Title: NBS. (2022). BIM dimensions - 3D, 4D, 5D, 6D BIM explained. Retrieved October 25, 2022, from https://www.thenbs.com/knowledge/bim-dimensions-3d-4d-5d-6d-bim-explained
Hardin, B., & McCool, D. (2015). BIM and Construction Management: Proven Tools, Methods, and Workflows. Wiley; 2nd edition. ISBN 978-1118942765
Penn State University. (2020). Project Execution Planning Guide.
Crotty, R. (2011). The Impact of Building Information Modelling: Transforming Construction. Routledge. ISBN 978-0415601672
Authors:
Reference:
Year:
Projeto II
No final da UC, o aluno deverá estar apto a:
OA.1. Perceber o que é o empreendedorismo;
OA.2. Conceber ideias inovadoras, usando técnicas de ideação e de ""design thinking"";
OA.3. Elaborar propostas de valor, modelos de negócio e planos de negócio;
OA.4. Promover a empresa, produtos e serviços;
OA.5. Desenvolver, testar e demonstar a funcionalidade de produtos, processos e serviços de base tecnológica;
OA.6. Analisar a escalabilidade do negócio;
OA.7. Preparar planos de internacionalização e de comercialização;
OA.8. Procurar e analisar as fontes de financiamento
I. Introdução ao Empreendedorismo;
II. Técnicas de geração e discussão de ideias;
III. Criação de Propostas de Valor;
IV. Comunicação de ideias de negócio;
V. Desenho de Modelos de Negócio;
VI. Elaboração de Planos de Negócio;
VII. Teste e avaliação de protótipos de produtos, processos e serviços;
VIII. Análise de escalabilidade;
IX. Internacionalização e comercialização;
X. Fontes de financiamento
Avaliação periódica:
- Realização de projeto em grupo: primeira apresentação: 30%; segunda apresentação: 30%; relatório final: 40%;
As apresentações, demonstrações e defesa são em grupo.
Title: John Wiley & Sons; Osterwalder, A., & Pigneur, Y. (2014). Value Proposition Design: How to Create Products and Services Customers Want. John Wiley & Sons.
Palgrave Macmillan; Osterwalder, A., & Pigneur, Y. (2010). Business Model Generation: A Handbook for Visionaries, Game Changers, and Challengers.
Burns, P. (2016). Entrepreneurship and Small Business.
Pearson; Dorf. R., Byers, T. Nelson, A. (2014). Technology Ventures: From Idea to Enterprise. McGraw-Hill Education;
Mariotti, S., Glackin, C. (2015). Entrepreneurship: Starting and Operating A Small Business, Global Edition.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Referências complementares e textos de apoio serão disponibilizados pela equipa docente.
Authors:
Reference: null
Year:
Projeto III
No final desta UC, o aluno deverá estar apto a:
OA.1. Apresentar a imagem do produto/serviço num sítio web
OA.2. Apresentar a imagem do produto/serviço em redes sociais
OA.3. Descrever as funcionalidades do produto/serviço
OA.4. Descrever as fases do plano de desenvolvimento
OA.5. Desenvolver a totalidade do protótipo
OA.6. Testar o protótipo em laboratório
OA.7. Realizar os ajustes para o funcionamento do produto, processo ou serviço
OA.8. Otimizar a produção do produto, processo ou serviço tendo em consideração aspetos económicos, impacto social e ambiental
OA.9. Rever o plano de negócio após desenvolvimento e testes, incluindo os vários aspetos de comercialização e imagem
OA.10. Definir o plano de manutenção e gestão de produto/serviço
I. Desenvolvimento da imagem do produto/serviço
II. Funcionalidades do produto/serviço
III. Plano de desenvolvimento
IV. Desenvolvimento do produto/serviço (web/mobile ou outro)
V. Revisão do plano de negócio
VI. Manutenção e gestão de produto/serviço
VII. Planos de certificação
VIII. Propriedade intelectual, patentes e documentação de suporte
IX. Principais aspetos para a criação de startup - jurídicos, contabilidade, registo, contratos, capital social, obrigações, impostos
Avaliação periódica:
- Realização de projeto em grupo: primeira apresentação: 30%; segunda apresentação: 30%; relatório final: 40%; As apresentações, Demonstrações e Defesa são em grupo.
Title: John Wiley & Sons; Osterwalder, A., & Pigneur, Y. (2014). Value Proposition Design: How to Create Products and Services Customers Want. John Wiley & Sons.
Osterwalder, A., & Pigneur, Y. (2010). Business Model Generation: A Handbook for Visionaries, Game Changers, and Challengers.
McGraw-Hill Education; Burns, P. (2016). Entrepreneurship and Small Business. Palgrave Macmillan;
Pearson; Dorf. R., Byers, T. Nelson, A. (2014). Technology Ventures: From Idea to Enterprise.
Mariotti, S., Glackin, C. (2015). Entrepreneurship: Starting and Operating A Small Business, Global Edition.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Referências complementares e textos de apoio serão disponibilizados pela equipa docente.
Authors:
Reference: null
Year:
Programação para a Internet
OA1 Enquadrar e compreender os principais componentes da World Wide Web;
OA2 Conhecer e aplicar corretamente o modelo de programação cliente e o paradigma MVC;
OA3 Utilizar e estender as tecnologias de servidor para desenvolver aplicações e serviços web;
OA4 Integrar aplicações e serviços web com Sistemas de Gestão de Base de Dados;
OA5 Compreender o pipeline do ciclo de vida de um projeto para web;
OA6 Desenvolver a criatividade, inovação tecnológica, pensamento crítico;
OA7 Desenvolver a autoaprendizagem, revisão por pares, trabalho em equipa, expressão oral.
C1 Introdução. A história da Web. Linguagens de programação para a Web; Standards W3C.
C2 Arquitetura da World Wide Web. Marcação de telas com HyperText Markup Language (HTML).
C3 Programação do lado do cliente. Descrição da estrutura (HTML), folhas de estilo (CSS) e atualização dinâmica da interface gráfica. Validação da entrada; Introdução à segurança do lado do cliente.
C4 Programação do lado do servidor. Distribuição de conteúdos estáticos, geração dinâmica de conteúdos e padrão de desenho MVC. Serviços e comunicação entre serviços. Introdução à segurança do lado do servidor.
C5 Persistência de dados. Integração com Sistemas de Gestão de Base de Dados
C6 Arquiteturas web orientadas para serviços. Serviços Web e Microserviços. Modelos de middleware para a Web. Conteinerização.
UC com Avaliação Periódica, não contemplando Exame Final.
Pesos da avaliação:
- 4 mini-testes individuais de resposta múltipla [40%][10% por mini-teste].
- Projeto [60%] (squad de 2 até 4 membros), com relatório [10%] apresentação em grupo [20%] e discussão oral individual [30%].
Se reprova na época normal (< 8 valores), na média dos mini-testes, o aluno acede ao exame de 1º ou 2ª épocas, valendo 40% da nota em uma avaliação escrita, e sendo obrigatória a aprovação no Projeto em Grupo OU a realização de um Projeto Individual com discussão oral e relatório [60%][20% projeto][30% oral][10% relatório].
Title: Livros de texto:
Dean J. (2018). Web Programming with HTML5, CSS, and JavaScript. Ed: Jones & Bartlett Learning. ISBN-13: 978-1284091793. ISBN-10: 1284091791
Menezes N. (2019). Introdução à programação com Python: Novatec. ISBN-13: 978-8575227183.
Grinberg M. (2018). Flask Web Development: Developing Web Applications with Python. O'Reilly. ISBN: 978-1491991732
George N. (2019). Build a Website With Django 3: A complete introduction to Django 3. GNW Independent Publishing. ISBN: 978-0994616890.
Ahmad H. (2017). Building RESTful Web Services with PHP 7. Ed: Packt Publishing. ISBN-13: 9781787127746.
Hillar G. (2016). Building RESTful Python Web Services. Packt Publishing. ISBN: 978-1786462251
Haverbeke M. (2018). Eloquent JavaScript: A Modern Introduction to Programming (3rd. ed.). No Starch Press, USA.
Architecture of the World Wide Web, Volume One, W3C Recommendation 15 December 2004, https://www.w3.org/TR/webarch/
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Haverbeke M. (2018). Eloquent JavaScript: A Modern Introduction to Programming (3rd. ed.). No Starch Press, USA.
Architecture of the World Wide Web, Volume One, W3C Recommendation 15 December 2004, https://www.w3.org/TR/webarch/
Artigos:
Fielding, R. T. (2000) REST: Architectural Styles and the Design of Network-based Software Architectures, PhD thesis, University of California, Irvine.
Authors:
Reference: null
Year:
Modelação da Informação de Construção
OA1. Modelação de redes em edifícios.
OA2. Conhecer, aplicar e verificar requisitos de qualidade de modelação.
OA3. Compreender a interoperabilidade na construção digital e trabalhar em ambientes colaborativos abertos.
OA4. Conhecer e desenvolver métodos de trabalho usando softwares Open-Source e partilha de informação.
Os Conteúdos Programáticos são:
CP1. Modelação de redes de AVAC, águas, gás e energia.
CP2. Garantia de qualidade, técnicas e softwares de Q&A
CP3. Utilização de modelos BIM para sustentabilidade, análise energética, gestão de instalações.
CP4. Formas abertas de troca de informação, formato IFC
CP5. Softwares de modelação Open-Source e metodologias abertas.
A avaliação periódica consiste em 2 testes individuais realizados em aula (30%) e um trabalho de modelação em grupo, segundo metodologia colaborativa, que é feito em conjunto com a UC de Sistemas e Instalações e Edifícios Inteligentes (70%). Dispensam de exame os alunos que obtenham simultaneamente média dos testes =>9,5 e tenham nota acima de 8,0 em todos os testes.
Para participar na avaliação periódica a assiduidade deverá ser >= 2/3 das aulas.
Exame final com componente teórica e prática.
Title: ISO 19650-1&2:2018. Organization and digitization of information about buildings and civil engineering works, including building information modelling (BIM) - Information management using building information modelling.
CT197 (2016). Plano de Execução BIM
SACKS, R., EASTMAN, C., LEE, G., TEICHOLZ, P. (2018). BIM Handbook: A guide to Building Information Modeling for owners, managers, designers, engineers and contractors. WileyBIM, ISBN: 9781119287537
BORRMANN A. (ed). (2018) Building information modeling : technology foundations and industry practice. Springer, ISBN: 9783319928623
KRYGIEL, E. (2008), Green BIM: Successful Sustainable Design with Building Information Modeling, Sybex; 1st edition, ISBN 9780470239605
BARNES, P., (2020). BIM for Project Managers: Digital Construction Management, ICE Publishing, ISBN 9780727765291
HOLZER, D. (2016). The BIM manager's handbook: guidance for professionals in architecture, engineering, and construction. Wiley, ISBN 9781118982426
Authors:
Reference: null
Year:
Title: BIM dimensions - 3D, 4D, 5D, 6D BIM explained | NBS. (n.d.). Retrieved October 25th, 2022, from https://www.thenbs.com/knowledge/bim-dimensions-3d-4d-5d-6d-bim-explained
HARDIN, B.; MCCOOL, D. (2015), BIM and Construction Management: Proven Tools, Methods, and Workflows, Wiley; 2nd edition, ISBN 978-1118942765
Pen State University (2020). Project Execution Planning Guide.CROTTY, R. (2011), The Impact of Building Information Modelling: Transforming Construction, Routledge; ISBN 978-0415601672
Authors:
Reference: null
Year:
Sistemas, Instalações e Edifícios Inteligentes
OA1. Dominar a tecnologia de instalação das diversas redes prediais;
OA2. Reconhecer os condicionamentos nos traçados das diversas redes, procedendo à sua compatibilização.
OA3. Identificar os elementos constituintes das diferentes instalações prediais;
OA4. Identificar os princípios básicos de funcionamento das diversas redes;
OA5. Compreender os sistemas para edifícios inteligentes e integração de instalações, do ponto de vista da construção sustentável.
CP1. Instalações. Introdução;
CP2. Sistemas de distribuição e drenagem de águas;
CP3. Sistemas de distribuição de electricidade e telecomunicações;
CP4. Sistemas de distribuição de gás;
CP5. AVAC - Aquecimento, refrigeração e renovação de ar;
CP6. Outros sistemas (aspiração central, alarmes, detecção e extinção de incêndios);
CP7. As camadas (shearing layers) e in(ter)dependência entre sistemas.
CP8. Sistemas para edifícios inteligentes e integração de instalações.
A avaliação periódica consiste em:
- trabalhos de grupo com discussão (50%) e relatórios de visitas (15%). O trabalho é conjunto com a UC Modelação BIM III.
- teste escrito individual (35%), durante o período de aulas.
Para ter aproveitamento na avaliação contínua e periódica o aluno não poderá ter nota inferior a 8,0 valores em nenhum dos elementos de avaliação e a sua assiduidade deverá ser >= 2/3.
Os alunos que não tenham tido aproveitamento na avaliação contínua e periódica poderão efectuar um exame ecrito.
Title: PEDROSO, Vitor M. R. - Instalações de Combate a Incêndios com Água em Edifícios - Lisboa, 1996, LNEC, ITE 41.
LNEC, Instalações Eléctricas em Edifícios para Habitação - Lisboa, 1976, LNEC, CPP 518.
CHADDERTON, D. Building Services Engineering. London: Spon Press, 2004.
ALLEN, Edward - Cómo Funciona un Edificio Principios Elementales - Barcelona, Gustavo Gili, 1993
VIEGAS, João Carlos - Ventilação Natural de Edifícios de Habitação - Lisboa, 1996 - LNEC.
PEDROSO, Vitor M. R. - Manual dos Sistemas Prediais de Distribuição e Drenagem de Águas, LNEC, CED 7
LNEC, Regras de Dimensionamento das Redes Prediais de Distribuição de Água e de Drenagem de Águas Residuais Domésticas e Pluviais (ITE 31 LNEC).
GUARNIERI, E., Domótica de baixo custo com ênfase em eficiência energética, Novas Edições Academicas, 2018, ISBN? 978-6202181976
SINOPOLI, J.M, Smart Buildings Systems for Architects, Owners and Builders, Butterworth-Heinemann; 1st edition, 2009 ISBN ? 978-1856176538
Authors:
Reference: null
Year:
Title: BONIFÁCIO, Horácio; Sousa, Pedro F.; Rodrigues, Maria João - Vocabulário Tècnico e Crítico de Arquitectura - Quimera Editores, 1990
IPQ, Norma Portuguesa - NP- 1037-1 - 2002.
Regulamento Geral dos Sistemas Públicos e Prediais de Distribuição de Água e de Drenagem de Águas Residuais.
PIEDADE, A Canha da. - Princípios da Construção de Edifícios, Lisboa, IST, 1998.
FARINHA, J. S. Brazão; REIS, A. Correia dos Tabelas técnicas - edição P.O.B., Setúbal, 1992.
ARTECONI, A, Evaluation of Energy Efficiency and Flexibility in Smart Buildings, Mdpi AG, 2021 ISBN ? 978-3039438495.
PEDROSO, Vitor M. R. - Patologia das Instalações Prediais de Distribuição de Água - Lisboa, 1997, LNEC, COM 8.
Authors:
Reference: null
Year:
Sistemas e Processos de Construção de Edifícios II
Sistemas e Processos de Construção II decorre em simultâneo com Modelação BIM II, sendo a aprendizagem potenciada entre as duas UC, pois os sistemas e processos construtivos abordados em Sistemas e Processos de Construção II são representados em Modelação Building Information Modelling II.
Os Objetivos de Aprendizagem específicos são os seguintes:
OA1. Compreender e conceber de forma integrada - espaço, estrutura, sistema construtivo, divisórias, fachadas, redes - os edifícios altos, incluindo a segurança anti-sísmica, incêndio, acessibilidade, sistemas para conforto higrotérmico e qualidade do ar interior e restantes redes prediais, incluindo relação com o exterior.
OA2. Conhecer os métodos de escavação e aterro e os sistemas de contenção de terras para todo o tipo de obras.
OA3. Conhecer obras de infraestruturas, funcionamento funcional e estrutural e métodos construtivos.
Os Conteúdos Programáticos da UC são os seguintes:
CP1. Conceção de edifícios altos com estrutura em betão, aço, madeira e mistos: segurança sísmica, incêndio e principal legislação.
CP2. Sistemas de construção secundários: Tetos falsos; Pavimentos elevados; Vãos exteriores e interiores; Escadas; Sistemas de elevação mecânicos.
CP3. Redes prediais: Sistemas de AVAC e de Extração de fumos e gases. Abastecimento de águas; Drenagem de águas residuais; Instalações elétricas; Distribuição de gás; Telecomunicações e domótica; Segurança contra incêndio.
CP4. Métodos de escavação, aterro e de suporte de terras e as soluções de fundação comuns.
CP5. Estradas, Pontes e Viadutos, Obras enterradas e Hidráulicas, Estruturas especiais.
Devido ao seu caráter prático e baseado em projeto, a avaliação ocorre ao longo do semestre e consiste em duas componentes:
1 - Teste (25%).
2 - Participação nas aulas, avaliada através da assiduidade e da entrega dos trabalhos de casa (15%).
3 - Projeto individual desenvolvido ao longo do semestre utilizando uma metodologia colaborativa, realizado em conjunto com a UC Modelação de Informação da Construção II (60%). Este projeto inclui uma discussão final, que acontece na última semana de aulas.
Para aprovação, o aluno não poderá ter nota inferior a 8,0 em nenhum dos componentes de avaliação.
É exigida uma assiduidade mínima de 2/3 das aulas.
A participação nas visitas a obras é obrigatória.
Não há exame.
Title: Shen, J., et al. (2021). Design of Steel Structures. McGraw Hill. ISBN 978-1260452334.
Santos, J., & Calado, L. (2010). Estruturas Mistas de Aço e Betão. IST. ISBN 9789728469849.
Silvestre, N., et al. (2013). Manual de Conceção de Estruturas e Edifícios em LSF - Light Steel Framing. CMM. ISBN 9789899560581.
Simões, R. (2014). Manual de Dimensionamento de Estruturas Metálicas. Associação Portuguesa de Construções Metálicas e Mistas. ISBN 9789899560598.
Aghayera, A., & Vigil, J. (2019). Structural Wood Design: ASD/LRFD. CRC Press. ISBN 978-0367875626.
Cachim, P. (2014). Construção em Madeira. Publindustria. ISBN 9789897230523.
Beemer, W. (2016). Learn to Timber Frame: Craftsmanship, Simplicity, Timeless Beauty. Storey Publishing. ISBN 9781612126685.
Negrão, J., & Faria, A. (2009). Projecto de Estruturas de Madeira. Publindustria. ISBN 9789728953362.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Allen, E. (2005). How Buildings Work: The Natural Order of Architecture (3rd ed.). Oxford University Press.
Watts, A. (2016). Modern Construction Handbook (4th ed.). Birkhäuser, Basel.
Hegger, M., et al. (2006). Construction Materials Manual. Birkhäuser, Edition Detail.
Fleming, E. (2005). Construction Technology: An Illustrated Introduction. Blackwell.
Ching, F. D. K. (2014). European Building Construction Illustrated.
Ching, F. D. K., Onouye, B. S., & Zuberbuhler, D. (2013). Building Structures Illustrated.
Authors:
Reference: null
Year:
Gestão da Construção
OA1. Compreender o contexto da indústria da construção.
OA2. Organizar empreitadas do ponto de vista do cliente.
OA3. Gerir empreitadas do ponto de vista do empreiteiro.
CP1. Empreendimentos e obras. Terminologia, definições, intervenientes;
CP2. Legislação aplicável;
CP3. Fases e modos de realização de uma obra. Parcerias Público Privadas;
CP4. Actividades pré-contratação. Modos de contratação. Adjudicações
CP5. Qualificação de empreiteiros;
CP6. Orçamentação na óptica do empreiteiro.
CP7. Organização de estaleiros;
CP8. Facturação, pagamentos, revisão de preços, garantias;
CP9. Qualidade na construção;
CP10. Segurança na construção.
A avaliação periódica consiste de três testes teóricos e práticos individuais realizados em aula. Dispensam de exame os alunos que obtenham simultaneamente média dos testes superior a 9,5 e não tenham nenhuma nota abaixo de 7,0 em nenhum teste.
A assiduidade deverá ser >= 2/3 das aulas
Exame final prático para estudantes que não obtenham aprovação na avaliação periódica.
Title: Machado, L. F. - ?Construção Civil - Manual de Segurança no Estaleiro?, IDICT/AECOPS, 1996
Borges, J. Ferry - ?Qualidade na Construção?, Curso 167, LNEC, Lisboa, 1988
Montes, Nelson - ?Coordenação da Execução de Obras?, ITE2, LNEC, Abril, 1968
Santo, Fernando - ?Edifícios - Visão Integrada de Projectos e Obras - Manual de consulta das diferentes especialidades?, ISBN 972-98487-2-6, Ordem dos Engenheiros, , Lisboa, 2002
Martinez, F. Alvarez - ?Orçamentos para a Construção - Monografias sobre Construção e Arquitectura?, Edições Plátano, ISBN-972-707-032-9, Barcelona, 1997
Paz Branco, J. - ?Rendimentos de Mão-de-Obra, Materiais e Equipamento em Edificação e Obras Públicas ( Tabelas)?, Texto Editora, 2ª Edição, Lisboa, 1998
Fonseca, M. Santos - ?Curso sobre Regras de Medição na Construção?, 4ª Edição, ISBN 972-49-1739-8, LNEC, Lisboa, 1999
Greenhalgh, Brian - Introduction to Construction Contract Management , Routledge 2016, ISBN-10 ? 9781138844179
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Costa, J.C. Franco - ?Materiais de Construção - Seu Controlo e Aplicação em Obra?, Curso Profissional 512, LNEC, Lisboa, 1993
Authors:
Reference: null
Year:
Tecnologia, Economia e Sociedade
Depois de completar esta UC, o estudante será capaz de:
OA1. Identificar os principais temas e debates relativos aos impactos das tecnologias digitais nas sociedades contemporâneas;
OA2. Descrever, explicar e analisar esses temas e debates de forma fundamentada;
OA3. Identificar as implicações da mudança tecnológica digital em termos económicos, sociais, culturais, ambientais e científicos;
OA4. Prever algumas das consequências e impactos no tecido social resultantes da implementação de uma solução tecnológica digital;
OA5. Explorar as fronteiras entre o conhecimento tecnológico e o conhecimento das ciências sociais;
OA6. Desenvolver formas de aprendizagem interdisciplinar e de pensamento crítico, debatendo, com interlocutores de áreas científicas e sociais diversas.
CP1. A transformação digital como novo paradigma civilizacional.
CP2. Os impactos das tecnologias digitais na Economia.
CP3. Os impactos das tecnologias digitais no trabalho.
CP4. Os impactos das tecnologias digitais nas desigualdades.
CP5. Os impactos das tecnologias digitais na democracia.
CP6. Os impactos das tecnologias digitais na arte.
CP7. Os impactos das tecnologias digitais nos direitos individuais.
CP8. Os impactos das tecnologias digitais nas relações humanas.
CP9. Os impactos das tecnologias digitais no futuro da humanidade.
CP10. Inteligência Artificial Responsável.
CP11. O impacto da Computação quântica nas tecnologias do futuro.
CP12. Os impactos das tecnologias digitais na geopolítica.
O processo de avaliação compreende os seguintes elementos:
A) Avaliação ao longo do semestre
A1. Debates entre grupos de estudantes sobre questões e problemas relacionados com cada um dos Conteúdos programáticos. Cada grupo participará em três debates ao longo semestre. A avaliação do desempenho de cada grupo por debate corresponde a 15% da nota final de cada estudante no grupo, correspondendo no total a 3 x 15% = 45% da nota final de cada estudante.
A2. Avaliação da participação correspondendo a 5% da nota final de cada estudante.
A3. Teste final, com parte dos conteúdos provenientes dos debates em grupo e a outra parte das exposições por parte do Docente, correspondendo a 50% da nota final de cada estudante.
É exigida uma nota mínima de 9,5 valores em cada momento de avaliação e a presença num mínimo de 3/4 das aulas.
B) Avaliação por exame final: Prova escrita individual, correspondendo a 100% da nota final.
Title: Chalmers, D. (2022). Adventures in technophilosophy In Reality+ - Virtual Worlds and the problems of Philosophy (pp. xi-xviii). W. W. Norton & Company.
Chin, J., Lin, L. (2022). Dystopia on the Doorstep In Deep Utopia – Surveillence State – Inside China’s quest to launch a new era of social control (pp. 5–11). St. Martin’s Press.
Dignum, V. (2019). The ART of AI: Accountability, Responsibility, Transparency In Responsible Artificial Intelligence - How to Develop and Use AI in a Responsible Way (pp. 52–62). Springer.
Howard, P. N. (2020). The Science and Technology of Lie Machines In Lie Machines - How to Save Democracy from Troll Armies, Deceitful Robots, Junk News Operations, and Political Operatives (pp. 1-4; 6-7; 10-18). Yale University Press.
Kearns, M., Roth, A. (2020). Introduction to the Science of Ethical Algorithm Design In The Ethical Algorithm - The Science of Socially Aware Algorithm Design (pp. 1-4; 6-8; 18-21). Oxford University Press.
Authors:
Reference:
Year:
Title: (Principal - continuação)
Kissinger, H. A., Schmidt, E., Huttenlocher, D (2021). Security and World Order In The Age of AI - And Our Human Future (pp. 157–167, 173-177). John Murray Publishers.
Parijs, P. V., Vanderborght, Y. (2017). Ethically Justifiable? Free Riding Versus Fair Shares In Basic Income - A Radical Proposal for a Free Society and a Sane Economy (pp. 99–103). Harvard University Press.
Pentland, A. (2014). From Ideas to Actions In Social Physics – How good ideas spread – The lessons from a new science (pp. 4–10). The Penguin Press.
Zuboff, S. (2021). O que é capitalismo de vigilância? In A Era do Capitalismo de Vigilância - A luta por um futuro humano na nova fronteira de poder (pp. 21–25). Intrínseca.
***
(Complementar)
Acemoglu, D.; Johnson, S. (2023). What Is Progress? In Power and progress: our thousand-year struggle over technology and prosperity (pp. 1 - 7). PublicAffairs.
Bostrom, N. (2024). The purpose problem revisited In Deep Utopia – Life and meaning in a solved world (pp. 121–124). Ideapress Publishing.
Castro, P. (2023). O Humanismo Digital do século XXI e a nova Filosofia da Inteligência Artificial In 88 Vozes sobre Inteligência Artificial - O que fica para o homem e o que fica para a máquina? (pp. 563 – 572). Oficina do Livro/ISCTE Executive Education.
Gunkel, D. J. (2012). Introduction to the Machine Question In The Machine Question - Critical Perspectives on AI, Robots, and Ethics (pp. 1-5). The MIT Press.
Innerarity, D. (2023). O sonho da máquina criativa. In Inteligência Artificial e Cultura – Do medo à descoberta (pp. 15 – 26). Colecção Ciência Aberta, Gradiva.
Jonas, H. (1985). Preface to the English version of the Imperative of Responsibility In The Imperative of Responsibility: In Search of an Ethics for the Technological Age. (pp. ix - xii). University of Chicago Press.
Nakazawa, H. (2019). Manifesto of Artificial Intelligence Art and Aesthetics In Artificial Intelligence Art and Aesthetics Exhibition - Archive Collection (p. 25). Artificial Intelligence Art and Aesthetics Research Group (AIAARG).
Patel, N. J. (2022, february 4). Reality or Fiction - Sexual Harassment in VR, The Proteus Effect and the phenomenology of Darth Vader — and other stories. Kabuni. https://medium.com/kabuni/fiction-vs-non-fiction-98aa0098f3b0
Pause Giant AI Experiments: An Open Letter. (22 March, 2023). Future of Life Institute. Obtido 26 de agosto de 2024, de https://futureoflife.org/open-letter/pause-giant-ai-experiments/
Authors:
Reference:
Year:
Projeto IV
OA.1Preparar PPS para comercialização -plano Nacional/Internacional
OA.2Elaborar Plano de produção do PPSs com base no plano de sustentabilidade e ODSs
OA.3Submeter PPS p/ certificações de acordo com normas Nacionais/Internacionais
OA.4Elaborar contratos comerciais Nacionais/Internacionais
OA.5Analisar a cadeia de valor e propor plano de logística
OA.6Elaborar Relatório para os registos de propriedade intelectual, marca e design
OA.7Analisar/preparar a documentação da criação de startup, spinoff ou cedência de propriedade intelectual
OA.8Elaborar plano de agendamento de leads com demonstração/comercialização do PPS (Nacional/Internacional)
OA.9Elaborar a estratégia de ação comercial e previsão de Tesouraria
AO.10Preparar uma proposta comercial tipo para os mercados nacional/internacional
AO.11Preparar a abordagem a desenvolver com clientes no 1º contato,apresentação da proposta comercial e comunicação p/ o 2º e 3º contato.
AO.12Rever/redefinir estratégia e Plano de comunicação do PPS
I. Aspetos essenciais para a comercialização de um PPS
II. Plano de produção
III. Plano de sustentabilidade e ODSs
IV. Normalização, Normas e Certificações de PPSs
V. Contratos comerciais
VI. Procedimentos e relatórios para o registo de propriedade intelectual, marca e design
VII. Criação de Startup, Spinoff
VIII Aspetos para cedência de propriedade
IX. Propostas comerciais
X. Abordagens a implementar com potenciais clientes
XI. Otimização do Plano de Comunicação
Avaliação periódica:
- Dossier com a documentação de suporte das várias etapes: primeira apresentação: 30%; segunda apresentação: 30%; Entrega do Dossier: 40%; As apresentações, Demonstrações e Defesa são em grupo.
Title: How to Build a Product Marketing Strategy for Your Software Solution (2021), https://www.altexsoft.com/blog/business/how-to-build-a-product-marketing-strategy-for-your-software-solution/ (acedido em Setembro de 2021)
Hart M., (2021), How to Write a Business Proposal [Examples + Template], https://blog.hubspot.com/sales/how-to-write-business-proposal (acedido em Setembro 2021)
Spivak S., Brenner F. (2001), Standardization Essentials Principles and Practice, CRC Press
Counsell D., Stoneman R. (2019), Planning, Sustainability and Nature: Concise guide to planning, Lund Humphries.
Mathew K. (2017), Practical Guide To Production Planning & Control, Revised Edition, CSIPP.
Randy P., Bacon D (2206)., Commercializing Great Products with Design for Six Sigma, 1st Edition, Prentice Hall.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Referências complementares e textos de apoio serão disponibilizados pela equipa docente.
Authors:
Reference: null
Year:
Projeto V
No final desta UC, o aluno deverá estar apto a:
OA.1. Captar negócio e implementar pilotos do PPS no cliente
OA.2 Elaborar Plano de Pilotos e negócio para os próximos meses
OA.3 Agendar reuniões para ações comerciais e garantir a implementação de dois pilotos durante o semestre
OA.4 Elaborar relatório de avaliação de funcionalidades e satisfação do cliente com KPIs.
OA.5 Fazer uma análise SWOT para os potenciais concorrentes (diretos e indiretos)
OA.6 Participar na elaboração de uma proposta de inovação com futuras funcionalidades para o PPS
OA.7 Experienciar o trabalho em ambiente do AUDAX - Centro de Inovação e Empreendedorismo com incubação da startup, ou num contexto de intra-empreendedorismo numa empresa relacionada com a área e com interesse no PPS.
I. Aspetos essenciais para a implementação de Pilotos de um PPS
II. Plano de Pilotos e marcos para controlo de ações
III. Avaliação de funcionalidades e definição dos principais KPIs
IV. Análise SWOT para concorrência
V. Propostas de inovação para calls nacionais e internacionais
VI. Ética e Deontologia em ambiente de startups e empresas
Avaliação periódica:
- Dossier com a documentação de suporte das várias etapes: primeira apresentação: 30%; segunda apresentação: 30%; Entrega do Dossier: 40%; As apresentações, Demonstrações e Defesa são em grupo.
Title: Wadhwa V. (2021), A Startup?s Guide to Business Ethics and Social Responsibility, https://www.embroker.com/blog/business-ethics-and-social-responsibility/ (Acedido em Setembro de 2021)
https://www.interregeurope.eu/fileadmin/user_upload/documents/presentations/2021-02-16_pilot_actions_webinar_Interreg_Europe.pdf (Acedido em Setembro 2021)
Martinez J. (2021), Design of pilot actions, Interreg Europe,
Gwaldis M. (2019), How to conduct a successful pilot: Fail fast, safe, and smart, https://blog.shi.com/melissa-gwaldis/ (acedido em Setembro 2021)
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Title: Referências complementares e textos de apoio serão disponibilizados pela equipa docente.
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Metodologia BIM
OA1. Coordenar projetos em 3D, 4D e 5D (espaço, tempo e custo) com ferramentas BIM.
OA2. Construir e gerir processos de trabalho colaborativo.
OA3. Implementação BIM em projetos e empresas.
Os Conteúdos Programáticos são:
CP1. Coordenação espacial entre especialidades (clash detection).
CP2. Planeamento da construção.
CP3. Sistemas de classificação.
CP4. Medições e orçamentação a partir de modelos BIM.
CP5. Open BIM e interoperabilidade.
CP6. Normas, Métodos e Protocolos BIM.
CP7. Planos de Execução BIM.
CP8. BIM para a sustentabilidade.
A avaliação periódica consiste em:
- trabalho de grupo com discussão (70%), que aborda a implementação da metodologia BIM numa equipa de projeto multidisciplinar. Este trabalho é desenvolvido em conjunto com a UC Gestão da Construção.
- teste escrito individual (30%), durante o período de aulas.
Para ter aproveitamento na avaliação periódica a média ponderada dos elementos de avaliação deverá ser igual ou superior a 9,5; não poderá ter nota inferior a 8,0 valores em nenhum dos elementos de avaliação; e a assiduidade deverá ser maior ou igual a 70%. Os alunos que não tenham tido aproveitamento na avaliação periódica ou desejem melhorar a nota poderão efectuar um exame final.
Title: BARNES, P., (2020). BIM for Project Managers: Digital Construction Management, ICE Publishing, ISBN 9780727765291 HOLZER, D. (2016). The BIM manager's handbook: guidance for professionals in architecture, engineering, and construction. Wiley, ISBN 9781118982426 KRYGIEL, E. (2008), Green BIM: Successful Sustainable Design with Building Information Modeling, Sybex; 1st edition, ISBN ? 9780470239605 BORRMANN A. (ed). (2018) Building information modeling : technology foundations and industry practice. Springer, ISBN 9783319928623 SACKS, R., EASTMAN, C., LEE, G., TEICHOLZ, P. (2018). BIM Handbook: A guide to Building Information Modeling for owners, managers, designers, engineers and contractors. WileyBIM, ISBN 9781119287537 CT197 (2016). Plano de Execução BIM ISO 19650-1&2:2018. Organization and digitization of information about buildings and civil engineering works, including building information modelling (BIM) - Information management using building information modelling
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Edifícios e Construção Sustentáveis
OA1. Identificar e descrever a relação entre a construção, as fronteiras planetárias e os desafios da sociedade contemporânea.
OA2. Os desafios da sustentabilidade na construção: energia operacional, materiais e carbono incorporado.
OA3. Calcular e avaliar o impacto da construção de acordo com a metodologia LEVELS.
Os Conteúdos Programáticos são:
CP1. Sistemas complexos sustentáveis: Atividade humana e impactes ambientais/sociais; ODS.
CP2. Energia: Energia em edifícios; Eficiência energética; Energia renovável; NZEB.
CP3. Recursos, resíduos e emissões: Ciclo de vida da construção; Princípios de circularidade em arquitectura; Ciclo de vida de materiais e soluções construtivas.
CP4. A metodologia LEVELS.
Avaliação periódica obrigatória:
- Teste individual (nota mínima 8,0/20; 40%);
- Trabalho de prática projetual colaborativa (em grupo) para a avaliação de impacto de um projeto, de acordo com os princípios da metodologia LEVELS (60%).
A assiduidade deverá ser >= 2/3 das aulas.
Exame final para estudantes que não obtenham aprovação na avaliação periódica.
Title: EC, Level(s). Level(s) - European framework for sustainable buildings, https://ec.europa.eu/environment/levels_en.
Future Built (2019). Future Built - 10 years. https://www.futurebuilt.no/.
Raworth, K., (2012). A Safe and Just Space for Humanity - Can we live within the doughnut?, Oxford: Oxfam Discussion Papers.
Neila Gonzalez, F. (2004). Arquitectura bioclimatica en un entorno sostenible. Madrid: Editorial Munillaleria, ISBN 9788489150645.
Kwok, A., & Grondzik, W. (2011). The Green Studio Handbook. Oxford: Elsevier Press, ISBN 978-0080890524.
Du Plessis, C., & Brandon, P. (2015). An ecological worldview as basis for a regenerative sustainability paradigm for the built environment Journal of Cleaner Production, 109, 53-61, 2015.
RIBA (2019). Sustainable Outcomes Guide, RIBA.
Cheshire, D. (2016), Building Revolutions - Applying the Circular Economy to the Built Environment, 1st Edition, Routledge, IBN 9781859466452.
Authors:
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Year:
Title: Heisel, F. et al. (2022), Building Better - Less - Different: Circular Construction and Circular Economy, Birkhäuser; 1st edition, ISBN 978-3035621099
Amado, M., Pinto, A. R., Alcafache, A. M., & Ramalhete, I. (2016) Construção Sustentável - Conceito e Prática. Lisboa: Caleidoscópio.
Pinheiro, M. D. (2006) Ambiente e Construção Sustentável. Amadora: Instituto do Ambiente
Kibert, C.J, (2016), Sustainable Construction: Green Building Design and Delivery, Wiley; 4th edition, ISBN 978-1119055174.
Zhang, X., Skitmore, M., Jong, M. D., Huisingh, D., & Gray, M. (2015). Journal of Cleaner Production, 109, 1-10.
Torgal, K., & Petrescu, D. (2015). Architecture and Resilience on the Human Scale, 11-21. Sheffield: The School of Architecture University of Sheffield.
de Sousa, H. (2019), ""Digitalização dos Produtos de Construção - Sustentabilidade, Eficiência e Circularidade do Setor"", Materiais de construção.
Authors:
Reference: null
Year:
Acreditações