Plano de Estudos para 2024/2025
Unidades curriculares | Créditos | |
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Direcção Comercial
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Estratégia Comercial em Sales Management
3.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 3.0 |
Estratégia e Planeamento de Marketing
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Finanças Aplicadas à Gestão Comercial
3.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 3.0 |
Gestão de Grandes Contas
3.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 3.0 |
Liderança Comercial
3.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 3.0 |
Transformação Digital em Gestão de Vendas
3.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 3.0 |
Estratégia Comercial para Vendas Complexas
3.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 3.0 |
Motivação e Desenvolvimento de Equipas Comerciais
3.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 3.0 |
Negociação Comercial
3.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 3.0 |
Projecto em Sales Management 1
3.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 3.0 |
Projecto em Sales Management 2
3.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 3.0 |
Direcção Comercial
Identificar e diferenciar os modelos de Direcção Comercial;
Compreender os principais instrumentos de gestão que estão na base da concepção, organização e direcção de uma Equipa Comercial;
Compreender e integrar a Função de Direcção Comercial no mundo empresarial actual.
1.Modelos de Direcção Comercial
2.Organização De Um Departamento Comercial
3 Animação de Equipas Comerciais
- Formação e treino da Equipa de Vendas
- Motivação da equipa de Vendas
4. Gestão de Territórios e de Objectivos
5. Supervisão, Avaliação de Desempenho e Controle
6. Responsabilidades Éticas e Legais dos Directores Comerciais
7. Tendências Futuras na Área Comercial
Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação contínua exige a presença mínima em 60% das aulas:
- Participação - 10%
- Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 40%;
- Uma prova individual, com a ponderação de 50% e uma nota mínima de 10 valores.
Alternativamente o exame final, à semelhança da 2ª época, representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação contínua.
Title: Mark W. Johnston, Greg W. Marshall, Sales Force Management: Leadership, Innovation, Technology - 12th edition, 2016, Routledge
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Frank V. Cespedes, Aligning Strategy and Sales: The Choices, Systems, and Behaviors that Drive Effective Selling - 2014, HBR Press
Authors:
Reference: null
Year:
Estratégia Comercial em Sales Management
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá:
OA1 - Conhecer e aplicar os principais modelos de gestão
estratégica
OA2 - Dominar e aplicar o planeamento estratégico
comercial
Capítulo I - O planeamento estratégico
Conceitos gerais
Modelos de gestão estratégica
Estratégia empresarial
Capítulo II - O planeamento comercial
Estratégia comercial
O plano de vendas
Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação contínua exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de:
- Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 50%;
- Uma prova individual, com a ponderação de 50% e uma nota mínima de 10 valores.
Avaliação em 1ª e 2ª épocas - realização de um exame final que representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação contínua.
Title: Lynch, Richard (Jan 2015). Strategic Management (7th edition). Prentice Hall.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Jobber, David; Lancaster, Geoff (Apr 2015). Selling and Sales Management. 10th edition. Pearson. Prentice Hall
Authors:
Reference: null
Year:
Estratégia e Planeamento de Marketing
Depois de estudarem o programa de Marketing, os formandos devem ser capazes de:
1. definir o que é marketing e discutir os seus conceitos principais
2. descrever o processo de marketing e as forças que o influenciam
3. desenvolver os três passos do marketing estratégico
4. explicar como é que as empresas identificam os segmentos de mercado mais atractivos e definem uma estratégia de marketing para os mesmos
5. discutir como é que as empresas posicionam os seus produtos para maximizarem a sua vantagem competitiva no mercado
6. perceberem as ferramentas operacionais que os gestores de marketing utilizam para implementar as suas estratégias
- Perceber o que é o Marketing e o Processo de Marketing
- O Planeamento Estratégico e o Processo de Marketing (Análise de Portfólio)
- A Envolvente de Marketing
- Do Consumidor para a Estratégia de Marketing
- Desenvolvimento da Estratégia de Marketing
- Marketing-Mix: Produto, Preço e Distribuição
Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação periódica exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de:
- Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 40%;
- Uma prova individual, com a ponderação de 50% e uma nota mínima de 10 valores.
Participação - 10%
Alternativamente o exame final, à semelhança da 2ª época, representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação periódica.
Title: Lendrevie, Jacques; Levy, Julien; Dionisio, Pedro; Rodrigues, Vicente (2015), Mercator da Língua Portuguesa, Teoria e Prática do Marketing, Pub.D.Quixote, Portugal
Authors:
Reference: null
Year:
Title: - Dibb, Sally, Simkin, Lyndon, Pride, William M., Ferrrell, O.C., (2006), Marketing Concepts and Strategies, Houghton Mifflin, USA
- Kotler, Philip; Keller, Kevin (2015), A Framework for Marketing Management, Prentice-Hall International, USA
Authors:
Reference: null
Year:
Finanças Aplicadas à Gestão Comercial
No final da UC o estudante deverá:
OA1 - Identificar as principais rúbricas do balanço e da demonstração de resultados;
OA2 - Calcular o ponto de equilíbrio e utiliza-lo na análise de varias situações;
OA3 - Avaliar o impacto de decisões de crédito;
OA4- Apurar desvios orçamentais e decompô-los nas suas componentes.
CP1 - Os principais documentos contabilísticos.
- O balanço
- A demonstração de resultados
CP2 - O ponto de equilíbrio.
- Cálculo em quantidade e valor
- Interpretação
- Suas aplicações ao marketing
CP3 - A Gestão do Crédito.
- Custos e Variáveis da Gestão de Crédito
- Tipos de Políticas de Crédito e Condicionantes
- Fontes de Informação e Mecanismos de Cobertura de Risco de Crédito
CP4 - Planeamento e controlo orçamental
- O planeamento orçamental
- O controlo orçamental: A análise de desvios. Estrutura de análise de desvios
Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação contínua exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de:
- Avaliação continua - 20%;
- Uma prova individual, com a ponderação de 80% e uma nota mínima de 10 valores.
Avaliação em 1ª e 2ª épocas - realização de um exame final que representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação contínua.
Title: - Software Microsoft Excel.
- Mota, António Gomes e outros. Finanças da Empresa. Edições Sílabo 2012;
- Material de apoio e casos práticos a facultar pelo docente;
Authors:
Reference: null
Year:
Title: - Jornais da base de dados da Biblioteca do ISCTE "b-on" relacionados com as principais temáticas da UC.
- Martins, António e outros. Manual de Gestão Financeira Empresarial. Coimbra Editora.
- Baptista, António Sarmento, A Gestão do Crédito como Vantagem Competitiva, Ed. Vida Económica;
- Jordan, Hugues e outros. O Controlo de Gestão - ao Serviço da Estratégia e dos Gestores. Áreas Editora;
Authors:
Reference: null
Year:
Gestão de Grandes Contas
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá:
OA1. Entender a diferença entre um cliente e uma conta;
OA2. Identificar as principais Key Accouts e definir os seus papéis estratégicos para a sua organização;
OA3. Definir e implementar uma organização KAM
OA4. Definir estratégias e tácticas e implementá-las de acordo com o perfil de cada interveniente;
OA5. Conceber o plano anual de conta.
1. Principais conceitos KAM;
2. Áreas de actuação e principais funções de um Key Account Manager (KAM);
3. Modelos de selecção dos Key Supplyers
4. Identificação e selecção das Key Accounts - KAISM Matrix - e definição do seu papel estratégicos;
5. Estratégias de relacionamentos com os Key Accounts;
6. Ferramentas de Análise do mercado e dos Key Accounts;
7. Concepção de estratégias e tácticas ganhadoras;
8. Optimização dos investimentos nos Key Accounts e gestão da conta de resultados;
9. As 5 fases do planeamento
10. O Key Account Plan;
Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação contínua exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de:
-Participação - 10%
- Um trabalho, que poderá ser de grupo - 40%;
- Uma prova individual, com a ponderação de 50% e uma nota mínima de 10 valores.
Avaliação em 1ª e 2ª épocas - realização de um exame final que representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação contínua.
Title: Cheverton, P. (2012) Key Account Management, Kogan Page Ltd
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Júlio, Carlos A. (2005) A Arte da Estratégia, Negócio Editora;
Sherman S., Sperry J., Reese S. (2003) The Seven Keys to Manage Strategic Accounts. McGraw Hill Professional
Capon, N. (2001) Key Account Management and Planning. The Free Press
Authors:
Reference: null
Year:
Liderança Comercial
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá:
1. Distinguir e integrar os papéis de liderança e de gestão no contexto da mudança de paradigma;
2. Caracterizar a evolução das teorias da liderança
I. Liderança e Gestão: contexto, diferenças e complementaridades
II. Evolução da Teoria da Liderança
III. Novas Abordagens da Liderança
Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação contínua exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de:
- Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 30%;
- Uma prova individual, com a ponderação de 70% e uma nota mínima de 10 valores.
Alternativamente o exame final, à semelhança da 2ª época, representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação contínua.
Title: - Ribeiro, Mª. G. e Rego, A. (2013) Liderança para a Sustentabilidade. Actual Editora
- Pina e Cunha, M. e Rego, A. (2013). Liderança Positiva. Edições Silabo
- Lopes, Albino (2012). Fundamentos das Gestão de Pessoas. Edições Silabo.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: - Rego, Arménio e Pina e Cunha, Miguel (2004) (2ªed.). A Essência da Liderança: Mudança, Resultados e Integridade. Lisboa: Editora RH.
- Pina e Cunha, M. e Rego, A. (2004). Liderar. Lisboa: Publicações Dom Quixote.
- Moreira. P. (2006). Gestão de Pessoas - Tendências, Qualificações e Formação. Lisboa: IQF.
- Moreira. P. (2007). Liderança e Cultura de Rede em Portugal - Casos de Sucesso. Lisboa: Livros Horizonte.
- Kotter, J. P. (1998). The Leadership Factor. New York: Free Press.
- Jesuíno, J. C. (1996). Processos de Liderança. Lisboa: Livros Horizonte
Authors:
Reference: null
Year:
Transformação Digital em Gestão de Vendas
OA1. Os alunos que estudarem este assunto estarão a ampliar consideravelmente o seu âmbito de conhecimento em sales management, bem como a criação de um novo portfólio conceitual que irá separá-los dos seus pares.
OA2. O processo de aprendizagem proporcionada por este curso dará aos alunos uma clara vantagem competitiva em termos de progresso e competitividade necessária no mundo corporativo.
P1. Vender costumava ser simples? Agora o mundo mudou
P2. Novos Paradigmas de Consumo - o Novo Normal
P3. Novas Tendências em Sales Management, Omichannel, Automatização das Vendas e IA, Mobile, Lojas, Preço, Estratégia, Online, Comunicação
Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação contínua exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de:
- Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 40%;
- Uma prova individual, com a ponderação de 60% e uma nota mínima de 10 valores.
Avaliação em 1ª e 2ª épocas - realização de um exame final que representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação contínua.
Title: Daly, Donal, 2017, Digital Sales Transformation in a Customer First World, Oak Tree Press
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Roberge, Mark, 2015 The Sales Acceleration Formula: Using Data, Technology, and Inbound Selling to go from $0 to $100 Million, Wiley and son
Authors:
Reference: null
Year:
Estratégia Comercial para Vendas Complexas
No final da unidade curricular, os alunos devem ser capazes de:
OA1. Compreender os conceitos nucleares de uma venda complexa em ambiente B2B
OA2. Conhecer o novo processo de compra em ambiente B2B e desenvolver uma estratégia comercial neste ambiente
OA3. Desenvolver top performers e estruturar a força de vendas de elite
OA4. Conhecer o papel da informação no novo processo de compra
OA5. Criar valor através da informação desafiante
1. O desafio das vendas complexas
2. Construir fundações sólidas e lançar a campanha de vendas
3. Desenvolvimento da força de vendas de elite
4. The Challenger Sale e Insight Selling
Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação contínua exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de:
- Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 50%;
- Uma prova individual, com a ponderação de 50% e uma nota mínima de 10 valores.
Avaliação em 1ª e 2ª épocas ? realização de um exame final que representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação contínua.
Title: ? Material de apoio e casos práticos a facultar pelo(s) docente(s).
? ADAMSON, B., DIXON, M. 2013. The Challenger Sale: Taking Control of the Customer Conversation. Penguin Books LTD
? Sumoreads, 2017, Summary of Mathew Dixon and Brent Adamson's The Challenger Sale, Createspace Independent Publishing Platform
? ADAMSON, B., DIXON, M., 2015, The Challenger Customer: Selling to the Hidden Influencer Who Can Multiply Your Results, Penguin Books LTD
Authors:
Reference: null
Year:
Title: ? THULL, J. 2010. Mastering the Complex Sale. Prime Resource Group
Authors:
Reference: null
Year:
Motivação e Desenvolvimento de Equipas Comerciais
- Actualizar o quadro de referências no modo de Motivar e Desenvolver uma equipa de vendas suportada num inventário adequado às suas capacidades e limitações que tenham impacto relevante no seu desempenho;
- Utilizar as variáveis de Formação/ Treino e Coaching para desenvolver equipas de vendedores e identificar/ potenciar Talento, enquanto variáveis críticas para obter resultados sustentáveis nas vendas.
1. Modelo de competências chave aplicada actuação comercial
2. Métodos para identificar Capacidade e Talento numa equipa de vendedores
3. A Formação/Treino enquanto variável de gestão - Práticas que funcionam
4. Coaching a vendedores - Princípios chave
5. Gerir e motivar vendedores e equipas de venda - como lidar com vendedores difíceis
Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação contínua exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de:
- Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 35%;
- Uma prova individual, com a ponderação de 65% e uma nota mínima de 10 valores.
Avaliação em 1ª e 2ª épocas - realização de um exame final que representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação contínua.
Title: Bob Nelson - 1001 Ways to Motivate your Employees;(2012)
O que querem os clientes - Ram Charan;(2014)
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Cases/manual and articles that will be delivered to students
Casos, dossiê de curso e artigos entregues aos alunos.
Neil Rackham /John De Vincentis, Rethinking the Sales Force
William Stanton - Management of Sales Force;
Drive. The Surprising Truth about what motivates us - Daniel Pink; ( 2011)
Authors:
Reference: null
Year:
Negociação Comercial
1. Compreender os conceitos de negociação no contexto inter-organizacional;
2. Compreender os elementos base de uma negociação e utilizá-los adequadamente em contextos comerciais;
3. Identificar e utilizar táticas negociais
4. Identificar e saber gerir os passos negociais numa perspetiva win-win
1. Negociação: principais questões e conceitos;
2. Elementos chave da negociação comercial
3. Abordagens estratégicas à Negociação: win-win, win-lose e lose-lose
4. Preparação;
5. Processo negocial
6. Táticas de Negociação
Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação contínua exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de:
- Um trabalho de grupo - 30%;
- Uma prova individual, com a ponderação de 70% e uma nota mínima de 10 valores.
Alternativamente o exame final, à semelhança da 2ª época, representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação contínua.
Title: - Materiais das aulas
- "Todos podemos negociar bem!", Pedro Fontes Falcão, 2017, 2ªed., Topbooks
Authors:
Reference: null
Year:
Title: -"In Business as in Life - You Don't Get What You Deserve, You Get What You Negotiate", Chester Karass, 2013, Stanford St. Press
-"The Mind and Heart of the Negotiator, Global Edition", Leigh L. Thompson, 2014, Pearson
- "Negotiation", Lewicki, Saunders & Barry, 2014, McGraw-Hill
- "Getting to Yes with Yourself: And Other Worthy Opponents", Ury, 2015, Harper One
Authors:
Reference: null
Year:
Projecto em Sales Management 1
A- Expressar de ideias:
- Estruturar claramente as ideias por escrito (trabalho de Grupo) e apresentá-las oralmente de modo claro e apelativo
B- Analisar e resolver problemas:
- Identificar as questões e os problemas centrais (trabalho de Grupo);
- Elaborar recomendações com informação incompleta (trabalho de Grupo);
C- Integrar conhecimentos:
- Analisar a perfomance da empresa e do sector, usando informação interna e externa (trabalho de Grupo);
- Desenvolver abordagens que sirvam os mercados com eficácia e eficiência.
1. Apresentação do projecto
2. Plano Estratégico e operacional
3. Interface da Direcção Comercial com outras áreas nomeadamente com o Marketing
4. Especificidades de Sales Management, Modelos consultivos e empreendedores em mercados B2B.
5. Apresentação da análise externa
6. Apresentação de análise interna e síntese da avaliação competitiva global
Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação contínua exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de:
- Um trabalho de grupo, com a ponderação de 80% (obrigatório para aprovação na uc);
- Uma prova individual, com a ponderação de 20% e uma nota mínima de 10 valores.
Nesta uc não há exame de 2ª época
Title: Mark W. Johnston, Greg W. Marshall, Sales Force Management: Leadership, Innovation, Technology - 11th edition, 2013, Routledge
Frank V. Cespedes, Aligning Strategy and Sales: The Choices, Systems, and Behaviors that Drive Effective Selling - 2014, HBR Press
Authors:
Reference: null
Year:
Projecto em Sales Management 2
A- Decidir e planear actividades de Direcção Comercial
- Avaliar e prioritizar os aspectos mais relevantes do contexto;
- Desenvolver um plano de Vendas;
- Desenhar a implementação de um plano de Vendas.
B- Integrar Tendências:
- Construir uma abordagem de Direcção Comercial, integrando o conhecimento sobre as Tendências
1. Ligação da estratégia às vendas. Fazer e articular escolhas estratégicas em vendas
2. Sistemas de controle e avaliação em vendas
Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação contínua exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de:
- Um trabalho de grupo, com a ponderação de 70% (obrigatório para aprovação na uc);
- Uma prova individual, com a ponderação de 30% e uma nota mínima de 10 valores.
Nesta uc não há exame de 2ª época.
Title: Mark W. Johnston, Greg W. Marshall, Sales Force Management: Leadership, Innovation, Technology - 11th edition, 2013, Routledge
Frank V. Cespedes, Aligning Strategy and Sales: The Choices, Systems, and Behaviors that Drive Effective Selling - 2014, HBR Press
Authors:
Reference: null
Year: