Acreditações
O Mestrado em Administração Escolar tem a duração de dois anos, correspondentes à obtenção de 120 créditos ECTS, repartidos entre 36 em unidades curriculares obrigatórias, 24 em unidades curriculares optativas de administração escolar, 48 com uma dissertação ou trabalho de projeto, 6 com uma unidade curricular do conjunto das técnicas especializadas de pesquisa e 6 com uma optativa livre. Algumas Unidades Curriculares podem funcionar em regime compacto (uma UC ocupando duas horas todos os dias de uma semana fora do calendário normal de aulas).
Plano de Estudos para 2025/2026
Unidades curriculares | Créditos | |
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Direito da Educação
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Gestão de Recursos Humanos em Educação
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Políticas de Educação
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Gestão da Qualidade em Educação
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Avaliação das Organizações Escolares
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Desenho da Pesquisa
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Organização Pedagógica e Diversidade
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Gestão das Organizações Escolares
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Trabalho de Projecto em Administração Escolar
48.0 ECTS
|
Trabalho Final | 48.0 |
Dissertação em Administração Escolar
48.0 ECTS
|
Trabalho Final | 48.0 |
Estágio de 2º Ciclo
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Optativas > Livre | 6.0 |
Direito da Educação
No final da UC, os/as estudantes deverão ser capazes de:
OA1 - as características fundamentais do sistema jurídico no quadro do Estado de direito.
OA2 – a base constitucional do direito da educação.
OA3 - os dispositivos legais que definem as estruturas e formas de exercício da gestão escolar.
OA4 – as garantias administrativas e jurisdicionais em causa, identificando os diferentes instrumentos que as concretizam
O programa encontra-se organizado em torno dos seguintes módulos:
O programa encontra-se organizado em torno dos seguintes módulos:
1. Direito e Estado.
1.1. O que é o direito? Conceitos fundamentais. As fontes de direito.
1.2. Noção de Estado. O Estado como expressão da modernidade.
1.3. Estado de direito: génese e evolução.
2. Constituição e direito da educação.
2.1. Poder constituinte e Constituição. Princípios fundamentais da Constituição de 1976.
2.2. Conceito e âmbito do direito da educação. Quadro constitucional de referência.
3. Direito da organização e gestão escolar.
3.1. Organização escolar e administração educativa.
3.2. Fundamentos jurídicos da gestão escolar. Princípios e regras procedimentais.
3.3. Garantias administrativas e jurisdicionais.
4. Estudos de caso.
O sistema de avaliação desta Unidade Curricular foi concebido para medir o progresso dos/das estudantes de forma abrangente ao longo dos semestres e prevê as duas modalidades no Regulamento Geral da Avaliação de Conhecimentos e Competências:
1. Avaliação ao Longo do Semestre, que inclui os instrumentos indicados de seguida com as respetivas ponderações para o cálculo da nota final (entre 0 e 20 valores):
- Trabalho individual (100%): Cada estudante terá de entregar, um trabalho individual selecionado de acordo com os temas do programa. Estes trabalhos consistem em análises de estudos na área da educação, especificamente em administração e gestão escolar, ou mini ensaios sobre os conteúdos programáticos da Unidade Curricular (com o máximo de 2 páginas para cada trabalho autónomo).
O processo de avaliação ao longo do semestre, vulgo contínua, alinha-se com o processo de feedback, no sentido da promoção de uma aprendizagem progressiva e contínua, e que se prevê realizar informalmente, nas componentes participativas e ativas das aulas, e formalmente, aos trabalhos individuais e à apresentação e ao ensaio/trabalho de grupo.
2. Avaliação por Exame (100%): para estudantes que optarem por esta modalidade de avaliação ou que não atinjam os critérios mínimos na Avaliação ao Longo do Semestre, O Exame final terá uma duração de 2 horas e cobrirá todos os conteúdos programáticos lecionado ao longo dos dois semestres.
Title: Rodrigues, Maria de Lurdes (org.), 40 Anos de Políticas de Educação em Portugal - Volume I / Volume II, Lisboa, Almedina.
Sousa, Marcelo Rebelo de e André Salgado de Matos(2008), Direito Administrativo Geral, Tomo I, Lisboa, D.Quixote
Homem, António Pedro Barbas (coord.)(2006),Temas de Direito da Educação, Coimbra, Almedina
Fonseca, Guilherme et alii (2008),Legislação Administrativa Básica, Coimbra, Coimbra Editora
Costa, Jorge Adelino (org.)(2002),Organização Escolar: Legislação Base,Aveiro, Universidade de Aveiro
Caupers, João et alii(2007),Código do Procedimento Administrativo Anotado, Coimbra, Almedina
Canotilho, J. J. Gomes (2010),Direito Constitucional e Teoria da Constituição, Coimbra, Almedina
Canotilho, Gomes e Vital Moreira (2010),Constituição da República Portuguesa anotada, Coimbra Editora
Amaral, Diogo Freitas do (2018), Curso de Direito Administrativo, Coimbra, Almedina
Authors:
Reference: null
Year:
Title: .
Authors:
Reference: null
Year:
Gestão de Recursos Humanos em Educação
Pretende-se desenvolver as seguintes competências:
OA1: Integrar teoricamente a evolução das práticas de gestão de recursos humanos.
OA2: Utilizar métodos e técnicas de análise de necessidades e planificação de recursos humanos.
OA3: Apreciar criticamente o desenho e gestão de um sistema de avaliação de desempenho e remunerações.
OA4: Planear e realizar diagnósticos de necessidades de indução e formação.
OA5: Conhecer e avaliar métodos de recrutamento e seleção.
1. GRH: da teoria à prática; particularidades da GRH em ambiente educativo
2. Estrutura, evolução e planeamento de efetivos
3. Recrutamento e seleção
4. Indução e socialização organizacional
5. Recompensas e remunerações
6. Avaliação de desempenho
7. Desenvolvimento e formação
8. Gestão e desenvolvimento de equipas de trabalho
1. Expositivas: apresentação dos quadros teóricos de referência;
2. Participativas: análise e resolução de exercícios práticos e discussão de casos práticos e trabalho de grupo;
3. Ativas: realização de trabalhos individuais e de grupo
4. Autoestudo: trabalho autónomo do aluno, tal como consta no planeamento das aulas.
|
Os estudantes poderão optar por uma das seguintes modalidades de avaliação:
1. Avaliação periódica a qual, requer (a) um nível de assiduidade mínimo de 80%; (b) realização de um trabalho escrito, em grupo, antecedido de apresentação oral e discussão em aula (40% da classificação da UC); (c) realização de um trabalho escrito individual (60% da classificação da UC). A aprovação na UC em regime de avaliação periódica implica a obtenção de nota mínima de 10 valores a cada um dos elementos de avaliação.
2. Exame final (100% da classificação da UC) abrangendo toda a matéria do programa da UC.
Title: Webb, L. D. & Norton, M. S. (2008). Human resources administration: Personnel issues and needs in education (5th ed.). Prentice Hall.
Smith, R. E. (2004). Human resources administration: A school-based perspective. Eye on Education.
Rebore, R. W. (2011). Human resources administration in education: a management approach (9th ed.). Pearson.
Webb, L. D., & Norton, M. S. (2008). Human resources administration: personnel issues and needs in education (6th ed.). Pearson.
Caetano, A & Vala, J. (2008). Gestão de recursos humanos: contextos, processos e técnicas (3.ª ed.). RH Editora.
Caetano, A., Neves, J.G. & Ferreira, J.M.C. (2021). Psicossociologia das organizações: Fundamentos e aplicações. Edições Sílabo.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Tyson, S. & York, A. (2005). Essentials of HRM. Elsevier.
Tran, H. (2015). Personnel vs. Strategic Human Resource Management in Public Education. Management in Education, 29(3), 112-118. https://doi.org/10.1016/j.orgdyn.2003.08.007
Bissola, R. & Imperatori, B. (2019).?HRM 4.0 For Human-Centered Organizations. Emerald Publishing Limited.
Lawler, E. E. (2003). Reward practices and performance management system effectiveness. Organizational Dynamics, 32(4), 396-404. https://doi.org/10.1016/j.orgdyn.2003.08.007
Gómez-Mejía, L. R., Balkin, D. B., & Cardy, R. L. (2004). Managing human resources (4th ed.). Pearson Prentice Hall.
Ferreira, A.I., & Martinez, L.F. (2012). Presenteeism and burnout among teachers in public and private portuguese elementary schools. International Journal of Human Resource Management, 23(20), 4380-4390. https://doi.org/10.1080/09585192.2012.667435
Caetano, A. (2007). Avaliação da formação profissional: estudos em organizações portuguesas. Livros Horizonte.
Authors:
Reference: null
Year:
Políticas de Educação
Concretamente, esta unidade visa contribuir para preparar mestres que:
OA1. demonstrem possuir competências na identificação de diferentes conceções e modos de produção das políticas públicas de educação e sua evolução nas últimas décadas;
OA2. demonstrem possuir uma compreensão dos contextos nacional e internacional (em particular, o contexto europeu), que têm influenciado a reconfiguração das políticas de educação;
OA3. demonstrem possuir conhecimento sobre a evolução das políticas educativas à luz das mudanças do modelo de Estado;
OA4. sejam capazes de aplicar estes conhecimentos na identificação e análise dos modos de regulação das políticas públicas de educação;
OA5. demonstrem possuir conhecimento sobre a relação entre os diferentes níveis de decisão e a ação política;
OA6. tenham capacidade de recolher, selecionar e interpretar informação relevante na área das políticas de educação e sobre a sua aplicabilidade na análise de realidades educativas específicas.
O Programa está organizado de acordo com os seguintes pontos e conteúdos programáticos (CP):
1. Políticas de educação: introdução e sistematização das abordagens teórica-analíticas
2. Globalização e impacto nas políticas educativas
3. Europeização das políticas educativas
4. Ciclos de políticas e modelo de Estado: contributos para a análise das políticas de educativas
5. Portugal: dinâmicas e ciclos de governo em educação
6. Autonomia, Gestão e Administração das Escolas
7. Descentralização e territorialização das políticas educativas
8. Lógicas de ação das escolas e as políticas escolares
9. A escola pública no centro do debate: problemas e políticas
A avaliação da UC foi definida de forma alinhada o Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências (RGACC), versão de 2024.
A avaliação ao longo do semestre da UC tem os seguintes elementos:
1) Uma apresentação (em grupo) de um texto de pesquisa e análise sobre políticas de educação (15-20 min, 30%) e participação no debate das várias apresentações. O texto será selecionado pelo grupo numa lista elencada pela docente.
2) Trabalho escrito individual de reflexão crítica, teoricamente sustentada e ilustrada empiricamente, sobre um tipo de programa ou política de educação. O trabalho não deverá exceder as 10 páginas (arial 11) (70%).
Dada a proveniência muito diversificada dos alunos, sobretudo nos últimos anos, a política pública escolhida para o trabalho pode ter uma grande abrangência e não tem que se circunscrever ao contexto português. Por outro lado, a apresentação em grupo de textos tem permitido a partilha sistemática de uma bibliografia e de contributos teóricos centrais ou ilustrativos da pesquisa sobre algumas das temáticas abordadas, bem como da capacidade de articulação com realidades e contextos educativos específicos.
A avaliação por exame:
Estão nesta situação os/as estudantes que não realizem os elementos de avaliação propostos na avaliação ao longo do semestre e não frequentem as aulas da UC, como definido no Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências (RGACC).
A avaliação por exame ocorre, exclusivamente, durante o período de avaliações e incide, potencialmente, sobre a matéria lecionada na unidade curricular. Integra, obrigatoriamente, uma prova escrita. São admitidos/as a esta modalidade de avaliação os/as estudantes que por ela tenham optado e os/as estudantes que não tenham obtido aprovação na modalidade de avaliação ao longo do semestre.
Contudo, embora esta seja uma modalidade disponível, os estudantes são encorajados a seguir a avaliação ao longo do semestre, pois esta envolve um processo de aprendizagem mais consistente e seguro dos conteúdos em referência.
Em situações pontuais, a docente poderá proceder a uma prova oral ou a uma sessão de discussão dos elementos de avaliação apresentados, para efeitos de clarificação das classificações atribuídas.
Title: Almeida, A. N., e M. M. Vieira (2006), A Escola em Portugal, Lx, ed. ICS, pp.51-85.
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Barroso, J.(2005), Políticas Educativas e Organização Escolar, Lx, Un. Aberta.
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Formosinho,J., A. S. Fernandes; J. Machado e F. Ferreira (2005), A Administração da Educação., Porto, Asa.
Honig, M. (ed.) (2006), New Directions in Education Policy Implementation: confronting complexity, NY, State University of NYork Press.
Mitchell, D. E., R. L. Crowson, D. Shipps (2011), Shaping Education Policy: Power and Process, Routledge, N. Iorque.
Rodrigues, M.L. (2014) (org.), 40 Anos de Políticas de Educação em Portugal (Vol1 e 2), Lx, Almedina.
Zanten, A. van (2004), Les Politiques d'Éducation, Paris, Puf.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: AAVV (2006), A Autonomia das Escolas, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.
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Rodrigues, M.L., J.Sebastião, J.Mata, L. Capucha, L. Araújo, M.V. da Silva, SC Martins, e V. Lemos (2016), Educação. 30 anos de Lei de Bases, Lisboa, Editora Mundos Sociais.
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Vienne, P.(2005), "Socialização e ressocialização: as políticas da educação para as classes populares", Análise Social, Vol. XI (176), 633-649.
Authors:
Reference: null
Year:
Gestão da Qualidade em Educação
Pretende-se desenvolver as seguintes competências:
? Descrever as principais teorias sobre o conceito em estudo
? Elaborar projecto de avaliação empírica da qualidade em educação
? Diferenciar princípios e modelos de gestão da qualidade
? Preparar projecto de gestão da qualidade em educação ancorado nos processos de formalização e implementação de um sistema de gestão da qualidade
? Aspectos conceptuais e metodológicos do estudo da qualidade
? Normas ISO e modelos de Qualidade Total
? Modelos de análise e de avaliação da qualidade em serviços educativos
? Processos de formalização e de implementação de um sistema de gestão da qualidade
Avaliação periódica:
1.Trabalho individual: trabalho escrito em formato de paper, sobre aplicação de um modelo de gestão da qualidade à educação (60%)
2.Trabalho de Grupo: apresentação escrita e oral, com discussão, de projeto de avaliação da qualidade e implementação de melhorias, numa organização escolar (40%)
Avaliação final: prova de avaliação final (100%)
Title: Quality Management (2ª ed.), Upper Saddle River: Prentice-Hall.Colling, C. & Harvey, L. (1995). Quality control, assurance and assessment – the link to continuous improvement, Quality Assurance in Education, 3 (4), pp.30 – 34.
Dahlgaard, S. (1999). The evolution patterns of quality management: Some reflections on the quality movement, Total Quality Management, 10 (4-5), p. 473-480.
Freeman, R. (1994). Quality Assurance in Secondary Education, Quality Assurance in Education, 2 (1), pp.21 – 25.
Oger, B. & Platt, D. (2000). Value measurement and value creation models in Europe and the US: A comparison of the EFQM Excellence Model and the Baldrige Award Criteria. Paris, IAE.
Vinagre, M. H. & Neves, J. G. (2004). Medição da qualidade de serviços em autarquias locais, in Colibri (ed.), Percursos da investigação em Psicologia Social e Organizacional, Lisboa, vol. 1, p. 271-290.
The role of E-service quality in shaping online meeting platforms: a case study from higher education sector, The role of E-service quality in shaping online meeting platforms: a case study from higher education sector, 2021, Journal of Applied Research in Higher Education, 13(5), 1436-1463,
Abdul Rahman, N., Voon, B. H., & Abdullah, F., Culture of excellence for better internal service quality in high education, 2021, dvances in Business Research International Journal (ABRIJ), 7(3), 85-104.,
Authors:
Reference: null
Year:
Title: rahman, P.K. et al, The Students’ Responses toward Implementation of Quality Management Principles and Service Quality in Higher Education., 2022, Education and Self Development. Volume 17, № 3, https://d1wqtxts1xzle7.cloudfront.net/99474310/173_1-libre.pdf?1678089194=&response-content-disposition=inline%3B+filename%3DThe_Students_Responses_toward_Implementa.pdf&Expires=1694526581&Signature=b1DnbSguDMKqUPejFqQL-1fR2zOMdt3RLk8G00ZI55CYlwgAiXsAy45HijXzeh7hWsvNd4Sn4DYKwdfpCG~ToxlIRmF9~pORoMfEmOptdegafi3pxiGc5lH6xf9yGXYzfI2hn0fym~LEznp7xHoOkhsByZ-GdpopdUhp2hjB7zi-4DssC-R3wOgyGypAKvibFph48nACswXy8-IjHWlDWIRuVFZs57S9pfIaMRXzoLyEo~It71goX4EptRUXblNazwAs3EfqVdKZzcFVFW-tNSNTEE-qRcKr-7kkHSANj7765EovyeO1LP1UMh5ByjC3CvK4vLSfyQOevYZQynl-4g__&Key-Pair-Id=APKAJLOHF5GGSLRBV4ZA
Authors:
Reference: null
Year:
Avaliação das Organizações Escolares
No final da UC, os/as estudantes deverão ser capazes de:
OA1 – Identificar a organização escolar enquanto entidade de gestão democrática e autónoma, num contexto internacional, nacional e regional.
OA2 – Identificar os diversos tipos de avaliação (por objetivos, objetos, natureza) de organizações escolares, relacionando o conceito de Avaliação com os conceitos de Qualidade e de Planeamento Estratégico.
OA3 – Distinguir autoavaliação de avaliação externa contextualizando os dois processos no caso português.
OA4 – Conceber/Executar processos de avaliação de organizações escolares, considerando as mais-valias/desafios a potenciar/contornar.
CP1 – Escolas como organizações:
1.1. Evolução histórica do conceito de escola,
1.2. Escola como organização de gestão democrática e autónoma, embora sob influência internacional, nacional e regional.
CP2 – Modelos de Avaliação:
2.1. O conceito de Avaliação e em articulação com a Qualidade e o Planeamento Estratégico,
2.2. Os vários tipos de Avaliação (por objetivos, objetos, natureza),
2.3. Processos e abordagens de avaliação em organizações escolares.
CP3 – Autoavaliação e Avaliação externa em organizações escolares:
3.1. Conceitos e evolução histórica,
3.2. O caso português: história, enquadramento, dimensões de análise, atores.
CP4 – Processos de Avaliação em organizações escolares:
4.1. As fases de Avaliação: Diagnóstico, Decisão/Planeamento, Implementação/Monitorização, Avaliação,
4.2. Estratégias metodológicas por fase: como programar a avaliação, potenciando as oportunidades e superando os desafios,
4.3. A importância da participação nos processos de Avaliação.
O sistema de avaliação desta Unidade Curricular foi concebido para medir o progresso dos/das estudantes de forma abrangente ao longo dos semestres e prevê as duas modalidades no Regulamento Geral da Avaliação de Conhecimentos e Competências:
1. Avaliação ao Longo do Semestre, que inclui os instrumentos indicados de seguida com as respetivas ponderações para o cálculo da nota final (entre 0 e 20 valores):
- Assiduidade e Participação (10%): os/as estudantes são aconselhados a participar regularmente de forma presencial nas aulas para que tenham a possibilidade de adquirir as competências necessárias, não apenas para concluir a Unidade Curricular, mas também para aplicar nas suas profissões.
- Trabalhos individuais (40%): Cada estudante terá de entregar, através do moodle, um mínimo de três trabalhos individuais, ao longo do semestre, que serão propostos todas as semanas pelo docente e selecionados de acordo com os gostos e tempos dos/das estudantes. Estes trabalhos consistem em análises de casos práticos de processos de avaliação de organizações escolares, ou mini ensaios sobre os conteúdos programáticos da Unidade Curricular (com o máximo de 2 páginas para cada trabalho individual). O/A estudante que assim o entenda, pode realizar mais trabalhos além do número mínimo para a obtenção da nota instrumento de avaliação; o docente dará feedback individualizado a todos os trabalhos entregues através do moodle. A nota a este instrumento será calculada a partir da média aritmética dos três trabalhos entregues através do moodle que tiveram as notas mais elevadas.
- Trabalho de grupo (50%): Ensaio de reflexão crítica sobre um caso prático de processo de avaliação de uma organização escolar, com apresentação e discussão em aula, antes da entrega final em data a determinar (máximo de 12 páginas).
O processo de avaliação ao longo do semestre, vulgo contínua, alinha-se com o processo de feedback, no sentido da promoção de uma aprendizagem progressiva e contínua, e que se prevê realizar informalmente, nas componentes participativas e ativas das aulas, e formalmente, aos trabalhos individuais e à apresentação e ao ensaio/trabalho de grupo.
A avaliação contínua exige uma nota mínima de 7 valores em cada instrumento de avaliação para aprovação.
2. Avaliação por Exame (100%): para estudantes que optarem por esta modalidade de avaliação ou que não atinjam os critérios mínimos na Avaliação ao Longo do Semestre. O Exame final terá uma duração de 2 horas e cobrirá todos os conteúdos programáticos lecionado ao longo do semestre.
Title: Capucha, L., Caramelo, S. (2024). Ciências Sociais Aplicadas – Planeamento e Avaliação de Políticas Públicas. Almedina.
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Authors:
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Authors:
Reference: null
Year:
Desenho da Pesquisa
No final da UC os estudantes deverão estar aptos a:
1) reconhecer e utilizar diferentes tipos e estratégias metodológicas, dominando os seus requisitos teóricos, metodológicos e técnicos, para que possam vir a fazer escolhas adequadas;
2) identificar os principais problemas do desenho da pesquisa e/ou intervenção, desde a definição do problema, à conceptualização, operacionalização, observação e redacção do projeto;
3) elaborar um projeto de pesquisa e/ou intervenção.
1. A pesquisa como produtora de conhecimento para conhecer e/ou para intervir.
1.1. A pesquisa empírica como sendo teoricamente orientada.
1.2. A pesquisa como 'problem solving': diagnósticos, avaliações, intervenções.
1.3. A ética nos diferentes tipos de pesquisa.
2. Como desenhar um projeto de pesquisa e/ou intervenção.
2.1. Formulação do problema e definição de objetivos.
2.2. Conceptualização.
2.3. Operacionalização e observação.
2.4. Redação do projeto.
3. Estratégias metodológicas.
3.1. Adequação das estratégias metodológicas aos objetivos da pesquisa.
3.2. Pesquisa extensiva: grandes inquéritos, bases de dados estatísticos, etc.
3.3. Pesquisa intensiva: estudos de caso, pesquisa de terreno, observação participante, abordagem etnográfica, etc.
3.4. A investigação ação e a intervenção social.
3.5. Pesquisa comparativa: objetivos e problemas da comparação.
3.6. Os 'métodos combinados'.
O processo de ensino-aprendizagem articula sessões teórico-práticas de transmissão de conhecimentos, sessões seminariais de apresentação e discussão de projetos (às quais é dada prevalência), sessões tutoriais e trabalho autónomo dos estudantes.
|
Avaliação ao longo do semestre, contemplando as seguintes componentes:
a) Participação nas aulas e apresentação do projeto de pesquisa e/ou de intervenção (35%)
b) Trabalho final escrito: projeto de pesquisa e/ou de intervenção (65%).
Avaliação final, constituída por um trabalho final escrito: projeto de pesquisa e/ou de intervenção, complementado com uma discussão oral, caso o/a docente considere necessário (100%).
A avaliação desta UC não contempla a realização de exame escrito final.
Title: Ragin, C2019Constructing social research.Pine Forge.
Quivy, R&Champenhoud,L2003Manual de Investigação em Ciências Sociais.Gradiva.
Leedy, P. D., & Ormrod, J. E. 2023 Practical Research: Planning and Design. Pearson.
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Authors:
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Na medida em que o desenho de pesquisa pode ter algumas especificidades em função da área científica de pesquisa, listam-se abaixo algumas sugestões de suporte bibliográfico.
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Mestrado em Sociologia
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Mestrado em Serviço Social
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Bukve, O 2019 Designing Social Science Research. Cham: Palgrave.
Mestrado em Políticas Públicas
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Kubitschko, S., & Kaun, A. (eds). 2016 Innovative methods in media and communication research. Cham: Palgrave Macmillan.
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Mestrado em Gestão dos Novos Media
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Mestrado em Estudos Internacionais
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Osterwalder, A., & Pigneur, Y. 2010 Business model generation: a handbook for visionaries, game changers, and challengers (Vol. 1). John Wiley & Sons.
Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura
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Mestrado em Educação e Sociedade
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Quan-Haase, A., & Sloan, L. (eds.). 2022 The SAGE handbook of social media research methods. Sage.
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Berger, A. A. 2018 Media and communication research methods: An introduction to qualitative and quantitative approaches. Thousand Oaks: SAGE Publications.
Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Se necessário, solicitar referências adicionais ao/à(s) docente(s).
Mestrado em Ciências do Trabalho e Relações Laborais
Pollock III, Philip H.& Edwards, B C 2019 The Essentials of political analysis. 6ªed., Washington D.C.: CQ Press.
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Johnson, J B & Reynolds, H T 2020 Political Science research methods, 9ª ed. Los Angeles: Sage.
Mestrado em Ciência Política
Se necessário, solicitar referências adicionais ao/à(s) docente(s).
Mestrado em Administração Escolar
Se necessário, solicitar referências adicionais ao/à(s) docente(s).
Mestrado em Ação Humanitária
Authors:
Reference:
Year:
Organização Pedagógica e Diversidade
Com a frequência desta unidade curricular os estudantes deverão ser capazes de:
- Conhecer e problematizar as diferenças conceptuais entre diferença e desigualdade;
- Integrar o debate sobre diferença e desigualdade no quadro das transformações dos sistemas educativos contemporâneos;
- Analisar o impacto da massificação e multiculturalidade sobre as várias dimensões de funcionamento da organização escolar;
- Debater a diferença e desigualdade no contexto da gestão pedagógica e organizacional das escolas, tendo como cenário as políticas educativas e o debate sobre a qualidade, eficácia e equidade.
- Analisar diferentes modelos de organização pedagógica da Escola e a sua relação com a diversidade sociocultural.
1. Diferenças e desigualdades nas trajectórias escolares
1.1 Os resultados escolares segundo o género, as classes sociais e a etnicidade.
1.2 Sistemas de ensino, escolas e professores na produção do (in)sucesso escolar.
2 -Processos de implementação das políticas educativas
2.1 - As micro-políticas de escola e o papel central das direções escolares
2.2 - A organização pedagógica da escola como elemento crítico das políticas educativas.
3 - Modelos organizacionais e os dilemas da diversidade
3.1 - Níveis de decisão curricular e autonomia da escola
3.2 - Práticas organizacionais e igualdade de oportunidades
3. 3- A aprendizagem como o centro da acção organizacional: o desafio da diferenciação
A avaliação dos alunos terá como base: a participação nas aulas; b) o debate sobre a bibliografia de trabalho; c) um trabalho escrito individual.
No fim do semestre, cada aluno deverá entregar um trabalho escrito sobre um tema relativo ao programa da cadeira, com a forma de um ensaio sintético de natureza principalmente teórica, sem que tal exclua a possibilidade de se tomar como referência a reflexão sobre um problema ou caso concreto, ou a de se incluírem informações empíricas pertinentes.
Title: Abrantes, Pedro (2008) Os muros da escola: As distâncias e as transições entre ciclos de ensino, Lisboa, Tese de Doutoramento ISCTE.
Ball, S. J.; Maguire, M.; Braun, A. Como as escolas fazem as políticas: atuação em escolas secundárias. Tradução de Janete Bridon. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2016.
Barr, Rebecca, Dreenen, R. (2008) "How schools work" in Ballantine, J. e Spade, J. (org), Schools and society, London, Pine Forge Press
Perrenoud, Philippe (2004) Os ciclos de aprendizagem : um caminho para combater o fracasso escolar, Porto Alegre, Artmed,
Roldão, M Céu (2009) Estratégias de Ensino, V.N. Gaia, Fundação Manuel Leão
Sebastião, João (2009) Democratização do ensino, desigualdades sociais e trajectórias escolares, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.
Authors:
Reference: null
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Title: Bas, Gökhan (2021) ?Teacher Beliefs About Educational Reforms: A Metaphor Analysis?, International Journal of Educational Reform, Vol. 30(1) 21?38, DOI: 10.1177/1056787920933352
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Gislason, Neil (2009) ?Mapping School Design: A Qualitative Study of the Relations Among Facilities Design, Curriculum Delivery, and School Climate? The Journal of Environmental Education, VOL. 40, NO. 4
Kools, M. and Stoll L. (2016), ?What Makes a School a Learning Organisation??, OECD Education Working Papers, No. 137, OECD Publishing, Paris. http://dx.doi.org/10.1787/5jlwm62b3bvh-en
Pintassilgo, Joaquim, Alda Namora de Andrade (2019) A inovação pedagógica no contexto de uma escola pública portuguesa : o caso do Projeto "Farol", Lisboa, Universidade de Lisboa/ Instituto de Educação,
Peron, Sarah Cristina(2001) ?Análise de algumas condições institucionais para a organização do trabalho pedagógico?. in ETD - Educação Temática Digital 2, 2, pp. 208-230. URN: http://nbn-resolving.de/urn:nbn:de:0168-ssoar-105708
Authors:
Reference: null
Year:
Gestão das Organizações Escolares
1. Identificar as diferentes acepções da problemática organizacional(OA1).
2. Relacionar conceitos e práticas transversais da gestão com a especificidade da gestão em organizações escolares (OA2).
3. Identificar especificidades dos perfis e papéis dos gestores de organizações escolares (OA3).
4. Avaliar criticamente situações e práticas de gestão escolar e propor, fundamentadamente, alternativas consideradas mais adequadas (OA4).
1. A gestão das organizações e a especificidade da organização escolar.
1.1. Teorias organizacionais e o modelo da organização escolar.
1.2. A revolução 4.0 e as organizações escolares
1.2. A mudança organizacional
2. Eficácia e eficiência na Gestão.
3. O papel da gestão na articulação da organização escolar com a sua envolvente e os fatores condicionantes dos procedimentos em gestão.
4. Papéis do gestor.
5 Exercícios de aplicação e estudos de caso
1 - A avaliação ao longo do semestre:
a) trabalho individual (60%),
b) trabalho de grupo - 40%
Para aprovação, qualquer elemento de avaliação tem de ter nota mínima de 8 valores e o resultado final o valor mínimo de 10 valores (escala de 0 a 20).
2 - Avaliação final:
realização de provas finais (exame e/ou outras provas) 100% .
Aprovação com avaliação final igual ou superior a 10 (escala de 0 a 20)
Title: Mota, A. (2017). Gestão escolar: teoria e prática / Artur Guilherme Carvalho da Motta. Rio de Janeiro: SESES, 2017.
Neves, L., Varela, M. (2023). Gestão da Educação em Portugal, Novas perspetivas e desafios práticos. Psicossoma
Hoy, W., Miskel, C. (2013). Educational Administration. Theory, Research, and Practice . McGraw-Hill.
Duarte, A., Nascimento, G., Almeida,F., (2019). Gestão de pessoas 4.0. In Machado, C., e Davin,J. (coords) Organização e politicas empresariais. Atual, Almedina. ......
Authors:
Reference: null
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Morgan, G. (1997), Imagens da Organização, S. Paulo, Ed. Atlas;
Mintzberg, H. (2010). Estrutura e Dinâmica das Organizações, Lisboa, Ed. D. Quixote;
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Authors:
Reference: null
Year:
Trabalho de Projecto em Administração Escolar
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No início desta unidade curricular, os alunos poderão escolher um tópico de interesse pessoal e relevante para o actual estado da arte, bem como um orientador. Com o orientador, os alunos deverão:
- Formular a questão de partida
- Identificar literatura relevante, e elaborar uma revisão teórica e empírica
- Formular o problema de investigação/intervenção
- Desenhar um estudo que teste as hipóteses de intervenção
- Criar um procedimento e os materiais necessários à intervenção
- Elaborar o plano do relatório
- Escrever o relatório
Durante este processo os alunos receberão orientações relevantes para o tema do projecto e para a condução do processo de investigação em si mesmo, como por exemplo literatura relevante para o tópico e indicações acerca do design a utilizar.
O relatório será avaliado por um júri em provas públicas, após a confirmação por parte do orientador de que este está concluído e se encontra em condições de ser apresentado em provas públicas. A avaliação será baseada no mérito científico do estudo e na sua adequação teórica e metodológica.
BibliografiaTitle: Whetten, D. & Cameron, K. (2007). Developing management skills. Upper Saddle River: Prentice-Hall.
Sebastião, João (2009) Democratização do ensino, desigualdades sociais e trajectórias escolares, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian,
Roldão, Vitor (2005), Gestão de projecto. Abordagem instrumental ao planeamento, organização e controlo, Lisboa, Monitor
Rodrigues, Maria de Lurdes (2010), A Escola Pública pode fazer a diferença, Lisboa, Almedina
Caetano, A & Vala, J. (2008) (3ªed.). Gestão de recursos humanos: contextos, processos e técnicas, RH Editora, Lisboa
NÓVOA, António; Estrela, Albano (2003) Avaliações em Educação: Novas Perspectivas, Porto, Porto Editora.
Capucha, Luís (2008), Planeamento e avaliação de projectos: guião prático, Lisboa, Ministério da Educação
Barroso, J.(2005), Políticas Educativas e Organização Escolar, Lisboa, Universidade Aberta
Abrantes, Pedro (2008) Os muros da escola: As distâncias e as transições entre ciclos de ensino, Lisboa, Tese de Doutoramento ISCTE.
Authors:
Reference: null
Year:
Dissertação em Administração Escolar
O/a aluno/a que complete com sucesso esta UC deverá ser capaz de:
- Formular um problema de investigação
- Elaborar uma revisão de literatura, e utilizar teorias e evidência empírica para formular hipóteses testáveis
- Desenvolver métodos e materiais para o teste empírico das hipóteses
- Analisar resultados e rejeitar/confirmar hipóteses
No início desta unidade curricular, os alunos poderão escolher um tópico de interesse pessoal e relevante para o actual estado da arte, bem como um orientador. Com o orientador, mas também com oportunidade de discussão e partilha nestes seminários, os alunos deverão:
- Formular a questão de partida
- Identificar literatura relevante, e elaborar uma revisão teórica e empírica
- Formular o problema de investigação e as hipóteses
- Desenhar um estudo que teste as hipóteses
- Criar um procedimento e os materiais
- Conduzir o estudo
- Analisar e interpretar resultados
- Elaborar o plano da dissertação
- Escrever a dissertação
Durante este processo os alunos receberão orientações relevantes para o tema da dissertação e para a condução do processo de investigação em si mesmo, como por exemplo literatura relevante para o tópico e indicações acerca do design a utilizar.
Serão utilizados dois métodos de ensino:
(i) orientação da dissertação feita em contacto directo com o orientador em sessões individuais ou excepcionalmente em grupos pequenos de alunos cujo tópico da tese seja muito semelhante;
(ii) presença em seminários em que cada aluno apresenta o estado da sua tese, actividades planeadas, dificuldades encontradas, etc. Estes seminários focar-se-ão no tópico da dissertação, bem como no processo de investigação e escrita.
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A dissertação será avaliada por um júri em provas públicas, após a confirmação por parte do orientador de que esta está concluída e se encontra em condições de ser apresentada em provas públicas. A avaliação será baseada no mérito científico do estudo e na sua adequação teórica e metodológica.
Title: Whetten, D. & Cameron, K. (2007). Developing management skills. Upper Saddle River: Prentice-Hall.
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Barroso, J.(2005), Políticas Educativas e Organização Escolar, Lisboa, Universidade Aberta
Authors:
Reference: null
Year:
Estágio de 2º Ciclo
Os objetivos de aprendizagem do Estágio são adaptados a cada estágio e à instituição onde o mesmo é desenvolvido. Estes são:
OA1. Adquirir competências técnicas associadas a métodos e técnicas para a ação no âmbito de instituições de natureza diversa relacionadas com os objetivos gerais e de aprendizagem do mestrado;
OA2. Desenvolver competências de investigação e investigação-ação no âmbito de organizações relacionadas com o mestrado;
OA3. Elaborar um relatório de estágio que revele reflexão analítica do contexto profissional ou académico;
OA4. Construir indicadores de registo e avaliação da prática profissional.
1. Temática e problema de estágio
2. Plano de estágio
3. Quadro teórico e metodológico
4. Metodologia de investigação-ação colaborativa
5. Avaliação
6. Relatório
Relatório individual de estágio, que contém os seguintes elementos:
a) Caracterização do contexto institucional (história, organização, políticas e serviços, atividades, estrutura orgânica e funcionamento);
b) Enquadramento do local do estágio;
c) Descrição das atividades desenvolvidas (funções, responsabilidades, agentes, processos de trabalho, metodologias utilizadas)
d) Balanço crítico e teoricamente fundamentado
e) Bibliografia
A UC não contempla a modalidade de avaliação por exame.
Title: - Sweitzer, H. Frederick e King, Mary A. (2014), The Successful Internship: Personal, Professional, and Civic Development in Experiential Learning, Belmont, CA: Brooks/Cole, Cengage Learning.
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- Capucha, Luís (2008), Planeamento e Avaliação de Projetos. Guião Prático, Lisboa: ME/DGIDC
Authors:
Reference: null
Year:
Optativas recomendadas
O funcionamento das unidades curriculares optativas está sujeito a um n.º mínimo de inscrições.
No âmbito da formação especializada em Administração Escolar (decreto-lei nº 95/97, artigo 6º) e para se beneficiar da acreditação deste curso de mestrado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, recomenda-se a seleção das seguintes Unidades Curriculares optativas:
1º semestre
01673 | Comunicação em Educação
00505 | Educação ao Longo da Vida
2º semestre
01682 | Avaliação do Desempenho e de Competências em Educação
Objetivos
As transformações no setor da educação têm-se traduzido numa transferência progressiva para níveis regionais ou locais de competências e responsabilidades relacionadas com a gestão administrativa e pedagógica de instituições e territórios educativos. Esta transferência tem suscitado mudanças nos modelos organizacionais e nas competências dos agentes educativos, nomeadamente aquelas que se encontram associadas à gestão e liderança das escolas, aos processos de avaliação internos e externos, à produção de ambientes educativos inclusivos, seguros e à mediação de conflitos. Este Mestrado procura, assim, responder à necessidade de formação e qualificação dos diversos agentes educativos responsáveis ou intervenientes nestas áreas nos diversos níveis do sistema educativo.
Dissertação / Trabalho de Projeto
O mestrado implica a realização de uma dissertação de âmbito predominantemente científico, ou a realização de um trabalho de projeto inovador de aplicação, correspondentes a 48 créditos. A possibilidade de escolha, pelos mestrandos, entre a realização de uma dissertação de caráter científico ou um trabalho de projeto, originais, justifica-se pela natureza diversificada dos públicos-alvo: por um lado, estudantes e técnicos que pretendem prosseguir os seus estudos de segundo ciclo; por outro, profissionais com intervenção direta nas áreas em análise no âmbito do curso. A elaboração da dissertação é orientada por doutor ou doutora, ou por um especialista de reconhecido mérito, e é objeto de apreciação e discussão pública, perante um júri nomeado para o efeito.
Acreditações