Título
Estigma face à forma corporal: Vivências e perceções dos professores sobre as práticas em contexto escolar: Estudo de caso
Autor
Cipriano, Eva das Neves
Resumo
pt
A par da preocupante prevalência global de problemas relacionados com o peso (e consequentes
impactos do estigma corporal), considerando o crescente número de questões relacionadas com a saúde
física e mental nos contextos escolares portugueses, o presente estudo adota uma abordagem ancorada
na psicologia social, focando-se na estrutura organizacional do sistema educativo para compreender de
que modo a organização escolar, e os professores em particular, percecionam os potenciais impactos da
forma corporal e do peso no bem-estar e processo educativo dos alunos, e o modo como consideram a
diversidade com base na forma corporal e no peso na definição das suas estratégias, mecanismos e
práticas educativas. Recorrendo a uma metodologia de análise qualitativa, foram realizadas 11
entrevistas individuais semiestruturadas com Diretores de Turma de 9.º ano e professores de Educação
Física de uma escola urbana portuguesa, cuja análise de resultados foi desenvolvida com recurso à
análise temática reflexiva de diferentes dimensões de análise patentes no instrumento de autoavaliação
das escolas no âmbito da qualidade da inclusão - QU!S-S (Heimlich et al., 2019). Embora se considerem
os impactos na saúde física, psicológica e social e consequentes impactos académicos, as atuais
condições de trabalho dos professores (influenciando a sua motivação e práticas) e as limitações da
organização escolar (como os recursos humanos) comprometem fortemente a implementação eficaz e
adequada dos atuais normativos para uma educação inclusiva centrada no aluno, fomentando a
negligência de um importante domínio do seu bem-estar, nomeadamente o psicológico.
en
Along the increasing global prevalence of weight-related issues (and consequent impacts of body
stigma), considering the increasing prevalence of physical and mental health issues in Portuguese school
contexts, this study employs an approach grounded in social psychology, focusing on the organizational
structure of the educational system, to understand how the school organization, and teachers in
particular, perceive the potential impacts of body shape and weight on student’s well-being and
educational process, and how teachers consider diversity based on body shape and weight when defining
their strategies, mechanisms, and educational practices. Using a qualitative analysis methodology, 11
semi-structured individual interviews were conducted with 9th grade Class Directors and Physical
Education teachers from a Portuguese urban school, and the results were analyzed using reflexive
thematic analysis of different dimensions based on the assessment instrument of the quality of inclusive
schools QU!S-S (Heimlich et al., 2019). Although physical, psychological, and social health impacts are
considered, and consequent student’s academic performances, the current teacher’s working conditions
(influencing their motivation and practices) and the constraints of school organization (such as human
resources) strongly compromises an appropriate implementation of the current inclusion’s school
regulations and an effective student-centered education, potentially neglecting an important aspect of
their well-being, namely the psychological one.