Teses e dissertações

Mestrado
Administração Escolar
Título

Estigma face à forma corporal: Vivências e perceções dos professores sobre as práticas em contexto escolar: Estudo de caso

Autor
Cipriano, Eva das Neves
Resumo
pt
A par da preocupante prevalência global de problemas relacionados com o peso (e consequentes impactos do estigma corporal), considerando o crescente número de questões relacionadas com a saúde física e mental nos contextos escolares portugueses, o presente estudo adota uma abordagem ancorada na psicologia social, focando-se na estrutura organizacional do sistema educativo para compreender de que modo a organização escolar, e os professores em particular, percecionam os potenciais impactos da forma corporal e do peso no bem-estar e processo educativo dos alunos, e o modo como consideram a diversidade com base na forma corporal e no peso na definição das suas estratégias, mecanismos e práticas educativas. Recorrendo a uma metodologia de análise qualitativa, foram realizadas 11 entrevistas individuais semiestruturadas com Diretores de Turma de 9.º ano e professores de Educação Física de uma escola urbana portuguesa, cuja análise de resultados foi desenvolvida com recurso à análise temática reflexiva de diferentes dimensões de análise patentes no instrumento de autoavaliação das escolas no âmbito da qualidade da inclusão - QU!S-S (Heimlich et al., 2019). Embora se considerem os impactos na saúde física, psicológica e social e consequentes impactos académicos, as atuais condições de trabalho dos professores (influenciando a sua motivação e práticas) e as limitações da organização escolar (como os recursos humanos) comprometem fortemente a implementação eficaz e adequada dos atuais normativos para uma educação inclusiva centrada no aluno, fomentando a negligência de um importante domínio do seu bem-estar, nomeadamente o psicológico.
en
Along the increasing global prevalence of weight-related issues (and consequent impacts of body stigma), considering the increasing prevalence of physical and mental health issues in Portuguese school contexts, this study employs an approach grounded in social psychology, focusing on the organizational structure of the educational system, to understand how the school organization, and teachers in particular, perceive the potential impacts of body shape and weight on student’s well-being and educational process, and how teachers consider diversity based on body shape and weight when defining their strategies, mechanisms, and educational practices. Using a qualitative analysis methodology, 11 semi-structured individual interviews were conducted with 9th grade Class Directors and Physical Education teachers from a Portuguese urban school, and the results were analyzed using reflexive thematic analysis of different dimensions based on the assessment instrument of the quality of inclusive schools QU!S-S (Heimlich et al., 2019). Although physical, psychological, and social health impacts are considered, and consequent student’s academic performances, the current teacher’s working conditions (influencing their motivation and practices) and the constraints of school organization (such as human resources) strongly compromises an appropriate implementation of the current inclusion’s school regulations and an effective student-centered education, potentially neglecting an important aspect of their well-being, namely the psychological one.

Data

07-mar-2025

Palavras-chave

Desempenho escolar
School Performance
Estigma corporal
Peso não normativo
Impactos psicológicos
Práticas dos professores
Normativos para a inclusão
Body stigma
Non-normative weight
Psychological impacts
Teacher practices
Inclusion’s school regulations

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo
Política de Cookies
Este portal utiliza cookies e outras tecnologias na navegação do site ...