Objectivos
OA1: Compreender o papel das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem
OA2: Analisar as tendências e desafios da transformação digital na educação, identificando oportunidades de inovação e melhoria
OA3: Analisar criticamente cenários educativos, identificando os desafios a abordar através da transformação digital e formulando objetivos claros para a implementação de soluções digitais
OA4: Aplicar metodologias de gestão de projetos aplicadas à educação, estabelecendo metas, marcos temporais e alocação de recursos para a execução de projetos de transformação digital
OA5: Criar soluções digitais inovadoras para a educação, explorando tecnologias emergentes, criando materiais educativos digitais e adaptando essas soluções às necessidades e características dos estudantes
OA6: Implementar projetos de transformação digital em ambientes educativos, recolhendo e analisando dados para avaliar o impacto dessas iniciativas e realizar uma análise crítica dos resultados alcançados
Programa
P1: Transformação Digital no Ensino e Aprendizagem
-Papel das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem
-Tendências e desafios
P2: Desafios Educativos e Oportunidades de Transformação Digital
-Análise de cenários educativos
-Oportunidades de aplicação
-Formulação de objetivos
P3: Planeamento
-Metodologias de gestão de projetos aplicadas à educação
-Metas, marcos temporais e recursos
-Indicadores de sucesso e avaliação de resultados
P4: Desenvolvimento de Soluções Digitais para a Educação
-Tecnologias Digitais Emergentes na Educação
-Design instrutivo e criação de materiais educativos digitais
-Adaptação de soluções digitais às necessidades e características dos estudantes
P5: Implementação e Avaliação
-Implementação prática de projetos em ambiente educativo
-Recolha e análise de dados
-Análise crítica dos resultados
Processo de Avaliação
Avaliação por projeto, de acordo com o Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências do Iscte:
Entrega e discussão individual de um projeto de transformação digital aplicado ao processo de ensino-aprendizagem, numa estrutura previamente definida pela coordenação da UC (100% da nota), distribuído da seguinte forma:
- Fundamentação (15%)
- Planeamento (15%)
- Protótipo (15%)
- Testes (15%)
- Avaliação e Reflexão (15%)
- Discussão (25%)
A média dos componentes Fundamentação, Planeamento, Protótipo, Testes, Avaliação e Reflexão, terá de ser igual ou superior a 9,5. A Discussão requer 9,5 valores como nota mínima.
A UC não contempla avaliação por exame.
Bibliografia
Bibliografia Obrigatória
Title: "Bilyalova, A. A., Salimova, D. A., & Zelenina, T. I. (2020). Digital transformation in education. In Integrated Science in Digital Age: ICIS 2019 (pp. 265-276). Springer International Publishing. Burton, N., Brundrett, M., & Jones, M. (2014). Doing your education research project. Sage. Cooke-Davies, T. (2002). The “real” success factors on projects. International journal of project management, 20(3), 185-190. Efstratia, D. (2014). Experiential education through project based learning. Procedia-social and behavioral sciences, 152, 1256-1260.
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Bibliografia Opcional