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Leccionado em
Português
Tipo de ensino À distância
Corpo Docente para (2024/2025)
Alexandra Ramos Cortês, Doutorada em Serviço Social pelo ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa; Mestre em Cuidados Paliativos pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; Licenciada em Serviço Social pela Universidade Católica Portuguesa (Lisboa); Especialista na área do Luto e Perdas (Pós-Graduações: Curso Pós-Graduado de Aperfeiçoamento Luto em Ciências da Saúde; Curso Pós-Graduado de Aperfeiçoamento Intervenção no Processo de Luto em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa I IPIR - Instituto de Psicoterapia Integrativa Relacional - Barcelona).
Assistente Social Hospitalar desde 2001 no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte EPE (experiência profissional em Serviços de Medicina Interna; Cardiologia; Cirurgia Cardiotorácica; Unidade de Tratamentos Intensivos Coronários /UTIC; Serviço de Urgência; Hospital de GDia de Oncologia; Radioterapia; Unidade Multidisciplinar de Dor; Unidade de Medicina Paliativa (Equipa Intra-hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos; Consulta Externa); Foi convidada para a abertura e integração da Equipa de Cuidados Paliativos desse Centro Hospitalar em 2007, onde mantém a sua atividade assistencial até aos dias de hoje.
Diretora da Equipa de Apoio Psicossocial do CHULN - Programa para o Apoio Integral a Pessoas com Doenças Avançadas, Fundação "la Caixa" (2022-); Responsável do Grupo de Serviço Social da Unidade de Medicina Paliativa (2018-atualidade).
Professora Auxiliar Convidada no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa (2018-atualidade); Professora Convidada no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa (2011-2017); Assistente de investigação (BD - FCT) - Inst. de Acolhimento - Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (2013-2017).
Colabora como docente no Instituto de Ciências da Saúde - Universidade Católica Portuguesa - Programa de Mestrado em Cuidados Paliativos, no Módulo: Cuidados Sociais, Espirituais e Religiosos, Dignidade e Sofrimento e com a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.
Desempenha funções de planeamento, acompanhamento e supervisão de projetos na área psicossocial e espiritual e projetos na área de planos integrados de cuidados na área da saúde; Supervisora e orientadora de estágios académicos e orientadora de projetos/dissertações/teses (Mestrado e Doutoramento) de diversas Universidades; Autora de artigos nacionais e internacionais, sobre o Serviço Social e Saúde, Cuidados Paliativos, Luto; Revisora de revistas científicas (nacionais e internacionais).
Cristina Camilo é Professora Auxiliar Convidada do ISCTE-IUL, Gestora Executiva do Iscte_Saúde e Investigador Convidada no CIS-IUL. Doutorada em Psicologia, desenvolve investigação, na área do impacto das relações sociais na saúde e bem-estar, nomeadamente sobre os processos que medeiam esta associação. Estuda ainda os processos interpessoais de regulação das emoções negativas em situações de doença. É coordenadora do Global Diagnostic Study, desenvolvido em conjunto com a Childhood Cancer International (CCI) e cocoordenadora do programa desenvolvido em parceria com o SICAD no âmbito do programa “Eu e os Outros”.
Assistente Social, é doutorada em Serviço Social pela Universidade Católica Portuguesa, sendo Mestre e Licenciada na mesma área. Atualmente é Professora Auxiliar na Escola de Sociologia e Políticas Públicas do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa. De 2019 a 2022 integrou o Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, como Vogal Executiva. Paralelamente, de 2016 a 2022 foi Professora Auxiliar Convidada do Departamento de Economia, Sociologia e Gestão da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Desde 1998 até 2022, exerceu diversos cargos dirigentes com destaque para Administradora da UTAD e dos Serviços de Ação Social, Subdiretora Geral da Direção Geral do Ensino Superior (Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), Vice-Presidente do Fundo de Apoio ao Estudante (Ministério da Educação) e Chefe do Gabinete do Secretário de Estado do Emprego e Formação Profissional (Ministério do Trabalho). Em 2022 foi nomeada por despacho do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior como Cocoordenadora do Painel Independente de Alto Nível de seleção e acompanhamento do «Programa Nacional para o Alojamento no Ensino Superior — PNAES».
Participa regularmente em estudos, comunicações e artigos científicos nas áreas do Serviço Social, da Responsabilidade Social e do Ensino Superior.
Jorge Ferreira, Professor Associado com Agregação no Iscte – Instituto Universitário de Lisboa. Agregação em janeiro de 2024, sobre «Questionando o Serviço Social como Ciência social» «Formação/investigação em Serviço Social». Doutor em Serviço Social na especialidade de Serviço Social, Políticas Sociais e Sociedade, (Aprovado com Distinção e Louvor) realizado em associação entre ISCTE/ISSSL, sobre o tema: Serviço Social e Modelos de Bem-Estar para a Infância. Modus Operandi do Assistente Social na Promoção da Proteção à Criança e à Família. Mestrado em Serviço Social sobre o tema, Intervenção Social e Intervenção Judicial no problema Criança Maltratada. Relação e/ou Intersecção (ISSSL:1998), após a Licenciatura em Serviço Social (ISSSL: 1990). Realização de um curso pós-graduado no Instituto Superior de Psicologia Aplicada - História das Ideias e das grandes Doutrinas em criminologia (ISPA: 1993), frequência do ano zero «Abordagem Sistémica» do curso de Terapia Familiar (Associação Portuguesa de terapia Familiar: 1997), realização de provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica (ISSSL: 2000) sobre o tema, Mediação e Intervenção Social em Justiça.
Realização de Formação Prática de aprofundamento após Licenciatura no estrangeiro, em Reabilitação Psiquiátrica na Fundação de Waterheuvel, Amsterdão / Holanda (1993), em Reabilitação Psiquiátrica na Société Parisiene d?aide á lá Santé mental - SPASM .Paris (1993); Reinserção e Integração Profissional na Scotish Association for mental healt . Escócia (1994). Participação em programas e projetos de investigação nas áreas da Transferência dos perfis de Acão, formação, para desenvolvimento da relação de ajuda aos públicos em situação de abandono (Crianças, Adolescentes); Trabalho Social na Europa. Modelo Comparativo em Línguas Românicas e nos domínios do Sistema de Proteção à Criança; Direitos da Criança, políticas sociais de Infância e Intervenção Social com Famílias. Tem 13 artigos científicos publicados e várias comunicações em seminários nacionais e internacionais e comunicações em congressos. Colaborador da Revista Katálisis (revista semestral com circulação em países de língua hispânica e em Portugal dirigida a Assistentes Sociais e Profissionais de áreas afins, Professores, Investigadores). Professor de diferentes Unidades Curriculares ao nível de 1º e 2º Ciclo. Professor Visitante na Universidade Complutense de Madrid (Escuela de Trabajo Social), e na Universidade de Granada (Escuela de Trabajo Social), colaborador com instituições de ensino superior em Portugal (Instituto Universitário de Lisboa. ISCTE) e nos programas de cooperação científica de docentes da Universidade Lusíada de Lisboa (Instituto Politécnico da Guarda, Instituto Politécnico de Beja, Universidade dos Açores). No ano de 2009, Acreditado Avaliador Externo das Novas oportunidades. Vogal de Júri do concurso de dirigente de grau intermédio de 2º grau da Administração Pública. Coordenador pedagógico e científico e professor do Curso de Especialização Tecnológica (CET) «Acolhimento em Instituição». (2008/2010). Várias participações no âmbito do Programa Socrates Erasmus (mobilidade de professores) com universidades europeia: Complutense de Madrid Espanha, universidade de Kalmar Suécia, Universidade de Mastrich, Holanda, Universidade Bicocca Milão Itália e Universidade de Granada Espanha. Stradinsk University Letavia. Áreas Cientificas de Formação: Teoria e Metodologia do Serviço Social, Teoria Critica e Serviço Social, Investigação em Serviço Social, Seminários de Prática em Serviço Social, Avaliação de Programas de Politicas Sociais, Serviço Social Internacional; metodologias de Investigação, Metodologias Especificas de Intervenção em Gerontologia Social, intervenção Social em Situações de Risco, Intervenção Social com Famílias Maltratantes, intervenção em Rede, Comportamentos Desviantes, Introdução à Criminologia e Vitimologia.
Doutorada em Serviço Social pelo ISCTE-IUL sobre o tema “Acreditação Hospitalar e boas práticas profissionais”;
Especialização em Mediação Familiar e gestão de conflitos e licenciada em Serviço Social pelo Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa. Professora Auxiliar Convidada do ISCTE-IUL.
Leciona no 1º Ciclo de Estudo da Licenciatura em Serviço Social, e na PG em Serviço Social na Saúde.
Orientadora de trabalhos de Investigação de Mestrado e Doutoramento em Serviço Social.
Assistente Social no CHULC,
Integra diversos projetos de investigação: Validação de instrumentos SWAAT; IEXPAC para a população portuguesa. Criação e validação de indicadores de qualidade em SS para a área da Saúde em parceria com a ACSS;
Integra a Join Action transfer of best praCtices In pRimary CarE (CIRCE-JA), no período de 2023 a 2025.
Integra o Grupo Operativo Nacional do PAPVSS - DGS
Integra os Órgãos da PAFIC e a APSS;
Tem como áreas de interesse de investigação: Serviço Social e sistemas de saúde, Planeamento de alta hospitalar; Qualidade e Boas práticas; inovação, impactos psicossociais da doença e instrumentos operativos de suporte à prática profissional e integração de cuidados.
Maria Inês Amaro é doutorada em Serviço Social, pela Universidade Católica Portuguesa; mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação, pelo ISCTE, e licenciada em Serviço Social, pelo Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa. Professora na licenciatura, mestrado e doutoramento em Serviço Social do ISCTE-IUL e investigadora integrada do CIES. Tem interesses de investigação nas áreas da teoria e prática do Serviço Social, da Sociedade e Tecnologia e da Exclusão Social e Trabalho. Consultora na área do planeamento social e avaliação. Autora de livros, capítulos e livro e artigos nas áreas mencionadas.
Desde final e 2019, em Comissão de Serviço no Instituto da Segurança Social, onde desempenha funções como Diretora do Departamento de Desenvolvimento Social. Nesse âmbito, tem responsabilidades ao nível nacional na implementação e desenvolvimento de política pública nas áreas da infância e juventude; cooperação e respostas sociais, e intervenção social.
Preside à Comissão Nacional do Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI), ao Conselho Nacional para a Adoção (biénio 2024-2026), júri de avaliação do Programa Escolhas (edição 2023); participa no Conselho Nacional de Cooperação, no Grupo Operativo Único, para o acolhimento de população requerente e beneficiária de proteção internacional; no Conselho Nacional para as Migrações; na Comissão das Políticas de Inclusão das Pessoas com Deficiência; no núcleo executivo do Grupo de Implementação, Monitorização e Avaliação da Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo; e, entre outras, da Comissão de Acompanhamento da Estratégia Nacional de Combate à Pobreza; é oficial deligação nacional para a Proteção Civil.
Licenciatura (ISCTE) e mestrado em Sociologia (FCSH-UNL), e doutoramento em Educação (Faculdade de Ciências, U.Lisboa). É Professora Catedrática no Departamento de Métodos de Pesquisa Social do Iscte-Instituto Universitário de Lisboa, onde leciona e coordena diversas disciplinas de Estatística e Análise de Dados.
É diretora do Departamento de Métodos de Pesquisa Social da Escola de Sociologia e Políticas Públicas do Iscte e investigadora integrada do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL). Tem participado em diversos projetos de investigação, designadamente nas áreas da sociologia da família, das migrações e da integridade académica. Publicou diversos artigos em revistas especializadas, nacionais e internacionais, bem como livros e capítulos de livros.
Foi Presidente e Vice-Presidente do Conselho Pedagógico do Iscte e é atualmente membro do Conselho de Ética do Iscte.
É membro da Associação Portuguesa de Sociologia (APS), da qual foi Vice-Presidente e onde coordenou o 1º levantamento nacional sobre as práticas profissionais dos diplomados em sociologia.
É atualmente diretora da revista SOCIOLOGIA ON LINE, revista científica eletrónica da APS.
Publicações recentes
Brandão, S., & Ramos, M. (2023). Teleworking in the context of the Covid-19 pandemic: advantages, disadvantages and influencing factors - the workers’ perspective. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, 25(2), p.253-268. https://doi.org/10.7819/rbgn.v25i2.4221
Gomes, L., Martins, J., Ramos, M., & Carreiro da Costa, F. (2023). The impact that nonphysical education teachers' perceptions play on the promotion of active and healthy lifestyles: A cross-sectional qualitative study. International Journal of Environmental Research and Public Health, 20, 2026. (Q1) https://doi.org/10.3390/ijerph20032026
Gomes, L., Martins, J., Ramos, M., & Carreiro da Costa, F. (2023). Physical activity levels of Portuguese adolescents in the first period of confinement due to the COVID-19 pandemic and the first activities of teachers and coaches: a cross-sectional study (Niveles de actividad física de adolescentes portugueses en el primer periodo de confinamiento por la pandemia de COVID-19 y las primeras actividades de profesores y entrenadores: un estudio transversal). Retos, 47, 701–709. (Q3). https://doi.org/10.47197/retos.v47.93923
Ramos, M. & Ferreira, A.C. (2022). Marriage patterns among Portuguese-Brazilian couples: are same-sex couples different from heterosexual couples? Migraciones. (Q2). https://doi.org/10.14422/mig.2022.018
Abrantes, P., Banha, R., Ramos, M., Aníbal, A. & Urze, P. (2022). Inserções, identidades e competências dos sociólogos em Portugal. Sociologia, Problemas e Práticas, 100, 65-85. (Q3). https://doi.org/10.7458/SPP202210025945
Morais, C., Ramos, M., Cardoso, A., Gonçalves, S., Ramos, R., Costa, R.P. & Gonçalves , J.P. (2022). Plágio no ensino superior. Mensurar o que os alunos fazem, sabem e julgam saber. SOCIOLOGIA ON LINE, 29, 90-108. https://doi.org/10.30553/sociologiaonline.2022.29.4
Mata, C., Onofre, M., Costa, J., Ramos, M., Marques, A. & Martins, J. (2021). Motivation and Perceived Motivational Climate by Adoles-cents in Face-to-Face Physical Education during the COVID-19 Pandemic. Sustainability. Special Issue "Physical Activity and Sustainable Health". 13(23), 13051. (Q1). https://doi.org/10.3390/su132313051
Gaspar, S., Ramos, M. & Ferreira, A.C. (2021). Transnational divorce in binational marriages: the case of Portuguese-Brazilian and Portuguese-Cape Verdean couples. Population, Space and Place. e2435. (Q1). https://doi.org/10.1002/psp.2435
Ramos, M. & Morais, C. (2021). As várias faces do plágio entre estudantes do ensino superior: um estudo de caso. Educação e Pesquisa, 47. e235184. (Q3). https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147231584
Professora Associada com Agregação do Iscte-Instituto Universitário de Lisboa. Diretora do Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação, Subdiretora e Coordenadora ERASMUS do Departamento de Sociologia. Investigadora do CIES-Iscte, desenvolve atualmente pesquisas nas áreas da "Comunicação, Tecnologias de Informação e Saúde", "Literacia em Saúde" e "Saúde Digital", sendo Coordenadora do projeto FCT, em curso, "Comunicação de Risco em Saúde: Design e Comunicação digital das fontes oficiais de saúde pública para a orientação dos cidadãos em situações pandémicas". Associated Editor da revista Observatório (OBS*- http://obs.obercom.pt/index.php/obs), membro do Comité Científico das Edicciones-InCom-UAB e do Comité Editorial da Revista de Comunicación y Salud (https://www.revistadecomunicacionysalud.es/index.php/rcys). É autora de vários livros e artigos nas áreas da Saúde e Comunicação, Comunicação em Rede e Jovens e Media em Portugal.
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