Mestrado

Acreditações

Logótipo da A3ES

Acreditado
3 Anos
23 abr 2021
Registo DGES
Registo inicial R/A-Cr 164/2021 de 09-06-2021
Registo de alteração
Contactos
Candidatar
Leccionado em Português e Inglês
O Mestrado Profissionalizante em Inovação Digital para Práticas de Projeto (MDI) em cotutela com a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto.

O Mestrado Profissionalizante em Inovação Digital para Práticas de Projeto (MDI) permite abranger várias dimensões associadas à prática de Projeto em atividades como a arquitetura, o design ou a construção, cobrindo conhecimentos fundamentais e atualizados para se poder compreender, implementar e liderar processos de transformação digital nessas áreas.

Considerando a importância da dupla transição digital e climática, o curso promove conhecimento, inovação e liderança no sector profissional / industrial em articulação com a universidade, envolvendo o desenvolvimento de um trabalho de projeto aplicado à resolução prática de problemas de relevância para as empresas, ateliers e o tecido industrial em geral. Neste, promove-se um conjunto de competências fundamentais aplicadas para a inovação nos processos e produtos do projeto, abordando temáticas como a Computação; Fabricação Digital; BIM; IoT; Realidade Virtual e Aumentada; Inteligência Artificial; Ciência dos Dados ou Empreendedorismo.

Através do posicionamento pós-laboral, este Mestrado permite aos participantes manter uma vida profissionalmente ativa, facilitando a promoção de aprendizagem ao longo da vida. O MDI tira ainda partido da colaboração entre duas Faculdades (ISCTE-IUL e FAUP) e duas cidades (Lisboa e Porto), beneficiando, desse modo, dos melhores conhecimentos, recursos e conexões ao mundo profissional que estas instituições têm para oferecer.


DESTINATÁRIOS

Este programa destina-se a candidatos que possuam um grau de licenciatura, ou equivalente legal, em qualquer área de estudo e, cumulativamente, uma experiência profissional de, pelo menos, 5 anos.


OBJETIVOS

1. Dominar referências teóricas e conceptuais associadas à transformação digital em curso na sociedade e no mundo profissional;

2. Promover competências e aptidões necessárias para compreender problemas reais e, através da prática do projeto, encontrar oportunidades de inovação convocando, para isso, conceitos, metodologias e tecnologias atuais de carácter interdisciplinar;

3. Desenvolver metodologias para formular e implementar em contexto empresarial / industrial - de forma autónoma ou em equipa - estratégias de projeto tecnologicamente avançadas;

4. Dotar os profissionais de capacidade crítica e cultural para participar na discussão global sobre o presente e futuro das áreas de projeto.

Mensagem do(s) diretor(es)

O Mestrado Profissionalizante em Inovação Digital para Práticas de Projeto (MDI) é um programa único no contexto nacional que promove a formação especializada de mestrado num ano, sem necessidade de interromper a vida profissional.

Neste ciclo de estudos, descobrirá como desenvolver atividades de projecto de forma inovadora, com impacto nos objetivos fundamentais de transição digital e sustentável do sector profissional da arquitetura (AEC) e do design.

O programa está estruturado para garantir um equilíbrio entre competências teóricas e operativas para fazer a verdadeira diferença no presente e futuro da profissão.

Candidatar

Informações Gerais

Duração
1 ano
Língua
Português e Inglês
ECTS
60
Vagas
35
Horário
Pós-laboral
Candidaturas
15 fev 2022 - 04 abr 2022
05 abr 2022 - 23 mai 2022
24 mai 2022 - 04 jul 2022
26 jul 2022 - 29 ago 2022
1.ºAno 5000.00
2.ºAno 0.00
1.ºAno 8500.00
2.ºAno 0.00
* Informação para o ano letivo de 2022/2023
Contactos
Candidatar
Voltar ao topo