Curso de Pós Graduação
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Escola de Ciências Sociais e Humanas
Candidaturas
Edifício Sedas Nunes (Edifício I), Sala 1E05
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(+351) 210 464 016
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Leccionado em Português
Tipo de ensino À distância

Corpo Docente para (2024/2025)

Concepção e Avaliação de Projectos
Doutorada em Psicologia, mestre em Psicologia das Emoções pelo ISCTE-IUL e licenciada em Animação Sociocultural pelo Instituto Piaget. Em contexto escolar assumiu funções de docente e direção do curso tecnológico de Ação Social no ensino secundário, tendo posteriormente assegurando funções de técnica especializada. No exercício destas funções concebeu e implementou diversos projetos de promoção de competências sociais e emocionais em contexto escolar e comunitário. Complementarmente, fundou a associação Acrescer que, durante 18 anos, proporcionou às escolas e outros parceiros locais a criação, implementação e avaliação de programas socioeducativos à medida das suas necessidades. É formadora certificada desde 2001, com especialidade na área comportamental e vasta experiência na conceção de ações de formação especificamente dirigidas a docentes e outros profissionais de educação.  No âmbito do seu projeto de Doutoramento teve oportunidade de integrar a equipa de investigadores envolvidos no projeto Piloto Playgroups for Inclusion - Grupos Aprender, Brincar e Crescer. Este projeto visou testar uma nova resposta educativa para a 1ª infância, dirigida a famílias com crianças até aos quatro anos de idade. A sua investigação focou-se no desenvolvimento das práticas de brincadeira de crianças e cuidadores e visou também testar um instrumento de medição do playfulness. Após esta experiência, pós projeto piloto, teve a oportunidade de coordenar os Grupos Aprender Brincar e Crescer do concelho do Seixal. Mais recentemente, colaborou no projeto de resposta temporária de emergência, promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian. Este projeto proporcionou a criação e o acompanhamento de playgrups, a nível nacional, especificamente dirigidos a famílias refugiadas da Ucrânia.   Mais recentemente abraçou a área da investigação e consultoria nos domínios da monitorização e avaliação de impacto de programas de competências sociais e emocionais; primeiramente integrada na equipa das Academias Gulbenkian do Conhecimento e atualmente no projeto ADN Socioemocional das Escolas de Sintra. Leciona desde 2022 a Unidade Curricular Conceção e Avaliação de Projetos na Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário, promovida pelo IPPS-Iscte.  No seu percurso destaca-se ainda a autoria ou co-autoria de diversificados recursos lúdico-pedagógicos e/ou de suporte às práticas educativas em contexto escolar, comunitário ou dirigidos a famílias (por exemplo: Jogo de Tabuleiro Gigante - Missão Adn Socioemocional e livro infanto-juvenil "Eu sou e sou mesmo!")  
Concepção e Avaliação de Projectos | Psicologia Comunitária
Licenciada em psicologia clínica (Univ. de Coimbra). Fez mestrado e doutoramento em psicologia social no ISCTE (com estágio de investigação na Flinders University, Adelaide, Australia). Tem a especialidade em psicologia do trabalho, social e das organizações e, especialidade avançada em psicoterapia (OPP), com formação em EMDR (N1 e N2). É docente no ISCTE e investigadora no CIS desde 1999, tendo tido alguns cargos de gestão durante este período: é atualmente diretora do Mestrado em Psicologia Comunitária e Proteção de Crianças e Jovens em Risco (também em 2018-2019) e presidente da Comissão Especializada de Ética de Psicologia, e foi Presidente do Conselho Pedagógico do ISCTE (2019-2023). Tem coordenado e colaborado em estudos e projetos de intervenção social e comunitária, sobretudo no âmbito da sua avaliação, a nível local/municipal (ex., Communication for Integration - C4i/Amadora; CM Sintra - ADN Socioemocional 2.0; CM Cascais - Crescer a Tempo Inteiro), a nível nacional (ex., Projeto Playgroups for inclusion/Grupos Aprender, Brincar, Crescer; Programa Escolhas, 7G; estudos para o CNCS) e em outros projetos internacionais (ex., Projeto ISCWeB - International survey on children's well-being; GRIT - Projeto Erasmus+ - Growing in Urban Education and Diversity; Yar4all). Colaborou em 2018 como Quality Monitor do Australian Council for Educational Research (ACER) num projeto liderado pela OCDE sobre competências socioemocionais e foi consultora técnica e científica para a Fundação Calouste de Gulbenkian nos Projetos Academias Gulbenkian do Conhecimento (2018-2022). Para além do seu interesse pela área da inclusão (tendo estado envolvida na Carta Portuguesa para a Diversidade), nos últimos anos tem trabalhado na área do risco (Gambling e adolescência, com a Universidade de Nottingham Trent) e da proteção de crianças e jovens, desenvolvendo, em colaboração com outras colegas, materiais que visam a promoção dos direitos da criança ("À descoberta dos direitos das crianças", editado pela Assembleia da República), a prevenção universal do abuso sexual ("As Aventuras do Búzio e da Coral"; "Picos e Avelã à descoberta da Floresta do Tesouro") e a audição da criança em tribunal ("Audição da criança: Guia de boas práticas"; "O João vai a tribunal/O dia que a Mariana não queria"; Projeto 12: www.projeto12.pt). Em 2017 participou no projeto T.A.L.E. (Training Activities for Legal Experts) que procurou formar profissionais para uma correta implementação das Diretrizes do Conselho Europeu para uma Justiça amiga da Criança. É membro do Conselho Diretor do CSIS Child Safeguarding in Sport e do Conselho Científico da Academia de Líderes UBUNTU. Formadora no CEJ, sobre Audição da Criança (2016-2023). Fez supervisão a Equipas de apoio a famílias (SCML-2017-2020). Foi consultora para a ACRIDES (Cabo-Verde) e é-o atualmente para o Conselho da Europa no âmbito de um projeto sobre child-friendly justice. Atualmente integra o Grupo VITA, grupo de acompanhamento de situações de violência sexual sobre crianças e adultos vulneráveis no contexto da igreja Católica em Portugal. Recebeu o Prémio Carreira Sul 2020 da OPP. 
Concepção e Avaliação de Projectos | Metodologias de Intervenção para o Desenvolvimento | Seminário de Teorias e Práticas do Desenvolvimento | Seminário I: Economia Social e Solidária e Debates Conceptuais | Teorias e Práticas do Desenvolvimento
Psicologia Comunitária
Sibila Marques é licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa e Doutorada em Psicologia Social pelo ISCTE-IUL – Instituto Universitário de Lisboa. É investigadora no Centro de Investigação e de Intervenção Social e lecciona como Professora Auxiliar em cursos de Mestrado no ISCTE-IUL. É actualmente a Directora do Mestrado em Psicologia Social da Saúde.  Tem-se dedicado sobretudo à aplicação da Psicologia Social e Comunitária para compreensão de temas com impacto social relevante sobretudo ao nível da saúde e bem-estar das comunidades e dos indivíduos. Neste sentido tem desenvolvido trabalho em duas areas prioritárias: Psicologia Social do Envelhecimento e Psicologia Social do Ambiente.  Neste domínio tem apresentado os seus trabalhos em congressos nacionais e internacionais, e tem publicações em revistas com impacto na comunidade científica. Tem também desenvolvido actividades em projectos europeus e nacionais  neste domínio.  Faz actualmente parte do grupo Eurage (www.eurage.com) e assumiu a coordenação científica no ISCTE-IUL dos projectos europeus SIforAGE (FP7) e INHERIT (H2020). É ainda autora do ensaio “Discriminação da terceira idade” publicado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos em 2011. Tem ainda uma presença frequente nos meios de comunicação social para discussão dos seus temas de investigação. 
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