Com a crescente transformação digital e a dependência de tecnologias de informação e comunicação, as organizações viram aumentar a sua exposição a novas ameaças de segurança que podem comprometer a sua própria operação. Este é um cenário que levanta enormes desafios que requerem uma resposta adequada.
Os diplomados deste curso ficam habilitados para lidar com estes desafios e estão preparados para identificar e avaliar riscos, vulnerabilidades e ameaças de cibersegurança, sendo capazes de planear, implementar, gerir e manter a segurança de sistemas de informação e de redes de comunicação. Serão ainda dotados de conhecimentos e competências na implementação e realização de operações de monitorização contínua e de deteção de ameaças de cibersegurança, investigação e reporte de incidentes e em mecanismos criptográficos para proteção da informação.
Sendo a cibersegurança uma área multidisciplinar, o programa curricular beneficia da contribuição de diversas áreas de conhecimento (segurança de dados, componentes, software e aplicações, redes, sistemas, pessoas, organizações e sociedade), permitindo que os estudantes adquiram uma formação integrada.
Mensagem do(s) diretor(es)
Os desafios de cibersegurança são cada vez maiores. A acelerada transformação digital e a dependência de tecnologias de informação e comunicação fazem com que as organizações estejam cada vez mais expostas a ameaças que colocam em causa os seus ativos.
A cibersegurança, nas suas diferentes dimensões, deve ser uma preocupação central da sociedade moderna. Um ambiente seguro é fundamental para estabelecer e desenvolver qualquer atividade económica ou social.
Para isso, e de acordo com as principais recomendações internacionais a nível de cibersegurança, as organizações devem desenvolver as seguintes capacidades:
- Identificação – Desenvolvimento de um entendimento organizacional capacitado para a gestão do risco de cibersegurança para sistemas, pessoas, bens, dados e capacidades;
- Proteção – Desenvolvimento e implementação de salvaguardas apropriadas para assegurar a prestação de serviços críticos;
- Deteção – Desenvolvimento e implementação de atividades de identificação da ocorrência de eventos de cibersegurança;
- Resposta – Desenvolvimento e implementação de atividades apropriadas para tomar medidas relativamente a incidentes de cibersegurança;
- Recuperação – Desenvolvimento e implementação de atividades apropriadas para manter planos de resiliência e restaurar quaisquer capacidades ou serviços que foram prejudicados devido a incidentes de cibersegurança.
Ao longo desta desafiante e atual Licenciatura, os alunos irão desenvolver as competências necessárias para que, no futuro, possam ajudar as organizações no planeamento, desenvolvimento e operação das capacidades de cibersegurança referidas anteriormente.
Torna-te num profissional de cibersegurança e ajuda na construção de um futuro digital mais seguro.
Informações Gerais