Quais as saídas profissionais deste curso?
Os estudantes que concluam esta Licenciatura ficam habilitados a identificar e avaliar riscos e ameaças de cibersegurança, planear, implementar, gerir e manter a segurança de tecnologias de informação e comunicação, através de:
- Identificação dos principais riscos, avaliação da probabilidade e impacto e proposta de medidas de mitigação apropriadas;
- Planeamento, instalação e gestão de tecnologias de informação e de comunicação adequadas;
- Compreensão dos principais requisitos legais e éticos da cibersegurança;
- Planeamento e realização de auditorias de segurança a sistemas, aplicações e redes de comunicações;
- Implementação e realização de operações de monitorização contínua e de deteção de ameaças de cibersegurança, investigação e reporte de incidentes;
- Conhecimento e aplicação de mecanismos criptográficos para proteção de informação em repouso e em trânsito;
- Compreensão, identificação e mitigação de problemas de segurança em aplicações e no desenvolvimento de software.
Qual a empregabilidade deste curso?
De acordo com múltiplos estudos internacionais, existe uma séria carência de profissionais na área da cibersegurança para fazer face às necessidades do mercado. O estudo realizado pela (ISC)2 - uma organização internacional sem fins-lucrativos composta por profissionais na área - estima uma carência de cerca de 1.8 milhões de profissionais nesta área face às necessidades atuais das organizações, até ao final de 2022.
Assim, a área da cibersegurança é, e continuará a ser, uma das áreas com maior índice de empregabilidade, em que o mercado global irá absorver rapidamente todos os profissionais formados.
De forma geral, os cursos do Iscte têm elevados níveis de empregabilidade, sendo esse um dos fatores pelos quais é a universidade pública portuguesa com maior índice de força (candidatos em 1ª opção/número de vagas).
Os currículos das Licenciaturas do Iscte-Sintra foram concebidos em articulação com empregadores privados e públicos, reforçando assim a adequação dos conteúdos e dos métodos pedagógicos às necessidades identificadas no mercado de trabalho.