Acreditações
Plano de Estudos para 2024/2025
Unidades curriculares | Créditos | |
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Ciência de Materiais
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Desenho
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Introdução ao Ambiente Construído
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Matemática Aplicada
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Trabalho, Organizações e Tecnologia
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Geometria e Estatística
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Modelação da Informação de Construção I
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Projeto I
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Sistemas e Processos de Construção de Edifícios I
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Apresentações em Público com Técnicas Teatrais
2.0 ECTS
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Competências Transversais | 2.0 |
Introdução ao Design Thinking
2.0 ECTS
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Competências Transversais | 2.0 |
Trabalho Académico com Inteligência Artificial
2.0 ECTS
|
Competências Transversais | 2.0 |
Fundamentos de Programação
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Modelação da Informação de Construção II
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Projeto II
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Qualidade e Segurança na Construção
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Sistemas e Processos de Construção de Edifícios II
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Modelação da Informação de Construção
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Programação para a Internet
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Projeto III
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Sistemas, Instalações e Edifícios Inteligentes
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Técnicas de Levantamento, Diagnóstico e Reabilitação de Edifícios
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Metodologia BIM
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Projeto IV
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Tecnologia, Economia e Sociedade
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Edifícios e Construção Sustentáveis
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Gestão da Construção
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Projeto V
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Ciência de Materiais
OA1. Relacionar a origem, composição química e estrutura dos materiais de construção, as propriedades físicas, mecânicas e higrotérmicas, óticas, elétricas.
OA2. Compreender e formular as exigências funcionais dos materiais na construção.
OA3. Conhecer a origem e processos de fabricação dos materiais, o seu ciclo de vida e impactos no ambiente.
OA4. Conhecer as diferentes classes de materiais, propriedades, aplicações e limitações
CP1. Origem da matéria e leis fundamentais
CP2. Introdução à Ciência dos Materiais
CP3. Requisitos Funcionais e aplicação dos materiais na construção
CP4. Os principais Materiais de Construção e sua aplicação- Pedra, Terra, Madeira, Metais, Cerâmica, Ligantes Hidráulicos e Não Hidráulicos, Vidro, Betuminosos, Polímeroslásticos, Materiais Avançados.
Avaliação Periódica
- Desenvolvimento de um wiki e apresentação de um material, em grupo de 3/4 elementos (45%)
- Construção e Ensaio de Pontes de Esparguete, em grupo de 3/4 elementos (15%)
- Teste individual a realizar na data do exame de 1ª Época (40%)
A nota mínima em cada elemento da avaliação periódica é de 8,0 valores.
Há exame final para os alunos que naão tenham aproveitamento na avaliação periódica ou que desejem melhorar a sua nota.
Avaliação por Exame
Os alunos que não tenham tido aproveitamento na avaliação periódica ou desejem melhorar a notapoderão efectuar um exame escrito, na 1ª fase e/ou 2ª fase.
Title: Taylor, G.D / Pearson Education, 9780582368897, Materials in Construction, An introduction, 2000, ·, ·
Fernandez, J. / Oxford: Architectural Press, Material Architecture. Emergent materials for innovative buildings and ecological construction, 2006, ·, ·
Hegger / Birkhauser, Edition Detail, Construction Materials Manual, 2006, ·, ·
Van Vlack, L / Editora Edgard Bucher, ISBN 9788521201212, Princípios de Ciência dos Materiais, 2002, ·, ·
Jamal Khatib, Sustainability of Construction Materials, 2nd Edition, 2016, Woodhead Publishing, 978-0-08-100995-6.,
Lyons, A., Materials for Engineers and Architects., 2020, Routledge., https://www.routledge.com/Materials-for-Architects-and-Builders/Lyons-Lyons/p/book/9780815363392
Authors:
Reference:
Year:
Title: Herzog, T. et al., Timber Construction Manual. detail, 2012, ISBN: 9783034614634, ·
Kind-Barkauskas, F. / ISBN: 9783955531638, Concrete Construction Manual, 2013, ·, ·
Instituto Geológico e Mineiro, Catálogo das Rochas Ornamentais Portuguesas, 1983, ·, ·
Carvalho, A. / Volumes I e II. Instituto Florestal, Lisboa ISBN: 972-8097-23-9., Madeiras Portuguesas, ·, ·, ·
Machado, J. S. et al. / Verlag-Dashofer, Lisboa, Avaliação, conservação e reforço de estruturas de Madeira. Verlag-Dashofer, Lisboa, 2009., 2009, ·, ·
Garcia Esteban et. al / Ediciones Mundi-Prensa, Aitim, Madrid, La Madera Y su Tecnologia, 2002, ·, ·
Authors:
Reference:
Year:
Desenho
OA1 - Criar e melhorar capacidades de comunicação e compreensão visual;
OA2 - Aumento da percepção espacial e geração de ideias;
OA3 - Integração de novas tecnologias;
OA4 - Fomentar a colaboração e aprendizagem interdisciplinar e transdisciplinar;
OA5 - Interação entre o Desenho e a Fabricação
CP1 - Fundamentos do desenho e técnicas para representar objectos;
CP2 - Fundamentos de perspectiva e desenho de maior escala;
CP3 - Desenho de campo e representação de espaço;
CP4 - Introdução à modelação 3D com Rhinoceros;
CP5 - Modelação de geometrias com Rhinoceros;
CP6 - Fundamentos de Impressão 3D e trabalhar com impressoras;
CP7 - Desenvolvimento de conceito e objecto/projecto final
A avaliação será periódica. Na fase inicial do semestre, que compreende o desenho manual serão avaliados os desenhos feitos em aula e os desenhos de campo iniciados em aula e melhorados ou finalizados fora do tempo de aula, com um peso de 1/4 da nota.
Existirá um teste com exercício de modelação 3D em Rhinoceros, com valor de 1/4 da nota.
Haverá um terceiro momento de avaliação , em que os alunos deverão apresentar o projecto, assim como o modelo final criado em Rhinoceros c/ a impressão 3D do mesmo, com o valor de 1/2 da nota.
O estudante não poderá ter nota inferior a 8 valores em nenhum elemento de avaliação.
Há exame final para todos os alunos que o desejem.
Title: CHING, F.P.K., JUROSZEK, S.P. (2010). Design Drawing. Wiley.
CHING, F.P.K. (2015). Architectural Graphics. Wiley.
Barber, B., The Fundamentals of Drawing, 2010, London: Arcturus.,
Belardi, P. & Nowak, Z.,, Why Architects Still Draw, 2014, Cambridge: The MIT Press.,
Cunha, L. V., Desenho Técnico, 2002, Lisboa: Gulbenkian.,
D'Amelio, J., Perspective Drawing Handbook, 2004, New York: Dover Publications.,
Jha, S.,, RHINOCEROS 3D EXERCISES: 200 3D Practice Exercises For RHINOCEROS 3D and Other Feature-Based 3D Modeling Software, 2019, -,
Kloski, L. & Kloski, N., Getting Started with 3D Printing: A Hands-on Guide to the Hardware, Software, and Services That Make the 3D Printing Ecosystem. 2nd ed. s.l.:Make Community., 2021, -,
Norling, E. R.,, Perspective Made Easy, 1999, -,
Authors:
Reference:
Year:
Title: MELENDEZ, F., Drawing from the Model: Fundamentals of Digital Drawing, 3D Modeling, and Visual Programming in Architectural Design, 2019, Wiley,
ROBBINS, E. (1994). Why Architects Draw (Architects - Interviews), Massachusetts: The MIT Press.
CABEZAS, Lino; Ortega, Luís F,. (2001). Análisis Gráfico y Representación Geométrica. Barcelona: Adiciones Universitat de Barcelona.
SALE, T., BETTI, C. (2004) Drawing. A Contemporary Approach, Belmont: Wadsworth Group/Thompson Learning.
Authors:
Reference:
Year:
Introdução ao Ambiente Construído
OA1 - Fornecer uma compreensão geral do ambiente construído, incluindo seus componentes, processos e sistemas.
OA2 - Preparar os alunos para o trabalho numa variedade de campos relacionados ao ambiente construído, como arquitectura, engenharia e planeamento urbano.
OA3 - Desenvolver capacidades para avaliar o impacto ambiental dos empreendimentos de construção e desenvolver soluções sustentáveis.
OA4 - Conferir proficiência em Inglês nas áreas relevantes para a indústria da construção
CP1 - A extensão do impacto humano no planeta – da paisagem ao edifício
CP2 - Processos de construção: planeamento, design, construção e operação. Cadeia logística da construção - Metabolismo de materiais e energia
CP3 - Mercados e tipos de empreitadas
CP4 - Como é financiada a construção
CP5 - Construção sustentável – Economia circular
1 - Avaliação periódica, consistindo em:
- trabalhos de grupo com discussão e relatórios de visitas (60%)
- teste escrito individual, na data do Exame de 1ª Época (40%).
Para ter aproveitamento na avaliação periódica não poderá ter nota inferior a 8,0 valores em nenhum dos elementos de avaliação.
2 - Exame (disponível para os alunos que não tenham tido aproveitamento na avaliação periódica ou desejem melhorar a nota).
Title: SEATON, H. The Construction Technology Handbook, Wiley, 2021, ISBN 978-1-119-71995-3.
BRANCO, J.P.. Dicionário Técnico de Construção Civil, Editor: E. P. Gustave Eiffel, ISBN: 9789728326333.
BONIFÁCIO, Horácio; Sousa, Pedro F.; Rodrigues, Maria João - Vocabulário Técnico e Crítico de Arquitectura - Quimera Editores, 1990.
DICIONÁRIO ONLINE DE ENGENHARIA CIVIL E CONSTRUÇÃO CIVIL, https://www.engenhariacivil.com/dicionario/.
BONAMY, D, Technical English Level 1, 1st Edition, Pearson, 2008, ISBN, 978-1405845458
FRENDO, E., English for Construction Level 1, 1st Edition, Pearson Education ESL, 2012, ISBN 978-1408269916
McEWAN, J.; Glendinning, E., Oxford English for Information Technology : Student Book, Oxford University ELT, 2006, 978-0194574921.
STEIN, J., Construction Glossary: An Encyclopedic Reference and Manual, Wiley, 1986, ISBN 978-0471857365
Cheshire, D., Building Revolutions: Applying the Circular Economy to the Built Environment, RIBA Publishing., 2016, ISBN 9781859466452,
Kibert, C.J., Sustainable Construction: Green Building Design and Delivery, 2022, ISBN 978-1119706458,
Pereira, T.D., Gestão de projeto e contratação de empreitadas de obras, 2019, ISBN 9789892609812,
Mann, T, Building Economics for Architects , Van Nostrand Reinhold, 1992, ISBN 9780442003890,
Authors:
Reference:
Year:
Title: Brooks, H.; Anderson, J.P., Encyclopedia of Building and Construction Terms: The Language of the Construction, HBA Publications, 2017, ISBN 978-0976836483
BBN, Construction Dictionary, Pocket Edition, BNI Publications; 2014 ISBN-13 978-1557011817
RSMeans, RSMeans Illustrated Construction Dictionary, RSMeans 2012, ISBN-13? 978-1118133521
Martín, J.N.; Velez, J.D., Gestão e Fiscalização de Empreitadas, 2019, ISBN 9789897522079,
Authors:
Reference:
Year:
Matemática Aplicada
OA1. Rever o conceito de função e as propriedades. Rever tipos de funções. Rever operações entre funções.
OA2. Conhecer o gráfico de funções elementares e aplicar transformações ao gráfico.
OA3. Calcular limites, resolver indeterminações e interpretar graficamente. Continuidade.
OA4. Calcular derivadas e interpretar resultados em aplicações.
OA5. Determinar aproximações lineares e de ordem superior.
OA6. Aplicar a derivação em funções compostas e inversas.
OA7. Operar com matrizes (e vetores).
OA8. Calcular determinantes e aplicar propriedades.
OA9. Apreender o conceito de transformação linear e a representação matricial.
OA10. Calcular valores e vetores próprios.
CP1. Conceito de função. Funções elementares em R. Tipo de funções. Operações entre funções. Funções logarítmicas e trigonométricas inversas.
CP2. Limite de uma função num ponto. Continuidade num ponto. Retas assíntotas.
CP3. Derivada num ponto e reta tangente. Regras de derivação. Problemas de otimização.
CP4. Derivada da função composta - regra da cadeia. Derivada da função inversa.
CP5. Aproximações linear de Taylor e ordem superior.
CP6. Resolução de sistemas de equações lineares. Matrizes e operações. Inversa de uma matriz. Determinante de matrizes quadradas e propriedades. Transformações lineares.
CP7. Espaço vetorial real. Produto interno. Paralelismo e perpendicularidade.
CP8. Valores e vetores próprios e diagonalização de matrizes.
Aprovação com classificação não inferior a 10 valores numa das modalidades seguintes:
- Avaliação Periódica: 3 minitestes (MT) realizados em aula com duração aproximada de 30 min (MT1: 5%, MT2: 15%, MT3: 15%) + Teste final realizado na data do primeiro exame (40%) + trabalhos semanais realizados no Moodle (15%) + trabalho/projeto realizado em grupos de 2-3 alunos (10%),
A média dos minitestes 2 e 3 ( (MT2+MT3)/2 ) tem nota mínima de 7.0 valores.
O teste final tem nota mínima de 7.0 valores.
Há a possibilidade de realização de orais.
ou
- Avaliação por Exame (100%).
Title: Stewart, J., Stewart, J. (2013). Cálculo, Vol I, Cengage Learning, (7a Ed.), 2013, null,
Cabral I., Perdigão, C. e Saiago, C., Cabral I., Perdigão, C. e Saiago, C. (2018). Álgebra Linear: Teoria, Exercícios Resolvidos e Exercícios Propostos com Soluções, Escolar Editora, 2018, null,
Materiais científico-pedagógicos (slides, notas de desenvolvimento, código e pseudo código, fichas de exercícios e problemas) disponibilizados pela equipa docente
Scientific-pedagogical materials (slides, lectures, code and pseudo code, exercise sheets, problems) provided by the teaching team.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Campos Ferreira, J., Campos Ferreira, J. (2018). Introdução à Análise Matemática, Fundação Calouste Gulbenkian, 2018, null,
Goldstein, L., Goldstein, L. (2011). Matemática Aplicada a Economia. Administração e Contabilidade, (12a edição) Editora Bookman, 2011, null,
Strang, G., Strang, G., (2007) Computational Science and Engineering, Wellesley-Cambridge Press., 2007, null,
Authors:
Reference:
Year:
Trabalho, Organizações e Tecnologia
"OA1: Conhecer as principais teorias, conceitos e problemáticas relacionados com o Trabalho, as Organizações e a Tecnologia;
OA2: Compreender os principais processos da transição digital diretamente relacionados com o mundo do trabalho e as suas organizações;
OA3: Analisar as múltiplas implicações sociais, económicas e políticas trazidas pela transição digital;
OA4: Explorar casos, estratégias e métodos de aplicação que permitam compreender os reais impactos da transição digital nas profissões, empresas e organizações."
CP1. O trabalho é hoje diferente do que foi no passado? CP2. Como é que a teoria tem olhado para a tecnologia?
CP3. Que tecnologias para o futuro?
CP4. Que futuro para o trabalho?
CP5. A inteligência artificial é assim tão inteligente?
CP6. Onde começa a precariedade?
CP7. Os trabalhadores das plataformas precisam de contratos de trabalho?
CP8. De quem é a culpa quando a máquina erra?
CP9. As tecnologias digitais alteram a relação entre sindicatos e empresas?
CP10. O teletrabalho torna as pessoas mais felizes?
CP11. Portugal e a transformação digital?
Avaliação periódica:
Realização de uma Aula Invertida. Cada Aula Invertida representa 20% da nota final, com nota mínima de 8 valores. Pergunta e resposta semanal que representa 10% da nota final, com nota mínima de 8 valores. Realização de um trabalho individual, distribuído por 3 momentos de avaliação, com nota mínima de 8 valores em cada um, representando 35% da nota final. Realização de um trabalho de grupo, representando no total 35% (10% a apresentação de grupo e 25% a entrega do trabalho escrito), com nota mínima de 8 valores. A média das avaliações terá de ser igual ou superior a 9,5 valores.
Avaliação por exame (1ª Época em caso de escolha do estudante, 2ª Época e Época Especial): Exame presencial (100% da nota final) "
Title: Autor, David H., "Why Are There Still So Many Jobs? The History and Future of Workplace Automation.", 2015, Journal of Economic Perspectives, 29 (3): 3-30.
Benanav, A, Automation and the Future of Work, 2020, London: Verso
Boreham, P; Thompson, P; Parker, R; Hall, R, New Technology at Work, 2008, Londres: Routledge.
Crawford, C, The Atlas of AI. Power, Politics, and the Planetary Costs of Artificial Intelligence, 2021, Yale University Press.
Edgell, S., Gottfried, H., & Granter, E. (Eds.). (2015). The Sage Handbook of the sociology of work and employment.
Grunwald, A. (2018). Technology Assessment in Practice and Theory. London: Routledge.
Huws, U. (2019) Labour in Contemporary Capitalism, London, Palgrave.
OIT (2020), As plataformas digitais e o futuro do trabalho
Agrawal A, Gans J, Goldfarb A (2018), Prediction Machines, Boston, Massachusetts, Harvard Business Review Press.
Autor D (2022), The labour market impacts of technological change, Working Paper 30074, NBER Working Paper Series.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Berg J, Furrer M, Harmon E, Rani U, Silberman M (2020), As plataformas digitais e o futuro do trabalho, Geneva, International Labour Office.
Braun J, Archer M, Reichberg G, Sorondo M (2021), Robotics, AI and Humanity, Cham, Springer.
Degryse, Cristophe (2016), Digitalisation of the Economy and its Impact on Labour Markets, WP 2016.2, ETUI
ILO (2018), The economics of artificial intelligence: Implications for the future of work, Geneva, International Labour Office.
ILO (2019) Work for a Brighter Future – Global Commission on the Future of Work. Report. Geneva, International Labour Office.
Lane M, Saint-Martin A (2021), The impact of Artificial Intelligence on the labour market: What do we know so far?, OECD.
OECD (2019b), How’s Life in the Digital Age?, OECD Publishing, Paris.
Valenduc, Gérard & Vendramin, Patricia (2019), The mirage of the end of work, FB 6/2019, ETUI
WEF (2023), Future of Jobs Report 2023, Geneva, World Economic Forum.
Zuboff S (2019), The Age of Surveillance Capitalism, PublicAffairs.
Authors:
Reference:
Year:
Geometria e Estatística
OA1 Representar pontos e vetores e calcular distâncias.
OA2 Realizar operações com vetores e identificar a posição relativa de planos e retas.
OA3 Determinar equações da reta e do plano.
OA4 Calcular e interpretar os produtos interno e externo entre vetores.
OA5 Parametrizar curvas e calcular os vetores normal e tangente.
OA6 Identificar as diferentes cónicas e fazer a representação.
OA7 Compreender as propriedades dos triângulos e aplicar na resolução de problemas.
OA8 Distinguir entre populacão e amostra e classificar variáveis.
OA9 Representar e analisar dados e aplicar e interpretar medidas estatísticas.
OA10. Aplicar medidas de inferência estatística e testes de hipóteses.
OA11 Compreender e aplicar o conceito de distribuição.
OA12 Adquirir capacidades na resolução de problemas contextualizados em temas do curso.
OA13 Articular as diferentes abordagens dos conteúdos: gráfica, numérica e algébrica.
CP1 Pontos e vetores no plano e no espaço
CP2 Distância entre pontos e de um ponto a uma reta. Secções planas e superfície esférica. Medidas
CP3 Vetores e operações. Produto interno. Paralelismo e perpendicularidade de vetores. Posição relativa de retas e planos
CP4 Vetor director e equação da reta
CP5 Produto vetorial. Vetor normal a um plano e equações do plano
CP6 Parametrização de curvas no plano e no espaço. Vetores normal e tangente a uma curva. Intersecção de curvas. Coordenadas polares
CP7 Cónicas (parábolas, hipérboles, círculos e elipses) e estudo de triângulos
CP8 Variáveis quantitativas e qualitativas em estatística. Dados agrupados em classes
CP9 Frequências relativa e absoluta. Medidas de localização. Parâmetros de dispersão. Coeficientes de correlação
CP10 Conceitos básicos de estatística inferencial. Estimação. Intervalos de confiança
CP11 Testes de hipóteses
CP12 Variável aleatória e distribuições de probabilidade (normal, t de Student, qui-quadrado).
Aprovação com classificação não inferior a 10 valores (escala 1-20) numa das modalidades seguintes:
- Avaliação periódica: 2 testes de avaliação (T1 e T2) (25% cada) + exercícios semanais (10%) + teste final (TF) realizado na data do primeiro exame (40%).
A média dos testes ( (T1+T2)/2 ) tem nota mínima de 7.0 valores.
O teste final (TF) tem nota mínima de 7.0 valores.
ou
- Avaliação por Exame (100%).
Title: - Strang, G., (2007) Computational Science and Engineering, Wellesley-Cambridge Press
- Goldstein, L. (2011). Matemática Aplicada - Economia. Administração e Contabilidade, (12a edição) Editora Bookman.
- Reis, E., Andrade, R., Calapez, T. e Melo, P. (2015). Estatística Aplicada, vol.1 (6a Ed.), Edições Silabo
- Krishnan, V. (2015). Probability and Random Processes, Wiley.
- Hanselman, D., Littlefield B. and MathWorks Inc. (1997). The Student Edition of MATLAB, 5th Version, Prentice-Hall
- Silvestre, A. L. (2007). Análise de Dados e Estatística Descritiva. Lisboa: Escolar Editora
- Materiais científico-pedagógicos (slides, notas de desenvolvimento, código e pseudo código, fichas de exercícios e problemas) disponibilizados pela equipa docente
- Scientific-pedagogical materials (slides, lectures, code and pseudo code, exercise sheets, problems) provided by the teaching team.
- Curto, J. D. (2021). Estatística com R: Aprenda Fazendo, ISBN-13979-8531511492
Authors:
Reference:
Year:
Title: - Campos Ferreira, J. (2018). Introdução à Análise Matemática, Fundação Calouste Gulbenkian
Authors:
Reference:
Year:
Modelação da Informação de Construção I
OA1 - Conhecer as dimensões e usos BIM e relácioná-los com práticas de modelação adequadas.
OA2 - Executar modelos BIM das especialidades de Arquitectura e Estruturas de edifícios de betão-armado e estrutura metálica convencionais, aplicando regras de modelação adequadas para satisfazer.
OA3 - Trabalhar de forma colaborativa.
Os conteúdos programáticos (CP) são:
CP1. História e Fundamentos da metodologia BIM.
CP2. Modelação de Estruturas de Betão-Armado.
CP3. Modelação de Arquitectura: paredes, tectos, vãos, elementos secundários.
CP4. Produção de mapas de quantidades, peças desenhadas e anotações.
CP5. Plataformas e trabalho colaborativo.
A avaliação é contínua e ocorre nas aulas, onde o professor verifica os exercícios semanais, relatórios de visitas e palestras de convidados e a participação na aula (50%). Há ainda um projeto de grupo desenvolvido ao longo do semestre através de uma metodologia colaborativa e realizado em conjunto com a disciplina de Sistemas e Processos de Construção I (50%). A discussão final do projeto, que acontece na última semana de aulas, e a participação nas visitas a obras são obrigatórias.
A avaliação contínua exige ainda ainda uma assiduidade mínima de 2/3 das aulas efetivamente lecionadas.
Dado o caractér prático e a metdologia de avaliação da UC, não há exame final.
Title: HOLZER, D. (2016). The BIM manager's handbook: guidance for professionals in architecture, engineering, and construction. Wiley, ISBN 9781118982426
ROBERTI; F.; FERREIRA; D. (2021). Increasing Autodesk Revit Productivity for BIM Projects: A practical guide to using Revit workflows to improve productivity and efficiency in BIM projects. Packt Publishing.
BORRMANN A. (ed). (2018) Building information modeling : technology foundations and industry practice. Springer, ISBN: 9783319928623
SACKS, R., EASTMAN, C., LEE, G., TEICHOLZ, P. (2018). BIM Handbook: A guide to Building Information Modeling for owners, managers, designers, engineers and contractors. Wiley.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Pen State University (2020). Project Execution Planning Guide.CROTTY, R. (2011), The Impact of Building Information Modelling: Transforming Construction, Routledge; ISBN 978-0415601672
HARDIN, B.; MCCOOL, D. (2015), BIM and Construction Management: Proven Tools, Methods, and Workflows, Wiley; 2nd edition, ISBN 978-1118942765
BIM dimensions - 3D, 4D, 5D, 6D BIM explained | NBS. (n.d.). Retrieved October 25th, 2022, from https://www.thenbs.com/knowledge/bim-dimensions-3d-4d-5d-6d-bim-explained
Authors:
Reference:
Year:
Projeto I
No final desta UC, o aluno deverá estar apto a:
OA.1 Definir requisitos para um projeto tecnológico
OA.2. Elaborar o cronograma de acordo com os objetivos propostos para o projeto
OA.3. Desenvolver o projeto de acordo com os requisitos
OA.4. Desenvolver plano de testes
OA.5. Testar o projeto (parciais e icomo um todo)
OA.6. Fazer as adaptações
OA.7. Técnicas para apresentação de projetos tecnológicos
OA.8. Preparação de demonstração das suas funcionalidades
OA9: Normas para a elaboração de relatórios técnicos
I. Introdução à inovação tecnológica de acordo com os eixos da Europa
II. Planeamento de um projeto tecnológico e as suas fases
III. Aspetos essenciais para o desenvolvimento de um projeto
IV. Definição de recursos materiais
V. Orçamento de um projeto
VI. Plano de Testes parciais e de conjunto
VII. Apresentação de um projeto tecnológico
VIII. Demonstração de projeto tecnológico
IX. Elaboração de Relatório Técnico
Avaliação periódica:
- Realização de projeto em grupo: primeira apresentação: 30%; segunda apresentação e demonstração: 40%; relatório final: 30%; As apresentações, demonstração e defesa são em grupo.
Title: Lester A. (2017), Project Management Planning and Control, 7th edition, Elsevier Science & Technology.
Tugrul U. Daim, Melinda Pizarro, e outros. (2014), Planning and Roadmapping Technological Innovations: Cases and Tools (Innovation, Technology, and Knowledge Management), Spinger.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Referências complementares e textos de apoio serão disponibilizados pela equipa docente.
Authors:
Reference:
Year:
Sistemas e Processos de Construção de Edifícios I
Sistemas e Processos de Construção I e Modelação Building Information Modelling I decorrem em paralelo, sendo a aprendizagem potenciada entre as duas UC, pois os sistemas e processo construtivos abordados em Sistemas e Processos de Construção são modelados em Modelação Building Information Modelling.
OA1. Descrever e explicar a constituição e os aspetos construtivos de sistemas de construção de edifícios em Betão-Armado e distinguir e descrever os sistemas secundários (pavimentos, paredes e coberturas).
OA2. Conhecer as atividades do projeto de estruturas e de higrotérmica e conforto de forma a apoiar os profissionais responsáveis por esses processos através do desenvolvimento de processos de trabalho digitais, promovendo a interoperabilidade.
Os Conteúdos Programáticos são:
CP1. Sistemas de construção em betão armado. Características dos materiais e implicações de sustentabilidade.
CP2. Sistemas de suporte verticais, vigas e pavimentos: constituição de lajes em betão e de lajes aligeiradas; Revestimentos de piso.
CP3. Sistemas de paredes: Paredes exteriores não estruturais; Paredes interiores não estruturais; Revestimentos de paredes exteriores e interiores.
CP4. Sistemas de coberturas: Constituição e revestimentos de coberturas inclinadas; Constituição e revestimentos de coberturas horizontais.
CP5. Princípios do cálculo estrutural e higrotérmico suportados por computador.
A avaliação é contínua e ocorre nas aulas, onde o professor verifica os exercícios semanais, relatórios de visitas e palestras de convidados e a participação na aula (50%). Há ainda um projeto de grupo desenvolvido ao longo do semestre através de uma metodologia colaborativa e realizado em conjunto com a UC Modelação de informação da Construção I (50%).
A avaliação contínua exige ainda uma assiduidade mínima de 2/3 das aulas efetivamente lecionadas.
A discussão final do projeto, que acontece na última semana de aulas, e a participação nas visitas a obras são obrigatórias.
Title: APPLETON, J., Estruturas de Betão - Volumes I e II, Orion, 2013, ISBN 9789728620219.
LNEC, Estruturas de betão armado sujeitas à acção dos sismos, LNEC, 2005, ISBN 9789724901060.
MONTEIRO, V.; D'ARGA E LIMA, J., Betão Armado - Obra completa 3 volumes, LNEC, 1989, ISBN 9789724921747.
MASCARENHAS, J., Sistemas de Construção XI. O Betão Armado. Cofragens de Edifícios. Aglomerados Orgânicos. Livros Horizonte, 2020, ISBN 978-9722416689.
CANHA DA PIEADADE, A. et al, Térmica de Edifícios, Orion, 2009, ISBN 9789728620134.
CHING, F. D. K., Onouye, Barry S., Zuberbuhler, D., Building Structures Illustrated, 2013.
CHING. European Building Construction Illustrated, 2014.
HEGGER; [et. al.] - Construction Materials Manual. Birkhauser, Edition Detail, 2006.
KIND-BARKAUSKAS, F., Concrete Construction Manual, 2013. ISBN: 9783955531638.
WATS, A. Modern Construction Handbook, 4th Edition, Birkhauser, Basel, 2016.
Authors:
Reference:
Year:
Title: LOVELL, J., Building Envelopes: An Integrated Approach, Princeton Architectural Press; 1st edition, 2013, ISBN 978-1568988184
NICOL, F., Adaptive Thermal Comfort: Principles and Practice: Principles and practice, Routledge; 1st edition, 2017, ISBN 978-1138430808
ALLEN, E., IANO, J., Fundamentals of Building Construction: Materials and Methods, 7th Edition, Willey, 2019.
FLEMING, E. Construction Technology An Illustrated Introduction. Blackwell, 2005.
ALLEN, E., How Buildings Work -The Natural Order of Architecture. 3rd Edition. Oxford University Press, 2005.
Authors:
Reference:
Year:
Apresentações em Público com Técnicas Teatrais
Objetivos de Aprendizagem:
OA1. Desenvolver competências de comunicação oral
OA2. Melhorar a expressão corporal
OA3. Dominar a arte da utilização do aprelho vocal
OA4. Aprender técnicas de performance
Compatibilidade com o Método de Ensino:
O curso combina teoria e prática, proporcionando aos estudantes uma experiência imersiva no mundo das apresentações em público com técnicas teatrais. O método de ensino é interativo e participativo, incentivando os alunos a colocarem em prática os conceitos aprendidos através de exercícios individuais e em grupo.
Os conhecimentos adquiridos envolvem quer a teoria teatral, quer as técnicas específicas de comunicação oral. Os estudantes aprenderão sobre os fundamentos da expressão vocal, interpretação de personagens e improvisação, adaptando esses conhecimentos ao contexto das apresentações em público.
CP1 - Preparação para a apresentação (3 horas)
CP2 - Comunicação não verbal (3 horas)
CP3 - Introdução à utilização do aparelho vocal (3 horas)
CP4 - Introdução ao termo Performance (3 horas)
Modalidade de avaliação contínua:
Apresentações Práticas (50%): Os estudantes serão avaliados com base nas suas apresentações em público durante o curso. Serão considerados critérios como: clareza de comunicação, expressão vocal e corporal, uso de técnicas teatrais e performance. As apresentações poderão ser individuais ou em grupo, dependendo das atividades propostas.
Exercícios e Tarefas Escritas (50%): Além das apresentações práticas, os estudantes irão ser solicitados a realizar exercícios e tarefas escritas relacionadas com os conteúdos abordados. Estes podem incluir: reflexões sobre técnicas aprendidas, análise de casos de estudo, respostas a perguntas teóricas ou, até mesmo, a criação de roteiros de apresentação. Estas atividades ajudarão a avaliar a compreensão concetual dos conteúdos lecionados.
Para poder concluir a unidade curricular na modalidade de avaliação contínua o estudante tem de estar presente em 75% das aulas.
Embora não seja recomendado, os alunos poderão optar pela avaliação final através de um trabalho escrito e de uma apresentação presencial (100%).
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Introdução ao Design Thinking
OA1. Adquirir conhecimentos sobre os fundamentos e etapas do processo de Design Thinking
OA2. Desenvolver competências como pensamento crítico, colaboração, empatia e criatividade.
OA3. Aplicar o Design Thinking na resolução de problemas em diversas áreas, promovendo a inovação e a melhoria contínua.
CP1. Introdução ao Design Thinking e Etapa 1: Empatia (3h)
CP2. Etapas 2 e 3: Definição do problema e Ideação (3h)
CP3. Etapa 4: Prototipagem (3h)
CP4. Etapa 5: Teste e aplicação do Design Thinking em diferentes áreas (3h)
Modalidade de avaliação contínua
Participação em aula (20%): avalia a presença, envolvimento e contribuição dos estudantes nas discussões e atividades em sala de aula.
Trabalho individual (40%): os estudantes irão desenvolver um projeto individual aplicando o Design Thinking para resolver um problema específico. Serão avaliados quanto à aplicação das etapas do Design Thinking, qualidade das soluções propostas e criatividade.
Trabalho em grupo (40%): os estudantes formarão grupos para desenvolver um projeto conjunto, aplicando o Design Thinking na resolução de um desafio real. A avaliação será baseada na aplicação das etapas do Design Thinking, qualidade das soluções e colaboração entre os membros do grupo.
Para poder concluir a unidade curricular na modalidade de avaliação contínua o estudante tem de estar presente em 75% das aulas.
Ainda que não seja recomendado, os/as estudantes podem optar pela avaliação final através de um trabalho escrito individual e discussão oral (100%).
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Trabalho Académico com Inteligência Artificial
"OA1. Conhecimento sobre a estrutura, linguagem e procedimentos éticos e normativos para elaboração de textos académicos.
OA2.Competências de utilização de algoritmos generativos para assistência à elaboração de trabalhos académicos.
OA3. Competências de análise e escrutínio da independência, pertinência e fiabilidade dos dados gerados por IA.
OA4. Competências gerais de reconhecimento das implicações éticas e cívicas subjacentes ao acesso, partilha e utilização de ferramentas de IA em contexto académico."
"CP1. Introdução: escrita académica e algoritmos generativos (3h)
CP2. Procedimentos de planeamento e construção de textos argumentativos com auxílio de IA (3h)
CP3. Análise crítica de textos produzidos: identificação e referenciação de fontes de dados e análise da sua relevância face aos objetivos dos trabalho académico (3h)
CP4. Oportunidades e riscos de utilização de IA: guia de boas práticas para acesso, partilha e utilização de ferramentas de IA em contexto académico (3h)"
"Modalidade de avaliação contínua:
Participação em aula: avalia a presença, envolvimento e contributo individual dos estudantes nas discussões e atividades em sala de aula (20%).
Trabalho em grupo: os estudantes terão que formar grupos para rever e editar os textos académicos entre os mesmos, utilizando os algoritmos generativos. A avaliação será baseada na qualidade das revisões, edições e feedbacks fornecidos (40%)
Relatório individual: com uma reflexão aprofundada sobre as questões cívicas e éticas colocadas na utilização de ferramentas de IA como auxílio de escrita académica (40%).
Existe nota mínima de 7 valores para todas as componentes de avaliação.
Para poder concluir a unidade curricular na modalidade de avaliação contínua o estudante tem de estar presente em 75% das aulas.
Ainda que não seja recomendado, os/as estudantes podem optar pela avaliação final através de um trabalho escrito e discussão oral (100%). "
Além das apresentações práticas, os estudantes irão ser solicitados a realizar exercícios e tarefas escritas relacionadas com os conteúdos abordados. Estes podem incluir: reflexões sobre técnicas aprendidas, análise de casos de estudo, respostas a perguntas teóricas ou, até mesmo, a criação de roteiros de apresentação. Estas atividades ajudarão a avaliar a compreensão concetual dos conteúdos lecionados.
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Fundamentos de Programação
No final da UC, o aluno deverá estar apto a:
OA1: Aplicar os conceitos fundamentais de programação
OA2: Criar procedimentos e funções com parâmetros
OA3: Compreender a sintaxe da linguagem de programação Python
OA4: Desenvolver soluções com programação para problemas de complexidades simples
OA5: Explicar, executar e depurar fragmentos de código desenvolvido em Python
OA6: Interpretar os resultados obtidos com a execução de código desenvolvido em Python
OA7: Desenvolver projetos de programação
CP1. Introdução à programação: Sequência lógica e instruções, Entrada e saída de dados, Constantes, variáveis e tipos de dados, Operações lógicas, aritméticas e relacionais, Estruturas de controlo
CP2. Procedimentos e funções
CP3. Referências e parâmetros
CP4. Ambientes integrados de desenvolvimento
CP5. Sintaxe da linguagem de programação
CP6. Objetos e classes de objetos
CP7. Listas e matrizes
CP8. Manipulação de ficheiros
A UC segue o modelo de avaliação por projeto pelo seu carácter eminentemente prático, não contemplando exame final.
O aluno é avaliado através dos seguintes parâmetros:
A1: Tarefas de programação validadas pelos docentes (10%), com nota mínima de 9,5 valores na média das tarefas
A2: Projeto Individual com discussão teórico-prática (40%), com nota mínima de 8,5 valores
A3: Projeto em Grupo com discussão teórico-prática (50%), com nota mínima de 8,5 valores
Title: Wanda Dann, Stephen Cooper, & Randy Pausch, Learning to Program with Alice!, 2011, ISBN: 978-0132122474
João P. Martins, Programação em Python: Introdução à programação com múltiplos paradigmas, IST Press, 2015, ISBN: 9789898481474
Kenneth Reitz, Tanya Schlusser, The Hitchhiker's Guide to Python: Best Practices for Development, 1st Edition, 2016, ISBN-13: 978-1491933176, https://docs.python-guide.org/
Eric Matthes, Python Crash Course, 2Nd Edition: A Hands-On, Project-Based Introduction To Programming, No Starch Press,US, 2019, ISBN-13 : 978-1593279288
John Zelle, Python Programming: An Introduction to Computer Science, Franklin, Beedle & Associates Inc, 2016, ISBN-13 : 978-1590282755
Ernesto Costa, Programação em Python: Fundamentos e Resolução de Problemas, 2015, ISBN 978-972-722-816-4,
Authors:
Reference:
Year:
Title: David Beazley, Brian Jones, Python Cookbook: Recipes for Mastering Python 3, O'Reilly Media, 2013, ISBN-13 ? : ? 978-1449340377
Authors:
Reference:
Year:
Modelação da Informação de Construção II
OA1. Modelação de terrenos e estruturas não convencionais.
OA2. Modelação de famílias.
OA3. Modelação de estruturas metálicas e de madeira.
OA4. Gestão do trabalho e interoperabilidade.
Os Conteúdos Programáticos são:
CP1. Modelação de Terrenos e Escavações
CP2. Modelação de famílias.
CP3. Modelação de estruturas metálicas e de madeira.
CP4. Modelação de viadutos e túneis.
CP5. Gestão de templates.
CP6. Produção de imagens foto-realistas.
CP7. Interoperabilidade.
A avaliação periódica consiste em dois testes individuais realizados em aula (30%) e um trabalho de modelação em grupo, segundo metodologia colaborativa, que é feito em conjunto com a UC de Sistemas e Processos de Construção II (70%). Dispensam de exame os alunos que obtenham simultaneamente média dos testes igual ou superior a 9,5 e tenham nota acima de 8,0 em todos os testes.
Para participar na avaliação periódica a assiduidade deverá ser >= 2/3 das aulas.
Exame final (teórico e prático).
Title: ISO 19650-1&2:2018. Organization and digitization of information about buildings and civil engineering works, including building information modelling (BIM) - Information management using building information modelling.
CT197 (2016). Plano de Execução BIM
SACKS, R., EASTMAN, C., LEE, G., TEICHOLZ, P. (2018). BIM Handbook: A guide to Building Information Modeling for owners, managers, designers, engineers and contractors. WileyBIM, ISBN: 9781119287537
BORRMANN A. (ed). (2018) Building information modeling : technology foundations and industry practice. Springer, ISBN: 9783319928623
KRYGIEL, E. (2008), Green BIM: Successful Sustainable Design with Building Information Modeling, Sybex; 1st edition, ISBN 9780470239605
BARNES, P., (2020). BIM for Project Managers: Digital Construction Management, ICE Publishing, ISBN 9780727765291
HOLZER, D. (2016). The BIM manager's handbook: guidance for professionals in architecture, engineering, and construction. Wiley, ISBN 9781118982426
Authors:
Reference:
Year:
Title: BIM dimensions - 3D, 4D, 5D, 6D BIM explained | NBS. (n.d.). Retrieved October 25th, 2022, from https://www.thenbs.com/knowledge/bim-dimensions-3d-4d-5d-6d-bim-explained
HARDIN, B.; MCCOOL, D. (2015), BIM and Construction Management: Proven Tools, Methods, and Workflows, Wiley; 2nd edition, ISBN 978-1118942765
Pen State University (2020). Project Execution Planning Guide.CROTTY, R. (2011), The Impact of Building Information Modelling: Transforming Construction, Routledge; ISBN 978-0415601672
Authors:
Reference:
Year:
Projeto II
No final da UC, o aluno deverá estar apto a:
OA.1. Perceber o que é o empreendedorismo;
OA.2. Conceber ideias inovadoras, usando técnicas de ideação e de ""design thinking"";
OA.3. Elaborar propostas de valor, modelos de negócio e planos de negócio;
OA.4. Promover a empresa, produtos e serviços;
OA.5. Desenvolver, testar e demonstar a funcionalidade de produtos, processos e serviços de base tecnológica;
OA.6. Analisar a escalabilidade do negócio;
OA.7. Preparar planos de internacionalização e de comercialização;
OA.8. Procurar e analisar as fontes de financiamento
I. Introdução ao Empreendedorismo;
II. Técnicas de geração e discussão de ideias;
III. Criação de Propostas de Valor;
IV. Comunicação de ideias de negócio;
V. Desenho de Modelos de Negócio;
VI. Elaboração de Planos de Negócio;
VII. Teste e avaliação de protótipos de produtos, processos e serviços;
VIII. Análise de escalabilidade;
IX. Internacionalização e comercialização;
X. Fontes de financiamento
Avaliação periódica:
- Realização de projeto em grupo: primeira apresentação: 30%; segunda apresentação: 30%; relatório final: 40%;
As apresentações, demonstrações e defesa são em grupo.
Title: John Wiley & Sons; Osterwalder, A., & Pigneur, Y. (2014). Value Proposition Design: How to Create Products and Services Customers Want. John Wiley & Sons.
Palgrave Macmillan; Osterwalder, A., & Pigneur, Y. (2010). Business Model Generation: A Handbook for Visionaries, Game Changers, and Challengers.
Burns, P. (2016). Entrepreneurship and Small Business.
Pearson; Dorf. R., Byers, T. Nelson, A. (2014). Technology Ventures: From Idea to Enterprise. McGraw-Hill Education;
Mariotti, S., Glackin, C. (2015). Entrepreneurship: Starting and Operating A Small Business, Global Edition.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Referências complementares e textos de apoio serão disponibilizados pela equipa docente.
Authors:
Reference:
Year:
Qualidade e Segurança na Construção
OA1: Compreender o âmbito actual da gestão da qualidade na construção. Entender o contexto regulamentar e normativo. Apreender os procedimentos de gestão de qualidade no projecto de edifícios. Conseguir conceber e implementar sistemas de gestão de qualidade.
OA2: Conhecer e interpretar a legislação relativa ao exercício da função de Coordenador de Segurança na Construção;
Realizar Planos de Segurança e Saúde, bem como validar tecnicamente os mesmos e monitorizar a sua execução em fase de obra;
Apoiar o Dono de Obra na elaboração e atualização da comunicação prévia de abertura de estaleiro e compilação técnica.
OA3: Perceber as sobreposições, sinergias, diferenças e possibilidades de integração entre sistemas de gestão de qualidade, de segurança e de sustentabilidade.
CP1 - Qualidade na construção:
a) Da inspecção à Qualidade Total
b) Normas, Sistema Português da Qualidade, Acreditação e Certificação
c) Qualidade no Projecto
d) Estruturação e documentos de Sistemas de Gestão da Qualidade em obra
e) Implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade em obra
CP2 - Segurança e Saúde no trabalho (SST) na construção
a) Sistemas de gestão de SST
b) Regime Jurídico de SST
c) Coordenação de SST em Projeto e em Obra
CP3 - Sistemas integrados de Gestão da Qualidade, SST e Sustentabilidade, num perspectiva de BIM.
A avaliação periódica consiste em:
- trabalhos de grupo com discussão e relatórios de visitas (60%)
- teste escrito individual (40%), durante o período de aulas.
Para ter aproveitamento na avaliação contínua e periódica o aluno não poderá ter nota inferior a 8,0 valores em nenhum dos elementos de avaliação e a sua assiduidade deverá ser >= 2/3.
Os alunos que não tenham tido aproveitamento na avaliação contínua e periódica poderão efectuar um exame ecrito.
Title: Howarth, T.; Paul Watson, P., Construction Quality Management: Principles and Practice Hardcover, Routledge; 1st edition, 2011, ISBN ? 978-0415569101
D'Silva, J., Handbook on Quality Assurance & Quality Control in Construction Paperback , BUUKS, 2021, ISBN ? 978-9355300850
Pinto, D., Rodrigues, F., Baptista, J.S. The contribution of digital technologies to construction safety, 6th International Symposium on Occupational Safety and Hygiene (SHO), Guimaraes, 2018
Goetsch, D., Construction Safety & Health 2nd Edition, Pearson; 2nd edition, 2011, ISBN ? 978-0132374699
Machado, L. F. -?Construção Civil -Manual de Segurança no Estaleiro?, IDICT/AECOPS, 1996.
Marsden, P, Digital Quality Management in Construction, Routledge, 2019, ISBN 978-1138390799
Authors:
Reference:
Year:
Title: Greenhalgh, B., Introduction to Construction Contract Management, Routledge, 2016, 978-1138844148
Velez, J.D.; Martín, J.N., Gestão e Fiscalização de Empreitadas, Lidel, 2019, ISBN 978-9897522079
Griffith, A.; Howarth, T., Construction Health and Safety Management, Routledge; 1st edition, 2001, ISBN ? 978-0582414426
Authors:
Reference:
Year:
Sistemas e Processos de Construção de Edifícios II
Sistemas e Processos de Construção II e Modelação Building Information Modelling II decorrem em paralelo, sendo a aprendizagem potenciada entre as duas UC, pois os sistemas e processo construtivos abordados em Sistemas e Processos de Construção II são modelados em Modelação Building Information Modelling II.
OA1. Entender os principais tipos de estruturas de madeira e metálicas para edifícios, sua adequação, vantagens, limitações e implicações de sustentabilidade.
OA2. Compreender o funcionamento estrutural e príncipios de dimensionamento de estruturas metálicas e de madeira.
OA3. Compreender os métodos construtivos da sub-estrutura, estrutura e elementos secundários.
CP1. Conhecer o funcionamento estrutural e funcional e métodos construtivos de edifícios em estrutura de madeira.
CP2. Conhecer o funcionamento estrutural e funcional e métodos construtivos de edifícios em estrutura de aço tradicional.
CP3. Conhecer o funcionamento estrutural e funcional e métodos construtivos de edifícios em estrutura ligeira de aço (LSF).
CP4. Conhecer o funcionamento estrutural e funcional e métodos construtivos de edifícios em estruturas mistas aço / betão-armado.
CP5. Conhecer os métodos de escavação, aterro e de suporte de terras e as soluções de fundação comuns.
A avaliação periódica consiste em:
- trabalhos de grupo com discussão (50%) e relatórios de visitas (15%). Este trabalho é conjunto com a UC Modelação BIM II.
- teste escrito individual (35%), durante o período de aulas.
Para ter aproveitamento na avaliação contínua e periódica o aluno não poderá ter nota inferior a 8,0 valores em nenhum dos elementos de avaliação e a sua assiduidade deverá ser >= 2/3.
Os alunos que não tenham tido aproveitamento na avaliação contínua e periódica poderão efectuar um exame escrito.
Title: SANTOS, J., CALADO, L., Estruturas Mistas de Aço e Betão, IST, ISBN 9789728469849.
SILVESTRE, N. et al, Manual de Conceção de Estruturas e Edifícios em LSF - Light Steel Framing, CMM, 2013, ISBN 9789899560581.
SHEN, J. et al, Design of Steel Structures, McGraw Hill; 1st edition, 2021, ISBN 978-1260452334
SIMÕES, R., Manual de Dimensionamento de Estruturas Metálicas, Associação Portuguesa de Construções Metálicas e Mistas, 2014, ISBN 9789899560598
AGHAYERA, A,; VIGIL, J., Structural Wood Design: ASD/LRFD, CRC Press, 2019, ISBN 978-0367875626
CACHIM, P., Construção em Madeira, Publindustria, 2014, ISBN 9789897230523
BEEMER, W., Learn to Timber Frame: Craftsmanship, Simplicity, Timeless Beauty, Storey Publishing, 2016, ISBN 9781612126685
NEGRÃO, J.; FARIA, A., Projecto de Estruturas de Madeira, Publindustria, 2009, ISBN 9789728953362
Authors:
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Year:
Title: ALEN,E., How Buildings Work - The Natural Order of Architecture. 3rd Ed. Oxford University Press, 2005.
WATS, A. Modern Construction Handbook, 4th Edition, Birkhauser, Basel, 2016.
HEGGER; [et. al.], Construction Materials Manual. Birkhauser, Edition Detail, 2006.
FLEMING, E. Construction Technology An Illustrated Introduction. Blackwell, 2005
CHING. European Building Construction Illustrated, 2014
CHING, F. D. K., Onouye, Barry S., Zuberbuhler, D.. Building Structures Illustrated, 2013
Authors:
Reference:
Year:
Modelação da Informação de Construção
OA1. Modelação de redes em edifícios.
OA2. Conhecer, aplicar e verificar requisitos de qualidade de modelação.
OA3. Compreender a interoperabilidade na construção digital e trabalhar em ambientes colaborativos abertos.
OA4. Conhecer e desenvolver métodos de trabalho usando softwares Open-Source e partilha de informação.
Os Conteúdos Programáticos são:
CP1. Modelação de redes de AVAC, águas, gás e energia.
CP2. Garantia de qualidade, técnicas e softwares de Q&A
CP3. Utilização de modelos BIM para sustentabilidade, análise energética, gestão de instalações.
CP4. Formas abertas de troca de informação, formato IFC
CP5. Softwares de modelação Open-Source e metodologias abertas.
A avaliação periódica consiste em 2 testes individuais realizados em aula (30%) e um trabalho de modelação em grupo, segundo metodologia colaborativa, que é feito em conjunto com a UC de Sistemas e Instalações e Edifícios Inteligentes (70%). Dispensam de exame os alunos que obtenham simultaneamente média dos testes =>9,5 e tenham nota acima de 8,0 em todos os testes.
Para participar na avaliação periódica a assiduidade deverá ser >= 2/3 das aulas.
Exame final com componente teórica e prática.
Title: ISO 19650-1&2:2018. Organization and digitization of information about buildings and civil engineering works, including building information modelling (BIM) - Information management using building information modelling.
CT197 (2016). Plano de Execução BIM
SACKS, R., EASTMAN, C., LEE, G., TEICHOLZ, P. (2018). BIM Handbook: A guide to Building Information Modeling for owners, managers, designers, engineers and contractors. WileyBIM, ISBN: 9781119287537
BORRMANN A. (ed). (2018) Building information modeling : technology foundations and industry practice. Springer, ISBN: 9783319928623
KRYGIEL, E. (2008), Green BIM: Successful Sustainable Design with Building Information Modeling, Sybex; 1st edition, ISBN 9780470239605
BARNES, P., (2020). BIM for Project Managers: Digital Construction Management, ICE Publishing, ISBN 9780727765291
HOLZER, D. (2016). The BIM manager's handbook: guidance for professionals in architecture, engineering, and construction. Wiley, ISBN 9781118982426
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Title: BIM dimensions - 3D, 4D, 5D, 6D BIM explained | NBS. (n.d.). Retrieved October 25th, 2022, from https://www.thenbs.com/knowledge/bim-dimensions-3d-4d-5d-6d-bim-explained
HARDIN, B.; MCCOOL, D. (2015), BIM and Construction Management: Proven Tools, Methods, and Workflows, Wiley; 2nd edition, ISBN 978-1118942765
Pen State University (2020). Project Execution Planning Guide.CROTTY, R. (2011), The Impact of Building Information Modelling: Transforming Construction, Routledge; ISBN 978-0415601672
Authors:
Reference:
Year:
Programação para a Internet
OA1 Enquadrar e compreender os principais componentes da World Wide Web;
OA2 Conhecer e aplicar corretamente o modelo de programação cliente e o paradigma MVC;
OA3 Utilizar e estender as tecnologias de servidor para desenvolver aplicações e serviços web;
OA4 Integrar aplicações e serviços web com Sistemas de Gestão de Base de Dados;
OA5 Compreender o pipeline do ciclo de vida de um projeto para web;
OA6 Desenvolver a criatividade, inovação tecnológica, pensamento crítico;
OA7 Desenvolver a autoaprendizagem, revisão por pares, trabalho em equipa, expressão oral.
C1 Introdução. A história da Web. Linguagens de programação para a Web; Standards W3C.
C2 Arquitetura da World Wide Web. Marcação de telas com HyperText Markup Language (HTML).
C3 Programação do lado do cliente. Descrição da estrutura (HTML), folhas de estilo (CSS) e atualização dinâmica da interface gráfica. Validação da entrada; Introdução à segurança do lado do cliente.
C4 Programação do lado do servidor. Distribuição de conteúdos estáticos, geração dinâmica de conteúdos e padrão de desenho MVC. Serviços e comunicação entre serviços. Introdução à segurança do lado do servidor.
C5 Persistência de dados. Integração com Sistemas de Gestão de Base de Dados
C6 Arquiteturas web orientadas para serviços. Serviços Web e Microserviços. Modelos de middleware para a Web. Conteinerização.
UC com Avaliação Periódica, não contemplando Exame Final.
Pesos da avaliação:
- 4 mini-testes individuais de resposta múltipla [40%][10% por mini-teste].
- Projeto [60%] (squad de 2 até 4 membros), com relatório [10%] apresentação em grupo [20%] e discussão oral individual [30%].
Se reprova na época normal (< 8 valores), na média dos mini-testes, o aluno acede ao exame de 1º ou 2ª épocas, valendo 40% da nota em uma avaliação escrita, e sendo obrigatória a aprovação no Projeto em Grupo OU a realização de um Projeto Individual com discussão oral e relatório [60%][20% projeto][30% oral][10% relatório].
Title: Livros de texto:
Dean J. (2018). Web Programming with HTML5, CSS, and JavaScript. Ed: Jones & Bartlett Learning. ISBN-13: 978-1284091793. ISBN-10: 1284091791
Menezes N. (2019). Introdução à programação com Python: Novatec. ISBN-13: 978-8575227183.
Grinberg M. (2018). Flask Web Development: Developing Web Applications with Python. O'Reilly. ISBN: 978-1491991732
George N. (2019). Build a Website With Django 3: A complete introduction to Django 3. GNW Independent Publishing. ISBN: 978-0994616890.
Ahmad H. (2017). Building RESTful Web Services with PHP 7. Ed: Packt Publishing. ISBN-13: 9781787127746.
Hillar G. (2016). Building RESTful Python Web Services. Packt Publishing. ISBN: 978-1786462251
Haverbeke M. (2018). Eloquent JavaScript: A Modern Introduction to Programming (3rd. ed.). No Starch Press, USA.
Architecture of the World Wide Web, Volume One, W3C Recommendation 15 December 2004, https://www.w3.org/TR/webarch/
Authors:
Reference:
Year:
Title: Haverbeke M. (2018). Eloquent JavaScript: A Modern Introduction to Programming (3rd. ed.). No Starch Press, USA.
Architecture of the World Wide Web, Volume One, W3C Recommendation 15 December 2004, https://www.w3.org/TR/webarch/
Artigos:
Fielding, R. T. (2000) REST: Architectural Styles and the Design of Network-based Software Architectures, PhD thesis, University of California, Irvine.
Authors:
Reference:
Year:
Projeto III
No final desta UC, o aluno deverá estar apto a:
OA.1. Apresentar a imagem do produto/serviço num sítio web
OA.2. Apresentar a imagem do produto/serviço em redes sociais
OA.3. Descrever as funcionalidades do produto/serviço
OA.4. Descrever as fases do plano de desenvolvimento
OA.5. Desenvolver a totalidade do protótipo
OA.6. Testar o protótipo em laboratório
OA.7. Realizar os ajustes para o funcionamento do produto, processo ou serviço
OA.8. Otimizar a produção do produto, processo ou serviço tendo em consideração aspetos económicos, impacto social e ambiental
OA.9. Rever o plano de negócio após desenvolvimento e testes, incluindo os vários aspetos de comercialização e imagem
OA.10. Definir o plano de manutenção e gestão de produto/serviço
I. Desenvolvimento da imagem do produto/serviço
II. Funcionalidades do produto/serviço
III. Plano de desenvolvimento
IV. Desenvolvimento do produto/serviço (web/mobile ou outro)
V. Revisão do plano de negócio
VI. Manutenção e gestão de produto/serviço
VII. Planos de certificação
VIII. Propriedade intelectual, patentes e documentação de suporte
IX. Principais aspetos para a criação de startup - jurídicos, contabilidade, registo, contratos, capital social, obrigações, impostos
Avaliação periódica:
- Realização de projeto em grupo: primeira apresentação: 30%; segunda apresentação: 30%; relatório final: 40%; As apresentações, Demonstrações e Defesa são em grupo.
Title: John Wiley & Sons; Osterwalder, A., & Pigneur, Y. (2014). Value Proposition Design: How to Create Products and Services Customers Want. John Wiley & Sons.
Osterwalder, A., & Pigneur, Y. (2010). Business Model Generation: A Handbook for Visionaries, Game Changers, and Challengers.
McGraw-Hill Education; Burns, P. (2016). Entrepreneurship and Small Business. Palgrave Macmillan;
Pearson; Dorf. R., Byers, T. Nelson, A. (2014). Technology Ventures: From Idea to Enterprise.
Mariotti, S., Glackin, C. (2015). Entrepreneurship: Starting and Operating A Small Business, Global Edition.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Referências complementares e textos de apoio serão disponibilizados pela equipa docente.
Authors:
Reference:
Year:
Sistemas, Instalações e Edifícios Inteligentes
OA1. Dominar a tecnologia de instalação das diversas redes prediais;
OA2. Reconhecer os condicionamentos nos traçados das diversas redes, procedendo à sua compatibilização.
OA3. Identificar os elementos constituintes das diferentes instalações prediais;
OA4. Identificar os princípios básicos de funcionamento das diversas redes;
OA5. Compreender os sistemas para edifícios inteligentes e integração de instalações, do ponto de vista da construção sustentável.
CP1. Instalações. Introdução;
CP2. Sistemas de distribuição e drenagem de águas;
CP3. Sistemas de distribuição de electricidade e telecomunicações;
CP4. Sistemas de distribuição de gás;
CP5. AVAC - Aquecimento, refrigeração e renovação de ar;
CP6. Outros sistemas (aspiração central, alarmes, detecção e extinção de incêndios);
CP7. As camadas (shearing layers) e in(ter)dependência entre sistemas.
CP8. Sistemas para edifícios inteligentes e integração de instalações.
A avaliação periódica consiste em:
- trabalhos de grupo com discussão (50%) e relatórios de visitas (15%). O trabalho é conjunto com a UC Modelação BIM III.
- teste escrito individual (35%), durante o período de aulas.
Para ter aproveitamento na avaliação contínua e periódica o aluno não poderá ter nota inferior a 8,0 valores em nenhum dos elementos de avaliação e a sua assiduidade deverá ser >= 2/3.
Os alunos que não tenham tido aproveitamento na avaliação contínua e periódica poderão efectuar um exame ecrito.
Title: PEDROSO, Vitor M. R. - Instalações de Combate a Incêndios com Água em Edifícios - Lisboa, 1996, LNEC, ITE 41.
LNEC, Instalações Eléctricas em Edifícios para Habitação - Lisboa, 1976, LNEC, CPP 518.
CHADDERTON, D. Building Services Engineering. London: Spon Press, 2004.
ALLEN, Edward - Cómo Funciona un Edificio Principios Elementales - Barcelona, Gustavo Gili, 1993
VIEGAS, João Carlos - Ventilação Natural de Edifícios de Habitação - Lisboa, 1996 - LNEC.
PEDROSO, Vitor M. R. - Manual dos Sistemas Prediais de Distribuição e Drenagem de Águas, LNEC, CED 7
LNEC, Regras de Dimensionamento das Redes Prediais de Distribuição de Água e de Drenagem de Águas Residuais Domésticas e Pluviais (ITE 31 LNEC).
GUARNIERI, E., Domótica de baixo custo com ênfase em eficiência energética, Novas Edições Academicas, 2018, ISBN? 978-6202181976
SINOPOLI, J.M, Smart Buildings Systems for Architects, Owners and Builders, Butterworth-Heinemann; 1st edition, 2009 ISBN ? 978-1856176538
Authors:
Reference:
Year:
Title: BONIFÁCIO, Horácio; Sousa, Pedro F.; Rodrigues, Maria João - Vocabulário Tècnico e Crítico de Arquitectura - Quimera Editores, 1990
IPQ, Norma Portuguesa - NP- 1037-1 - 2002.
Regulamento Geral dos Sistemas Públicos e Prediais de Distribuição de Água e de Drenagem de Águas Residuais.
PIEDADE, A Canha da. - Princípios da Construção de Edifícios, Lisboa, IST, 1998.
FARINHA, J. S. Brazão; REIS, A. Correia dos Tabelas técnicas - edição P.O.B., Setúbal, 1992.
ARTECONI, A, Evaluation of Energy Efficiency and Flexibility in Smart Buildings, Mdpi AG, 2021 ISBN ? 978-3039438495.
PEDROSO, Vitor M. R. - Patologia das Instalações Prediais de Distribuição de Água - Lisboa, 1997, LNEC, COM 8.
Authors:
Reference:
Year:
Técnicas de Levantamento, Diagnóstico e Reabilitação de Edifícios
Os Objetivos de Aprendizagem (OA) são:
OA1 - Refletir e aplicar os princípios teóricos, as normas e recomendações de intervenção para estabelecer diálogos com os restantes profissionais;
OA2 - Conhecer e utilizar meios de levantamento e caracterização de edifícios, materiais e sistemas construtivos e identificar as principais anomalias e patologias;
OA3 - Utilizar de forma integrada e eficiente as tecnologias digitais para colaborar em equipas multidisciplinares no diagnóstico, projeto e operações de reabilitação e reforço de edifícios.
Os Conteúdos Programáticos são:
CP1. A reutilização, conversão e reabilitação de edifícios no contexto da Economia Circular para a Sustentabilidade, princípios para a intervenção no património construído classificado e não-classificado.
CP2. Técnicas de levantamento e caracterização de edifícios, identificação de sistemas construtivos, inventariação de materiais, identificação de patologias.
CP3. Modelação BIM para reabilitação, LaserScan, fotogrametria terrestre e aérea, termografia e outras técnicas de levantamento
A avaliação é periódica:
Trabalho de grupo: 60%
Teste prático individual: 40%
Assiduidade mínima de 2/3 das aulas lecionadas, nota mínima de 8,0 valores em todos os instrumentos de avaliação.
Os alunos que reprovarem na avaliação periódica poderão fazer um exame final (100%).
Title: ENGLAND, H., 2018. 3D Laser Scanning for Heritage, https://historicengland.org.uk/images-books/publications/3d-laser-scanning-heritage/heag155-3d-laser-scanning.
LNEC. Soluções Construtivas de Edifícios Antigos. ITE 54. Lisboa: LNEC, 2009.
BAKER, N., The Handbook of Sustainable Refurbishment: Non-Domestic Buildings, Routledge; 1st edition, 2009, ISBN ? 9781844074860
APPLETON, J., Reabilitação de edifícios antigos: patologias e tecnologias de intervenção, Orion, 2014, ISBN 9789728620035.
PINHO, F. 2021. Reabilitação estrutural de paredes de alvenaria tradicional. Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova, ISBN 9789895449354.
SMITH, M., CORSE, M., C.2021. Building Surveyor?s Pocket Book. Routledge, ISBN 978-1138307919.
COIAS, V. Inspecções e Ensaios na Reabilitação de Edifícios. IST, ISBN 9789728469535
Authors:
Reference:
Year:
Title: MAGRINI, A., Building Refurbishment for Energy Performance: A Global Approach, Springer; 2014, ISBN 978-3319030739.
FEILDEN, B., Conservation of Historic Buildings, Routledge, 2003, ISBN 9780750658638.
HIGHFIELD, D, Refurbishment and Upgrading of Buildings, Taylor & Francis; 1st edition, 2000, ISBN-13 ? : ? 9780419231608.
LOPES, F., CORREIA, M. B., Património arquitectónico e arqueológico. Cartas, recomendações e convenções internacionais, Lisboa, Livros Horizonte, 2004, ISBN 9722413074.
HENRIQUES, F.M.A., Humidade em paredes, 2ª Edição, Colecção Edifícios 1, Lisboa, LNEC, 1995, ISBN 9724915921.
AAVV, Tratado de rehabilitación (5 vol.), Madrid, Munilla-Leria, 1999, ISBN 9788489150300.
Authors:
Reference:
Year:
Metodologia BIM
OA1. Coordenar projetos em 3D, 4D e 5D (espaço, tempo e custo) com ferramentas BIM.
OA2. Construir e gerir processos de trabalho colaborativo.
OA3. Implementação BIM em projetos e empresas.
Os Conteúdos Programáticos são:
CP1. Coordenação espacial entre especialidades (clash detection).
CP2. Planeamento da construção.
CP3. Sistemas de classificação.
CP4. Medições e orçamentação a partir de modelos BIM.
CP5. Open BIM e interoperabilidade.
CP6. Normas, Métodos e Protocolos BIM.
CP7. Planos de Execução BIM.
CP8. BIM para a sustentabilidade.
A avaliação periódica consiste em:
- trabalho de grupo com discussão (70%), que aborda a implementação da metodologia BIM numa equipa de projeto multidisciplinar. Este trabalho é desenvolvido em conjunto com a UC Gestão da Construção.
- teste escrito individual (30%), durante o período de aulas.
Para ter aproveitamento na avaliação periódica a média ponderada dos elementos de avaliação deverá ser igual ou superior a 9,5; não poderá ter nota inferior a 8,0 valores em nenhum dos elementos de avaliação; e a assiduidade deverá ser maior ou igual a 70%. Os alunos que não tenham tido aproveitamento na avaliação periódica ou desejem melhorar a nota poderão efectuar um exame final.
Title: BARNES, P., (2020). BIM for Project Managers: Digital Construction Management, ICE Publishing, ISBN 9780727765291 HOLZER, D. (2016). The BIM manager's handbook: guidance for professionals in architecture, engineering, and construction. Wiley, ISBN 9781118982426 KRYGIEL, E. (2008), Green BIM: Successful Sustainable Design with Building Information Modeling, Sybex; 1st edition, ISBN ? 9780470239605 BORRMANN A. (ed). (2018) Building information modeling : technology foundations and industry practice. Springer, ISBN 9783319928623 SACKS, R., EASTMAN, C., LEE, G., TEICHOLZ, P. (2018). BIM Handbook: A guide to Building Information Modeling for owners, managers, designers, engineers and contractors. WileyBIM, ISBN 9781119287537 CT197 (2016). Plano de Execução BIM ISO 19650-1&2:2018. Organization and digitization of information about buildings and civil engineering works, including building information modelling (BIM) - Information management using building information modelling
Authors: .
Reference:
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Title: .
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Projeto IV
OA.1Preparar PPS para comercialização -plano Nacional/Internacional
OA.2Elaborar Plano de produção do PPSs com base no plano de sustentabilidade e ODSs
OA.3Submeter PPS p/ certificações de acordo com normas Nacionais/Internacionais
OA.4Elaborar contratos comerciais Nacionais/Internacionais
OA.5Analisar a cadeia de valor e propor plano de logística
OA.6Elaborar Relatório para os registos de propriedade intelectual, marca e design
OA.7Analisar/preparar a documentação da criação de startup, spinoff ou cedência de propriedade intelectual
OA.8Elaborar plano de agendamento de leads com demonstração/comercialização do PPS (Nacional/Internacional)
OA.9Elaborar a estratégia de ação comercial e previsão de Tesouraria
AO.10Preparar uma proposta comercial tipo para os mercados nacional/internacional
AO.11Preparar a abordagem a desenvolver com clientes no 1º contato,apresentação da proposta comercial e comunicação p/ o 2º e 3º contato.
AO.12Rever/redefinir estratégia e Plano de comunicação do PPS
I. Aspetos essenciais para a comercialização de um PPS
II. Plano de produção
III. Plano de sustentabilidade e ODSs
IV. Normalização, Normas e Certificações de PPSs
V. Contratos comerciais
VI. Procedimentos e relatórios para o registo de propriedade intelectual, marca e design
VII. Criação de Startup, Spinoff
VIII Aspetos para cedência de propriedade
IX. Propostas comerciais
X. Abordagens a implementar com potenciais clientes
XI. Otimização do Plano de Comunicação
Avaliação periódica:
- Dossier com a documentação de suporte das várias etapes: primeira apresentação: 30%; segunda apresentação: 30%; Entrega do Dossier: 40%; As apresentações, Demonstrações e Defesa são em grupo.
Title: How to Build a Product Marketing Strategy for Your Software Solution (2021), https://www.altexsoft.com/blog/business/how-to-build-a-product-marketing-strategy-for-your-software-solution/ (acedido em Setembro de 2021)
Hart M., (2021), How to Write a Business Proposal [Examples + Template], https://blog.hubspot.com/sales/how-to-write-business-proposal (acedido em Setembro 2021)
Spivak S., Brenner F. (2001), Standardization Essentials Principles and Practice, CRC Press
Counsell D., Stoneman R. (2019), Planning, Sustainability and Nature: Concise guide to planning, Lund Humphries.
Mathew K. (2017), Practical Guide To Production Planning & Control, Revised Edition, CSIPP.
Randy P., Bacon D (2206)., Commercializing Great Products with Design for Six Sigma, 1st Edition, Prentice Hall.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Referências complementares e textos de apoio serão disponibilizados pela equipa docente.
Authors:
Reference:
Year:
Tecnologia, Economia e Sociedade
O estudante que complete com sucesso esta UC será capaz de:
OA1. Identificar os principais temas e debates contemporâneos;
OA2. Analisar os temas e debates da atualidade de forma fundamentada;
OA3. Identificar as implicações da mudança tecnológica e da digitalização em termos económicos, sociais, culturais e ambientais;
OA4. Compreender o papel e a importância da tecnologia nos desafios das sociedades contemporâneas;
OA5. Explorar as fronteiras entre o conhecimento tecnológico e o conhecimento das ciências sociais;
OA6. Desenvolver formas de aprendizagem interdisciplinar e de pensamento crítico.
CP1. Debates XXI: mudança tecnológica e desafios societais contemporâneos.
CP2. Transição digital: significado e implicações.
CP3. Tecnologia, transformação social e desigualdades.
CP4. Ambiente e transições para a sustentabilidade.
CP5. Globalização, financeirização e desenvolvimento.
CP6. Capitalismo e democracia.
CP7. Migrações e multiculturalidade.
O processo de avaliação periódica compreende os seguintes elementos:
1. Preparação ao longo do semestre e apresentação em sala de um trabalho de grupo sobre mudança tecnológica e sociedade (40%).
2. Teste (60%).
A avaliação final compreende os exames de 1ª e 2ª época (100% da classificação).
Title: Pires, R. P.; Pereira, C.; Azevedo, J.; Vidigal, I., & Veiga, C. M. (2020). A emigração portuguesa no século XXI.?Sociologia, Problemas e Práticas, (94), 9-38
Marques, P., & Salavisa, I. (2017). Young people and dualization in Europe: a fuzzy set analysis.?Socio-Economic Review,?15(1), 135-160
Figay, N.; Silva, C.; Ghodous, P; Jardim-Gonçalves, R. (2015). Resolving interoperability in concurrent engineering, in Concurrent Engineering in the 21st Century: Foundations, Developments and Challenges, Springer International Publishing
Bento, N., Wilson, C., Anadon, L.D. (2018), ?Time to get ready: Conceptualizing the temporal and spatial dynamics of formative phases for energy technologies,? Energy Policy 119: 282-293
Barradas, R., & Lagoa, S. (2017). Financialization and Portuguese real investment: A supportive or disruptive relationship?.?Journal of Post Keynesian Economics,?40(3), 413-439
Authors:
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Year:
Title: Yearley, S. (2014).?Science, Technology, and Social Change (Routledge Revivals). Routledge
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Silva, P. A., & Cadeiras, P. (2019). From Paris to Lisbon: The Ever-Changing European Social Policy Landscape. In?The Future of Pension Plans in the EU Internal Market?(pp. 255-281). Springer, Cham
Silva, J., Ferreira, J. C., & Gonçalves, F. (2019, September). The ??aftermath??of Industry 4.0 in Small and Medium Enterprises. In?IFIP Conference on Human-Computer Interaction?(pp. 26-33). Springer, Cham
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Pedro, M. D. L. R. E., & Silva, A. E. (2012).?Políticas públicas em Portugal. Leya
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Authors:
Reference:
Year:
Edifícios e Construção Sustentáveis
OA1. Identificar e descrever a relação entre a construção, as fronteiras planetárias e os desafios da sociedade contemporânea.
OA2. Os desafios da sustentabilidade na construção: energia operacional, materiais e carbono incorporado.
OA3. Calcular e avaliar o impacto da construção de acordo com a metodologia LEVELS.
Os Conteúdos Programáticos são:
CP1. Sistemas complexos sustentáveis: Atividade humana e impactes ambientais/sociais; ODS.
CP2. Energia: Energia em edifícios; Eficiência energética; Energia renovável; NZEB.
CP3. Recursos, resíduos e emissões: Ciclo de vida da construção; Princípios de circularidade em arquitectura; Ciclo de vida de materiais e soluções construtivas.
CP4. A metodologia LEVELS.
Avaliação periódica obrigatória:
- Teste individual (nota mínima 8,0/20; 40%);
- Trabalho de prática projetual colaborativa (em grupo) para a avaliação de impacto de um projeto, de acordo com os princípios da metodologia LEVELS (60%).
A assiduidade deverá ser >= 2/3 das aulas.
Exame final para estudantes que não obtenham aprovação na avaliação periódica.
Title: EC, Level(s). Level(s) - European framework for sustainable buildings, https://ec.europa.eu/environment/levels_en.
Future Built (2019). Future Built - 10 years. https://www.futurebuilt.no/.
Raworth, K., (2012). A Safe and Just Space for Humanity - Can we live within the doughnut?, Oxford: Oxfam Discussion Papers.
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Title: Heisel, F. et al. (2022), Building Better - Less - Different: Circular Construction and Circular Economy, Birkhäuser; 1st edition, ISBN 978-3035621099
Amado, M., Pinto, A. R., Alcafache, A. M., & Ramalhete, I. (2016) Construção Sustentável - Conceito e Prática. Lisboa: Caleidoscópio.
Pinheiro, M. D. (2006) Ambiente e Construção Sustentável. Amadora: Instituto do Ambiente
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Authors:
Reference:
Year:
Gestão da Construção
OA1. Compreender o contexto da indústria da construção.
OA2. Organizar empreitadas do ponto de vista do cliente.
OA3. Gerir empreitadas do ponto de vista do empreiteiro.
CP1. Empreendimentos e obras. Terminologia, definições, intervenientes;
CP2. Legislação aplicável;
CP3. Fases e modos de realização de uma obra. Parcerias Público Privadas;
CP4. Actividades pré-contratação. Modos de contratação. Adjudicações
CP5. Qualificação de empreiteiros;
CP6. Orçamentação na óptica do empreiteiro.
CP7. Organização de estaleiros;
CP8. Facturação, pagamentos, revisão de preços, garantias;
CP9. Qualidade na construção;
CP10. Segurança na construção.
A avaliação periódica consiste de três testes teóricos e práticos individuais realizados em aula. Dispensam de exame os alunos que obtenham simultaneamente média dos testes superior a 9,5 e não tenham nenhuma nota abaixo de 7,0 em nenhum teste.
A assiduidade deverá ser >= 2/3 das aulas
Exame final prático para estudantes que não obtenham aprovação na avaliação periódica.
Title: Machado, L. F. - ?Construção Civil - Manual de Segurança no Estaleiro?, IDICT/AECOPS, 1996
Borges, J. Ferry - ?Qualidade na Construção?, Curso 167, LNEC, Lisboa, 1988
Montes, Nelson - ?Coordenação da Execução de Obras?, ITE2, LNEC, Abril, 1968
Santo, Fernando - ?Edifícios - Visão Integrada de Projectos e Obras - Manual de consulta das diferentes especialidades?, ISBN 972-98487-2-6, Ordem dos Engenheiros, , Lisboa, 2002
Martinez, F. Alvarez - ?Orçamentos para a Construção - Monografias sobre Construção e Arquitectura?, Edições Plátano, ISBN-972-707-032-9, Barcelona, 1997
Paz Branco, J. - ?Rendimentos de Mão-de-Obra, Materiais e Equipamento em Edificação e Obras Públicas ( Tabelas)?, Texto Editora, 2ª Edição, Lisboa, 1998
Fonseca, M. Santos - ?Curso sobre Regras de Medição na Construção?, 4ª Edição, ISBN 972-49-1739-8, LNEC, Lisboa, 1999
Greenhalgh, Brian - Introduction to Construction Contract Management , Routledge 2016, ISBN-10 ? 9781138844179
Authors:
Reference:
Year:
Title: Costa, J.C. Franco - ?Materiais de Construção - Seu Controlo e Aplicação em Obra?, Curso Profissional 512, LNEC, Lisboa, 1993
Authors:
Reference:
Year:
Projeto V
No final desta UC, o aluno deverá estar apto a:
OA.1. Captar negócio e implementar pilotos do PPS no cliente
OA.2 Elaborar Plano de Pilotos e negócio para os próximos meses
OA.3 Agendar reuniões para ações comerciais e garantir a implementação de dois pilotos durante o semestre
OA.4 Elaborar relatório de avaliação de funcionalidades e satisfação do cliente com KPIs.
OA.5 Fazer uma análise SWOT para os potenciais concorrentes (diretos e indiretos)
OA.6 Participar na elaboração de uma proposta de inovação com futuras funcionalidades para o PPS
OA.7 Experienciar o trabalho em ambiente do AUDAX - Centro de Inovação e Empreendedorismo com incubação da startup, ou num contexto de intra-empreendedorismo numa empresa relacionada com a área e com interesse no PPS.
I. Aspetos essenciais para a implementação de Pilotos de um PPS
II. Plano de Pilotos e marcos para controlo de ações
III. Avaliação de funcionalidades e definição dos principais KPIs
IV. Análise SWOT para concorrência
V. Propostas de inovação para calls nacionais e internacionais
VI. Ética e Deontologia em ambiente de startups e empresas
Avaliação periódica:
- Dossier com a documentação de suporte das várias etapes: primeira apresentação: 30%; segunda apresentação: 30%; Entrega do Dossier: 40%; As apresentações, Demonstrações e Defesa são em grupo.
Title: Wadhwa V. (2021), A Startup?s Guide to Business Ethics and Social Responsibility, https://www.embroker.com/blog/business-ethics-and-social-responsibility/ (Acedido em Setembro de 2021)
https://www.interregeurope.eu/fileadmin/user_upload/documents/presentations/2021-02-16_pilot_actions_webinar_Interreg_Europe.pdf (Acedido em Setembro 2021)
Martinez J. (2021), Design of pilot actions, Interreg Europe,
Gwaldis M. (2019), How to conduct a successful pilot: Fail fast, safe, and smart, https://blog.shi.com/melissa-gwaldis/ (acedido em Setembro 2021)
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Title: Referências complementares e textos de apoio serão disponibilizados pela equipa docente.
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Acreditações