Candidatar
Leccionado em
Português
Tipo de ensino Presencial
O Doutoramento em Transições para a Sustentabilidade, envolve docentes e investigadores integrados no universo das Unidades de Investigação do Iscte ( Investigar no Iscte ) com trabalho relevante e atual, bem como especialistas convidados, nos principais temas e debates no domínio da sustentabilidade e em vários domínios de aplicação.
Corpo Docente para (2024/2025)
Professora Catedrática do Departamento de Economia Política do Iscte-Instituto Universitário de Lisboa. Agregação (2020) e Doutoramento em Economia (Iscte, 2020, 2005), Mestrado em Economia e Política Social (ISEG, 1997), Licenciatura em Sociologia (Iscte, 1991). Vice-Reitora para o Ensino e Acreditações (2022- presente). Directora do doutoramento em transições para a sustentabilidade do Iscte. Leccionação desde 1991 em licenciaturas, mestrados e doutoramentos nas áreas cientificas e disciplinares da história do pensamento económico, da economia política do território e da sustentabilidade. Investigação desenvolvida no âmbito de projetos internacionais e nacionais, com financiamento europeu e nacional. Publicações, nacionais e internacionais na área de economia política, incluindo as temáticas do território, da inovação e da sustentabilidade. Foi Diretora da Escola de Ciências Sociais e Humanas (2019-2022), Sub-Diretora da Escola de Ciências Sociais e Humanas (2016-2019) e Diretora do Departamento de Economia Política (2016-2019). Foi também Vice-Presidente do Conselho Pedagógico (2014-2017) e membro deste e de outros orgãos do Iscte desde o início da sua actividade como docente.
Cristina Sousa is Associate Professor at ISCTE/IUL. She has a Master's degree in Economics and Management of Science and Technology and a PhD in Economics, both from ISEG/UTL. Her research interests include innovation, creation and circulation of knowledge and entrepreneurship. Currently, her research is focused on networks, on entrepreneurship in knowledge-intensive sectors and on the transition to a sustainable energy system. The results of her research were object of publication in academic journal and books and were presented in several national and international conferences and workshops.
Doutoramento em Sociologia, na área de Teoria e Método. Professora Catedrática no ISCTE-IUL. Diretora da Escola de Sociologia e Políticas Públicas do ISCTE-IUL. Diretora da Pós-graduação em Análise de Dados em Ciências Sociais do ISCTE-IUL. Leciona e coordena diversas unidades curriculares de Estatística e Análise de Dados em cursos de Mestrado e de Doutoramento. É investigadora do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL) do ISCTE-IUL. Linhas de investigação: Métodos quantitativos, multivariados e de interdependência para explorar variáveis categorizadas, privilegiadamente desenvolvidos pela Escola de Leiden: Análise de Correspondências Múltiplas (ACM) e análise não-linear em Componentes Principais (CatPCA); métodos de dependência para variáveis categorizadas (CATREG); modelos multinível; análise longitudinal com multinível; modelos de medida (análise factorial confirmatória); modelos de equações estruturais; modelação com moderação e com mediação e métodos de estimação bootstrapping. Coordena e lecciona diversas unidades curriculares de métodos de análise de dados em Mestrado e em Doutoramento.
Sou socióloga. Licenciei-me em Sociologia em 2001 na FCSH-UNL, tendo mais tarde concluído o Mestrado em Família e Sociedade (ISCTE-IUL, 2006), e a Pós-Graduação em Análise de Dados em Ciências Sociais (ISCTE-IUL, 2008). Concluí o meu Doutoramento em Sociologia no ISCTE-IUL sobre Transições para a Vida Adulta em Portugal e na Europa, onde segui a perspectiva crítica, teórica e metodológica do Curso de Vida. Durante o meu doutoramento e o meu Pós doutoramento (sobre a Família como Microcosmos de Mobilidade Social) passei períodos como estudante visitante e/ou investigadora visitante na Universidade de Tampere (Finlândia) e na Universidade de Brown (EUA).
Interesso-me e tenho-me debruçado sobretudo por temáticas como Trajetórias Sociais (nomeadamente dos Jovens), Métodos de Pesquisa Quantitativa e Qualitativa, Perspectiva do Curso de Vida, Sociologia da Família, Desigualdades Sociais, e as múltiplas faces da Precariedade na Academia.
Actualmente sou Professora Auxiliar do Departamento de Métodos de Pesquisa Social e Investigadora Integrada do CIES-IUL, tendo antes disso sido Investigadora Auxiliar CEEC (no concurso competitivo individual de 2017) neste mesmo centro de investigação.
Coordenei um projecto de Investigação intitulado "Vidas Vinculadas. Uma abordagem longitudinal, multinível e mista ao curso de vida da familia" (2018-2022), e co-coordenei um projecto financiado no mesmo concurso intitulado "Ecos biográficos: triangulação no estudo dos percursos de vida" (2018-2022), ambos financiados pela FCT. Sou também a coordenadora local do COORDINATE financiado por Horizon2020 e coordenado pela Metropolitan Manchester University. Sou editora associada do Journal of Youth Studies.
Pertenci à comissão de acompanhamento do I Plano Nacional de Juventude, tendo sido responsável pela recolha e análise dos resultados de questionários aplicados a jovens, que serviu de evidencia e apoio científicos para a concepção tanto do I como do II Plano Nacional de Juventude.
Co-coordeno, com Ana Caetano, desde 2017, um ciclo de seminários sobre "Biografias e Trajectórias" onde convidados estrangeiros e de universidades portuguesas apresentam e discutem resultados e trajectórias de pesquisa biográfica e do curso de vida.
Tenho publicado nacional e internacionalmente, sobre os temas atrás mencionadas, em co-autoria e como autora singular, em formatos diversos dos quais destacaria os artigos científicos em revistas indexadas (Quality and Quantity, Journal of Youth Studies, Sociology, Child in Care Practice, Contemporary Social Science, Scientometrics, por exemplo) e os capítulos de livros em edições sobre Juventude ou Família na Routlegde, Brill, Polity Press, ou Palgrave Macmillan.
Recentemente publiquei pela Tinta da China, com Ana Caetano, Anabela Pereira e Sónia Bernardo Correia, o livro "De Viva Voz: Ecos Biográficos da Sociedade Portuguesa". Em 2022 editei com Gary Pollock o Routledge Handbook of Inequalities and the Life Course. Em 2021 editei com Ana Caetano um Livro sobre "Structure and Agency in Young People’s Lives. Theory, Methods and Agendas", pela Routledge. Actualmente preparo um livro, sob contrato, e em co-autoria, para a Palgrave Macmillan.
Acredito numa sociologia pública e tenho publicado artigos de opinião científica em diferentes plataformas das quais destacaria o jornal Público, e a Plataforma Barómetro Social, abordando sobretudo temas como precariedade científica, plágio conceptual e juventude. Participei numa edição do 45 graus e num encontro da FFMS, ambos sobre juventude.
As minhas publicações de 2023 são:
Can you keep a secret? Family histories, secrets and ethics. Families, Relationships and Societies (com Maria Silva e Ana Caetano)
Secrets as Storytelling: Family Histories and Inter-Personal Intimacy, Sociological Perspectives (com Maria Silva e Ana Caetano)
A year in the life: living portraits of the COVID-19 pandemic in Portugal (no oral, com Ana Caetano, Anabela Pereira, Sónia Bernardo Correia e John Goodwin)
Touching from a distance: gaining intimacy with research participants during the COVID-19 pandemic (no prelo, com Ana Caetano, Anabela Pereira e Sónia Bernardo Correia)
De viva Voz. Ecos Biográficos da Sociedade Portuguesa, Tinda-da-China (com Ana Caetano, Anabela Pereira and Sónia Bernardo Correia)
Shedding light on the biographical research field: profiles of publication, Quality and Quantity (com Ana Caetano e Pedro Abrantes)
Devil in the details. Looking for tough moments in unusual places, Child Care in Practice (com Maria Silva e Diana Carvalho)
Structure and Agency in Young People’s Lives.Theory, Methods and Agendas, Routledge (agora em paperback, com Ana Caetano)
Graça Índias Cordeiro é professora de antropologia/etnografia urbana no ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, e tem sido professora visitante em universidades nos Estados Unidos, Espanha (Catalunha) e Brasil. Com experiência de ensino em ciências sociais e estudos urbanos, tem aprofundado abordagens etnográficas e históricas sobre as cidades e a vida urbana contemporânea. É autora, co-autora e organizadora de livros, capítulos e artigos científicos. Lisboa tem sido um dos seus principais terrenos de pesquisa, em torno da relação entre práticas de sociabilidade e identidades de lugar e, mais recentemente, Boston, onde desenvolve pesquisa sobre a interseção entre o uso e representação da língua, etnicidade e sentido de pertença, entre as suas comunidades ‘lusófonas’. Foi a primeira Gulbenkian/Saab Visiting Professor in Portuguese Studies na Universidade do Massachusetts (UMass Lowell), nos EUA, entre janeiro e junho 2019.
Professor Associado do Departamento de Métodos de Pesquisa Social;
Investigador do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia;
Coordenador do Grupo de Investigação Família, Gerações e Saúde do CIES-IUL.
Editor do Portuguese Journal of Social Science
Editor Associado do Journal of Youth Studies
Áreas de Investigação: Juventude, Tecnologia e Desigualdades Sociais
Nuno Bento é Investigador Integrado na unidade de investigação DINÂMIA’CET do Iscte e doutorado em Economia pela Universidade de Grenoble (França).Tem três dezenas de artigos científicos publicados em revistas científicas internacionais com revisão por pares, incluindo revistas multidisciplinares como a Science e Nature Energy. Os artigos cobrem diversos temas como a inovação tecnológica, difusão, sistemas de inovação tecnológica, transições de sustentabilidade, economia ambiental e energética e perspectivas e políticas de mudança climática. Os seus temas atuais de investigação abrangem a formação de inovações tecnológicas, transformação acelerada de baixo carbono, impactos socioeconómicos de diferentes estratégias de transição, inovações de baixa procura de energia e transições sustentáveis nas empresas.A sua investigação mereceu financiamento nacional (p.ex., FCT) e internacional (p.ex., EU Horizon 2020, METI-Japão). Nuno prestou ainda consultoria para organizações como a Comissão Europeia, Agência Internacional da Energia e o IPCC.Experiências anteriores incluem pós-doutoramentos na Harvard University (EUA) e no International Institute for Applied Systems Analysis - IIASA (Áustria), além de cargos de ensino em diversos países.
A minha pesquisa adopta uma perspectiva crítica e interdisciplinar para examinar a relação entre as pessoas, a crise climática e os territórios, especificamente em torno das transições energéticas para a neutralidade carbónica e questões de participação política e justiça social associadas. Sou Co-Editora da revista Papers on Social Representations (http://psr.iscte-iul.pt/index.php/PSR).
Contactos
Escola de Ciências Sociais e Humanas
Candidaturas
Edifício Sedas Nunes (Edifício I), Sala 1E05
candidaturas.ecsh@iscte-iul.pt
(+351) 210 464 016
9:30 - 18:00