Docentes
Objectivos
O/A estudante que complete com sucesso esta UC será capaz de conceber um projeto de tese de doutoramento em Transições para a Sustentabilidade, que contribua para o avanço do conhecimento científico, nomeadamente:
OA1. Identificar os requisitos e componentes principais de um projeto de investigação, de acordo com parâmetros académicos exigentes em termos de qualidade e de ética;
OA2. Conceber, justificar, projetar e operacionalizar investigação científica em Transições para a Sustentabilidade;
OA3. Elaborar questões de investigação e definir objetivos e hipóteses de investigação;
OA4. Usar ferramentas para a revisão da literatura de um projeto de investigação;
OA5. Definir e descrever uma estratégia metodológica de pesquisa, dados objetivos e as hipóteses de investigação;
OA6. Planear o desenvolvimento da investigação de forma consistente, exequível e ajustada ao período de tempo disponível para a realização da tese de doutoramento;
OA7. Apresentar e discutir projetos de investigação.
Programa
CP1. Introdução: A investigação em Transições para a Sustentabilidade - interdisciplinaridade, objetivos, resultados e contributos.
CP2. Elaboração de um projeto de Investigação em Transições para a Sustentabilidade
2.1. Da ideia ao problema de investigação 2.2. Perguntas e objetivos de investigação 2.3. Revisão da literatura: procura, seleção, organização e escrita
2.4. Quadro analítico, variáveis e construção de hipóteses
2.5. Tipos de pesquisa e estratégias de investigação
2.6. Estratégias metodológicas
2.7. Questões éticas na investigação
2.8. Elaboração de plano de trabalhos e cronograma
CP3. Comunicação de trabalhos científicos.
Processo de Avaliação
Avaliação ao longo do semestre:
O processo de avaliação compreende os seguintes elementos:
1. Participação na discussão – 10%
2. Elaboração de um projeto de investigação para tese de doutoramento, respeitando o modelo fornecido (projeto da tese) – 60%
3. apresentação e defesa do projeto de investigação perante – 30%
O projeto de investigação deverá ser um documento original, de autoria dos estudantes, em conformidade com o código de conduta académica do Iscte (https://www.iscte-iul.pt/conteudos/iscte/organizacao/rgaos-de-coordenacao/conselho-pedagogico/1041/codigo-de-conduta-academica)
Esta UC não tem exame dada a sua natureza. Nesta UC não existe 2ª época.
Bibliografia
Bibliografia Obrigatória
Title: Bryman, A (2015) Social Research Methods, 5/e, Oxford UP
Creswell, JW & Creswell, ID (2022) Research Design: Qualitative, Quantitative and Mixed Methods Approaches, 6/e. Sage
Fahy, F & Rau, H (2013) Methods of Sustainability Research in the Social Sciences, Sage
Frodeman, R (ed.) (2010) The Oxford Handbook of Interdisciplinarity, OUP
Hartz-Karp, J & Marinova, D. (ed) (2017) Methods for Sustainability Research, Edward Elgar
Hansmeier, H., Schiller, K., & Rogge, K. S. (2021). Towards methodological diversity in sustainability transitions research? Comparing recent developments (2016-2019) with the past (before 2016). Environmental Innovation and Societal Transitions, 38, 169-174.
Punch, KF (2016) Developing Effective Research Proposals, 3/e, Sage
Truffer, B., Rohracher, H., Kivimaa, P., Raven, R., Alkemade, F., Carvalho, L., & Feola, G. (2022). A perspective on the future of sustainability transitions research. Environmental Innovation and Societal Transitions, 42, 331-339.
Authors:
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Year:
Bibliografia Opcional
Title: Davies, M. B., & Hughes, N. (2014). Doing a successful research project: Using qualitative or quantitative methods. Bloomsbury Publishing. London : Palgrave Macmillan.
Klein, J. T. (2013). The transdisciplinary moment (um). Integral Review, 9(2), 189-199.
Boons, F., & McMeekin, A. (Eds.). (2019). Handbook of sustainable innovation. Edward Elgar Publishing.
Onwuegbuzie, A.J. & Leech, N.L.(2005) On becoming a pragmatic researcher: The importance of combining quantitative and qualitative research methodologies, International Journal of Social Research Methodology, 8(5,)375-387.
Authors:
Reference: null
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