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O Doutoramento em Transições para a Sustentabilidade combina diferentes áreas científicas com contributos para a reflexão e a intervenção na dinâmica de transições para a sustentabilidade no quadro da atual tripla crise planetária.
A investigação desenvolvida pelas diferentes Unidades de Investigação do Iscte sobre a temática da sustentabilidade traduz-se em abordagens complementares dos grandes sistemas da organização da vida em sociedade (p.e. energia, transportes, habitação, alimentação). A combinação da investigação das ciências do ambiente, das ciências sociais e humanas (p.e. economia, sociologia, psicologia social), da gestão, das tecnologias e da arquitetura garante uma formação inovadora e interdisciplinar no domínio das transições para a sustentabilidade atendendo aos seguintes grandes objetivos:
- 1. Desenvolver investigação sobre a crise ambiental atual e os desafios societais associados à transição para a sustentabilidade.
- 2. Contribuir para a mudança associada a formas de transição das sociedades para a sustentabilidade.
- 3. Apresentar propostas concretas envolvidas na transição para a sustentabilidade de setores socioeconómicos centrais (energia, transportes, habitação, alimentação).
Plano de Estudos para 2024/2025
Unidades curriculares | Créditos | |
---|---|---|
1º Ano | ||
Métodos de Investigação Aplicados
18.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 18.0 |
Seminário em Debates Contemporâneos para as Ciências do Ambiente
12.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 12.0 |
Seminário em Transições para a Sustentabilidade
12.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 12.0 |
Projeto de Tese em Transições para a Sustentabilidade e Estudos do Ambiente
18.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 18.0 |
Métodos de Investigação Aplicados
18.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 18.0 |
Seminário em Debates Contemporâneos para as Ciências do Ambiente
12.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 12.0 |
Seminário em Transições para a Sustentabilidade
12.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 12.0 |
Projeto de Tese em Transições para a Sustentabilidade e Estudos do Ambiente
18.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 18.0 |
2º Ano | ||
Tese em Transições para a Sustentabilidade
180.0 ECTS
|
Tese em Transições para a Sustentabilidade | 180.0 |
Métodos de Investigação Aplicados
Os objetivos de aprendizagem são:
OA1 | Conhecer os principais métodos de investigação qualitativa, quantitativa e mista
OA2 | Mobilizar os métodos (de recolha e de análise de dados) de forma competente e adequada à natureza dos dados, aos objetivos e ao objecto da pesquisa
OA3 | Integrar no desenho e no decorrer de pesquisa os princípios e os principais debates éticos na área de estudos
OA4 | Conhecer o leque de revisões de literatura possíveis e adequar esse conhecimento à área de estudos do projecto
OA5 | Adquirir conhecimentos e competências práticas de análise de conteúdo, desenvolvida nomeada com software (MaxQda)
OA6 | Adquirir conhecimentos e competências práticas de recolha, graficalização e interpretação de indicadores e dados estatísticos.
1. Visão panorâmica dos principais métodos de investigação
2. Princípios e debates éticos transversais
3. Análise de Literatura: tipos e práticas
4. Ângulos, abordagens e unidades de análise
5. Métodos mistos: uma introdução
6. Etnografia e auto-etnografia
7. Diário de Campo
8. Entrevistas e interação
9. Análise de Conteúdo
10. Organização de base de dados qualitativos com MaxQda
11. Análise de dados qualitativos com MaxQda
12. Indicadores estatísticos: consulta e produção
13. Análise estatística: modelos de dependência e multivariados
14. Apresentações individuais da componente metodológica dos projectos
A avaliação contempla as seguintes modalidades:
- Apresentação e discussão em aula da estratégia metodológica de pesquisa desenhada para o projecto de investigação na área do doutoramento (30%, apresentação individual)
- Trabalho escrito com a apresentação detalhada da estratégia metodológica a adotar no projeto investigação no doutoramento (70%, trabalho individual). Modelo de ?plano de trabalhos? fornecido.
A avaliação desta UC não contempla a realização de exame escrito final.
É esperado que os estudantes produzam trabalhos originais, baseados em critérios de autoria responsável, e que sejam eles mesmos a produzir o texto que ordena as ideias que pretendem transmitir. Os trabalhos serão avaliados pelo seu rigor autoral e bibliográfico, bem como à luz do código de conduta ética na investigação (https://www.iscte-iul.pt/assets/files/2022/01/24/1643044824553_Co_digo_de_Conduta_E_tica_na_Investigac_a_o_ISCTE.pdf)
Title: Alasuutari, P., Bickman, L. & Brannen, J. (Ed.) (2009). The Sage Handbook of Social Research Methods. Los Angeles, Sage.
Bryman, A. (2015). Social Research Methods, Oxford, OUP.
Creswell, JW & Plano Clark, VL (2011). Designing and Conducting Mixed Methods Research, Sage.
Denzin, N.K., & Lincoln, Y.S. (2005). Handbook of Qualitative Research. London, Sage.
Curini, L. & Franzese, R. (2020), The SAGE Handbook of Research Methods in Political Science and International Relations. London, Sage.
Lamont, C. (2015), Research Methods in International Relations. London, Sage.
Klotz, A. & Prakash, D. (Eds.) (2008), Qualitative Methods inInternational Relations, a Pluralist Guide. New York, Palgrave Macmillan.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Flick, U. (2005), Métodos Qualitativos na Investigação Científica, Lisboa: Ed Monitor.
Goritz, A.; Kolleck, N. & Jörgens, H. (2019). Education for sustainable development and climate change education: the potential of social network analysis based on twitter data, Sustainability, 19:11, MDPI, DOI:
10.3390/su11195499
ISCTE-IUL (2016), Código de Conduta Ética na Investigação,https://www.iscte-iul.pt/assets/files/2018/11/20/1542706711638_C_digo_de_conduta__tica_na_investiga__o.pdf
Marôco, J. (2018), Análise Estatística com o SPSS Statistics, Sintra, ReportNumber, Lda (7ª edição).
Oyen, Else, (1990), Comparative Methodology. Theory and practise in international social research, London, Sage Publications, Sage Studies in International Sociology.
Vicente, P. et al, Sondagens. A amostragem como factor decisivo de qualidade, Lisboa, Sílabo, 1996.
Authors:
Reference:
Year:
Seminário em Debates Contemporâneos para as Ciências do Ambiente
Seminário em Transições para a Sustentabilidade
A unidade curricular tem os seguintes objetivos fundamentais:
1. Proporcionar o contato dos alunos com investigação recente sobre o tema do ambiente e da sustentabilidade.
2. Proporcionar um espaço de debate da investigação realizada no âmbito dos projetos de doutoramento.
3. Capacitar os estudantes para o desenvolvimento de investigação própria e para a participação ativa e crítica no debate de ideias.
4. Realizar sessões com conferencistas convidados (internacionais e nacionais) com investigação na área do ambiente e da sustentabilidade.
A natureza da UC não permite definir um programa com conteúdos específicos. Além da apresentação de investigação desenvolvida nas Unidade de Investigação pelos docentes do curso e de investigadores e outros convidados, a UC seminário proporcionará a apresentação e discussão da investigação preparada pelos alunos no seu projeto de doutoramento (e na UC projeto). A organização dos seminários é da responsabilidade dos estudantes do doutoramento e dos docentes associados à UC.
Processo de Avaliação• Organização e participação (definição das problemáticas a apresentar, contacto com os investigadores/docentes, aspetos logísticos) nas sessões de seminário (30%):
• Apresentação em aula de seminário do processo e resultados preliminares de investigação de doutoramento em curso (50%).
• Comentário crítico sobre as apresentações dos conferencistas internacionais (20%).
A avaliação da UC não contempla a realização de exame final.
Projeto de Tese em Transições para a Sustentabilidade e Estudos do Ambiente
Esta UC visa dotar os doutorandos de conhecimento e competências avançadas necessárias à concepção, planeamento e concretização de um projeto de investigação em Transições para a Sustentabilidade e Estudos do Ambiente. Ao longo da UC, os doutorandos irão desenvolver o seu projeto de tese, que estará na base na investigação realizada ao longo da UC Tese, que decorre no 2º e 3ª anos do ciclo de estudos.
ProgramaCP1. A investigação em Transições para a Sustentabilidade e Estudos do Ambiente: interdisciplinaridade, objetivos, resultados e contributos.
CP2. Requisitos e componentes de um projeto de investigação.
CP3. Exemplos de projetos de investigação científica em Transições para a Sustentabilidade e Estudos do Ambiente: projetos enquadrados em centros de investigação e publicações científicas.
CP4. Tipos de pesquisa e estratégias de investigação em Transições para a Sustentabilidade e Estudos do Ambiente.
CP5. Desenho da pesquisa.
CP6. Questões éticas na investigação em Transições para a Sustentabilidade e Estudos do Ambiente.
CP7. Comunicação de trabalhos científicos.
O processo de avaliação compreende os seguintes elementos:
1. participação nas discussões (artigos, projetos de centros de investigação, projetos de colegas) – 20%
2. projeto de investigação, documento escrito de acordo com modelo da FCT (projeto da tese) – 50%
3. apresentação e defesa do projeto de investigação perante um júri – 30%
Title: Punch, KF (2016) Developing Effective Research Proposals, 3/e, Sage
Hartz-Karp, J & Marinova, D. (ed) (2017) Methods for Sustainability Research, Edward Elgar
Frodeman, R (ed.) (2010) The Oxford Handbook of Interdisciplinarity, Oxford University Press
Fahy, F & Rau, H (2013) Methods of Sustainability Research in the Social Sciences, Sage
Creswell, JW & Creswell, ID (2017) Research Design: Qualitative, Quantitative and Mixed Methods Approaches, 5/e. Sage
Bryman, A (2015) Social Research Methods, 5/e, Oxford UP
Authors:
Reference:
Year:
Title: Klein, J. T. (2013). The transdisciplinary moment (um). Integral Review, 9(2), 189-199. Onwuegbuzie, A.J. & Leech, N.L.(2005) On becoming a pragmatic researcher: The importance of combining quantitative and qualitative research methodologies, International Journal of Social Research Methodology, 8(5,)375-387. Quivy, R.; e Campenhoudt, L. V. (2005) Manual de Investigação nas Ciências Sociais, Lisboa, Gradiva.
Authors:
Reference:
Year:
Métodos de Investigação Aplicados
Os objetivos de aprendizagem são:
OA1 | Conhecer os principais métodos de investigação qualitativa, quantitativa e mista
OA2 | Mobilizar os métodos (de recolha e de análise de dados) de forma competente e adequada à natureza dos dados, aos objetivos e ao objecto da pesquisa
OA3 | Integrar no desenho e no decorrer de pesquisa os princípios e os principais debates éticos na área de estudos
OA4 | Conhecer o leque de revisões de literatura possíveis e adequar esse conhecimento à área de estudos do projecto
OA5 | Adquirir conhecimentos e competências práticas de análise de conteúdo, desenvolvida nomeada com software (MaxQda)
OA6 | Adquirir conhecimentos e competências práticas de recolha, graficalização e interpretação de indicadores e dados estatísticos.
1. Visão panorâmica dos principais métodos de investigação
2. Princípios e debates éticos transversais
3. Análise de Literatura: tipos e práticas
4. Ângulos, abordagens e unidades de análise
5. Métodos mistos: uma introdução
6. Etnografia e auto-etnografia
7. Diário de Campo
8. Entrevistas e interação
9. Análise de Conteúdo
10. Organização de base de dados qualitativos com MaxQda
11. Análise de dados qualitativos com MaxQda
12. Indicadores estatísticos: consulta e produção
13. Análise estatística: modelos de dependência e multivariados
14. Apresentações individuais da componente metodológica dos projectos
A avaliação contempla as seguintes modalidades:
- Apresentação e discussão em aula da estratégia metodológica de pesquisa desenhada para o projecto de investigação na área do doutoramento (30%, apresentação individual)
- Trabalho escrito com a apresentação detalhada da estratégia metodológica a adotar no projeto investigação no doutoramento (70%, trabalho individual). Modelo de ?plano de trabalhos? fornecido.
A avaliação desta UC não contempla a realização de exame escrito final.
É esperado que os estudantes produzam trabalhos originais, baseados em critérios de autoria responsável, e que sejam eles mesmos a produzir o texto que ordena as ideias que pretendem transmitir. Os trabalhos serão avaliados pelo seu rigor autoral e bibliográfico, bem como à luz do código de conduta ética na investigação (https://www.iscte-iul.pt/assets/files/2022/01/24/1643044824553_Co_digo_de_Conduta_E_tica_na_Investigac_a_o_ISCTE.pdf)
Title: Alasuutari, P., Bickman, L. & Brannen, J. (Ed.) (2009). The Sage Handbook of Social Research Methods. Los Angeles, Sage.
Bryman, A. (2015). Social Research Methods, Oxford, OUP.
Creswell, JW & Plano Clark, VL (2011). Designing and Conducting Mixed Methods Research, Sage.
Denzin, N.K., & Lincoln, Y.S. (2005). Handbook of Qualitative Research. London, Sage.
Curini, L. & Franzese, R. (2020), The SAGE Handbook of Research Methods in Political Science and International Relations. London, Sage.
Lamont, C. (2015), Research Methods in International Relations. London, Sage.
Klotz, A. & Prakash, D. (Eds.) (2008), Qualitative Methods inInternational Relations, a Pluralist Guide. New York, Palgrave Macmillan.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Flick, U. (2005), Métodos Qualitativos na Investigação Científica, Lisboa: Ed Monitor.
Goritz, A.; Kolleck, N. & Jörgens, H. (2019). Education for sustainable development and climate change education: the potential of social network analysis based on twitter data, Sustainability, 19:11, MDPI, DOI:
10.3390/su11195499
ISCTE-IUL (2016), Código de Conduta Ética na Investigação,https://www.iscte-iul.pt/assets/files/2018/11/20/1542706711638_C_digo_de_conduta__tica_na_investiga__o.pdf
Marôco, J. (2018), Análise Estatística com o SPSS Statistics, Sintra, ReportNumber, Lda (7ª edição).
Oyen, Else, (1990), Comparative Methodology. Theory and practise in international social research, London, Sage Publications, Sage Studies in International Sociology.
Vicente, P. et al, Sondagens. A amostragem como factor decisivo de qualidade, Lisboa, Sílabo, 1996.
Authors:
Reference:
Year:
Seminário em Debates Contemporâneos para as Ciências do Ambiente
Seminário em Transições para a Sustentabilidade
A unidade curricular tem os seguintes objetivos fundamentais:
1. Proporcionar o contato dos alunos com investigação recente sobre o tema do ambiente e da sustentabilidade.
2. Proporcionar um espaço de debate da investigação realizada no âmbito dos projetos de doutoramento.
3. Capacitar os estudantes para o desenvolvimento de investigação própria e para a participação ativa e crítica no debate de ideias.
4. Realizar sessões com conferencistas convidados (internacionais e nacionais) com investigação na área do ambiente e da sustentabilidade.
A natureza da UC não permite definir um programa com conteúdos específicos. Além da apresentação de investigação desenvolvida nas Unidade de Investigação pelos docentes do curso e de investigadores e outros convidados, a UC seminário proporcionará a apresentação e discussão da investigação preparada pelos alunos no seu projeto de doutoramento (e na UC projeto). A organização dos seminários é da responsabilidade dos estudantes do doutoramento e dos docentes associados à UC.
Processo de Avaliação• Organização e participação (definição das problemáticas a apresentar, contacto com os investigadores/docentes, aspetos logísticos) nas sessões de seminário (30%):
• Apresentação em aula de seminário do processo e resultados preliminares de investigação de doutoramento em curso (50%).
• Comentário crítico sobre as apresentações dos conferencistas internacionais (20%).
A avaliação da UC não contempla a realização de exame final.
Projeto de Tese em Transições para a Sustentabilidade e Estudos do Ambiente
Esta UC visa dotar os doutorandos de conhecimento e competências avançadas necessárias à concepção, planeamento e concretização de um projeto de investigação em Transições para a Sustentabilidade e Estudos do Ambiente. Ao longo da UC, os doutorandos irão desenvolver o seu projeto de tese, que estará na base na investigação realizada ao longo da UC Tese, que decorre no 2º e 3ª anos do ciclo de estudos.
ProgramaCP1. A investigação em Transições para a Sustentabilidade e Estudos do Ambiente: interdisciplinaridade, objetivos, resultados e contributos.
CP2. Requisitos e componentes de um projeto de investigação.
CP3. Exemplos de projetos de investigação científica em Transições para a Sustentabilidade e Estudos do Ambiente: projetos enquadrados em centros de investigação e publicações científicas.
CP4. Tipos de pesquisa e estratégias de investigação em Transições para a Sustentabilidade e Estudos do Ambiente.
CP5. Desenho da pesquisa.
CP6. Questões éticas na investigação em Transições para a Sustentabilidade e Estudos do Ambiente.
CP7. Comunicação de trabalhos científicos.
O processo de avaliação compreende os seguintes elementos:
1. participação nas discussões (artigos, projetos de centros de investigação, projetos de colegas) – 20%
2. projeto de investigação, documento escrito de acordo com modelo da FCT (projeto da tese) – 50%
3. apresentação e defesa do projeto de investigação perante um júri – 30%
Title: Punch, KF (2016) Developing Effective Research Proposals, 3/e, Sage
Hartz-Karp, J & Marinova, D. (ed) (2017) Methods for Sustainability Research, Edward Elgar
Frodeman, R (ed.) (2010) The Oxford Handbook of Interdisciplinarity, Oxford University Press
Fahy, F & Rau, H (2013) Methods of Sustainability Research in the Social Sciences, Sage
Creswell, JW & Creswell, ID (2017) Research Design: Qualitative, Quantitative and Mixed Methods Approaches, 5/e. Sage
Bryman, A (2015) Social Research Methods, 5/e, Oxford UP
Authors:
Reference:
Year:
Title: Klein, J. T. (2013). The transdisciplinary moment (um). Integral Review, 9(2), 189-199. Onwuegbuzie, A.J. & Leech, N.L.(2005) On becoming a pragmatic researcher: The importance of combining quantitative and qualitative research methodologies, International Journal of Social Research Methodology, 8(5,)375-387. Quivy, R.; e Campenhoudt, L. V. (2005) Manual de Investigação nas Ciências Sociais, Lisboa, Gradiva.
Authors:
Reference:
Year:
Tese em Transições para a Sustentabilidade
Promover a realização de investigação pelos estudantes de doutoramento tendo em vista a preparação e conclusão da tese de doutoramento.
Os conteúdos programáticos serão ajustados todos os anos aos projetos de investigação apresentados e realizados pelos estudantes de doutoramento. Incluirão: a) uma componente tutorial, com tópicos específicos para cada estudante e introduzida pelos seus orientadores; b) uma componente seminarial, com discussão de tópicos de interesse comum sobre pesquisa e análise sobre temas e problemas na área do ambiente e da sustentabilidade, baseados na apresentação de resultados intermédios das suas pesquisas pelos doutorandos e em comentários dos docentes; c) uma componente de conferências, com debate de investigações e análises de alto nível científico, realizadas por investigadores e académicos de referência, nacionais e estrangeiros.
Processo de AvaliaçãoAnualmente os doutorandos apresentam obrigatoriamente um texto de pesquisa ao seminário doutoral de investigação e recebem comentários de retorno de colegas e professores. Apresentam também anualmente um relatório de progresso que é avaliado pelo orientador e por outros professores designados pela comissão científica do doutoramento. A participação no ciclo internacional de conferências doutorais é monitorizada través da apresentação de um relatório sobre as sessões. No final, a tese é discutida publicamente e avaliada por um júri científico.
BibliografiaTese em Transições para a Sustentabilidade
Promover a realização de investigação pelos estudantes de doutoramento tendo em vista a preparação e conclusão da tese de doutoramento.
ProgramaOs conteúdos programáticos serão ajustados todos os anos aos projetos de investigação apresentados e realizados pelos estudantes de doutoramento. Incluirão: a) uma componente tutorial, com tópicos específicos para cada estudante e introduzida pelos seus orientadores; b) uma componente seminarial, com discussão de tópicos de interesse comum sobre pesquisa e análise sobre temas e problemas na área do ambiente e da sustentabilidade, baseados na apresentação de resultados intermédios das suas pesquisas pelos doutorandos e em comentários dos docentes; c) uma componente de conferências, com debate de investigações e análises de alto nível científico, realizadas por investigadores e académicos de referência, nacionais e estrangeiros
Processo de AvaliaçãoAnualmente os doutorandos apresentam obrigatoriamente um texto de pesquisa ao seminário doutoral de investigação e recebem comentários de retorno de colegas e professores. Apresentam também anualmente um relatório de progresso que é avaliado pelo orientador e por outros professores designados pela comissão científica do doutoramento. A participação no ciclo internacional de conferências doutorais é monitorizada través da apresentação de um relatório sobre as sessões. No final, a tese é discutida publicamente e avaliada por um júri científico.
BibliografiaAcreditações
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