Acreditações
Gestão de Doutoramentos
Edifício 4, sala B1.122
doutoramentos.dinamiacet@iscte-iul.pt
(+351) 210 464 546
10h00 - 13h00 / 14h30 - 17h00
Atendimento por marcação via e-mail
O Doutoramento em Transições para a Sustentabilidade combina diferentes áreas científicas com contributos para a reflexão e a intervenção na dinâmica de transições para a sustentabilidade no quadro da atual tripla crise planetária.
A investigação desenvolvida pelas diferentes Unidades de Investigação do Iscte sobre a temática da sustentabilidade traduz-se em abordagens complementares dos grandes sistemas da organização da vida em sociedade (p.e. energia, transportes, habitação, alimentação). A combinação da investigação das ciências do ambiente, das ciências sociais e humanas (p.e. economia, sociologia, psicologia social), da gestão, das tecnologias e da arquitetura garante uma formação inovadora e interdisciplinar no domínio das transições para a sustentabilidade atendendo aos seguintes grandes objetivos:
- 1. Desenvolver investigação sobre a crise ambiental atual e os desafios societais associados à transição para a sustentabilidade.
- 2. Contribuir para a mudança associada a formas de transição das sociedades para a sustentabilidade.
- 3. Apresentar propostas concretas envolvidas na transição para a sustentabilidade de setores socioeconómicos centrais (energia, transportes, habitação, alimentação).
Plano de Estudos para 2024/2025
Unidades curriculares | Créditos | |
---|---|---|
Métodos de Investigação Aplicados
18.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 18.0 |
Seminário em Debates Contemporâneos para as Ciências do Ambiente
12.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 12.0 |
Seminário em Transições para a Sustentabilidade
12.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 12.0 |
Projeto de Tese em Transições para a Sustentabilidade e Estudos do Ambiente
18.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 18.0 |
Métodos de Investigação Aplicados
18.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 18.0 |
Seminário em Debates Contemporâneos para as Ciências do Ambiente
12.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 12.0 |
Seminário em Transições para a Sustentabilidade
12.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 12.0 |
Projeto de Tese em Transições para a Sustentabilidade e Estudos do Ambiente
18.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 18.0 |
Tese em Transições para a Sustentabilidade
180.0 ECTS
|
Tese em Transições para a Sustentabilidade | 180.0 |
Métodos de Investigação Aplicados
Os objetivos de aprendizagem são:
OA1 | Conhecer os principais métodos de investigação qualitativa, quantitativa e mista
OA2 | Mobilizar os métodos (de recolha e de análise de dados) de forma competente e adequada à natureza dos dados, aos objetivos e ao objecto da pesquisa
OA3 | Integrar no desenho e no decorrer de pesquisa os princípios e os principais debates éticos na área de estudos
OA4 | Conhecer o leque de revisões de literatura possíveis e adequar esse conhecimento à área de estudos do projecto
OA5 | Adquirir conhecimentos e competências práticas de análise de conteúdo, desenvolvida nomeada com software (MaxQda)
OA6 | Adquirir conhecimentos e competências práticas de recolha, graficalização e interpretação de indicadores e dados estatísticos.
1. Visão panorâmica dos principais métodos de investigação
2. Princípios e debates éticos transversais
3. Análise de Literatura: tipos e práticas
4. Ângulos, abordagens e unidades de análise
5. Métodos mistos: uma introdução
6. Etnografia e auto-etnografia
7. Diário de Campo
8. Entrevistas e interação
9. Análise de Conteúdo
10. Organização de base de dados qualitativos com MaxQda
11. Análise de dados qualitativos com MaxQda
12. Indicadores estatísticos: consulta e produção
13. Análise estatística: modelos de dependência e multivariados
14. Apresentações individuais da componente metodológica dos projectos
A avaliação contempla as seguintes modalidades:
- Apresentação e discussão em aula da estratégia metodológica de pesquisa desenhada para o projecto de investigação na área do doutoramento (30%, apresentação individual)
- Trabalho escrito com a apresentação detalhada da estratégia metodológica a adotar no projeto investigação no doutoramento (70%, trabalho individual). Modelo de ?plano de trabalhos? fornecido.
A avaliação desta UC não contempla a realização de exame escrito final.
É esperado que os estudantes produzam trabalhos originais, baseados em critérios de autoria responsável, e que sejam eles mesmos a produzir o texto que ordena as ideias que pretendem transmitir. Os trabalhos serão avaliados pelo seu rigor autoral e bibliográfico, bem como à luz do código de conduta ética na investigação (https://www.iscte-iul.pt/assets/files/2022/01/24/1643044824553_Co_digo_de_Conduta_E_tica_na_Investigac_a_o_ISCTE.pdf)
Title: Alasuutari, P., Bickman, L. & Brannen, J. (Ed.) (2009). The Sage Handbook of Social Research Methods. Los Angeles, Sage.
Bryman, A. (2015). Social Research Methods, Oxford, OUP.
Creswell, JW & Plano Clark, VL (2011). Designing and Conducting Mixed Methods Research, Sage.
Denzin, N.K., & Lincoln, Y.S. (2005). Handbook of Qualitative Research. London, Sage.
Curini, L. & Franzese, R. (2020), The SAGE Handbook of Research Methods in Political Science and International Relations. London, Sage.
Lamont, C. (2015), Research Methods in International Relations. London, Sage.
Klotz, A. & Prakash, D. (Eds.) (2008), Qualitative Methods inInternational Relations, a Pluralist Guide. New York, Palgrave Macmillan.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Flick, U. (2005), Métodos Qualitativos na Investigação Científica, Lisboa: Ed Monitor.
Goritz, A.; Kolleck, N. & Jörgens, H. (2019). Education for sustainable development and climate change education: the potential of social network analysis based on twitter data, Sustainability, 19:11, MDPI, DOI:
10.3390/su11195499
ISCTE-IUL (2016), Código de Conduta Ética na Investigação,https://www.iscte-iul.pt/assets/files/2018/11/20/1542706711638_C_digo_de_conduta__tica_na_investiga__o.pdf
Marôco, J. (2018), Análise Estatística com o SPSS Statistics, Sintra, ReportNumber, Lda (7ª edição).
Oyen, Else, (1990), Comparative Methodology. Theory and practise in international social research, London, Sage Publications, Sage Studies in International Sociology.
Vicente, P. et al, Sondagens. A amostragem como factor decisivo de qualidade, Lisboa, Sílabo, 1996.
Authors:
Reference:
Year:
Seminário em Transições para a Sustentabilidade
A unidade curricular tem os seguintes objetivos fundamentais:
1. Proporcionar o contato dos alunos com investigação recente sobre o tema do ambiente e da sustentabilidade.
2. Proporcionar um espaço de debate da investigação realizada no âmbito dos projetos de doutoramento.
3. Capacitar os estudantes para o desenvolvimento de investigação própria e para a participação ativa e crítica no debate de ideias.
4. Realizar sessões com conferencistas convidados (internacionais e nacionais) com investigação na área do ambiente e da sustentabilidade.
A natureza da UC não permite definir um programa com conteúdos específicos. Além da apresentação de investigação desenvolvida nas Unidade de Investigação pelos docentes do curso e de investigadores e outros convidados, a UC seminário proporcionará a apresentação e discussão da investigação preparada pelos alunos no seu projeto de doutoramento (e na UC projeto). A organização dos seminários é da responsabilidade dos estudantes do doutoramento e dos docentes associados à UC.
• Organização e participação (definição das problemáticas a apresentar, contacto com os investigadores/docentes, aspetos logísticos) nas sessões de seminário (30%):
• Apresentação em aula de seminário do processo e resultados preliminares de investigação de doutoramento em curso (50%).
• Comentário crítico sobre as apresentações dos conferencistas internacionais (20%).
A avaliação da UC não contempla a realização de exame final.
Projeto de Tese em Transições para a Sustentabilidade e Estudos do Ambiente
Esta UC visa dotar os doutorandos de conhecimento e competências avançadas necessárias à concepção, planeamento e concretização de um projeto de investigação em Transições para a Sustentabilidade e Estudos do Ambiente. Ao longo da UC, os doutorandos irão desenvolver o seu projeto de tese, que estará na base na investigação realizada ao longo da UC Tese, que decorre no 2º e 3ª anos do ciclo de estudos.
CP1. A investigação em Transições para a Sustentabilidade e Estudos do Ambiente: interdisciplinaridade, objetivos, resultados e contributos.
CP2. Requisitos e componentes de um projeto de investigação.
CP3. Exemplos de projetos de investigação científica em Transições para a Sustentabilidade e Estudos do Ambiente: projetos enquadrados em centros de investigação e publicações científicas.
CP4. Tipos de pesquisa e estratégias de investigação em Transições para a Sustentabilidade e Estudos do Ambiente.
CP5. Desenho da pesquisa.
CP6. Questões éticas na investigação em Transições para a Sustentabilidade e Estudos do Ambiente.
CP7. Comunicação de trabalhos científicos.
O processo de avaliação compreende os seguintes elementos:
1. participação nas discussões (artigos, projetos de centros de investigação, projetos de colegas) – 20%
2. projeto de investigação, documento escrito de acordo com modelo da FCT (projeto da tese) – 50%
3. apresentação e defesa do projeto de investigação perante um júri – 30%
Title: Punch, KF (2016) Developing Effective Research Proposals, 3/e, Sage
Hartz-Karp, J & Marinova, D. (ed) (2017) Methods for Sustainability Research, Edward Elgar
Frodeman, R (ed.) (2010) The Oxford Handbook of Interdisciplinarity, Oxford University Press
Fahy, F & Rau, H (2013) Methods of Sustainability Research in the Social Sciences, Sage
Creswell, JW & Creswell, ID (2017) Research Design: Qualitative, Quantitative and Mixed Methods Approaches, 5/e. Sage
Bryman, A (2015) Social Research Methods, 5/e, Oxford UP
Authors:
Reference:
Year:
Title: Klein, J. T. (2013). The transdisciplinary moment (um). Integral Review, 9(2), 189-199. Onwuegbuzie, A.J. & Leech, N.L.(2005) On becoming a pragmatic researcher: The importance of combining quantitative and qualitative research methodologies, International Journal of Social Research Methodology, 8(5,)375-387. Quivy, R.; e Campenhoudt, L. V. (2005) Manual de Investigação nas Ciências Sociais, Lisboa, Gradiva.
Authors:
Reference:
Year:
Métodos de Investigação Aplicados
Os objetivos de aprendizagem são:
OA1 | Conhecer os principais métodos de investigação qualitativa, quantitativa e mista
OA2 | Mobilizar os métodos (de recolha e de análise de dados) de forma competente e adequada à natureza dos dados, aos objetivos e ao objecto da pesquisa
OA3 | Integrar no desenho e no decorrer de pesquisa os princípios e os principais debates éticos na área de estudos
OA4 | Conhecer o leque de revisões de literatura possíveis e adequar esse conhecimento à área de estudos do projecto
OA5 | Adquirir conhecimentos e competências práticas de análise de conteúdo, desenvolvida nomeada com software (MaxQda)
OA6 | Adquirir conhecimentos e competências práticas de recolha, graficalização e interpretação de indicadores e dados estatísticos.
1. Visão panorâmica dos principais métodos de investigação
2. Princípios e debates éticos transversais
3. Análise de Literatura: tipos e práticas
4. Ângulos, abordagens e unidades de análise
5. Métodos mistos: uma introdução
6. Etnografia e auto-etnografia
7. Diário de Campo
8. Entrevistas e interação
9. Análise de Conteúdo
10. Organização de base de dados qualitativos com MaxQda
11. Análise de dados qualitativos com MaxQda
12. Indicadores estatísticos: consulta e produção
13. Análise estatística: modelos de dependência e multivariados
14. Apresentações individuais da componente metodológica dos projectos
A avaliação contempla as seguintes modalidades:
- Apresentação e discussão em aula da estratégia metodológica de pesquisa desenhada para o projecto de investigação na área do doutoramento (30%, apresentação individual)
- Trabalho escrito com a apresentação detalhada da estratégia metodológica a adotar no projeto investigação no doutoramento (70%, trabalho individual). Modelo de ?plano de trabalhos? fornecido.
A avaliação desta UC não contempla a realização de exame escrito final.
É esperado que os estudantes produzam trabalhos originais, baseados em critérios de autoria responsável, e que sejam eles mesmos a produzir o texto que ordena as ideias que pretendem transmitir. Os trabalhos serão avaliados pelo seu rigor autoral e bibliográfico, bem como à luz do código de conduta ética na investigação (https://www.iscte-iul.pt/assets/files/2022/01/24/1643044824553_Co_digo_de_Conduta_E_tica_na_Investigac_a_o_ISCTE.pdf)
Title: Alasuutari, P., Bickman, L. & Brannen, J. (Ed.) (2009). The Sage Handbook of Social Research Methods. Los Angeles, Sage.
Bryman, A. (2015). Social Research Methods, Oxford, OUP.
Creswell, JW & Plano Clark, VL (2011). Designing and Conducting Mixed Methods Research, Sage.
Denzin, N.K., & Lincoln, Y.S. (2005). Handbook of Qualitative Research. London, Sage.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Flick, U. (2005), Métodos Qualitativos na Investigação Científica, Lisboa: Ed Monitor.
Goritz, A.; Kolleck, N. & Jörgens, H. (2019). Education for sustainable development and climate change education: the potential of social network analysis based on twitter data, Sustainability, 19:11, MDPI, DOI:
10.3390/su11195499
ISCTE-IUL (2016), Código de Conduta Ética na Investigação,https://www.iscte-iul.pt/assets/files/2018/11/20/1542706711638_C_digo_de_conduta__tica_na_investiga__o.pdf
Marôco, J. (2018), Análise Estatística com o SPSS Statistics, Sintra, ReportNumber, Lda (7ª edição).
Oyen, Else, (1990), Comparative Methodology. Theory and practise in international social research, London, Sage Publications, Sage Studies in International Sociology.
Vicente, P. et al, Sondagens. A amostragem como factor decisivo de qualidade, Lisboa, Sílabo, 1996.
Curini, L. & Franzese, R. (2020), The SAGE Handbook of Research Methods in Political Science and International Relations. London, Sage.
Lamont, C. (2015), Research Methods in International Relations. London, Sage.
Klotz, A. & Prakash, D. (Eds.) (2008), Qualitative Methods inInternational Relations, a Pluralist Guide. New York, Palgrave Macmillan.
Authors:
Reference: null
Year:
Seminário em Debates Contemporâneos para as Ciências do Ambiente
No final desta UC os/as alunos/as deverão ser capazes de:
1. Identificar e compreender os principais desafios contemporâneos da perspetiva das ciências ambientais;
2. Desenvolver competências para adotar uma perspetiva interdisciplinar entre as ciências ambientais e as ciências sociais e humanas do ambiente para a resolução de problemas ambientais atuais;
3. Desenvolver uma perspetiva crítica e interdisciplinar para intervir em desafios ambientais existentes e diagnosticar novos desafios ambientais.
Esta UC funcionará em sistema de seminários com convidados/as de disciplinas STEM (Ciências da vida, Tecnologias, Engenharias, Matemática) e de diferentes sectores (academia, indústria, ONG’s) especialistas nas áreas dos desafios contemporâneos das ciências do ambiente a serem focados. Estas áreas incluirão desafios como alterações climáticas e ondas de calor, a gestão de resíduos e análise de ciclos de vida, a eficiência e pobreza energéticas, a poluição do ar, espécies invasoras e conservação da biodiversidade, microplásticos e sustentabilidade dos oceanos, regeneração urbana e ordenamento do território.
A avaliação é feita ao longo do semestre e composta por três elementos:
a) 20% da avaliação - Presença nas aulas [nota mínima 10];
b) 80% da avaliação - Trabalho escrito individual: escolha de um dos desafios das ciências ambientais focados nas aulas e análise crítica interdisciplinar desse desafio, integrando a perspetiva das ciências do ambiente com as perspetivas e conhecimentos das ciências sociais e humanas do ambiente [nota mínima 10].
Title: A bibliografia desta UC será fornecida no contexto dos seminários previstos para o respetivo ano letivo.
The bibliography of this curricular unit will be provided in the context of each seminar to be delivered in each academic year.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: A bibliografia desta UC será fornecida no contexto dos seminários previstos para o respetivo ano letivo.
The bibliography of this curricular unit will be provided in the context of each seminar to be delivered in each academic year.
Authors:
Reference: null
Year:
Seminário em Transições para a Sustentabilidade
A Unidade Curricular tem os seguintes objetivos de aprendizagem:
1.Desenvolver a capacidade de refletir criticamente acerca do processo de investigação.
2.Promover capacidades argumentativas e de julgamento autónomo.
3.Desenvolver capacidades de comunicação adequadas do processo e dos resultados, de forma oral e escrita.
4.Contribuir para a internacionalização do programa doutoral através da realização de sessões com conferencistas nacionais e internacionais com investigação relevante nos temas da transição para a sustentabilidade.
Esta unidade curricular funcionará em sistema de seminários com convidados especialistas em investigação ou na prática sobre desafios contemporâneos ligados à sustentabilidade. As áreas abordadas incluirão alterações climáticas, transição energética, circularidade, digitalização, desenvolvimento e bem-estar, entre outros temas cruciais para a transição para a sustentabilidade. Através destes seminários, os alunos serão capacitados para refletir e analisar criticamente estes desafios de uma perspetiva interdisciplinar e integrada, no contexto das grandes mudanças nas indústrias, sistemas sociotécnicos e sociedades rumo à sustentabilidade.
• 20% da avaliação - Presença nas aulas [nota mínima 10];
• 80% da avaliação - Trabalho escrito individual: escolha de um dos desafios da transição para a sustentabilidade focados nas aulas e análise crítica interdisciplinar desse desafio, integrando a perspetiva das transições sustentáveis com as perspetivas e conhecimentos das ciências sociais e da natureza [nota mínima 10].
A avaliação da UC não contempla a realização de exame final.
Title: A bibliografia desta UC será fornecida no contexto dos seminários previstos para o respetivo ano letivo.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: A bibliografia desta UC será fornecida no contexto dos seminários previstos para o respetivo ano letivo.
Authors:
Reference: null
Year:
Projeto de Tese em Transições para a Sustentabilidade e Estudos do Ambiente
O/A estudante que complete com sucesso esta UC será capaz de conceber um projeto de tese de doutoramento em Transições para a Sustentabilidade, que contribua para o avanço do conhecimento científico, nomeadamente:
OA1. Identificar os requisitos e componentes principais de um projeto de investigação, de acordo com parâmetros académicos exigentes em termos de qualidade e de ética;
OA2. Conceber, justificar, projetar e operacionalizar investigação científica em Transições para a Sustentabilidade;
OA3. Elaborar questões de investigação e definir objetivos e hipóteses de investigação;
OA4. Usar ferramentas para a revisão da literatura de um projeto de investigação;
OA5. Definir e descrever uma estratégia metodológica de pesquisa, dados objetivos e as hipóteses de investigação;
OA6. Planear o desenvolvimento da investigação de forma consistente, exequível e ajustada ao período de tempo disponível para a realização da tese de doutoramento;
OA7. Apresentar e discutir projetos de investigação.
CP1. Introdução: A investigação em Transições para a Sustentabilidade - interdisciplinaridade, objetivos, resultados e contributos.
CP2. Elaboração de um projeto de Investigação em Transições para a Sustentabilidade
2.1. Da ideia ao problema de investigação 2.2. Perguntas e objetivos de investigação 2.3. Revisão da literatura: procura, seleção, organização e escrita
2.4. Quadro analítico, variáveis e construção de hipóteses
2.5. Tipos de pesquisa e estratégias de investigação
2.6. Estratégias metodológicas
2.7. Questões éticas na investigação
2.8. Elaboração de plano de trabalhos e cronograma
CP3. Comunicação de trabalhos científicos.
Avaliação ao longo do semestre:
O processo de avaliação compreende os seguintes elementos:
1. Participação na discussão – 10%
2. Elaboração de um projeto de investigação para tese de doutoramento, respeitando o modelo fornecido (projeto da tese) – 60%
3. apresentação e defesa do projeto de investigação perante – 30%
O projeto de investigação deverá ser um documento original, de autoria dos estudantes, em conformidade com o código de conduta académica do Iscte (https://www.iscte-iul.pt/conteudos/iscte/organizacao/rgaos-de-coordenacao/conselho-pedagogico/1041/codigo-de-conduta-academica)
Esta UC não tem exame dada a sua natureza. Nesta UC não existe 2ª época.
Title: Bryman, A (2015) Social Research Methods, 5/e, Oxford UP
Creswell, JW & Creswell, ID (2022) Research Design: Qualitative, Quantitative and Mixed Methods Approaches, 6/e. Sage
Fahy, F & Rau, H (2013) Methods of Sustainability Research in the Social Sciences, Sage
Frodeman, R (ed.) (2010) The Oxford Handbook of Interdisciplinarity, OUP
Hartz-Karp, J & Marinova, D. (ed) (2017) Methods for Sustainability Research, Edward Elgar
Hansmeier, H., Schiller, K., & Rogge, K. S. (2021). Towards methodological diversity in sustainability transitions research? Comparing recent developments (2016-2019) with the past (before 2016). Environmental Innovation and Societal Transitions, 38, 169-174.
Punch, KF (2016) Developing Effective Research Proposals, 3/e, Sage
Truffer, B., Rohracher, H., Kivimaa, P., Raven, R., Alkemade, F., Carvalho, L., & Feola, G. (2022). A perspective on the future of sustainability transitions research. Environmental Innovation and Societal Transitions, 42, 331-339.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Davies, M. B., & Hughes, N. (2014). Doing a successful research project: Using qualitative or quantitative methods. Bloomsbury Publishing. London : Palgrave Macmillan.
Klein, J. T. (2013). The transdisciplinary moment (um). Integral Review, 9(2), 189-199.
Boons, F., & McMeekin, A. (Eds.). (2019). Handbook of sustainable innovation. Edward Elgar Publishing.
Onwuegbuzie, A.J. & Leech, N.L.(2005) On becoming a pragmatic researcher: The importance of combining quantitative and qualitative research methodologies, International Journal of Social Research Methodology, 8(5,)375-387.
Authors:
Reference: null
Year:
Tese em Transições para a Sustentabilidade
Promover a realização de investigação pelos estudantes de doutoramento tendo em vista a preparação e conclusão da tese de doutoramento.
Os conteúdos programáticos serão ajustados todos os anos aos projetos de investigação apresentados e realizados pelos estudantes de doutoramento. Incluirão: a) uma componente tutorial, com tópicos específicos para cada estudante e introduzida pelos seus orientadores; b) uma componente seminarial, com discussão de tópicos de interesse comum sobre pesquisa e análise sobre temas e problemas na área do ambiente e da sustentabilidade, baseados na apresentação de resultados intermédios das suas pesquisas pelos doutorandos e em comentários dos docentes; c) uma componente de conferências, com debate de investigações e análises de alto nível científico, realizadas por investigadores e académicos de referência, nacionais e estrangeiros.
Anualmente os doutorandos apresentam obrigatoriamente um texto de pesquisa ao seminário doutoral de investigação e recebem comentários de retorno de colegas e professores. Apresentam também anualmente um relatório de progresso que é avaliado pelo orientador e por outros professores designados pela comissão científica do doutoramento. A participação no ciclo internacional de conferências doutorais é monitorizada través da apresentação de um relatório sobre as sessões. No final, a tese é discutida publicamente e avaliada por um júri científico.
BibliografiaTese em Transições para a Sustentabilidade
Promover a realização de investigação pelos estudantes de doutoramento tendo em vista a preparação e conclusão da tese de doutoramento.
Os conteúdos programáticos serão ajustados todos os anos aos projetos de investigação apresentados e realizados pelos estudantes de doutoramento. Incluirão: a) uma componente tutorial, com tópicos específicos para cada estudante e introduzida pelos seus orientadores; b) uma componente seminarial, com discussão de tópicos de interesse comum sobre pesquisa e análise sobre temas e problemas na área do ambiente e da sustentabilidade, baseados na apresentação de resultados intermédios das suas pesquisas pelos doutorandos e em comentários dos docentes; c) uma componente de conferências, com debate de investigações e análises de alto nível científico, realizadas por investigadores e académicos de referência, nacionais e estrangeiros
Anualmente os doutorandos apresentam obrigatoriamente um texto de pesquisa ao seminário doutoral de investigação e recebem comentários de retorno de colegas e professores. Apresentam também anualmente um relatório de progresso que é avaliado pelo orientador e por outros professores designados pela comissão científica do doutoramento. A participação no ciclo internacional de conferências doutorais é monitorizada través da apresentação de um relatório sobre as sessões. No final, a tese é discutida publicamente e avaliada por um júri científico.
BibliografiaAcreditações