Objectivos
Os objetivos de aprendizagem são:
OA1 | Conhecer os principais métodos de investigação qualitativa, quantitativa e mista
OA2 | Mobilizar os métodos (de recolha e de análise de dados) de forma competente e adequada à natureza dos dados, aos objetivos e ao objecto da pesquisa
OA3 | Integrar no desenho e no decorrer de pesquisa os princípios e os principais debates éticos na área de estudos
OA4 | Conhecer o leque de revisões de literatura possíveis e adequar esse conhecimento à área de estudos do projecto
OA5 | Adquirir conhecimentos e competências práticas de análise de conteúdo, desenvolvida nomeada com software (MaxQda)
OA6 | Adquirir conhecimentos e competências práticas de recolha, graficalização e interpretação de indicadores e dados estatísticos.
Programa
1. Visão panorâmica dos principais métodos de investigação
2. Princípios e debates éticos transversais
3. Análise de Literatura: tipos e práticas
4. Ângulos, abordagens e unidades de análise
5. Métodos mistos: uma introdução
6. Etnografia e auto-etnografia
7. Diário de Campo
8. Entrevistas e interação
9. Análise de Conteúdo
10. Organização de base de dados qualitativos com MaxQda
11. Análise de dados qualitativos com MaxQda
12. Indicadores estatísticos: consulta e produção
13. Análise estatística: modelos de dependência e multivariados
14. Apresentações individuais da componente metodológica dos projectos
Processo de Avaliação
A avaliação contempla as seguintes modalidades:
- Apresentação e discussão em aula da estratégia metodológica de pesquisa desenhada para o projecto de investigação na área do doutoramento (30%, apresentação individual)
- Trabalho escrito com a apresentação detalhada da estratégia metodológica a adotar no projeto investigação no doutoramento (70%, trabalho individual). Modelo de ?plano de trabalhos? fornecido.
A avaliação desta UC não contempla a realização de exame escrito final.
É esperado que os estudantes produzam trabalhos originais, baseados em critérios de autoria responsável, e que sejam eles mesmos a produzir o texto que ordena as ideias que pretendem transmitir. Os trabalhos serão avaliados pelo seu rigor autoral e bibliográfico, bem como à luz do código de conduta ética na investigação (https://www.iscte-iul.pt/assets/files/2022/01/24/1643044824553_Co_digo_de_Conduta_E_tica_na_Investigac_a_o_ISCTE.pdf)
Bibliografia
Bibliografia Obrigatória
Title: Alasuutari, P., Bickman, L. & Brannen, J. (Ed.) (2009). The Sage Handbook of Social Research Methods. Los Angeles, Sage.
Bryman, A. (2015). Social Research Methods, Oxford, OUP.
Creswell, JW & Plano Clark, VL (2011). Designing and Conducting Mixed Methods Research, Sage.
Denzin, N.K., & Lincoln, Y.S. (2005). Handbook of Qualitative Research. London, Sage.
Curini, L. & Franzese, R. (2020), The SAGE Handbook of Research Methods in Political Science and International Relations. London, Sage.
Lamont, C. (2015), Research Methods in International Relations. London, Sage.
Klotz, A. & Prakash, D. (Eds.) (2008), Qualitative Methods inInternational Relations, a Pluralist Guide. New York, Palgrave Macmillan.
Authors:
Reference:
Year:
Bibliografia Opcional
Title: Flick, U. (2005), Métodos Qualitativos na Investigação Científica, Lisboa: Ed Monitor.
Goritz, A.; Kolleck, N. & Jörgens, H. (2019). Education for sustainable development and climate change education: the potential of social network analysis based on twitter data, Sustainability, 19:11, MDPI, DOI:
10.3390/su11195499
ISCTE-IUL (2016), Código de Conduta Ética na Investigação,https://www.iscte-iul.pt/assets/files/2018/11/20/1542706711638_C_digo_de_conduta__tica_na_investiga__o.pdf
Marôco, J. (2018), Análise Estatística com o SPSS Statistics, Sintra, ReportNumber, Lda (7ª edição).
Oyen, Else, (1990), Comparative Methodology. Theory and practise in international social research, London, Sage Publications, Sage Studies in International Sociology.
Vicente, P. et al, Sondagens. A amostragem como factor decisivo de qualidade, Lisboa, Sílabo, 1996.
Authors:
Reference:
Year: