Candidatar
Leccionado em
Português
Tipo de ensino Presencial
Corpo Docente para (2024/2025)
Antónia Pedroso de Lima licenciou-se em Antropologia pelo ISCTE (Lisboa, 1987), é mestre em Antropologia Urbana pela Universidade de Barcelona (Tarragona, 1991), mestre em Sociologia da Família ISCTE (1993), doutorada em Antropologia (ISCTE 2001), e Agregação em Antropologia (ISCTE, 2020). Professora do Departamento de Antropologia do ISCTE desde 1989, foi Presidente do CRIA, Centro em Rede de Investigação em Antropologia, membro do Comité científico da OpenEdition (CNRS), fundadora da LusOpenedition (Países Lusófonos) e membro da Comissão Nacional do Património Imaterial (Ministério da Cultura de Portugal). Especialista em parentesco, género e relações familiares contemporâneas, Antónia Lima é autora de inúmeras publicações sobre família em Portugal (com enfoque tanto nos bairros de classe trabalhadora, como nas famílias da classe média e da elite económica), género, emoções, cuidado, austeridade e precariedade. Os seus actuais interesses de investigação centram-se nas relações familiares, nas questões de género, cuidado, reprodução social e precariedade. Desde 2014 Antónia Pedroso de Lima é co-diretoras do Olhares do Mediterrâneo - Women's Film Festival, o primeiro festival de cinema português dedicado ao cinema feito por mulheres.
Pedro Vasconcelos completed his graduation in Sociology (Licentiate degree) in 1995 at Iscte - University Institute of Lisbon, his Research Master's Degree in Social Sciences in 2002 at the Institute of Social Sciences of the University of Lisbon, and his Doctorate in Sociology at Iscte in 2011 (all Pre-Bologna Process). He teaches at graduate and post-graduate levels since 1996 at Iscte. Since 1992 he has participated in several research projects about issues such as categorization processes, social representations and identities, family and social class, generations and values, family and youth, sexuality, social networks, kinship, social inequalities, gender and transgender issues. Presently his main interests are about social and sociological theory, social inequality and multidimensionality, gender, class and racialization/ethnicity.
Catarina Frois é Professora Associada (com Agregação) do Departamento de Antropologia. É autora de vários livros e artigos nacionais e internacionais com especial ênfase para a esfera das políticas de segurança, encarceramento, controlo e tecnologias de vigilância.
Giulia Daniele é Professora Auxiliar no Departamento de História do Iscte-Instituto Universitário de Lisboa. É sub-diretora do Centro de Estudos Internacionais (CEI-Iscte) e do Mestrado em Estudos Internacionais (MEI) na mesma universidade.
Completou o doutoramento em Política, Direitos Humanos e Sustentabilidade (Sant'Anna School of Advanced Studies - Italy and University of Exeter - UK) em 2012.
Desde 2005 conduziu períodos de trabalho de campo na Cisjordânia, Faixa de Gaza, Israel e Tunísia, em projetos internacionais de investigação e de cooperação.
Os seus interesses de pesquisa centram-se na política do Médio Oriente, em particular Palestina e Israel; ativismo feminino no Médio Oriente e Norte de África; movimentos sociais; estudos de género; questões de resolução de conflito e narrativas etno-nacionais.
É autora do livro Women, Reconciliation and the Israeli-Palestinian Conflict: The Road Not Yet Taken (Routledge, hardcover em 2014 e paperback em 2018).
Os artigos mais recentes são: "Intersectional Politics and Citizen Activism: An Israeli Mizrahi Feminist Lens" (Women's Studies International Forum, 2023), "Mizrahi Jews and the Zionist Settler Colonial Context: Between Inclusion and Struggle" (Settler Colonial Studies, 2020), "Political and Social Protests From The Margins: The Role of Mizrahi Jews in Israeli Grassroots Activism" (Etnográfica, 2019).
João Manuel de Oliveira investiga sobre corpos e sua performatividade no quadro das economias políticas neoliberais nos campos dos Estudos de Género, Estudos Críticos da Sexualidade e Teoria Feminista. As suas publicações recentes tratam de interseccionalidade e hifenização, homo/heteronormatividade, conhecimentos des/subjugados e genealogias excêntricas, teorias feministas anti-racistas e anti-essencialistas, teoria queer, estudos trans*, arte e dança contemporânea
Agregação em Psicologia pelo ISCTE-IUL. Licenciatura, mestrado e doutoramento em Psicologia Social pelo ISCTE. Fez trabalhos de pós-doutoramento na Universidade do Minho (2010-2012), Universidade do Porto (2013-2014), ISCTE-IUL (2015-2016) e foi pesquisador visitante no Birkbeck College da Universidade de Londres (Reino Unido- 2010-2015) e no grupo Cultura e Sexualidade (CUS) da Universidade Federal da Bahia (2016). Entre 2017-2021 foi professor visitante associado na Universidade Federal de Santa Catarina. Bolseiro Marie Curie na École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris em 2003. Atualmente, é investigador integrado no CIS_ISCTE.
Mara Clemente é sociologa, doutorada pela Sapienza, Universidade de Roma, com um trabalho sobre mercados do sexo e turismo no Caribe, que envolveu uma prolongada pesquisa empírica na República Dominicana. Através de um percurso de investigação internacional, Mara trabalhou em questões que envolvem o género, a sexualidade e as diferentes formas de mobilidade - desde os movimentos com finalidade de recreio até às migrações de trabalho, incluindo os fenómenos do refúgio e do tráfico de pessoas.
Investigadora integrada do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE-IUL e investigadora associada do Observatório da Emigração (OEm) da mesma instituição, nos últimos dez anos tem dedicado uma especial atenção ao tráfico e ao combate ao tráfico de pessoas, primeiro com uma pesquisa dedicada aos processos de assistência das pessoas traficadas em Portugal e, posteriormente, com uma pesquisa dedicada à construção dos regimes de combate ao tráfico no Sul da Europa (Portugal, Espanha e Itália).
Mara é atualmente Vice-chair da Cost Action "Globalization, Illicit Trade, Sustainability and Security”, Coordenadora da Secção Temática da APS Globalização, Política e Cidadania e membro do Coordination Committee do STS-MigTec Network.
É autora de publicações em revistas científicas, tais como a Social and Legal Studies, a Dialectical Anthropology e a International Review of Sociology. Entre as publicações mais recentes, encontra-se o livro The Immobility Turn Mobility, Migration and the COVID-19 Pandemic, em coautoria com David Cairns, publicado pela Bristol University Press em 2023.
Sandra Palma Saleiro (sandra.saleiro@iscte-iul.pt) é doutorada em Sociologia, investigadora do CIES-IUL – Centro de Investigação Estudos de Sociologia do ISCTE-IUL e Professora Auxiliar Convidada no Curso de Sociologia do ISCTE-IUL.Tem trabalhado em projetos de investigação sobre género, igualdade de género e violência de género; transgénero, diversidade de género; desigualdades sociais e pobreza e exclusão social; metodologias de avaliação, avaliação de políticas públicas e de programas e projetos. Na sua tese de doutoramento, intitulada “Trans Géneros. Uma abordagem sociológica da diversidade de género”, mapeou a diversidade de identidades e expressões de (trans)género na sociedade portuguesa. Dos projetos mais recentes destaca-se a coordenação do “Estudo Nacional sobre as necessidades das Pessoas LGBTI e a Discriminação em função da Orientação Sexual, Identidade e Expressão de Género e Características Sexuais, encomendado pela CIG e financiado pelo POISE (2021-2022); a coordenação local do projeto "Cávado + Igual. Igualdade e Conciliação na vida pessoal, familiar e profissional", promovido pela Comunidade Intermunicipal do Cávado, em parceria com o KUN- Centre for Equality and Diversity da Noruega, financiado pelas EEA Grants; e o projeto “Diversidade de Género, Cidadania e Saúde” no âmbito da FCT (2016-2022).
I completed my Ph.D. in Social Psychology at Iscte-Instituto Universitário de Lisboa (Iscte) in 2010. Since then, I have been mostly focused on my research career. Among other scientific production, I have (co-)authored severalinternational peer-reviewed papers and book chapters (e.g., The Oxford handbook of evolutionary psychology and romantic relationships). Most of this production was published in collaboration with international (e.g., Brighton and Sussex Medical School; Texas State University) and national research networks (e.g., Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra). My research recently received an Honorable Mention for Best Psychology Paper by The Journal of Sex Medicine, and I received an award from the Center for Open Science in 2018 for transparency and good practices in research. I have also pedagogic publications (e.g., how to improve scientific communication). During this time, I participated in national and international scientific events (oral and poster presentations), I was invited to talk about my research to broader audiences (e.g., Sexual Health Alliance), and took part in activities aimed at disseminating science to the general public (e.g., Social Observatory of the “la Caixa” Foundation; 90 Segundos de Ciência) and tackling social relevant social issues (e.g., prevent extremism and radicalization). I have also participated in several projects with competitive funding (e.g., Fundação para a Ciência e a Tecnologia, European Commission), I am currently the principal investigator of a “la Caixa” Foundation project and an individual project funded by Fundação para a Ciência e a Tecnologia, and I have obtained funding from CIS-Iscte for various projects (most of which included the supervision of undergraduate and Master’s students).
Currently, my main research interests are focused on understanding: (a) if and how individual motives for security and pleasure shape sexual behaviors and sexual health practices and (b) the roots of social stigmatization against minority groups (e.g., individuals in consensual non-monogamous relationships; asexual individuals). Other research interests are linked with the work of my collaborators and/or students and include the role of sexual behaviors (e.g., pornography use) on relationship dynamics (e.g., sexual satisfaction); the impact of visual cues (e.g., emoji) for digital communication outcomes; the role of social support for individual and relationship functioning; or the development and validation of databases and instruments (e.g., image databases including facial expressions; development of new measurement instruments).
I have always been committed to the training of young researchers and students. My supervision experience includes several Master’s students, research fellows, and several research internees. I have also participated in multiple academic juries in different academic institutions, serving as Discussant or President. I currently (co-)supervise Ph.D. students (some of which received grants from Fundação para a Ciência e a Tecnologia) and Master’s students. My supervision work has resulted in publications (e.g., Carvalho & Rodrigues, 2022) and presentations at scientific events (e.g., 2021 SSSS Annual Conference), and one of my students received the Best Student Manuscript Award 2022 from the International Academic of Sex Research. My teaching experience includes undergraduate and graduate courses, mostly related to interpersonal relationships (e.g., Person Perception and Interpersonal Relations; Psychology of Interpersonal Relationships: Social and Organizational Contexts), methods (e.g., Psychometrics), and research skills (e.g., Academic Competencies II; Research Seminar in Psychology - Advanced Methodologies). Other teaching experience include being an invited lecturer (e.g., ISMAT; Universidade de Évora) to teach undergraduate courses in different Psychology domains (e.g., Social Psychology) or to give methodological workshops (e.g., E-Prime; Qualtrics).
Lastly, I have experience in management and scientific positions. I am currently an elected member of the Scientific Committee at CIS-Iscte and over the years I have, among other activities, served as a member of the Scientific Committee for multiple scientific events, been part of the Editorial board of different scientific journals, reviewed funding applications, coordinated the Behavior, Emotion, and Cognition research group at CIS-Iscte, and served as the Vice-President of the Associação Portuguesa de Psicologia.
Carla Moleiro é Professora Associada no Departamento de Psicologia Social e das Organizações da Escola de Ciências Sociais e Humanas do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. É Doutorada em Psicologia Clínica pela University of California, Santa Barbara, Estados Unidos da América, em 2003. Inicialmente, especializou-se em Psicologia Clínica na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, e como psicoterapeuta na Associação Portuguesa de Terapias Comportamentais e Cognitivas. Tem desenvolvido trabalho clínico e de investigação sobre perturbações complexas e duplos diagnósticos, perturbações de personalidade, e presentemente com clientes imigrantes, refugiados, de minorias étnicas e sexuais (LGBTI+). Actualmente, é investigadora do Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS), trabalhando sobre saúde mental e diversidade, bem como competências clínicas para a diversidade individual e cultural. O seu trabalho também inclui questões da psicologia comunitária, ética, e intervenção com populações de risco e protecção de menores.
Contactos
Escola de Ciências Sociais e Humanas
Candidaturas
Edifício Sedas Nunes (Edifício I), Sala 1E05
candidaturas.ecsh@iscte-iul.pt
(+351) 210 464 016
9:30 - 18:00
Escola de Sociologia e Políticas Públicas
Secretariado
Edifício Sedas Nunes (Edifício I), sala 1E03
secretariado.espp @iscte-iul.pt
(+351) 210 464 015
9:30 - 18:00