Candidatar
Leccionado em
Português
Tipo de ensino Presencial
Corpo Docente para (2023/2024)
Assistente Social, é doutorada em Serviço Social pela Universidade Católica Portuguesa, sendo Mestre e Licenciada na mesma área. Atualmente é Professora Auxiliar na Escola de Sociologia e Políticas Públicas do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa. De 2019 a 2022 integrou o Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, como Vogal Executiva. Paralelamente, de 2016 a 2022 foi Professora Auxiliar Convidada do Departamento de Economia, Sociologia e Gestão da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Desde 1998 até 2022, exerceu diversos cargos dirigentes com destaque para Administradora da UTAD e dos Serviços de Ação Social, Subdiretora Geral da Direção Geral do Ensino Superior (Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), Vice-Presidente do Fundo de Apoio ao Estudante (Ministério da Educação) e Chefe do Gabinete do Secretário de Estado do Emprego e Formação Profissional (Ministério do Trabalho). Em 2022 foi nomeada por despacho do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior como Cocoordenadora do Painel Independente de Alto Nível de seleção e acompanhamento do «Programa Nacional para o Alojamento no Ensino Superior — PNAES».
Participa regularmente em estudos, comunicações e artigos científicos nas áreas do Serviço Social, da Responsabilidade Social e do Ensino Superior.
Helena Belchior Rocha é Doutorada em Serviço Social, Professora Auxiliar no Departamento de Ciencia Politica e Politicas Públicas, sub-Diretora do Laboratório de Competências Transversais e investigadora integrada do CIES-ISCTE. Tem estado ligada a projetos nacionais e internacionais, dos quais se destacam 2 Marie Curie, é autora de artigos, capitulos de livro e comunicações em eventos cientificos nacionais e internacionais, nas áreas de teoria e metodologia de Serviços Social, sustentabilidade, intervenção comunitára, ética, direitos humanos, politicas socias e bem estar, educação e competências transversais. Membro do Conselho editorial e cientifico de revistas nacionais e internacionais.
Inês Casquilho-Martins é assistente social, mestre e doutorada em Serviço Social.
É Professora Auxiliar no Iscte - Instituto Universitário de Lisboa e investigadora no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa (CIES-Iscte) e no Centro Lusíada de Investigação em Serviço Social e Intervenção Social (CLISSIS) - Universidade Lusíada. Foi Professora Auxiliar nos três ciclos de estudo em Serviço Social no ISSSL - Universidade Lusíada (2019 -Jan 2024), onde coordenou o mestrado em Serviço Social e a linha de investigação do CLISSIS "Ensino e Formação em Serviço Social".
Foi coordenadora técnica e pedagógica do projeto Online Learning para a promoção, preparação, produção e divulgação dos cursos de e-learning do iscte (2017-2019).
João Sebastião, sociólogo, PhD em Sociologia. Professor Associado no Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa e investigador no Centro de Investigação e Estudos em Sociologia-IUL (CIES-IUL), onde foi director entre 2014 e 2020. As suas principais áreas de investigação são as desigualdades sociais na educação, políticas educativas e violência escolar. Em convergência com a investigação em sociologia da educação trabalhou como especialista na área da violência escolar para diferentes instituições nacionais e internacionais (OCDE, UE, Conselho da Europa; ou como criador e coordenador do Observatório de Segurança Escolar do Ministério da Educação português, entre outros). No CIES mantém uma linha de trabalho de ciência aplicada sobre programas sobre sucesso escolar e abandono escolar precoce, violência escolar e planos municipais de educação, cooperando com escolas, autoridades locais ou ONGs.
Jorge Ferreira, Professor Associado com Agregação no Iscte – Instituto Universitário de Lisboa. Agregação em janeiro de 2024, sobre «Questionando o Serviço Social como Ciência social» «Formação/investigação em Serviço Social». Doutor em Serviço Social na especialidade de Serviço Social, Políticas Sociais e Sociedade, (Aprovado com Distinção e Louvor) realizado em associação entre ISCTE/ISSSL, sobre o tema: Serviço Social e Modelos de Bem-Estar para a Infância. Modus Operandi do Assistente Social na Promoção da Proteção à Criança e à Família. Mestrado em Serviço Social sobre o tema, Intervenção Social e Intervenção Judicial no problema Criança Maltratada. Relação e/ou Intersecção (ISSSL:1998), após a Licenciatura em Serviço Social (ISSSL: 1990). Realização de um curso pós-graduado no Instituto Superior de Psicologia Aplicada - História das Ideias e das grandes Doutrinas em criminologia (ISPA: 1993), frequência do ano zero «Abordagem Sistémica» do curso de Terapia Familiar (Associação Portuguesa de terapia Familiar: 1997), realização de provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica (ISSSL: 2000) sobre o tema, Mediação e Intervenção Social em Justiça.
Realização de Formação Prática de aprofundamento após Licenciatura no estrangeiro, em Reabilitação Psiquiátrica na Fundação de Waterheuvel, Amsterdão / Holanda (1993), em Reabilitação Psiquiátrica na Société Parisiene d?aide á lá Santé mental - SPASM .Paris (1993); Reinserção e Integração Profissional na Scotish Association for mental healt . Escócia (1994). Participação em programas e projetos de investigação nas áreas da Transferência dos perfis de Acão, formação, para desenvolvimento da relação de ajuda aos públicos em situação de abandono (Crianças, Adolescentes); Trabalho Social na Europa. Modelo Comparativo em Línguas Românicas e nos domínios do Sistema de Proteção à Criança; Direitos da Criança, políticas sociais de Infância e Intervenção Social com Famílias. Tem 13 artigos científicos publicados e várias comunicações em seminários nacionais e internacionais e comunicações em congressos. Colaborador da Revista Katálisis (revista semestral com circulação em países de língua hispânica e em Portugal dirigida a Assistentes Sociais e Profissionais de áreas afins, Professores, Investigadores). Professor de diferentes Unidades Curriculares ao nível de 1º e 2º Ciclo. Professor Visitante na Universidade Complutense de Madrid (Escuela de Trabajo Social), e na Universidade de Granada (Escuela de Trabajo Social), colaborador com instituições de ensino superior em Portugal (Instituto Universitário de Lisboa. ISCTE) e nos programas de cooperação científica de docentes da Universidade Lusíada de Lisboa (Instituto Politécnico da Guarda, Instituto Politécnico de Beja, Universidade dos Açores). No ano de 2009, Acreditado Avaliador Externo das Novas oportunidades. Vogal de Júri do concurso de dirigente de grau intermédio de 2º grau da Administração Pública. Coordenador pedagógico e científico e professor do Curso de Especialização Tecnológica (CET) «Acolhimento em Instituição». (2008/2010). Várias participações no âmbito do Programa Socrates Erasmus (mobilidade de professores) com universidades europeia: Complutense de Madrid Espanha, universidade de Kalmar Suécia, Universidade de Mastrich, Holanda, Universidade Bicocca Milão Itália e Universidade de Granada Espanha. Stradinsk University Letavia. Áreas Cientificas de Formação: Teoria e Metodologia do Serviço Social, Teoria Critica e Serviço Social, Investigação em Serviço Social, Seminários de Prática em Serviço Social, Avaliação de Programas de Politicas Sociais, Serviço Social Internacional; metodologias de Investigação, Metodologias Especificas de Intervenção em Gerontologia Social, intervenção Social em Situações de Risco, Intervenção Social com Famílias Maltratantes, intervenção em Rede, Comportamentos Desviantes, Introdução à Criminologia e Vitimologia.
Maria Inês Amaro é doutorada em Serviço Social, pela Universidade Católica Portuguesa; mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação, pelo ISCTE, e licenciada em Serviço Social, pelo Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa. Professora na licenciatura, mestrado e doutoramento em Serviço Social do ISCTE-IUL e investigadora integrada do CIES. Tem interesses de investigação nas áreas da teoria e prática do Serviço Social, da Sociedade e Tecnologia e da Exclusão Social e Trabalho. Consultora na área do planeamento social e avaliação. Autora de livros, capítulos e livro e artigos nas áreas mencionadas.
Desde final e 2019, em Comissão de Serviço no Instituto da Segurança Social, onde desempenha funções como Diretora do Departamento de Desenvolvimento Social. Nesse âmbito, tem responsabilidades ao nível nacional na implementação e desenvolvimento de política pública nas áreas da infância e juventude; cooperação e respostas sociais, e intervenção social.
Preside à Comissão Nacional do Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI), ao Conselho Nacional para a Adoção (biénio 2024-2026), júri de avaliação do Programa Escolhas (edição 2023); participa no Conselho Nacional de Cooperação, no Grupo Operativo Único, para o acolhimento de população requerente e beneficiária de proteção internacional; no Conselho Nacional para as Migrações; na Comissão das Políticas de Inclusão das Pessoas com Deficiência; no núcleo executivo do Grupo de Implementação, Monitorização e Avaliação da Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo; e, entre outras, da Comissão de Acompanhamento da Estratégia Nacional de Combate à Pobreza; é oficial deligação nacional para a Proteção Civil.
Licenciatura (ISCTE) e mestrado em Sociologia (FCSH-UNL), e doutoramento em Educação (Faculdade de Ciências, U.Lisboa). É Professora Catedrática no Departamento de Métodos de Pesquisa Social do Iscte-Instituto Universitário de Lisboa, onde leciona e coordena diversas disciplinas de Estatística e Análise de Dados.
É diretora do Departamento de Métodos de Pesquisa Social da Escola de Sociologia e Políticas Públicas do Iscte e investigadora integrada do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL). Tem participado em diversos projetos de investigação, designadamente nas áreas da sociologia da família, das migrações e da integridade académica. Publicou diversos artigos em revistas especializadas, nacionais e internacionais, bem como livros e capítulos de livros.
Foi Presidente e Vice-Presidente do Conselho Pedagógico do Iscte e é atualmente membro do Conselho de Ética do Iscte.
É membro da Associação Portuguesa de Sociologia (APS), da qual foi Vice-Presidente e onde coordenou o 1º levantamento nacional sobre as práticas profissionais dos diplomados em sociologia.
É atualmente diretora da revista SOCIOLOGIA ON LINE, revista científica eletrónica da APS.
Publicações recentes
Brandão, S., & Ramos, M. (2023). Teleworking in the context of the Covid-19 pandemic: advantages, disadvantages and influencing factors - the workers’ perspective. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, 25(2), p.253-268. https://doi.org/10.7819/rbgn.v25i2.4221
Gomes, L., Martins, J., Ramos, M., & Carreiro da Costa, F. (2023). The impact that nonphysical education teachers' perceptions play on the promotion of active and healthy lifestyles: A cross-sectional qualitative study. International Journal of Environmental Research and Public Health, 20, 2026. (Q1) https://doi.org/10.3390/ijerph20032026
Gomes, L., Martins, J., Ramos, M., & Carreiro da Costa, F. (2023). Physical activity levels of Portuguese adolescents in the first period of confinement due to the COVID-19 pandemic and the first activities of teachers and coaches: a cross-sectional study (Niveles de actividad física de adolescentes portugueses en el primer periodo de confinamiento por la pandemia de COVID-19 y las primeras actividades de profesores y entrenadores: un estudio transversal). Retos, 47, 701–709. (Q3). https://doi.org/10.47197/retos.v47.93923
Ramos, M. & Ferreira, A.C. (2022). Marriage patterns among Portuguese-Brazilian couples: are same-sex couples different from heterosexual couples? Migraciones. (Q2). https://doi.org/10.14422/mig.2022.018
Abrantes, P., Banha, R., Ramos, M., Aníbal, A. & Urze, P. (2022). Inserções, identidades e competências dos sociólogos em Portugal. Sociologia, Problemas e Práticas, 100, 65-85. (Q3). https://doi.org/10.7458/SPP202210025945
Morais, C., Ramos, M., Cardoso, A., Gonçalves, S., Ramos, R., Costa, R.P. & Gonçalves , J.P. (2022). Plágio no ensino superior. Mensurar o que os alunos fazem, sabem e julgam saber. SOCIOLOGIA ON LINE, 29, 90-108. https://doi.org/10.30553/sociologiaonline.2022.29.4
Mata, C., Onofre, M., Costa, J., Ramos, M., Marques, A. & Martins, J. (2021). Motivation and Perceived Motivational Climate by Adoles-cents in Face-to-Face Physical Education during the COVID-19 Pandemic. Sustainability. Special Issue "Physical Activity and Sustainable Health". 13(23), 13051. (Q1). https://doi.org/10.3390/su132313051
Gaspar, S., Ramos, M. & Ferreira, A.C. (2021). Transnational divorce in binational marriages: the case of Portuguese-Brazilian and Portuguese-Cape Verdean couples. Population, Space and Place. e2435. (Q1). https://doi.org/10.1002/psp.2435
Ramos, M. & Morais, C. (2021). As várias faces do plágio entre estudantes do ensino superior: um estudo de caso. Educação e Pesquisa, 47. e235184. (Q3). https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147231584
Doutoramento com menção internacional pela Universidade de Huelva (UHU) no Departamento de Sociologia e Serviço Social. Professor Auxiliar em Serviço Social no ISCTE, lecionando diversas Unidades Curriculares na Licenciatura, Mestrado e Doutoramento dentro da área do Serviço Social. Diretor do Mestrado em Serviço Social do ISCTE. Investigador integrado no CIES-Iscte, Agora (UHU) e membro do Centro de Investigação das Migrações (CIM: UHU). As áreas de interesse para a investigação estão relacionadas com as migrações (interculturalidade, superdiversidade, herança cultural nas crianças), Formação em Serviço Social; Exclusão Social, Direitos Humanos e Serviço Social; e Serviço Social Digital.
Sandra Palma Saleiro (sandra.saleiro@iscte-iul.pt) é doutorada em Sociologia, investigadora do CIES-IUL – Centro de Investigação Estudos de Sociologia do ISCTE-IUL e Professora Auxiliar Convidada no Curso de Sociologia do ISCTE-IUL.Tem trabalhado em projetos de investigação sobre género, igualdade de género e violência de género; transgénero, diversidade de género; desigualdades sociais e pobreza e exclusão social; metodologias de avaliação, avaliação de políticas públicas e de programas e projetos. Na sua tese de doutoramento, intitulada “Trans Géneros. Uma abordagem sociológica da diversidade de género”, mapeou a diversidade de identidades e expressões de (trans)género na sociedade portuguesa. Dos projetos mais recentes destaca-se a coordenação do “Estudo Nacional sobre as necessidades das Pessoas LGBTI e a Discriminação em função da Orientação Sexual, Identidade e Expressão de Género e Características Sexuais, encomendado pela CIG e financiado pelo POISE (2021-2022); a coordenação local do projeto "Cávado + Igual. Igualdade e Conciliação na vida pessoal, familiar e profissional", promovido pela Comunidade Intermunicipal do Cávado, em parceria com o KUN- Centre for Equality and Diversity da Noruega, financiado pelas EEA Grants; e o projeto “Diversidade de Género, Cidadania e Saúde” no âmbito da FCT (2016-2022).
Sérgio Caramelo (Malange, 1972) é Professor Auxiliar do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, investigador no DINÂMIA’CET – Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território, Licenciado em Geografia e Planeamento Regional pela Universidade de Nova de Lisboa, Pós-graduado em Estudos Europeus e Doutorado em Geografia (especialidade de Análise Regional) pela Universidade de Salamanca, com uma tese sobre a territorialização de políticas comunitárias à escala europeia. Foi Professor Associado da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Professor Coordenador do Instituto Superior de Ciências da Administração, Professor Adjunto Convidado do Instituto Politécnico da Guarda e Vice-Presidente do IPPS - Instituto para as Políticas Públicas e Sociais. As suas principais áreas de atuação/investigação são a análise, avaliação e planeamento de políticas públicas, o planeamento regional e local e a cooperação territorial.
Contactos
Escola de Sociologia e Políticas Públicas
Secretariado
Edifício Sedas Nunes (Edifício I), sala 1E03
secretariado.espp @iscte-iul.pt
(+351) 210 464 015
9:30 - 18:00