Acreditações
Período de aulas
Propinas estudantes UE (2021/2022)
Propinas estudantes fora da UE (2021/2022)
Plano de Estudos para 2021/2022
Unidades curriculares | Créditos | |
---|---|---|
1º Ano | ||
Crime e Sociedade
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Desigualdades Sociais Contemporâneas
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Direitos Humanos e Serviço Social
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Fundamentos do Serviço Social na Contemporaneidade
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Métodos de Análise de Dados
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Desenho, Gestão e Avaliação de Políticas Públicas
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Desenho da Pesquisa
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Ética e Serviço Social
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Serviço Social Internacional
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Optativas > Livres Ou Supletivas
|
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Optativas > Livres Ou Supletivas
|
||
Optativas > Livres Ou Supletivas
|
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2º Ano | ||
Dissertação em Serviço Social
48.0 ECTS
|
Trabalho Final | 48.0 |
Trabalho de Projecto em Serviço Social
48.0 ECTS
|
Trabalho Final | 48.0 |
Estágio de 2º Ciclo
6.0 ECTS
|
Optativas > Livre > 2º Ano - 1º Semestre | 6.0 |
Optativas > Livre > 2º Ano - 1º Semestre
|
||
Optativas > Técnicas Especializadas de Pesquisa
|
1- Compreensão da complexidade da organização social na perspetiva da diversidade e de processos de interação e comunicação, em contextos sociais de crime e insegurança;
2- Conceptualização e enquadramento teórico e prático dos domínios e contextos do Crime e Sociedade;
3- Promoção de conhecimentos técnicos sobre modelos e processos de diagnóstico para a ação e situações de comportamento criminológico em Sociedade;
1. Crime: conceitos e perspetivas interdisciplinares;
2. Sociedade do risco e modelo de Segurança Interna;
3. Comportamentos sociais/ Crime/ Integração/exclusão: uma análise da realidade social atual.
4 Correntes teóricas em criminologia:
4.1. Bio Antropológicas;
4.2. Psicodinâmicas;
4.3. Psicossociológicas;
4.4. Psicanalíticas;
4.5. Sociológicas;
4.6. Teoria geral do crime: perspetivas contemporâneas.
5. Estratégias e modelos de intervenção em contextos sociais vulneráveis, promotores de crime:
5.1. Escalas de observação e de análise do comportamento social;
5.2. Intervenção interdisciplinar em contexto prisional, de reinserção social e comunitário;
5.3. A produção de meios de prova.
5.4. Programas de prevenção e de intervenção.
6. Pensamento critico sobre crime e sociedade na contemporaneidade.
6.1. Análise de planos e relatórios nacionais sobre os tema da Unidade Curricular.
Avaliação periódica:
-- Realização de um trabalho individual ? Escrito = 60%. Oral =40% (este trabalho organiza-se sobre uma análise temática cetrada num tópico do programa, acompanhada de um plano de ação sobre ela (preventivo ou restaurativo, ou de tratamento)e acompando de uma refçexão critica do/a autor/a fundamentada em referênciais teóricos adequados. No total o trabalho terá no máximo 6 paginas.
Ou
Avaliação por exame.100%
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Aquisição de conhecimentos atualizados sobre desigualdades sociais contemporâneas, numa perspetiva multidimensional e global, e aquisição de competências teóricas e metodológicas para realizar e interpretar estudos sobre desigualdades sociais.
ProgramaCP1. Problemática das desigualdades: perspetivas de análise e debates atuais
CP2. Teoria: desigualdades sociais em contexto de globalização
CP3. Metodologia: indicadores, medidas e categorias de desigualdades
CP4. Desigualdades de recursos e oportunidades (rendimento, riqueza, educação, trabalho)
CP5. Desigualdades vitais e existenciais (longevidade e saúde; discriminações de género e étnico-raciais)
CP6. Interseções de desigualdades e mobilidade social
CP7. Desigualdades, justiça social e políticas públicas
CP8. Desigualdades na Europa: integração ou divergência?
CP9. Desigualdades no mundo: casos, tendências e comparações
CP10. Desenvolvimento humano, desigualdades globais e alterações climáticas
A avaliação das aprendizagens (conhecimentos e competências) inclui: a) participação nas atividades de trabalho autónomo (individual e em grupo) (40%); b) trabalho escrito final, com componentes teórica e empírica: ensaio individual, com 12 mil a 16 mil carateres de texto (6 a 8 páginas), incluindo quadros, gráficos ou figuras principais (e eventuais anexos) (60%).
BibliografiaAlvaredo, F et al (2018), World Inequality Report 2018, WID.WORLD
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Pordata: http://www.pordata.pt/
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WID ? World Inequality Database: https://wid.world/
- Introdução aos Direitos Humanos e ao Serviço Social: origem, evolução, o debate contemporâneo sobre os Direitos Humanos, as instituições internacionais e regionais, e as várias áreas temáticas relevantes no domínio do Serviço Social.
- Aprofundar o conhecimento dos instrumentos fundamentais - universais e regionais - de aplicação/efetivação dos Direitos Humanos e questões de natureza institucional/operacional, pertinentes na aplicação efetiva dos Direitos Humanos pelo Serviço Social.
D.H. Sistema de proteção universal e regionais
1A complexidade conceptual Direitos Humanos
2DH e Sociedade Contemporânea
3Tratados de DH das Nações Unidas
3.1Carta Internacional Direitos Humanos
3.2Tratados temáticos
3.3Obrigações dos Estados, obrigações internacionais e papel dos atores
3.4Conselho de Direitos Humanos
Serviço Social, D.H. e Cidadania
1Direitos Humanos, cidadania e Serviço Social
2Inclusão/Exclusão
3As questão da discriminação e da igualdade substantiva
4A esfera pública da cidadania
Questões éticas da Humanidade
1Globalização Vs Novos Direitos
2Dilemas e Desafios no Século XXI
3Diversidade Cultural e Tolerância
Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Serviço Social
1D.H. e Desenvolvimento
2Politicas Públicas nas áreas da Justiça e da Ação Social promotoras de D.H.e cidadania
3A Rede Social no contexto local
Experiências e práticas de terreno
1Relato de experiências profissionais
2Globalização da formação
- A avaliação da Unidade Curricular consiste na realização de um trabalho escrito individual sobre um tema de direitos humanos e Serviço Social previamente discutido e acordado com o(s) professor(es) (num máximo de 8 páginas). O trabalho pode ser submetido em português, inglês ou espanhol.
BibliografiaCIDESC (2005) Globalização e o futuro dos Direitos Económicos, Sociais e Culturais. Lisboa. Ed. Mike Harland, Kentigern Publishing. (www.esc-rights.org).
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- Conselho de Direitos Humanos: www.ohchr.org/english/bodies/hrcouncil
- União Europeia: www.europa.eu.int
- Gabinete Documentação e Direito Comparado: www.gddc.pt
- American Society of International Law: www.asil.org
- Conselho da Europa: www.coe.int
- Comité Internacional da Cruz Vermelha: www.icrc.org
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- Project on International Courts and Tribunals: www.pict-pcti.org
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- http://globetrotter.berkeley.edu/humanrights/bibliographies/
- http://www.gddc.pt/direitos-humanos/paginaAFichas.html/
-Aprofundar e debater os fundamentos do Serviço Social, no quadro das ciências humanas e sociais, e as dimensões teórico-metodológicas no domínio da produção do conhecimento e desenvolvimento da identidade profissional
ProgramaI- Fundamentos do Serviço Social:perspectivas clássicas e contemporâneas
1. Análise reflexiva do conhecimento em Serviço Social
2. Dinâmicas e mutações sociais e a sua relação com o serviço social
3.A identidade profissional no quadro das políticas públicas actuais
II-Perspectivas contemporâneas e novas questões sociais
1. O Bem-estar e o desenvolvimento humano
2. A importância da pessoa no Agir profissional do assistente social
3. O significado da cidadania na intervenção do assistente social
III-Serviço Social e conhecimento: uma prática fundamentada
1.Conhecimento ontológico e conhecimento científico
2.Conhecimento, poder e estrutura da prática
3.A dimensão instrumental dos fundamentos do Serviço Social
È adotado o sistema de avaliação por exame através da realização de um trabalho individual, escrito, de sistematização e análise crítica, a incidir sobre um dos pontos do programa, no máximo de 10 páginas, a entregar de acordo com o calendário letivo. O trabalho pode ser submetido em português, inglês ou espanhol.
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SANTOS, MARIA ISABEL(2009) O DISCURSO HISTÓRICO SOBRE O SERVIÇO SOCIAL EM PORTUGAL. LISBOA: UNIVERSIDADE CATÓLICA
Esta unidade curricular tem por objetivo apresentar métodos de análise de dados que permitam descrever e testar relações entre duas ou mais variáveis, privilegiadamente relações de dependência.
Dada a inserção da UC em cursos de mestrado pretende-se assim desenvolver conhecimentos e competências nos alunos com vista à operacionalização de modelos de análise similares aos que podem ter de trabalhar, designadamente, na sua dissertação de mestrado.
O desenvolvimento dos diferentes métodos contempla também uma vertente mais aplicacional, construindo-se, para o efeito, exemplos de pesquisa com apoio de um software de estatística (SPSS).
1.Sistematização de um glossário de estatística
2.Modelação para comparação de grupos
2.1.Comparação entre dois grupos
2.2.Comparação entre k grupos
2.3.Operacionalização com software de estatística
2.4.Apresentação de resultados em tese/artigo
3.Validação da relação entre pares de variáveis
3.1.Variáveis categorizadas
3.2.Variáveis ordinais e quantitativas
3.3.Variáveis quantitativas
3.4.Operacionalização com software de estatística
3.5.Apresentação de resultados em tese/artigo
4.Modelação de relações de tipo linear
4.1.Modelo de regressão linear simples
4.2.Modelo de regressão linear múltipla
4.3.Operacionalização com software de estatística
4.4.Reportar resultados em tese/artigo
A avaliação periódica inclui:
1. Exercício individual - 65%
2. Trabalho de grupo(com utilização do software de estatística)- 35%;
Com:
- Nota mínima no exercício: 8,0 valores
- Nota mínima no trabalho de grupo: 10,0 valores
A avaliação por exame resulta da ponderação de duas componentes com as mesmas características das da avaliação periódica.
Bryman, A. e Cramer, D. (2003), Análise de dados em Ciências Sociais, Introdução às Técnicas Utilizando o SPSS para Windows, Oeiras, Celta Editora, 3ª ed.
Maroco, J. (2014). Análise Estatística com o SPSS Statistics, Pero Pinheiro, ReportNumber., 6ed.
Maroco, J. e Bispo, R. (2003). Estatística aplicada às ciências sociais e humanas, Lisboa, Climepsi Editores.
Tabachnick, B. e Fidell, L. (2006). Using Multivariate Statistics, USA, Person International Edition, 5ª ed.
O objecto da Unidade Curricular ?Desenho, Gestão e Avaliação de Políticas Públicas? situa-se no espaço analítico que medeia as teorias gerais do estado e do processo do seu desenvolvimento histórico, por um lado, e as metodologias de planeamento, gestão e avaliação de políticas públicas, por outro lado. Esse é o espaço da transformação de orientações políticas de fundo em ação prática, em que se movem os aparelhos que planeiam e concebem os contornos operacionais das políticas, gerem a respectiva execução e procedem à sua avaliação.
Visa-se, pois, com esta Unidade Curricular, proporcionar uma abordagem compreensiva ao modo como as políticas públicas são processadas, desde a ideia inicial até à lógica a que obedece a respetiva operacionalização, bem como a avaliação dos resultados e dos impactos que produzem.
1. PLANEAMENTO E POLÍTICAS PÚBLICAS
1.1. Conceitos de planeamento
1.2. Planeamento como intervenção para a mudança
1.3. O processo de planeamento e o ciclo de programação de políticas públicas
1.4. As escalas de decisão e articulação em planeamento
2. MÉTODOS E TÉCNICAS DE PLANEAMENTO
2.1. Nível estratégico
2.2. Nível táctico
2.3. Nível operacional
3. FUNDAMENTOS PARA O DESENHO E PROGRAMAÇÃO DA AVALIAÇÃO
3.1. O(s) conceito(s) de avaliação de políticas públicas
3.2. Definição do objecto, dos objectivos e dos recursos
3.3. Tipos genéricos de avaliação
3.4. Conceitos relevantes
3.5. Ética e serviço público na prática da avaliação
4. OPÇÕES METODOLÓGICAS EM AVALIAÇÃO
4.1. Formulação e utilização de questões de avaliação
4.2. Abordagens metodológicas em avaliação
4.3. Ferramentas de suporte à avaliação
4.4. Avaliar a avaliação
4.5. Métodos de suporte às estratégias de comunicação de resultados
A avaliação da UC, na modalidade avaliação continua, é realizada através de um trabalho em grupo e um relatório individual. A nota final será obtida com recurso à seguinte ponderação:
- Trabalho de grupo: 55% da nota final;
- Relatório individual: 40% da nota final.
- Participação: 5% da nota final.
O trabalho de grupo inclui a apresentação/discussão do trabalho.
A avaliação contínua implica uma assiduidade mínima de 70%.
Como alternativa a avaliação pode ser realizada por exame.
ALTSCHULD, James e KUMAR, David (2010), Needs assessment: an overview, Sage, Thousand Oaks.
CALLEY, Nancy G. (2011), Program development in the 21st Century: an evidence-based approach to design, implementation and evaluation, Sage, Thousand Oaks.
CAPUCHA, Luís (2008), Planeamento e Avaliação de Projectos, Guião Prático, Lisboa, DGIDC/ME.
FUNNELL, S. e ROGERS, P. (2011), Purposeful program theory: effective use of theories of change and logic models, Jossey-Bass, San Francisco.
HOLDEN, D. e ZIMMERMAN, M. (2009), A practical guide to program evaluation planning, Sage, Thousand Oaks.
KETTNER, Peter M. , MORONEY, Robert M. e MARTIN, Lawrence L. (2012), Designing and managing programs: an effectiveness-based approach, Sage, Thousand Oaks.
SORIANO, Fernando I. (2013), Conducting needs assessments: a multidisciplinary approach, second edition, Sage, Thousand Oaks.
STUFFLEBEAM, D. e SHINFIELD, A. (2007), Evaluation Theory, Models and Applications, Wiley and Sons, London.
BAMBERGER, ALTSCHULD, James e WITKIN, Belle (1999), From needs assessment to action: transforming needs into solutions strategies, Sage, Londres.
BAMBERGER, M. J., RUGH, J. e MABRY, L. (2006), RealWorld evaluation. Working under budget, time, data and political constrains, Sage, London.
BAMBERGER, Michael (eds.) (2000), Integrating quantitative and qualitative research in development projects, The World Bank, Washington.
BOULMETIS, John e DUTWIN, Phyllis (2011), The ABCs of Evaluation: Timeless Techniques for Program and Project Managers, terceira edição, Jossey-Bass, San Francisco.
CAD (2002), Pratiques efficaces pour mener une évaluation conjointe associant plusieurs donneurs, OCDE.
CASTRO CALDAS, José Maria (2001), Escolha e instituições: análise económica e simulação multiagentes, Celta Editora, Oeiras.
COMISSÃO EUROPEIA (1999), Evaluating socio economic development, Serviço das Publicações Oficiais das Comunidades Europeias, Luxemburgo.
COMISSÃO EUROPEIA (2003), Means collection: evaluating socio economic programmes ? the guide, sl.
COMISSÃO EUROPEIA (2003), Means collection: evaluating socio economic programmes - the guide, sl.
DALE, Reidar (2004), Evaluating development programmes and projects, Sage, London.
ESTRELA, M. (2000), Learning from change. Issues and experiences in participatory monitoring and evaluation, Intermediate technology publications, International Development Research Centre.
GODET, Michele DURANCE, Philippe (2008), La prospective stratégique : pour les entreprises et les territoires, Dunod, Paris.
GOUX-BAUDIMENT, Fabienne (2000), Donner du futur aux territoires, Éditions CERTU, Paris.
GUERRA, Isabel (2006), Participação e Acção Colectiva - Interesses, conflitos e consensos, Princípia, Cascais.
GUERRA, Isabel (2007), Fundamentos e processos de uma sociologia de acção: o planeamento em ciências sociais, 2.ª Ed., Princípia, Cascais.
JOUVENEL, Hughes (1999), La démarche prospective. Un bref guide méthodologique, Futuribles, n.º 247, pp. 47-67.
KAPP, S. A. E ANDERSON, G. R. (2010), Agency-based program evaluation: lessons from practice, Sage, Thousands Oaks. .
KING, Jean E. e STEVAHN, Laurie (2013), Interactive évaluation practice: mastering the interpersonal dynamics of program evaluation, Sage, Thousands Oaks.
MAXWELL, Joseph A. (2004), Qualitative Research Design. An Interactive Approach, Sage, London.
MAYER, Robert (et. al.)(2000), Méthodes de recherche en intervention sociale, Gaëtan Morin Éditeur, Boucherville.
PATTON, Michael Q. (2012), Essentials of utilization-focused evaluation, Sage, Thousands Oaks.
PERESTRELO, Margarida (2002), Planeamento Estratégico e Avaliação: Metodologias de Análise Prospectiva, Cidades ? Comunidades e Territórios, nº 4, CET/ISCTE, pp. 33-43.
RODRIGUES, Walter (2005), Planeamento e Governança Territorial: uma Reflexão Sociológica a Partir do Terreno, Cidades ? Comunidades e Territórios, nº 10, CET/ISCTE, pp. 25-34.
SCHIEFER, Ulrich (et. al.) (2006), MAPA ? Manual de planeamento e avaliação de projectos, Princípia, Cascais.
STERN, Elliot (2005), Evaluation research methods, 4 Vol., Sage, London.
A unidade curricular Desenho da Pesquisa tem como objetivo principal fornecer aos estudantes de nível de mestrado os instrumentos conceptuais e operativos fundamentais para o desenho de um projeto de pesquisa e/ou intervenção em ciências sociais. Tratando-se de uma unidade curricular comum a vários mestrados, está desenhada para o cumprimento de um objetivo final: apetrechar os estudantes para a elaboração de um projeto próprio.
Programa1. A pesquisa como produtora de conhecimento: condições, procedimentos.
1.1. A pesquisa empírica teoricamente orientada.
1.2. A pesquisa social como 'problem solving': diagnósticos, avaliações, intervenções.
1.3. A ética da investigação nos diferentes tipos de pesquisa.
2. Estratégias metodológicas.
2.1. Estratégias metodológicas e objectivos da pesquisa.
2.2. Pesquisa extensiva: grandes inquéritos, bases de dados estatísticos, etc.
2.3. Pesquisa intensiva: estudos de caso, pesquisa de terreno, observação participante, abordagem etnográfica, etc.
2.4. A investigação acção e a intervenção social.
2.5. Pesquisa comparativa: objectivos e problemas da comparação.
2.6. Os 'métodos combinados'.
3. Como desenhar um projecto de pesquisa e/ou intervenção.
3.1. Formulação do problema e definição de objetivos.
3.2. Conceptualização.
3.3. Operacionalização e observação.
3.4. Redação do projeto.
A avaliação implica por parte dos estudantes as seguintes modalidades de trabalho pessoal:
- Participação nas aulas e leitura cuidadosa da bibliografia de trabalho (15%);
- Apresentação sintética em aula do seu projeto (20%);
- Elaboração de um projeto de pesquisa e/ou intervenção - trabalho escrito final (individual) (65%).
A avaliação desta UC não contempla a realização de exame escrito final.
Babbie, E 1989 The practice of social research.Belmont:CWP.
Blaikie, N 2007 Approaches to social enquiry.Cambridge:PP.
Bryman, A 2012 Social Research Methods.Oxford:OUP.
Burgess, R 2001 A pesquisa de terreno.Oeiras:Celta.
Campenhoudt, L van 2003 Introdução à análise dos fenómenos sociais.Lisboa:Gradiva.
Capucha, L. 2008 Planeamento e avaliação de projectos: guião prático.Lisboa:DGIDC.
Chen, H 2015 Practical program evaluation: theory-driven evaluation and the integrated evaluation perspective.Thousand Oaks:Sage.
Creswell, J W 2003 Research design: qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. Thousand Oaks:Sage.
Della Porta, D&M Keating, eds 2008 Approaches and Methodologies in the Social Sciences. A Pluralist Perspective. Cambridge:CUP.
Ragin, C 1994 Constructing social research. Thousand Oaks:Pine Forge.
Silva, A S&Pinto, J M, org 1986 Metodologia das Ciências Sociais. Porto:Afrontamento.
King, G, Keohane, R&Verba, S 1994 Designing social inquiry. Princeton:PUP.
Na medida em que o desenho de pesquisa pode ter algumas especificidades em função da área científica de pesquisa, listam-se abaixo algumas sugestões de suporte bibliográfico.
Mestrado em Administração Escolar
Se necessário, solicitar referências adicionais ao(s) docente(s).
Mestrado em Ciência Política
Johnson, J B & Reynolds, H T (2020) Political Science research methods, 9ª ed. Los Angeles: Sage.
Silverman, D (2018) Doing qualitative research. Los Angeles: Sage.
Pollock III, Philip H.& Edwards, B C (2019) The Essentials of political analysis. 6ªed., Washington D.C.: CQ Press.
Mestrado em Ciências do Trabalho e Relações Laborais
Se necessário, solicitar referências adicionais ao(s) docente(s).
Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Treadwell, D, & Davis, A (2016) Introducing communication research: Paths of inquiry. Thousand Oaks: SAGE Publications, 3ª ed.
Berger, A. A. (2018). Media and communication research methods: An introduction to qualitative and quantitative approaches. Thousand Oaks: SAGE Publications.
Kubitschko, S., & Kaun, A. (eds). (2016) Innovative methods in media and communication research. Cham: Palgrave Macmillan.
Mestrado em Educação e Sociedade
Bogdan, R & Biklen, S (1994) Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora.
Mestrado em Estudos Africanos
Ouédraogo, J-B & Cardoso, C (ed) (2011) Readings in methodology: African Perspectives. Dakar: CODESRIA. Em linha: https://www.codesria.org/spip.php?article1502&lang=en
Zeleza, T (ed) (2006) The Study of Africa. Disciplinary and interdisciplinary encounters (Vol I). Dakar: CODESRIA.
Zeleza, T (ed) (2007) The study of Africa. The global and transnational engagements (Vol II). Dakar: CODESRIA.
Mestrado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura
Se necessário, solicitar referências adicionais ao(s) docente(s).
Mestrado em Estudos Internacionais
Lamont, C (2015) Research methods in International Relations. Thousand Oaks: Sage Publications (capitulo 1 on-line em:
https://uk.sagepub.com/sites/default/files/upm-binaries/71316_Lamont_Research_Methods_in_International_Relations_Chapter_1.pdf).
Sprinz, D F & Wolinsky, Y (eds.) (2004) Cases, numbers and models: International Relations research methods. Ann Arbor: Michigan University Press. (Em linha: https://pdfs.semanticscholar.org/89c3/34b5c514acb817b8862dcdf675bd7d4863de.pdf
Klotz, A & Prakash, D (eds), Qualitative methods in International Relations: A pluralist guide. New York: Palgrave, 2008. (v. plataforma e-learning)
Mestrado em Estudos Urbanos
Abrahamson, M (2017) Studying cities and city life: an introduction to methods of research. London: Routledge.
Mestrado em Gestão dos Novos Media
Treadwell, D, & Davis, A (2016) Introducing communication research: Paths of inquiry. Thousand Oaks: SAGE Publications, 3ª ed.
Berger, A. A. (2018). Media and communication research methods: An introduction to qualitative and quantitative approaches. Thousand Oaks: SAGE Publications.
Kubitschko, S., & Kaun, A. (eds). (2016) Innovative methods in media and communication research. Cham: Palgrave Macmillan.
Mestrado em Políticas Públicas
Bukve, O (2019) Designing Social Science Research. Cham: Palgrave.
Howard, C (2017): Thinking Like a Political Scientist: A Practical Guide to Research Methods. Chicago: University of Chicago Press.
3) Toshkov, D (2016): Research Design in Political Science. London: Palgrave.
Mestrado em Serviço Social
Bell, L (2017) Research methods for Social Workers. Londres: Palgrave.
Hardwick, L et al (eds) (2017) Innovations in Social Work Research. London: Jessica Kingsley Publishers.
Shaw, I, Briar-Lawson, K, Orme, J & Ruckdeschel, R (2010) The Sage Handbook of Social Work Research. Londres: Sage.
Mestrado em Sociologia
Becker, H S (2017) Evidence. Chicago: The University of Chicago Press.
Blaikie, N (2010) Designing Social Research. The logic of Anticipation. Cambridge: Polity Press.
Outras referências bibliográficas complementares
Beckett, C (2010) Assessment and intervention in social work. Sage Publications: London.
Booth, W C, Colomb, G G e Williams, J M (2003) The Craft of Research. Chicago: The University of Chicago Press.
Brady, H E & Collier, D (2004) Rethinking Social Inquiry: Diverse Tools Shared Standards. Lanham: Rowman & Littlefield Publishers.
Brannen, J (2005) Mixed methods research: a discussion paper, Economic & Social Research Council, National Centre for Research Methods. URL: http://eprints.ncrm.ac.uk/89/1/MethodsReviewPaperNCRM-005.pdf
Calley, N. (2011). Program development in the 21st Century: an evidence-based approach to design, implementation and evaluation. Thousand Oaks: Sage.
Carvalho, H (2004) Análise Multivariada de Dados Qualitativos. Lisboa: Sílabo.
Dogan, M & Pelassy, D (1990, 1984) How to Compare Nations. Strategies in Comparative Politics. New Jersey: Chatham House Publishers.
European Institute of Public Administration (2004) Improving an organization through self-assessment? common assessment framework. Maastricht: European Institute of Public Administration.
Foddy, William (1996) Como perguntar. Teoria e Prática da construção de perguntas para entrevistas e questionários. Oeiras: Celta Editora.
Ghiglione, R & Matalon, B (1992) O Inquérito. Teoria e Prática. Oeiras: Celta Editora.
Kettner, P., Moroney, R. & Martin, L. (2016). Designing and managing programs: an effectiveness-based approach. (5nd. Ed.). Thousand Oaks: Sage.
Patton, M. (2018). Facilitating evaluation: principles in practice. Sage Thousand Oaks.
Oyen, Else (1990) Comparative methodology. Theory and practice in international social research. London: Sage.
Quivy, R & Champenhoud, L (2003), Manual de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva.
Ragin, C C. (1987) The Comparative Method: Moving Beyond Qualitative and Quantitative Strategies. Berkeley/Los Angeles/London: University of California Press.
Schiefer, U, et al. (2007) Método aplicado de planeamento e Avaliação. Manual de Planeamento e Avaliação de Projectos. Estoril: Editora Principia.
Scott, J. (1990) A Matter of Record: Documentary Sources in Social Research. Cambridge: Polity Press.
Silverman, D (ed.) (2011) Qualitative Research. London: Sage.
Turner, F J. (2005). Social Work Diagnosis in Contemporary Practice. New York, Oxford: University Press.
Turner, Jonathan (2005) "A new approach for theoretically integrating micro and macro analysis", in Craig Calhoun, C. Rojek,B. Turner (Ed.) , The Sage Handbook of Sociology. London: Sage Publications.
Whyte, William Foote (ed.) (1991) Participatory Action Research. London: Sage Publications.
Desenvolver e estimular a capacidade analítica sobre a Ética enquanto campo de conhecimento e de reflexão sobre os valores que orientam a conduta humana e sobre a sua influência nas políticas públicas, na organização da sociedade e no exercício profissional dos Assistentes Sociais.
Programa1. Conceitos gerais e principais abordagens:
- Ética, Moral e Deontologia
- Principais correntes do pensamento ético
2. Ética e Serviço Social
- Referenciais internacionais
- Princípios e valores
- Código deontológico
3. Tendências contemporâneas e os desafios éticos aos Serviço Social
- Grandes desafios
- O que é um dilema e a tomada de decisão
- Accountability, gestão da qualidade e gestão do risco
- Confidencialidade
- Multiculturalismo, diversidade e sensibilidade cultural
- Serviço Social: direitos humanos, justiça social e política
Avaliação periódica:
- Preparação, realização e apresentação de materiais de apoio de uma aula temática:
* preparação e apresentação de materiais de apoio (30%)
* realização da aula (70%)
ou
- Realização de ensaios escritos:
* ensaio sobre ética e Serviço Social (50%)
* análise de um caso à luz do referencial ético (50%)
OU
Avaliação por exame:
- Exercício escrito (100%)
Os instrumentos de avaliação poderão ser entregues em língua inglesa
APSS, (2019) Código Deontológico dos Assistentes Sociais.
Banks, Sarah (2004), ?Ethical challenges in social work? in Intervenção Social, n.º 29, CESDET, Lisboa, pp.11-24.
Clark, Chris L. (2000), Social Work Ethics: politics, principle and practice, MacMillan Press, Londres.
FIAS (2014), Global Definition of Social Work.
FIAS/IASSW (2018), Global Statement on Ethical Principles for Social Work
Neves, Maria do Céu (coord.) (2016), Ética: dos fundamentos às práticas, Edições 70, Lisboa.
Portocarrero, Maria Luísa (2016), ?Racionalidade hermenêutica e éticas aplicadas no mundo copntemporâneo? in Maria do Céu Neves (coord.), Ética: dos fundamentos às práticas, Edições 70, Lisboa, pp. 211-222.
Reamer, Frederic (2013), Social Work Values and Ethic, Columbia University Press, Nova Iorque.
Teichman, Jenny (1996), Ética Social, Cátedra, Madrid
Adams, Robert et al. (2002). Critical Practice in Social Work. London. Palgrave McMillan
Banks, Sarah (2006). Ethics and values in social Work. 3rd edit. UK. Palgrave McMillan
Barroco, Mª Lucia S. (2001) Ética e Serviço Social: fundamentos ontológicos. São Paulo, Cortez, 2001.
____________ (2004) "A inscrição da ética e dos direitos humanos no projeto ético-politico do Serviço Social" in Revista Serviço Social e Sociedade 79 anos XXV, São
Paulo. Cortez.
_____________ (2012). Código de Ética do/a Assistente Social Comentado. Sylvia Helena Terra; Conselho Federal de Serviço Social - CFESS (org.) - São Paulo. Cortez.
Gray, Mel; James Midgley e Stephen Webb, The Sage Handbook of Social Work, Sage, Londres
Kant, Imannuel. (1985)Textos Seletos. 2ª ed. Tradução de Floriano de Souza Fernandes. Petrópolis. Vozes.
Reamer, Frederic G.(1999), Social Work Values and Ethics, New York, Columbia University Press
Aprofundar o estudo e desenvolver análises comparativas sobre os problemas sociais globais, o trabalho em rede do Serviço Social e as políticas de bem-estar social numa perspectiva internacional.
ProgramaI Serviço Social Internacional
1.Problematizar o conceito no quadro da FIAS
2.Standards internacionais da diversidade étnica e cultural
3.Serviço Social e contextos sociais e político
4.Impacto da globalização económica, social e cultural no Serviço Social
II Questões sociais internacionais
1.Sistema de proteção e segurança social europeu e internacional
2.Mobilidade social e livre circulação de pessoas
3.Imigração e Emigração, acolhimento, integração e intervenção social
4.Standards internacionais para a intervenção social com reclusos estrangeiros
5.Refugiados
6.Rapto, tráfico de seres humanos e turismo sexual de crianças
III Planos de Ajuda Humanitária
1.Plano contra a Fome. FAO
2.Plano de prevenção e tratamento do HIV-SIDA
3.Plano de prevenção e tratamento da Tuberculose
IV Desafios contemporâneos de Serviço Social Internacional
1.Pobreza, emprego e coesão social
2.Democracia, direitos e cidadania
3.Conflitos armados
4.Catástrofes naturais e ambientais
Avaliação Periódica
- Trabalho de grupo - escrito = 55%
- Apresentação Oral = 25%
- Reflexão e análise critica de um tema do Serviço Social Internacional (individual) = 20% (entrega no final das aulas).
Nota: cada grupo será constituído por 3 a 5 elementos. O tema será um tópico do programa da UC. Consiste na elaboração de um estudo comparado ao nível internacional ou europeu, demonstrando conhecimento da problemática teórica.
OU
Avaliação por exame = 100%
Journal, International Social Work. 60th anniversary! Volume 60, number3, may 2017.
Lyons, Karen; Hokenstad, Terry; Pawar, Manohar; Huegler, Nathalie;and Hall Nigel (2012). International Social Work. The Sage Handbook.Sage Publications, London
Varela, Raquel (Coord) (2013). A Segurança Social é Sustentável. Trabalho, Estado e Segurança Social em Portugal. Lisboa, Bertrand Editora
DESLAURIERS, Jean-Pierre et Hurtubise, Yves. (2005) Le Travail Social Internacional. Elements de Comparaison. Les Presses de LÚniversité Laval. Canada.
PAYNE, M. (2001). SOCIAL WORK EDUCATIONAL STANDARDS. IN (ED.) HESSLE, S. INTERNATIONAL STANDRS SETTING HIGHER SOCIAL WORK EDUCATION. STOCKOLM UNIVERSITY; STOCKHOLM STUDIES OF SOCIAL WORK.
LORENZ, W. (2001). SOCIAL WORK IN EUROPE ? PORTRAIT OF A DIVERSE PROFESSIONAL GROUP. IN (ED.). HESSLE, S. INTERNATIONAL STANDRS SETTING HIGHER SOCIAL WORK EDUCATION. STOCKOLM UNIVERSITY; STOCKHOLM STUDIES OF SOCIAL WORK.
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INFORMATIONS SOCIALES . REVUE EDITEE PAR LA CAISSE NATIONALE DES ALLOCATIONS FAMILIALES 23, RUE DAVIEL.PARIS
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YOUTH JUSTICE. THE JOURNAL OF THE NATIONAL ASSOCIATION FOR YOUTH JUSTICE. SAGE PUBLICATIONS.
SEGURANÇA Social. Um novo consenso. (2002), Departamento de cooperação, Ministério da Segurança Social e do Trabalho de Portugal, 1ª edição.
CRITICAL Social Policy (February, 2007). A journal of theory and Practice in Social Welfare. issue 90. Vol. 27(1). Ed. Sages Publications.
- Estimular o processo de investigação no aluno através de exercícios de aplicação prática.
- Acompanhar a construção metodológica da dissertação ou do projecto.
I.A investigação científica em Serviço Social:
1.Epistemologia em Serviço Social;
2.Serviço Social e Produção do Conhecimento;
3.Especificidades e interdisciplinaridades;
4.Problemas de realismo e teorismo na investigação social e no serviço social;
5.Linhas orientadoras para a elaboração do projecto de pesquisa.
II.Apresentação dos planos de dissertação e projecto:
1.Apresentação e debate em sala e orientações específicas.
- A avaliação do seminário consiste na realização de um trabalho escrito individual sobre um tema de dissertação ou projecto (10 pág). O trabalho deverá ser basicamente a Apresentação síntese do: tema (em que consiste). Pergunta de partida; Objectivos de investigação; Objecto de estudo; O problema; Conceito do problema; Questões a investigar; Metodologia de pesquisa.
- O trabalho final escrito de avaliação deve ser entregue 30 dias após a finalização do semestre correspondente.
BLAIKIE, Norman. (2000). Designing Social Research. Cambridge. Ed. Polity Press (cap. 4).
GAUTHIER, Benoît (ed). (2003). Investigação Social ? da problemática à colheita de dados. Loures.Ed. Lusodidáctica.
MATINELLI, Maria Lúcia (Org.) (1999). Pesquisa Qualitativa. Um isntigante desafio. Núcleo de estudos e pesquisa sobre identidade ? NEPI. São Paulo. Editora Veras.
MARCONI, Marina de Andrade e LAKATOS, Eva Maria. (2005). Fundamentos de metodologia cientifica. 6ª edição. São Paulo. Editora ATLAS S.A.
OLABUÉNAGA, José I.(1999). Metodologia de la investigación cualitativa. Bilbao. Ed. Universidad de Duesto (cap. 1 e 2).
RUBIN, ALLEN E BABBIE, EARL R. (2008). RESEARCH METHODS FOR SOCIAL WORK. SIXTH EDITION. INTERNATIONAL STUDENT EDITION.USA.
SCHIEFER, Ulrich e als). (2007). Manual de Planeamento e Avaliação de Projectos. Portugal. Ed. PRINCIPIA.
VALLES, Miguel. (2003). Técnicas Cualitativas de Investigación Social. Madrid. Ed. Síntesis.
GRAUE, M. Elizabeth and WALSH, Daniel J. (1998). Studing Children in Context. Theories, Methods, and Ethics. Sage Publications. London. Tradução CHAVES, Ana Maria. 2003. Investigação Etnográfica com Crianças: Teorias, Métodos e Ética. Lisboa. Ed. Fundação Calouste Gulbenkian.
PESSANHA, Manuela. (2008). Vulnerabilidade e Resiliência no Desenvolvimento dos indivíduos: Influência da qualidade dos contextos de socialização no desenvolvimento das crianças.
HILL, Manuela Magalhães e HILL, Andrew. (2008). Investigação por questionário. Lisboa. Ed. Sílabo.
VILELAS, José. (2009). Investigação. O processo de construção do conhecimento. Lisboa. Ed. Sílabo.
- Estimular no aluno o processo de intervenção baseado na metodologia de pesquisa através de exercícios de aplicação prática.
- Acompanhar a construção metodológica do projeto.
I. A intervenção em Serviço Social:
1. Epistemologia em Serviço Social;
2. Serviço Social e Produção do Conhecimento;
3. Especificidades e interdisciplinaridades;
4. O conhecimento para o planeamento de uma intervenção sustentada em Serviço Social;
5. Linhas orientadoras para a elaboração do projeto de intervenção.
II. Apresentação dos trabalhos de projeto:
1. Apresentação e debate em sala e orientações específicas.
- A avaliação do seminário consiste na realização de um trabalho escrito individual sobre um tema de projecto (num máximo de 10 páginas).
BibliografiaBlaikie, Norman. (2000). Designing Social Research. Cambridge. Ed. Polity Press (cap. 4).
Gauthier, Benoît (ed). (2003). Investigação Social - da problemática à colheita de dados. Loures.Ed. Lusodidáctica.
Matinelli, Maria Lúcia (Org.) (1999). Pesquisa Qualitativa. Um isntigante desafio. Núcleo de estudos e pesquisa sobre identidade - NEPI. São Paulo. Editora Veras.
Marconi, Marina de Andrade e Lakatos, Eva Maria. (2005). Fundamentos de metodologia cientifica. 6ª edição. São Paulo. Editora ATLAS S.A.
Olabuénaga, José I.(1999). Metodologia de la investigación cualitativa. Bilbao. Ed. Universidad de Duesto (cap. 1 e 2).
Rubin, Allen e Babbie, Earl R. (2008). Research Methods for Social Work. Sixth Edition. International Student Edition.USA.
Schiefer, Ulrich e als). (2007). Manual de Planeamento e Avaliação de Projectos. Portugal. Ed. PRINCIPIA.
Valles, Miguel. (2003). Técnicas Cualitativas de Investigación Social. Madrid. Ed. Síntesis.
Vilelas, José. (2009). Investigação. O processo de construção do conhecimento. Lisboa. Ed. Sílabo.
Pessanha, Manuela. (2008). Vulnerabilidade e Resiliência no Desenvolvimento dos indivíduos: Influência da qualidade dos contextos de socialização no desenvolvimento das crianças.
Hill, Manuela Magalhães e HILL, Andrew. (2008). Investigação por questionário. Lisboa. Ed. Sílabo.
O Estágio tem como objetivos:
1. Proporcionar uma experiência de atuação profissional e de aplicação prática de conhecimentos e competências adquiridas ao longo do mestrado;
2. Estabelecer uma relação positiva entre formação, investigação e profissão.
1. Temática e problema de estágio
2. Plano de estágio
3. Quadro teórico e metodológico
4. Metodologia de investigação-ação colaborativa
5. Avaliação
6. Relatório
Relatório individual de estágio, que contém os seguintes elementos:
a) Caracterização do contexto institucional (história, organização, políticas e serviços, atividades, estrutura orgânica e funcionamento);
b) Enquadramento do local do estágio;
c) Descrição das atividades desenvolvidas (funções, responsabilidades, agentes, processos de trabalho, metodologias utilizadas)
d) Balanço crítico e teoricamente fundamentado
e) Bibliografia
A UC não contempla a modalidade de avaliação por exame.
- Capucha, Luís (2008), Planeamento e Avaliação de Projetos. Guião Prático, Lisboa: ME/DGIDC
- Courtney, Roger (2013), Strategic Management in the Third Sector, Basingstoke: Palgrave Macmillan
- Della Porta, Donatella e Keating Michael (eds.) (2008) Approaches and Methodologies in the Social Sciences. A Pluralist Perspective, Cambridge: Cambridge University Press
- Neves, José, Garrido, Margarida, Simões Eduardo (2008), Manual de Competências Pessoais, Interpessoais e Instrumentais. Teoria e Prática, Lisboa: Editora SÍLABO
- Reeher, Gant e Mariani, Mack (2002), The Insider's Guide To Political Internships: What To Do Once You're In The Door, Nova Iorque: Basic Books
- Sweitzer, H. Frederick e King, Mary A. (2014), The Successful Internship: Personal, Professional, and Civic Development in Experiential Learning, Belmont, CA: Brooks/Cole, Cengage Learning.
Optativas recomendadas
O funcionamento das unidades curriculares optativas está sujeito a um n.º mínimo de inscrições.
1.º semestre
01935 | Estágio 2º Ciclo (ESPP | E2C)
02872 | Seminário Avançado em Serviço Social na Saúde (ESPP | SS)
2.º semestre
00607 | Análise de Dados em Ciências Sociais (ESPP | EAD)
01903 | Protecção Jurídica da Criança (ESPP | SS)
01904 | Mediação Familiar, Tutelar e Penal (ESPP | SS)
02874 | Seminário Avançado em Serviço Social na Deficiência (ESPP | SS)
03361 | Super-Diversidade na Sociedade Contemporânea (ESPP | SS)
03365 | Modelo Ecosocial em Serviço Social Aplicado às Comunidades Vulneráveis (ESPP | SS)
Acreditações