Acreditações
Plano de Estudos para 2024/2025
Unidades curriculares | Créditos | |
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Crime e Sociedade
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Desigualdades Sociais Contemporâneas
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Fundamentos do Serviço Social na Contemporaneidade
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Serviço Social Internacional
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Desenho, Gestão e Avaliação de Políticas Públicas
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Direitos Humanos e Serviço Social
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Ética e Serviço Social
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Métodos de Análise de Dados
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Desenho da Pesquisa
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Dissertação em Serviço Social
48.0 ECTS
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Trabalho Final | 48.0 |
Trabalho de Projecto em Serviço Social
48.0 ECTS
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Trabalho Final | 48.0 |
Estágio de 2º Ciclo
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Optativas > Livre > 2º Ano - 1º Semestre | 6.0 |
Crime e Sociedade
OA1 - Demonstrar conhecimentos e competências relativas à abordagem do crime, as respostas sociais e as políticas públicas delineadas.
OA2- Compreender a complexidade da construção social do crime nas sociedades contemporâneas e dos processos de interação com contextos sociais definidos como relacionados com o crime e a insegurança.
OA3- Definir conceitos e enquadramentos teóricos relativos à análise dos contextos do crime e das respostas sociais ao crime.
OA4- Desenvolver competências para abordagens aplicadas, nomeadamente no âmbito da prevenção do crime e reinserção social do delinquente.
OA5- Analisar a multiplicidade de respostas ao problema do crime e seus atores, demonstrando capacidade de delinear planos de intervenção específicos na área do crime.
CP1. Conceções sobre o crime: perspetivas históricas.
CP2- Analisar o crime: conceitos e perspetivas teóricas e multidisciplinares. Correntes criminológicas.
CP3- A construção social do crime na sociedade contemporânea
Enquadramentos legais, legislação criminal e modelos de segurança
Perceções sociais e representações do crime: estatísticas do crime e mass media
CP4- Contextos, caracterização e dimensões sociais do crime.
Marginalidade, exclusão social e crime
Delinquentes, espaços, meios e vítimas.
Formas de criminalidade: da pequena criminalidade ao crime organizado internacional.
CP5- Controlo e prevenção do crime.
Políticas assistenciais e a prevenção e combate ao crime
Instituições de repressão do crime (policia, prisões).
CP6- Estratégias e modelos de intervenção em contextos sociais vulneráveis
Programas de prevenção e de intervenção.
Intervenção interdisciplinar em contexto prisional, de reinserção social e comunitário.
Duas modalidades:
1. Avaliação ao longo do semestre: trabalho com apresentação oral em grupo (50%); teste (50%).
Ou
2. Exame final
O exame final, com prova escrita e, eventualmente oral, contempla toda a matéria do programa, com base na bibliografia indicada pelo docente
Title: HALE,Chris et alts(2009)(Eds.),Criminology,Oxford,Oxford University Press.
NUNES, De Laura M. e SANI, Ana Isabel (2014). Crime, Justiça e Sociedade Desafios emergentes e propostas multidisciplinares. Edições CRIAP
NUNES,Laura(2010)Crime e comportamentos criminosos,Porto,Edições Universidade Fernando Pessoa.
Adrian Silva, Baratta, Foucault e a Questão Criminal, Revista Brasileira de Ciências Criminais, São Paulo, v. 123, p. 157-186, 2016.
Beck, Ulrich. Sociedade de risco: rumo a uma outra modernidade. Trad. de Sebastião Nascimento. São Paulo: 34, 2010.
Graziano Sobrinho , Sergio Francisco Carlos. Globalização e sociedade decontrole: a cultura do medo e o mercado da violência. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2010.
Rômulo Fonseca Morais, O papel da crítica criminológica e da teoria do direito na (des)legitimição do direito penal e do exercício do poder punitivo, in Gabriel Antinolfi Diva; Florencio Macedo Maggi (Org.), Criminologias e Política Criminal ? II, 5ª ed., Florianópolis? CONPEDI
Authors:
Reference: null
Year:
Title: ALMEIDA, Maria Rosa Crucho de (2000) Vitimação e insegurança em Lisboa, Lisboa, Gabinete de Estudo e Planeamento do Ministério da Justiça.
BODIN, Véronique et Jean François DORTIER (2011) (Ed) Violence(s) et société aujourd?hui, Auxerre, Sciences Humaines Éditions.
AGRA, Cândido (1998) Crime e droga, Lisboa, editorial Notícias.
FARRINGTON, David P (2005) (Ed) Integrated developmental and life-course theories, New Brunswick, Transaction Publishers.
FONSECA, António Castro (Ed.) (2002) Comportamento anti-social e crime: da infância à idade adulta, Coimbra, Almedina
FROIS, Catarina (2008) (org.) A sociedade vigilante. Ensaios sobre identificação, vigilância e privacidade, Lisboa, Instituto de Ciências Sociais.
GUIA, Maria João (2010) Imigração e criminalidade violenta. Mosaico da reclusão em Portugal, Lisboa, Serviços de Estrangeiros e Fronteiras.
KUHN, André e Cândido Agra (2010) Somos todos criminosos? Alfragide, Casa das Letras
JONES,Stephen(2001)Criminology,London,Butterworths
CUSSON. Maurice (2002), Criminologia, Só pelo conhecimento se pode evitar a criminalidade. Tradução Josefina Castro Ed. Casa das Letras Lisboa
NEGREIROS, Jorge (2001) Delinquências juvenis. Trajectórias, intervenções, prevenção, Lisboa, Editorial Notícias
NEWBURN,Tim(2007)Criminology,Cullompton,Willan Publishing.
PAIS, Elza M. H. Deus (2010) Homicídio conjugal em Portugal. Rupturas violentas da conjugalidade, 2ª edição, Lisboa, INCM.
ROBERT,Phillipe(2002)Cidadão,o crime e o Estado,Lisboa,Editorial Noticias.
ROBERT,Philippe(2010)Sociologia do crime,Petrópolis,Editorial Vozes.
SIEGEL, Larry J (2007) Criminology: Theories, patterns and typologies, Belmont, Thomson/Wadswort.
GARLAND,David (2005)La cultura del control. Crimen y orden social en la sociedad contemporánea,Barcelona,Gedisa.
WACQUANT, Loic (2007) Punir les pauvres, Marseille, Agone.
MAGUIRE,Mike et alts(2007)The Oxford handbook of criminology,Oxford,Clarendon Press.
YOUNG, Jock (2002) A sociedade excludente. Exclusão social, criminalidade e diferença na modernidade recente, Rio de Janeiro, Instituto Carioca de Criminologia.
Authors:
Reference: null
Year:
Desigualdades Sociais Contemporâneas
Os estudantes que completem com sucesso esta UC serão capazes de:
OA1. Identificar dimensões e processos principais das desigualdades sociais contemporâneas;
OA2. Explicar teoricamente e ilustrar empiricamente as interseções de desigualdades;
OA3. Relacionar teoricamente conceções de justiça social e desigualdades sociais contemporâneas;
OA4. Comparar desigualdades sociais em países desenvolvidos, emergentes e menos desenvolvidos;
OA5. Analisar processos e tendências das desigualdades globais, fundamentando teórica e empiricamente;
OA6. Utilizar metodologicamente principais indicadores, medidas e categorizações de desigualdades;
OA7. Utilizar bases de dados eletrónicas com indicadores de desigualdades de âmbito global.
CP1. Problemática das desigualdades: perspetivas de análise e debates atuais
CP2. Teoria: desigualdades sociais em contexto de globalização
CP3. Metodologia: indicadores, medidas e categorias de desigualdades
CP4. Desigualdades de recursos e oportunidades (rendimento, riqueza, educação, trabalho)
CP5. Desigualdades vitais e existenciais (longevidade e saúde; discriminações de género e étnico-raciais)
CP6. Interseções de desigualdades e mobilidade social
CP7. Desigualdades, justiça social e políticas públicas
CP8. Desigualdades na Europa: integração ou divergência?
CP9. Desigualdades no mundo: casos, tendências e comparações
CP10. Desenvolvimento humano, desigualdades globais e alterações climáticas
A avaliação da unidade curricular "Desigualdades Sociais Contemporâneas" é estruturada para refletir o desenvolvimento das competências teóricas, metodológicas, operatórias e relacionais dos estudantes ao longo do semestre, através de uma combinação de atividades em grupo e individuais.
A avaliação ao longo do semestre está dividida em três componentes principais:
1. Atividade em Grupo (50%)
a. Apresentações em Sala de Aula dos Temas Selecionados (30%)
• Descrição: Os estudantes selecionam um tema do seu interesse tendo em conta os conteúdos programáticos da UC. Com base nos recursos disponibilizados pelo/a docente, já organizados em equipas de acordo com o tema que elegeram, devem preparar uma proposta de aprofundamento do tema e debate-la com o/a docente numa tutoria de preparação da aula prática, em grupo, explorando diferentes perspetivas teóricas e empíricas. Em aula, as apresentações são avaliadas com base na clareza, organização, profundidade da análise e capacidade de resposta às perguntas de colegas e docente.
• Objetivo: Esta atividade visa desenvolver competências de investigação, análise crítica e comunicação, alinhadas com os objetivos de aprendizagem OA1, OA2, OA4 e OA5. A sua concretização implica, necessariamente a presença em aula.
b. Comentários às Apresentações de Colegas (20%)
• Descrição: Durante as apresentações, os estudantes são incentivados a participar ativamente, fazendo comentários construtivos e perguntas pertinentes. Esta componente avalia competências de pensamento crítico teórica e/ou empiricamente fundamentado sobre o trabalho de colegas, promovendo um ambiente de aprendizagem colaborativo. Um dos grupos entretanto constituídos é nomeado relator do debate, ficando encarregue de produzir um relatório escrito a enviar à/ao docente e colegas que fizeram a apresentação.
• Objetivo: Esta atividade reforça a capacidade de análise crítica e a colaboração, alinhando-se com os objetivos de aprendizagem OA3 e OA6. A sua concretização implica, necessariamente, a presença na aula.
2. Teste Escrito com Consulta (50%)
a. Aprofundamento de um Tema do programa, segundo um enunciado (50%)
• Descrição: No final do semestre, cada estudante realiza um teste escrito com consulta. Este teste avalia a capacidade de aplicação de conhecimentos teóricos e metodológicos adquiridos.
• Objetivo: Esta componente visa avaliar a compreensão aprofundada dos temas estudados, a capacidade de síntese e a aplicação prática dos conhecimentos, alinhando-se com os objetivos de aprendizagem OA1, OA2, OA3, OA5, OA6 e OA7.
Condições base para a Avaliação ao Longo do Semestre
• Para obter aprovação na unidade curricular, os estudantes devem alcançar uma média ponderada mínima de 10 valores, não podendo ter menos de 8 valores em nenhuma das componentes de avaliação.
Avaliação final (100%)
• Exame escrito presencial de resposta a um enunciado definido pela equipa docente.
Title: Wilkinson, R & Pickett, K (2018), The Inner Level, Allen Lane
UNDP (2022), Uncertain times, unsettled lives Shaping our future in a transforming world, Human Development Report 2021-22
Therborn, G (2013), The Killing Fields of Inequality, Polity Press
Stiglitz, JE (2015), The Great Divide, W. W. Norton
Sandel, M. J. (2020), The Tyranny of Merit, London, MacMillan.
Piketty T. (2020) Capital and Ideology. Cambridge (Mass.), Belknap, Harvard.
Milanovic, B (2016), Global Inequality, Belknap
Mauritti, R et al (2016), "The social structure of European inequality", Sociologia, Problemas e Práticas, 81
Costa, AF (2012), Desigualdades Sociais Contemporâneas, Mundos Sociais
Chancel, L et al. (2022), World Inequality Report 2022, World Inequality Lab.
Cantante, F (2019), O Risco da Desigualdade, Almedina
Carmo, RM et al (orgs) (2018), Desigualdades Sociais: Portugal e a Europa, Mundos Sociais
Carmo, RM (2021), Social inequalities: theories, concepts and problematics, SN Social Sciences, 1:116.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Websites com indicadores de desigualdades:
DataLABOR: https://datalabor.pt/
EIGE - European Institute for Gender Equality: https://eige.europa.eu/gender-statistics/dgs
European Social Survey: www.europeansocialsurvey.org
Eurostat: http://epp.eurostat.ec.europa.eu
Gapminder, a fact-based world view: http://www.gapminder.org
Gobal Education Monitoring Report: http://en.unesco.org/gem-report/
Inequality.org: https://inequality.org
Inequality Around the World: http://web.worldbank.org
Inequality Watch: http://inequalitywatch.eu/
Instituto Nacional de Estatística: http://www.ine.pt
International Labour Organization: http://www.ilo.org
Observatório das Desigualdades: http://observatorio-das-desigualdades.com
OECD – Organisation for Economic Co-operation and Development: http://www.oecd.org
https://oxfamilibrary.openrepository.com/
Pordata: http://www.pordata.pt/
UNDP – United Nations Development Programme / Human Development Reports: http://www.hdr.undp.org/
WID – World Inequality Database: https://wid.world/
World Inequality Database on Education: https://www.education-inequalities.org/
Bibliografia complementar
Abrantes, P. (2022), “Educação e classes sociais em Portugal: Continuidades e mutações no século XXI”. Sociologia Problemas e Práticas, n.º 99: 9-27.
Almeida, J. F. (2013), Desigualdades e Perspetivas dos Cidadãos. Portugal e a Europa. Lisboa, Mundos Sociais.
Alvaredo, F.; Chancel, L.; Piketty, T.; Saez, E. & Zucman, G. (2018), World Inequality Report 2018, WID.WORLD.
Atkinson, A. B. (2015), Inequality: What Can be Done?, Cambridge (Mass), Harvard University Press [(2016), Desigualdade: O Que Fazer?, Lisboa, Bertrand].
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Chancel, L., Bothe, P., Voituriez, T. (2023) Climate Inequality Report 2023, World Inequality Lab Study 2023/1.
Conselho Superior de Estatística (2024). Indicadores das Desigualdades Sociais – Relatório do Grupo de Trabalho.
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Authors:
Reference: null
Year:
Fundamentos do Serviço Social na Contemporaneidade
-Identificar os fundamentos clássicos e contemporâneos do Serviço Social
-Analisar a prática do assistente social com base em fundamentos do Serviço Social
-Planear a intervenção do assistente social fundamentada nos quadros teórico-metodológicos
I- Fundamentos do Serviço Social:perspectivas clássicas e contemporâneas
1. Análise reflexiva do conhecimento em Serviço Social
2. Dinâmicas e mutações sociais e a sua relação com o serviço social
3.A identidade profissional no quadro das políticas públicas actuais
II-Perspectivas contemporâneas e novas questões sociais
1. O Bem-estar e o desenvolvimento humano
2. A importância da pessoa no Agir profissional do assistente social
3. O significado da cidadania na intervenção do assistente social
III-Serviço Social e conhecimento: uma prática fundamentada
1.Conhecimento ontológico e conhecimento científico
2.Conhecimento, poder e estrutura da prática
3.A dimensão instrumental dos fundamentos do Serviço Social
È adotado o sistema de avaliação ao longo do semestre
Assiduidade - 10%
Participação nos debates - 10%
Paper sobre um tema da UC e a sua relação com o serviço social - 80% ( trabalho individual, escrito, de sistematização e análise crítica, a incidir sobre um dos pontos do programa, no máximo de 10 páginas, a entregar de acordo com o calendário letivo. O trabalho pode ser submetido em português, inglês ou espanhol)
Para concluir a UC na modalidade de avaliação ao longo do semestre o/a estudante tem de estar presente em 75% das aulas, e não pode obter menos de 7 em qualquer uma das componentes de avaliação.
Avaliação final (100%)
Ainda que não seja recomendado, é possível optar pela avaliação final, através de um trabalho individual escrito. A avaliação final pode ainda implicar, por decisão do/a docente, uma discussão oral (a realizar-se, esta componente oral tem um peso na avaliação final de 40%).
Title: Trevithick, Pamela (2011) Social Work skills and knowledge, Open University Press
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Authors:
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Year:
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Authors:
Reference: null
Year:
Serviço Social Internacional
- Aquisição de conhecimentos sobre os Standards Globais do Serviço Social no âmbito das acções humanitárias e dos direitos humanos no espaço europeu e internacional;
- Aprofundamento de competências de organização e operacionalização de respostas sociais a questões/problemas sociais internacionais no contexto dos sistemas de bem - estar e das politicas sociais;
- Realização de análises reflexivas e críticas no domínio dos novos desafios da sociedade contemporânea para o Serviço Social numa perspectiva internacional e global.
I Serviço Social Internacional
1.Problematizar o conceito no quadro da FIAS
2.Standards internacionais da diversidade étnica e cultural
3.Serviço Social e contextos sociais e político
4.Impacto da globalização económica, social e cultural no Serviço Social
II Questões sociais internacionais
1.Sistema de proteção e segurança social europeu e internacional
2.Mobilidade social e livre circulação de pessoas
3.Imigração e Emigração, acolhimento, integração e intervenção social
4.Standards internacionais para a intervenção social com reclusos estrangeiros
5.Refugiados
6.Rapto, tráfico de seres humanos e turismo sexual de crianças
III Planos de Ajuda Humanitária
1.Plano contra a Fome. FAO
2.Plano de prevenção e tratamento do HIV-SIDA
3.Plano de prevenção e tratamento da Tuberculose
IV Desafios contemporâneos de Serviço Social Internacional
1.Pobreza, emprego e coesão social
2.Democracia, direitos e cidadania
3.Conflitos armados
4.Catástrofes naturais e ambientais
Avaliação ao longo do semestre
- Trabalho de grupo -oral = 40%
- Reflexão e análise critica de um tema do Serviço Social Internacional (individual) = 60% (entrega no final das aulas).
OU
Avaliação por exame = 100%
Title: Varela, Raquel (Coord) (2013). A Segurança Social é Sustentável. Trabalho, Estado e Segurança Social em Portugal. Lisboa, Bertrand Editora
Lyons, Karen; Hokenstad, Terry; Pawar, Manohar; Huegler, Nathalie;and Hall Nigel (2012). International Social Work. The Sage Handbook.Sage Publications, London
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Authors:
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Year:
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Authors:
Reference: null
Year:
Desenho, Gestão e Avaliação de Políticas Públicas
- Aquisição de conhecimentos teóricos e metodológicos sobre a relação entre planeamento, avaliação e políticas públicas;
- Aquisição de conhecimentos metodológicos e técnico-operativos sobre os métodos e conteúdos das principais fases de uma metodologia de planeamento de políticas públicas;
- Aquisição de conhecimentos metodológicos e técnico-operativos sobre os principais procedimentos que devem acompanhar o desenho e execução de um exercício de avaliação.
1MÓDULO 1. CONCEPTUALIZAÇÃO E VISÃO SISTÉMICA
1.1. Operacionalização do conceito de políticas públicas
1.2. Abordagem sistémica
1.3. Teorias do programa
1.4. Teoria da mudança
1.5. Modelos lógicos
1.6. Ética
MÓDULO 2. MARCO OPERACIONAL DO PLANEAMENTO
2.1. Diagnóstico e seleção de prioridades
2.2. Definição da estratégia
2.3. Plano de ação
MÓDULO 3. MARCO OPERACIONAL DA AVALIAÇÃO
3.1. Conceitos, contextos e funções
3.2. Objeto, dimensões e questões de avaliação
3.3. Roteiros para o desenho de uma avaliação
A modalidade de avaliação contínua da UC consiste na realização de um trabalho em grupo e um relatório individual. A nota final será obtida com recurso à seguinte ponderação:
- Trabalho de grupo: 70% da nota final;
- Relatório individual: 30% da nota final.
A UC não contempla prova escrita de Exame. Como alternativa a avaliação pode ser realizada por via de apresentação dos dois elementos previstos na modalidade de avaliação contínua apresentados unicamente a título individual. Estes elementos de avaliação terão que ser totalmente originais, não podendo ser sido, totalmente ou em parte, alvo de avaliação em momento prévio.
Title: Capano, G., Howlett, M., Ramesh, M & Virani, A., (2019) “Making policies work: First- and second-order mechanisms in policy design”, Edward Elgar Publishing
Chow, J., (2020)“Strategic policy design: a practitioner's guide to statecraft”, Routledge
Dudley, J., (2020)“Social work evaluation: enhancing what we do”, Oxford University Press
Grinnell, R., Gabor, P. & Unrau, Y., (2019)“Program evaluation for social workers: foundations of evidence-based programs”, Oxford University Press
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Rubin, A., (2020)“Pragmatic program evaluation for social work: an introduction”, Cambridge University Press
Authors:
Reference: null
Year:
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Grinnell, R., Gabor, P. & Unrau, Y. (2019). Program evaluation for social workers: foundations of evidence-based programs. (8th. Ed.). Oxford: Oxford University Press.
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Avaliação de Políticas Públicas (em geral)
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Authors:
Reference: null
Year:
Direitos Humanos e Serviço Social
São objetivos de aprendizagem:
- Estimular a reflexividade em Serviço Social na análise e interpretação da realidade social;
- Formular propostas de intervenção em Serviço Social num quadro teórico e conceptual sustentado em D.H.;
- Elaborar matrizes de análise e construção de indicadores promotores de uma intervenção em direitos humanos informados em Serviço Social.
- Planear e monitorizar ações de efetivação de D.H.;
- Experienciar métodos e técnicas de pesquisa em Serviço Social numa relação de interdisciplinaridade com as Ciências Sociais e Humanas.
1. Direitos Humanos e instrumentos de Análise:
A complexidade conceptual Direitos Humanos
DH e Sociedade Contemporânea;
Tratados de DH das Nações Unidas;
Carta Internacional DH;
Tratados temáticos; Obrigações dos Estados, obrigações internacionais e papel dos atores;Conselho de DH
2. Serviço Social(SS), D.H. e Cidadania:
DH, cidadania e SS;
Inclusão/Exclusão;
As questão da discriminação e da igualdade substantiva;
A esfera pública da cidadania;
3. Questões éticas da Humanidade:
Globalização Vs Novos Direitos;
Dilemas e Desafios no Século XXI;
Diversidade Cultural e Tolerância;
4. Desenvolvimento Social, DH e SS
D.H. e Desenvolvimento;
Políticas Públicas nas áreas da Justiça e da Ação Social promotoras de D.H.e Cidadania;
A Rede Social no contexto local;
5. DH no processo de digitalização:
Direitos humanos online e proteção à identidade;
A Carta Portuguesa dos Direitos do Homem na Era Digital;
As tecnologias e como ferramenta para a intervenção.
Nos termos do RGACC a avaliação desta unidade curricular, assume duas modalidades. A avaliação ao longo do semestre (1) ou em alternativa, a avaliação por exame (2).
(1) A avaliação ao longo do semestre terá dois momento obrigatórios de avaliação. Um momento de avaliação consiste na realização de um trabalho escrito individual sobre um tema de direitos humanos e o Serviço Social previamente discutido e acordado com o(s) professor(es) (num máximo de 8 páginas). O trabalho pode ser submetido em português, inglês ou espanhol (75% da nota final), e um segundo elemento de avaliação individual através da exposição oral (25% da nota final). A exposição oral é contabilizada através da presença obrigatório numa aula aberta/seminário organizado pela Unidade Curricular (UC) e dentro do horátio da UC em que a respetiva participação será avaliada através da presença obrigatória e dos contributos para o debate em formato de perguntas/questões. Em alternativa à presença obrigatória no seminário/aula aberta, e nos termos previamente acordados entre o aluno e o docente, poderá ser agendada a apresentação oral do ensaio escrito (25% da nota final). A avaliação na modalidade “ao longo do semestre” implica cumprir com os dois momentos de avaliação.
(2) A avaliação por exame ocorre, exclusivamente, durante o período de avaliações e incide sobre toda a matéria lecionada na unidade curricular. Integra, obrigatoriamente uma prova escrita (um único momento e avaliação) em formato de ensaio a ser entregue via moodle.
Title: Berthold, S.M., Human Rights-Based Approaches to Clinical Social Work., 2015, Springer, https://books.google.pt/books?hl=pt-BR&lr=&id=_z7VBQAAQBAJ&oi=fnd&pg=PR7&dq=+Berthold,+S.M.&ots=QKl8uOx5tI&sig=bDu8r5QV70wJbgHtbkIrnReoDT0&redir_esc=y#v=onepage&q=Berthold%2C%20S.M.&f=false
Brammer, A., Social Work Law, 2015, Pearson Education Limited,
Ferreira, J., Rocha, H., Ferreira, P. & Álvarez-Pérez, P., Derechos humanos y justicia social en la formación de trabajo social. In Raya Diez & Pastor Seller. Trabajo Social, Derechos Humanos e Innovación Social., 2016, Thomson Reuters Aranzadi, file:///C:/Users/Elsa%20Justino/Downloads/CapitulolivroDH2016.pdf
Gabel, S.G., A Rights-Based Approach to Social Policy Analysis., 2016, Springer, https://link.springer.com/book/10.1007/978-3-319-24412-9
Lane, S.R & Pritzker, S., Political Social Work. Using Power to Create Social Change, 2018, Springer, https://link.springer.com/book/10.1007/978-3-319-68588-5
Libal, K. R & Harding S., Human Rights-Based Community Practice in the United States., 2015, Springer, https://link.springer.com/book/10.1007/978-3-319-08210-3
Mapp, S. C., Human Rights and Social Justice in a Global Perspective. An Introduction to International Social Work., 2014, Oxford University Press, https://academic.oup.com/book/8302
Maschi, T., Applying a Human Rights Approach to Social Work Research and Evaluation. A Rights Research Manifesto., 2016, Springer, https://link.springer.com/book/10.1007/978-3-319-26036-5
Okafor, O. C., The African Human Rights System, Activist Forces and International Institutions., 2013, Cambridge University Press, https://www.cambridge.org
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Amnistia Internacional, Os direitos económicos, sociais e culturais na lei portuguesa., s.d, s.d., https://www.amnistia.pt/os-direitos-economicos-sociais-e-culturais-na-lei-portuguesa/
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Ishay, M., The History of Human Rights: From Ancient Times to the Globalization Era., 2003, University of California Press, https://books.google.pt/books?hl=pt-PT&lr=&id=17IwDwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PR9&dq=The+History+of+Human+Rights:+From+Ancient+Times+to+the+Globalization+Era.&ots=SROzjFGaEQ&sig=b9ud9LXGg0RiGGUqbq4BnXRzERA&redir_esc=y#v=onepage&q=The%20History%20of%20Human%20Rights%3A%20From%20Ancient%20Times%20to%20the%20Globalization%20Era.&f=false
Lauren, P.G., The Evolution of International Human Rights: Visions Seen., 1998, University of Pennsylvania Press, https://books.google.pt/books?hl=pt-PT&lr=&id=efV5wvpUjDgC&oi=fnd&pg=PR1&dq=The+Evolution+of+International+Human+Rights:+Visions+Seen.&ots=2yCeXgtKVi&sig=RXfwiJzX5qIMe1EdGYj_Yq_Z2d4&redir_esc=y#v=onepage&q=The%20Evolution%20of%20International%20Human%20Rights%3A%20Visions%20Seen.&f=false
Soromenho-Marques, V., Direitos Humanos e Revolução., 1991, Edições Colibri,
Steiner, H.& Alston, P., International Human Rights in Context., 2000, Oxford University Press, https://wcfia.harvard.edu/publications/international-human-rights-context-3rd-edition
Peters, J. S. & Wolper, A., Women's Rights, Human Rights: International Feminist Perspectives., 2004, Routledge, https://www.taylorfrancis.com/books/edit/10.4324/9781315656571/women-rights-human-rights-peters-andrea-wolper
s.a, Organização das Nações Unidas, s.d, s.d, www.un.org
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s.a, Tratados Internacionais, s.d, s.d, http://fletcher.tufts.edu/multilaterals.html
s.a, Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, s.d, s.d, www.unhchr.org
Legislação, Carta Portuguesa de Direitos Humanos na Era Digital (Lei n.o 27/2021 de 17 de maio), 2021, Assembleia da República, https://files.diariodarepublica.pt/1s/2021/05/09500/0000500010.pdf
Authors:
Reference: null
Year:
Ética e Serviço Social
- Analisar conceitos da Ética, estabelecendo a sua relação com os princípios e valores do Serviço Social;
- Aprofundar a ética como referencial teórico-metodológica da intervenção social e do Serviço Social;
- Problematizar a Ética e o Serviço Social, nas dimensões individual e coletiva e no contexto político-institucional em que se desenvolve a profissão.
1. Conceitos gerais e principais abordagens:
- Ética, Moral e Deontologia
- Principais correntes do pensamento ético
2. Ética e Serviço Social
- Referenciais internacionais
- Princípios e valores
- Código deontológico
3. Tendências contemporâneas e os desafios éticos aos Serviço Social
- Grandes desafios
- O que é um dilema e a tomada de decisão
- Accountability, gestão da qualidade e gestão do risco
- Confidencialidade
- Multiculturalismo, diversidade e sensibilidade cultural
- Serviço Social: direitos humanos, justiça social e política
Avaliação periódica:
- Preparação, realização e apresentação de materiais de apoio de uma aula temática:
* preparação e apresentação de materiais de apoio (30%)
* realização da aula (70%)
ou
- Realização de ensaios escritos:
* ensaio sobre ética e Serviço Social (50%)
* análise de um caso à luz do referencial ético (50%)
OU
Avaliação por exame:
- Exercício escrito (100%)
Os instrumentos de avaliação poderão ser entregues em língua inglesa
Title: Teichman, Jenny (1996), Ética Social, Cátedra, Madrid
Reamer, Frederic (2013), Social Work Values and Ethic, Columbia University Press, Nova Iorque.
Portocarrero, Maria Luísa (2016), ?Racionalidade hermenêutica e éticas aplicadas no mundo copntemporâneo? in Maria do Céu Neves (coord.), Ética: dos fundamentos às práticas, Edições 70, Lisboa, pp. 211-222.
Neves, Maria do Céu (coord.) (2016), Ética: dos fundamentos às práticas, Edições 70, Lisboa.
FIAS/IASSW (2018), Global Statement on Ethical Principles for Social Work
FIAS (2014), Global Definition of Social Work.
Clark, Chris L. (2000), Social Work Ethics: politics, principle and practice, MacMillan Press, Londres.
Banks, Sarah (2004), ?Ethical challenges in social work? in Intervenção Social, n.º 29, CESDET, Lisboa, pp.11-24.
APSS, (2019) Código Deontológico dos Assistentes Sociais.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Reamer, Frederic G.(1999), Social Work Values and Ethics, New York, Columbia University Press
Kant, Imannuel. (1985)Textos Seletos. 2ª ed. Tradução de Floriano de Souza Fernandes. Petrópolis. Vozes.
Gray, Mel; James Midgley e Stephen Webb, The Sage Handbook of Social Work, Sage, Londres
_____________ (2012). Código de Ética do/a Assistente Social Comentado. Sylvia Helena Terra; Conselho Federal de Serviço Social - CFESS (org.) - São Paulo. Cortez.
Paulo. Cortez.
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Barroco, Mª Lucia S. (2001) Ética e Serviço Social: fundamentos ontológicos. São Paulo, Cortez, 2001.
Banks, Sarah (2006). Ethics and values in social Work. 3rd edit. UK. Palgrave McMillan
Adams, Robert et al. (2002). Critical Practice in Social Work. London. Palgrave McMillan
Authors:
Reference: null
Year:
Métodos de Análise de Dados
No final da UC, cada estudante deverá ter adquirido as competências necessárias para:
OA1 | Sistematizar conceitos de estatística
OA2 | Fazer a análise exploratória dos dados
OA3 | Justificar a adequabilidade de testes paramétricos e não-paramétricos
OA4 | Atualizar e aprofundar conhecimentos sobre testes paramétricos e não-paramétricos
OA5 | Aplicar testes e calcular coeficientes de correlação
OA6| Analisar e interpretar os resultados das diversas modelações
OA7| Utilizar um software de análise estatística
OA8 | Apresentar e discutir os resultados em contexto de tese/artigo científico
1.Sistematização de um glossário de estatística
2. Análise Exploratória de Dados
2.1. Medidas descritivas de localização, simetria e dispersão.
2.2. Representações gráficas
2.3. Variáveis compósitas
2.4. Operacionalização com software de estatística
3.Modelação para comparação de dois grupos
3.1.Tabelas de cruzamentos
3.2. Teste do qui-quadrado
3.3. Testes para a igualdade de médias
3.4.Operacionalização com software de estatística
4.Validação da relação entre pares de variáveis
4.1.Variáveis categorizadas
4.2.Variáveis ordinais e quantitativas
4.3.Variáveis quantitativas
4.4.Operacionalização com software de estatística.
Existem duas modalidades de avaliação:
1.Avaliação durante o semeste. inclui duas componentes:
a) Trabalho de grupo a entregar no final do semestre (35%); nota mínima: 10 valores.
O trabalho consiste na elaboração de uma relatório de análise de dados, com aplicação dos conteúdos programáticos, a partir de uma base de dados disponibilizada pela equipa docente.
b) Teste escrito (65%). Nota mínima de 7 valores.
2. Avaliação por exame. Inclui duas componentes:
a) Elaboração de um relatório de análise de dados com aplicação do SPSS (35%), com nota mínima de 10 valores.
b) Teste escrito (65%), com nota mínima de 7 valores.
Title: Laureano, R. M. S., & Botelho, M. C. (2017). SPSS. O meu manual de consulta rápida (3ª ed.). Edições Sílabo.
Maroco, J. (2021). Análise Estatística com o SPSS (8ª edição). Report Number.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Field, A. (2024). Discovering statistics using IBM SPSS statistics (6th ed.). Sage Publications.
Maroco, J., & Bispo, R. (2003). Estatística aplicada às ciências sociais e humanas. Climepsi Editores.
Reis, Elizabeth (2008). Estatística Descritiva (7ª ed). Edições Sílabo.
Authors:
Reference: null
Year:
Desenho da Pesquisa
No final da UC os estudantes deverão estar aptos a:
1) reconhecer e utilizar diferentes tipos e estratégias metodológicas, dominando os seus requisitos teóricos, metodológicos e técnicos, para que possam vir a fazer escolhas adequadas;
2) identificar os principais problemas do desenho da pesquisa e/ou intervenção, desde a definição do problema, à conceptualização, operacionalização, observação e redacção do projeto;
3) elaborar um projeto de pesquisa e/ou intervenção.
1. A pesquisa como produtora de conhecimento para conhecer e/ou para intervir.
1.1. A pesquisa empírica como sendo teoricamente orientada.
1.2. A pesquisa como 'problem solving': diagnósticos, avaliações, intervenções.
1.3. A ética nos diferentes tipos de pesquisa.
2. Como desenhar um projeto de pesquisa e/ou intervenção.
2.1. Formulação do problema e definição de objetivos.
2.2. Conceptualização.
2.3. Operacionalização e observação.
2.4. Redação do projeto.
3. Estratégias metodológicas.
3.1. Adequação das estratégias metodológicas aos objetivos da pesquisa.
3.2. Pesquisa extensiva: grandes inquéritos, bases de dados estatísticos, etc.
3.3. Pesquisa intensiva: estudos de caso, pesquisa de terreno, observação participante, abordagem etnográfica, etc.
3.4. A investigação ação e a intervenção social.
3.5. Pesquisa comparativa: objetivos e problemas da comparação.
3.6. Os 'métodos combinados'.
O processo de ensino-aprendizagem articula sessões teórico-práticas de transmissão de conhecimentos, sessões seminariais de apresentação e discussão de projetos (às quais é dada prevalência), sessões tutoriais e trabalho autónomo dos estudantes.
|
Avaliação ao longo do semestre, contemplando as seguintes componentes:
a) Participação nas aulas e apresentação do projeto de pesquisa e/ou de intervenção (35%)
b) Trabalho final escrito: projeto de pesquisa e/ou de intervenção (65%).
Avaliação final, constituída por um trabalho final escrito: projeto de pesquisa e/ou de intervenção, complementado com uma discussão oral, caso o/a docente considere necessário (100%).
A avaliação desta UC não contempla a realização de exame escrito final.
Dissertação em Serviço Social
1. Realizar uma pesquisa bibliográfica utilizando todos os recursos disponíveis para o efeito, demonstrando capacidade de análise crítica das fontes (OA1 e OA3).
2. Identificar e formular um problema de investigação, aplicando conhecimentos teóricos e metodológicos a problemas complexos em contextos novos (OA2).
3. Elaborar uma revisão de literatura relevante e adequada ao problema formulado, articulando as fontes com coerência e profundidade crítica (OA3).
4. Gerar e analisar dados empíricos utilizando metodologias e instrumentos de investigação apropriados, aplicando-os de maneira rigorosa (OA4).
5. Argumentar e discutir criticamente as suas posições, desenvolvendo uma reflexão lógica e científica sobre questões complexas (OA4).
6. Comunicar de forma clara e eficaz, tanto por escrito quanto oralmente, transmitindo conhecimentos e conclusões de forma precisa, rigorosa e conforme as exigências da escrita académica (OA5 e OA6).
1. Formulação do problema e objetivos de investigação e respetiva sustentação teórica (CP1).
2. Adequação do plano de pesquisa ao problema e objetivos (CP2).
3. Apresentação e interpretação de resultados (CP3).
4. Normas de redação e apresentação, preparação para a defesa da dissertação (CP4).
5. Apresentação e discussão do trabalho de dissertação em diferentes fases do seu desenvolvimento (CP5).
6. Elaboração e defesa pública da dissertação de mestrado (CP6).
A dissertação de mestrado em Serviço Social é apresentada e defendida em provas públicas e será avaliada por um júri. A avaliação baseia-se no mérito científico da dissertação nas suas componentes: teórica, metodológica, empírica, de aplicabilidade à area do Serviço Social e na qualidade da sua apresentação e defesa orais, de acordo com os regulamentos do Iscte.
BibliografiaTitle: VALLES, Miguel. (2003). Técnicas Cualitativas de Investigación Social. Madrid. Ed. Síntesis.
SCHIEFER, Ulrich e als). (2007). Manual de Planeamento e Avaliação de Projectos. Portugal. Ed. PRINCIPIA.
RUBIN, ALLEN E BABBIE, EARL R. (2008). RESEARCH METHODS FOR SOCIAL WORK. SIXTH EDITION. INTERNATIONAL STUDENT EDITION.USA.
OLABUÉNAGA, José I.(1999). Metodologia de la investigación cualitativa. Bilbao. Ed. Universidad de Duesto (cap. 1 e 2).
MARCONI, Marina de Andrade e LAKATOS, Eva Maria. (2005). Fundamentos de metodologia cientifica. 6ª edição. São Paulo. Editora ATLAS S.A.
MATINELLI, Maria Lúcia (Org.) (1999). Pesquisa Qualitativa. Um isntigante desafio. Núcleo de estudos e pesquisa sobre identidade ? NEPI. São Paulo. Editora Veras.
GAUTHIER, Benoît (ed). (2003). Investigação Social ? da problemática à colheita de dados. Loures.Ed. Lusodidáctica.
BLAIKIE, Norman. (2000). Designing Social Research. Cambridge. Ed. Polity Press (cap. 4).
Authors:
Reference: null
Year:
Title: VILELAS, José. (2009). Investigação. O processo de construção do conhecimento. Lisboa. Ed. Sílabo.
HILL, Manuela Magalhães e HILL, Andrew. (2008). Investigação por questionário. Lisboa. Ed. Sílabo.
PESSANHA, Manuela. (2008). Vulnerabilidade e Resiliência no Desenvolvimento dos indivíduos: Influência da qualidade dos contextos de socialização no desenvolvimento das crianças.
GRAUE, M. Elizabeth and WALSH, Daniel J. (1998). Studing Children in Context. Theories, Methods, and Ethics. Sage Publications. London. Tradução CHAVES, Ana Maria. 2003. Investigação Etnográfica com Crianças: Teorias, Métodos e Ética. Lisboa. Ed. Fundação Calouste Gulbenkian.
Authors:
Reference: null
Year:
Trabalho de Projecto em Serviço Social
1. Realizar uma pesquisa bibliográfica utilizando todos os recursos disponíveis para o efeito, demonstrando capacidade de análise crítica das fontes (OA1 e OA3).
2. Identificar e formular um problema de investigação, aplicando conhecimentos teóricos e metodológicos a problemas complexos em contextos novos (OA2).
3. Elaborar uma revisão de literatura relevante e adequada ao problema formulado, articulando as fontes com coerência e profundidade crítica (OA3).
4. Gerar e analisar dados empíricos utilizando metodologias e instrumentos de investigação apropriados, aplicando-os de maneira rigorosa (OA4).
5. Argumentar e discutir criticamente as suas posições, desenvolvendo uma reflexão lógica e científica sobre questões complexas (OA4).
6. Comunicar de forma clara e eficaz, tanto por escrito quanto oralmente, transmitindo conhecimentos e conclusões de forma precisa, rigorosa e conforme as exigências da escrita académica (OA5 e OA6).
1. Formulação do problema e objetivos de investigação e respetiva sustentação teórica (CP1).
2. Adequação do plano de pesquisa ao problema e objetivos (CP2).
3. Apresentação e interpretação de resultados (CP3).
4. Normas de redação e apresentação, preparação para a defesa da dissertação (CP4).
5. Apresentação e discussão do trabalho de dissertação em diferentes fases do seu desenvolvimento (CP5).
6. Elaboração e defesa pública da dissertação de mestrado (CP6).
A dissertação de mestrado em Serviço Social é apresentada e defendida em provas públicas e será avaliada por um júri. A avaliação baseia-se no mérito científico da dissertação nas suas componentes: teórica, metodológica, empírica, de aplicabilidade à area do Serviço Social e na qualidade da sua apresentação e defesa orais, de acordo com os regulamentos do Iscte.
BibliografiaTitle: Schiefer, Ulrich e als). (2007). Manual de Planeamento e Avaliação de Projectos. Portugal. Ed. PRINCIPIA.
Rubin, Allen e Babbie, Earl R. (2008). Research Methods for Social Work. Sixth Edition. International Student Edition.USA.
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Marconi, Marina de Andrade e Lakatos, Eva Maria. (2005). Fundamentos de metodologia cientifica. 6ª edição. São Paulo. Editora ATLAS S.A.
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Gauthier, Benoît (ed). (2003). Investigação Social - da problemática à colheita de dados. Loures.Ed. Lusodidáctica.
Blaikie, Norman. (2000). Designing Social Research. Cambridge. Ed. Polity Press (cap. 4).
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Hill, Manuela Magalhães e HILL, Andrew. (2008). Investigação por questionário. Lisboa. Ed. Sílabo.
Pessanha, Manuela. (2008). Vulnerabilidade e Resiliência no Desenvolvimento dos indivíduos: Influência da qualidade dos contextos de socialização no desenvolvimento das crianças.
Vilelas, José. (2009). Investigação. O processo de construção do conhecimento. Lisboa. Ed. Sílabo.
Valles, Miguel. (2003). Técnicas Cualitativas de Investigación Social. Madrid. Ed. Síntesis.
Authors:
Reference: null
Year:
Estágio de 2º Ciclo
Os objetivos de aprendizagem do Estágio são adaptados a cada estágio e à instituição onde o mesmo é desenvolvido. Estes são:
OA1. Adquirir competências técnicas associadas a métodos e técnicas para a ação no âmbito de instituições de natureza diversa relacionadas com os objetivos gerais e de aprendizagem do mestrado;
OA2. Desenvolver competências de investigação e investigação-ação no âmbito de organizações relacionadas com o mestrado;
OA3. Elaborar um relatório de estágio que revele reflexão analítica do contexto profissional ou académico;
OA4. Construir indicadores de registo e avaliação da prática profissional.
1. Temática e problema de estágio
2. Plano de estágio
3. Quadro teórico e metodológico
4. Metodologia de investigação-ação colaborativa
5. Avaliação
6. Relatório
Relatório individual de estágio, que contém os seguintes elementos:
a) Caracterização do contexto institucional (história, organização, políticas e serviços, atividades, estrutura orgânica e funcionamento);
b) Enquadramento do local do estágio;
c) Descrição das atividades desenvolvidas (funções, responsabilidades, agentes, processos de trabalho, metodologias utilizadas)
d) Balanço crítico e teoricamente fundamentado
e) Bibliografia
A UC não contempla a modalidade de avaliação por exame.
Title: - Sweitzer, H. Frederick e King, Mary A. (2014), The Successful Internship: Personal, Professional, and Civic Development in Experiential Learning, Belmont, CA: Brooks/Cole, Cengage Learning.
- Reeher, Gant e Mariani, Mack (2002), The Insider's Guide To Political Internships: What To Do Once You're In The Door, Nova Iorque: Basic Books
- Neves, José, Garrido, Margarida, Simões Eduardo (2008), Manual de Competências Pessoais, Interpessoais e Instrumentais. Teoria e Prática, Lisboa: Editora SÍLABO
- Della Porta, Donatella e Keating Michael (eds.) (2008) Approaches and Methodologies in the Social Sciences. A Pluralist Perspective, Cambridge: Cambridge University Press
- Courtney, Roger (2013), Strategic Management in the Third Sector, Basingstoke: Palgrave Macmillan
- Capucha, Luís (2008), Planeamento e Avaliação de Projetos. Guião Prático, Lisboa: ME/DGIDC
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Optativas recomendadas
As optativas recomendadas são unidades curriculares específicas. O plano de estudos permite selecionar qualquer outra optativa livre oferecida pelos cursos do Iscte.
Nota: O funcionamento das unidades curriculares optativas está sujeito a um n.º mínimo de inscrições.
Optativa livre recomendada (1º ano, 2º semestre)
Optativa livre recomendada (2º ano, 1º semestre)
Acreditações