Acreditações
Para iniciarem o programa doutoral os estudantes terão de ter orientador(es) e uma proposta de investigação bem desenhada e aprovada pelo(s) orientadores. A partir do segundo semestre, os estudantes deverão ter também uma Comissão de Acompanhamento de Tese (CAT), constituída por dois doutores, um do ISCTE e outro de outra universidade, para esse efeito deverão entregar o respetivo formulário.
Aos alunos que concluam nos primeiros dois anos (60 créditos) é atribuído o Diploma de Estudos Avançados em Ciências e Tecnologias da Informação (a duração pode estender-se a 4 anos, para alunos a tempo parcial).
O curso conducente ao Diploma de Doutor em CTI tem uma duração normal de 4 anos (pode estender-se a 8 anos, para alunos em tempo parcial) e obtém-se mediante a realização de 240 créditos:
- 36 obtidos através de um conjunto de cadeiras obrigatórias que proporcionam competências gerais em métodos de investigação, comunicação oral e escrita, e projeto de investigação (primeiro ano);
- 12 em Seminário de Acompanhamento do Projeto de Doutoramento em Ciências e Tecnologias da Informação (primeiro ano);
- 12 em Seminário de Doutoramento em Ciências e Tecnologias da Informação: Relatório e Apresentação (primeiro ano);
- 180 obtidos através da Tese.
Plano de Estudos para 2024/2025
Unidades curriculares | Créditos | |
---|---|---|
Gestão de Projetos de Investigação em Ciências e Tecnologias de Informação
18.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 18.0 |
Métodos de Investigação em Ciências e Tecnologias da Informação
18.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 18.0 |
Seminário de Acompanhamento do Projeto de Doutoramento em Ciências e Tecnologias da Informação
12.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 12.0 |
Seminário de Doutoramento em Ciências e Tecnologias da Informação: Relatório e Apresentação
12.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 12.0 |
Tese de Doutoramento em Ciências e Tecnologias da Informação
180.0 ECTS
|
Tese de Doutoramento em Ciências e Tecnologias da Informação (180 Ects) | 180.0 |
Tese de Doutoramento em Ciências e Tecnologias da Informação
180.0 ECTS
|
Especialidade > Arquitetura de Computadores e Sistemas Operativos | 180.0 |
Tese de Doutoramento em Ciências e Tecnologias da Informação
180.0 ECTS
|
Especialidade > Arquitetura de Computadores e Sistemas Operativos > Telecomunicações e Redes | 180.0 |
Tese de Doutoramento em Ciências e Tecnologias da Informação
180.0 ECTS
|
Especialidade > Ciência de Dados | 180.0 |
Tese de Doutoramento em Ciências e Tecnologias da Informação
180.0 ECTS
|
Especialidade > Ciência e Tecnologia da Programação | 180.0 |
Tese de Doutoramento em Ciências e Tecnologias da Informação
180.0 ECTS
|
Especialidade > Estudos de Informação | 180.0 |
Tese de Doutoramento em Ciências e Tecnologias da Informação
180.0 ECTS
|
Especialidade > Informática Aplicada à Gestão e às Ciências Sociais | 180.0 |
Tese de Doutoramento em Ciências e Tecnologias da Informação
180.0 ECTS
|
Especialidade > Inteligência Artificial | 180.0 |
Tese de Doutoramento em Ciências e Tecnologias da Informação
180.0 ECTS
|
Especialidade > Matemática | 180.0 |
Tese de Doutoramento em Ciências e Tecnologias da Informação
180.0 ECTS
|
Especialidade > Multimédia, Visão e Computação Gráfica | 180.0 |
Tese de Doutoramento em Ciências e Tecnologias da Informação
180.0 ECTS
|
Especialidade > Sensores Inteligentes, Redes de Sensores e Internet das Coisas | 180.0 |
Tese de Doutoramento em Ciências e Tecnologias da Informação
180.0 ECTS
|
Especialidade > Simulação e Sistemas Complexos | 180.0 |
Tese de Doutoramento em Ciências e Tecnologias da Informação
180.0 ECTS
|
Especialidade > Sistemas de Informação | 180.0 |
Gestão de Projetos de Investigação em Ciências e Tecnologias de Informação
1 - Implementação da metodologia de investigação selecionada para o projeto de investigação específico;
2 - Todas as fases, atividades e tarefas do projeto de investigação, bem como os recursos necessários;
3 - Os riscos do projeto de investigação e as estratégias de mitigação e contenção;
4 - Cronograma, contendo todas as atividades do projeto (incluindo a gestão de riscos) e a distribuição de todos os resultados a serem alcançados;
5 - Apresentação de relatórios com o resultado da análise das alternativas disponíveis, relevantes para a especificidade
do seu projeto.
No final da UC, cada estudante deverá ser capaz de elaborar um projeto de investigação nacional do tipo FCT baseado na sua proposta de investigação do doutoramento.
1 - Análise das metodologias de investigação conhecidas e seleção da mais adequada ao projeto de investigação FCT específico;
2 - Princípios gerais da gestão de projetos, e sobre projetos com cariz de inovação em particular, com referência às melhores práticas preconizadas. Estes princípios contemplam a fase inicial de planeamento, e as fases seguintes de monitorização e controlo;
3 - Análise dos objetivos de investigação e da abordagem proposta, e identificação de todas as atividades e tarefas do projeto FCT. Identificação de entregáveis e metas;
4 - Abordagens à calendarização. Aplicação da abordagem mais adequada ao projeto de investigação FCT concreto;
5- Elaboração dos custos das diversas componentes do projeto FCT.
A avaliação desta UC consiste na escrita de uma proposta de projeto de investigação nacional do tipo FCT. O responsável formal da UC é quem leciona os seminários e faz a avaliação de cada proposta individual de projeto de investigação nacional FCT. Tem de haver a colaboração dos orientadores dos estudantes na elaboração da proposta de projeto de investigação FCT baseada no projeto de investigação do doutoramento de cada estudante. Não há exame nesta UC fruto da sua característica essencialmente prática de escrita de uma proposta de projeto de investigação nacional.
BibliografiaMétodos de Investigação em Ciências e Tecnologias da Informação
Os principais objetivos desta UC são os de capacitar os estudantes para:
OA1: Enquadrar a investigação no quadro da Ciência
OA2: Realizar revisões de literatura
OA3: Apresentar resultados científicos
O programa assenta em cinco partes:
P1: Ciência e Investigação: questões gerais
P2: Revisão da Literatura
P3: Escrita de artigo científico
P4: Realização de uma apresentação científica
P5: Patentes
1. Participação (10%)
2. Avaliação da revisão de literatura individual (30%)
3. Avaliação do artigo (30%)
4. Avaliação da apresentação oral (30%)
Title: [B]=book; [A]=article
[B] Dawson, C. (2009) Introduction to Research Methods, 4th Ed., Howtobooks, 2009, ISBN 978-1-84528-367-4
[B] Kumar, R. (2014) Research Methodology, 4th Ed., SAGE, 2011, ISBN 978-1-84920-301-2
[B] Jackson, S.L. (2008) Research Methods ? a modular approach, Wadsworth, 2008
[B] Dodig, G. (2003) Theory of Science Compendium, Maelardaen University Sweden, 2003
[B] Miles, M.B. and Huberman, A.M. (1994) Qualitative Data Analysis, SAGE Publications, 1994
[A] Levy, Y. and Ellis, T.J. (2006) A Systems Approach to Conduct an Effective Literature Review in upport of Information Systems Research, Informing Science Journal, Vol.9, 2006
[A] Newell, A. and Simon, H.A. (1975) Computer Science as Empirical Inquiry: Symbols and Search, Communications of the ACM, 19(3) March 1976, [A] Geetha Paulmani (2017) Lean Research Culture: Measurement, Analysis, and Revitalization of Processes and Outcomes of Contemporary Research Practices, IEEE 17th Intern. Conf. (ICALT), pp. 533
Authors:
Reference: null
Year:
Title: - Li Zi-yun. Educational Technology research methods of the uniqueness of Disenchantment and methodological interpretation [J] . e-Education Research, 2015, vol.3, pp. 17-21 +28.
-Tom Kelley, The Art Of Innovation: Lessons in Creativity from IDEO, America's Leading Design Firm, 2016,
-John Hershey, The Eureka Method: How to Think Like an Inventor, 2011.
-Natalia Silvis-Cividjian, Pervasive Computing: Engineering Smart Systems (Undergraduate Topics in Computer Science), Springer 2016.
Authors:
Reference: null
Year:
Seminário de Acompanhamento do Projeto de Doutoramento em Ciências e Tecnologias da Informação
O Seminário tem o propósito de garantir que o aluno:
1. Define as alternativas disponíveis para o seu projeto e os requisitos associados a cada uma: Os alunos devem ter desenvolvido a aptidão de apresentar uma visão global do projeto, centrando-se nos seus aspetos mais relevantes, apontando soluções para alternativas analisadas
2. Descreve diferenças relativas a abordagens originalmente pensadas, e reage adequadamente às intervenções dos participantes nas sessões de apresentação (alunos e orientadores).
Esta UC não tem um programa típico. Em vez disso, a UC organizará um conjunto de apresentações de todos os alunos das propostas de tese, perante um júri que inclui um(a) orientador(a) e o diretor do programa doutoral.
Idealmente os alunos do programa devem assistir às apresentações dos seus colegas, mesmo que já tenham tido aprovação à UC.
Avaliação ao longo do semestre:
Cada aluno tem dois elementos de avaliação: um documento escrito de suporte, e a sua apresentação ao vivo no final do semestre.
Cada um destes elementos é avaliado relativamente à qualidade do conteúdo e à qualidade da comunicação.
Nota final = 50% x conteúdo + 50% x comunicação
A nota final será dada pelo responsável da UC depois de conhecer a sugestão do(a) orientador(a).
Title: - Montgomery, Scott L. (2017). The Chicago Guide to Communicating Science (2nd ed.), Chicago Guides to Writing, Editing, and Publishing, The University of Chicago Press.
- Valiela, Ivan (2009). Doing Science: Design, Analysis, and Communication of Scientific Research (2nd ed.), Kindle Edition, Oxford University Press.
- Turk, Christopher & Kirkman, John (2002). Effective Writing: Improving Scientific, Technical, and Business Communication (2nd ed.), Kindle Edition, Routledge.
- Bucchi, Massimiano & Trench, Brian (Eds.) (2021). Routledge Handbook of Public Communication of Science and Technology (3rd ed.), London: Routledge.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: - Barañano, Ana Maria (2008). Métodos e Técnicas de Investigação em Gestão. Lisboa: Edições Sílabo, ISBN: 978-972-618-312-9.
- Carvalho, José Eduardo (2009). Metodologia do Trabalho Científico. «Saber Fazer» da investigação para dissertações e teses. Lisboa: Escolar Editora (2ª ed.), ISBN: 978-972-592-244-6.
- Creswell, John W. & Creswell, J. David (2018). Research design: Qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. London, Los Angeles and New Delhi: SAGE (5th ed.), ISBN: 978-1-5063-8670-6.
- Davies, Martin Brett (2007). Doing a Successful Research Project: Using Qualitative or Quantitative Methods. London: Palgrave Macmilan, ISBN: 978-140-399-379-3.
- Dias, Maria Olívia (2010). Planos de Investigação, Avançando passo a passo. Porto: Edições Afrontamento, ISBN: 978-989-967-860-6.
- Oliveira, Luís Adriano (2011). Dissertação e Tese em Ciência e Tecnologia Segundo Bolonha. Lisboa: LIDEL, ISBN: 978-972-757-742-2.
- Spector, Nelson (2002). Manual para redação de teses, projetos de pesquisa e artigos científicos. Ed. Guanabara Koogan (2ª ed.), ISBN: 978-852-770-702-2.
- Vilelas, José (2020). Investigação - O Processo de Construção do Conhecimento. Lisboa: Edições Sílabo (3ª ed.), ISBN: 978-989-561-097-6.
Authors:
Reference: null
Year:
Seminário de Doutoramento em Ciências e Tecnologias da Informação: Relatório e Apresentação
O Seminário tem o propósito de garantir que o aluno:
1. Define claramente o seu projeto, para conduzir seguramente ao doutoramento;
2. Justifica as possíveis metodologias e tarefas necessárias para o sucesso do projeto;
3. Planeia as várias etapas e deteta eventuais riscos e formas da sua mitigação.
Não é aceitável que, nesta fase, o aluno não saiba descrever com detalhe, pelo menos uma parte dos contributos inovadores que produziu e quais são as principais etapas futuras do projeto.
Espera-se ainda que os alunos sujeitos à avaliação tenham submetido pelo menos um artigo para publicação em revista ou em atas de conferência, descrevendo contribuições importantes.
Esta UC não tem um programa típico. Em vez disso, o docente da UC organizará um conjunto de apresentações de todos os alunos inscritos.
Todos os alunos do programa têm de assistir às apresentações dos seus colegas, mesmo que já tenham tido aprovação à UC. A apresentação será realizada em frente de um júri que inclui (no mínimo) um membro da comissão de acompanhamento, um(a) orientador(a) e o diretor do programa doutoral.
Avaliação ao longo do semestre:
Cada aluno tem dois elementos de avaliação: um documento escrito de suporte, e a sua apresentação ao vivo no final do semestre. Cada um destes elementos é avaliado relativamente à qualidade do conteúdo e à qualidade da comunicação.
Nota final = 30% x conteúdo + 70% x comunicação
A nota final será dada pelo responsável da UC depois de conhecer a sugestão do arguente e do(a) orientador(a) do aluno.
Title: - Montgomery, Scott L. (2017). The Chicago Guide to Communicating Science (2nd ed.), Chicago Guides to Writing, Editing, and Publishing, The University of Chicago Press.
- Valiela, Ivan (2009). Doing Science: Design, Analysis, and Communication of Scientific Research (2nd ed.), Kindle Edition, Oxford University Press.
- Turk, Christopher & Kirkman, John (2002). Effective Writing: Improving Scientific, Technical, and Business Communication (2nd ed.), Kindle Edition, Routledge.
- Bucchi, Massimiano & Trench, Brian (Eds.) (2021). Routledge Handbook of Public Communication of Science and Technology (3rd ed.), London: Routledge.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: - Barañano, Ana Maria (2008). Métodos e Técnicas de Investigação em Gestão. Lisboa: Edições Sílabo, ISBN: 978-972-618-312-9.
- Carvalho, José Eduardo (2009). Metodologia do Trabalho Científico. «Saber Fazer» da investigação para dissertações e teses. Lisboa: Escolar Editora (2ª ed.), ISBN: 978-972-592-244-6.
- Creswell, John W. & Creswell, J. David (2018). Research design: Qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. London, Los Angeles and New Delhi: SAGE (5th ed.), ISBN: 978-1-5063-8670-6.
- Davies, Martin Brett (2007). Doing a Successful Research Project: Using Qualitative or Quantitative Methods. London: Palgrave Macmilan, ISBN: 978-140-399-379-3.
- Dias, Maria Olívia (2010). Planos de Investigação, Avançando passo a passo. Porto: Edições Afrontamento, ISBN: 978-989-967-860-6.
- Oliveira, Luís Adriano (2011). Dissertação e Tese em Ciência e Tecnologia Segundo Bolonha. Lisboa: LIDEL, ISBN: 978-972-757-742-2.
- Spector, Nelson (2002). Manual para redação de teses, projetos de pesquisa e artigos científicos. Ed. Guanabara Koogan (2ª ed.), ISBN: 978-852-770-702-2.
- Vilelas, José (2020). Investigação - O Processo de Construção do Conhecimento. Lisboa: Edições Sílabo (3ª ed.), ISBN: 978-989-561-097-6.
Authors:
Reference: null
Year:
Tese de Doutoramento em Ciências e Tecnologias da Informação
Dada a sua natureza, a UC não tem objetivos de aprendizagem e programa típicos.
1 - Precondições para fazer a tese:
- Descrever os objetivos da tese e a motivação para os perseguir;
- Mostrar que os objetivos definidos permitem avançar o estado da arte;
- Apresentar exemplos de aplicação vantajosa das contribuições / abordagens da tese;
- Apresentar uma descrição sistemática mas sintética de trabalho relevante, e analisá-lo criticamente;
- Apresentar as abordagens do aluno, em detalhe - Validação dos resultados / abordagens / propostas da tese;
- Concluir sobre o trabalho efetuado e resultados obtidos, e elaborar sobre o futuro da investigação iniciada na tese.
2 - Objetivo de aprendizagem:
Depois de ter escrito a tese, o aluno estará em condições de iniciar a sua investigação caminhando progressivamente para a autonomia científica e para a orientação de outros alunos. Além disso, estará em condições de comunicar investigação científica.
Em vez de um programa típico, esta UC determina um conjunto de combinações e decisões que permitirão ao aluno fazer a sua tese:
1 - Comunicação entre o aluno e o orientador, incluindo a metodologia de trabalho;
2 - Decidir se a tese será uma compilação de artigos ou se será um texto escrito apenas com a finalidade de constituir uma tese
3 - Desenhar o processo usado para escrever a tese, incluindo decisões relativas à sequência de capítulos e secções e seus conteúdos
4 - Decidir sobre o modelo geral de conciliar o trabalho de doutoramento (e.g., trabalho de campo, implementação de software, análise de dados) e o trabalho de escrita
5 - Decidir sobre a relação entre as revisões do orientador e o trabalho de escrita da tese
6 - Decidir sobre a relação entre escrever capítulos da tese e escrever artigos científicos
7 - Se for caso disso, decidir sobre a constituição de painéis de avaliação independentes e garantir a colaboração de todos os seus membros.
Cada estudante ficará sujeito à seguinte avaliação no decorrer do doutoramento:
- Relatórios de Progresso: No final de cada ano o aluno entrega um relatório de progresso, onde se inclui para além do ponto de situação sobre os trabalhos de tese, o relato com detalhe das actividades paralelas de carácter científico desenvolvidas. Sobre este relatório de progresso recaem pareceres dos dois elementos da CAT (Comissão de Acompanhamento de Tese) e do(s) orientador(es).
- Artigos científicos: Para ser presente à prova de defesa pública da tese, o aluno deve publicar no mínimo 3 publicações das quais 2 em revista indexada e obter 15 pontos, sendo os pontos quantificados da seguinte forma: revistas de 1.º quartil (Q1) — 8 pontos; revistas de 2.º quartil (Q2) — 6 pontos; revistas de 3.º quartil (Q3) — 4 pontos; revistas de 4.º quartil (Q4) — 2 pontos; capítulo de livro indexado — 4 pontos; artigo em atas de conferência indexada — 2 pontos; publicações não indexadas — 1 ponto. Se a natureza do trabalho impossibilitar a publicação, painéis independentes devem efetuar avaliações.
- O júri de doutoramento (podendo sugerir alterações).
- Prova de defesa pública da tese.
Além dos componentes obrigatórios, o(s) orientador(es) pode(m) estabelecer outros passos de avaliação.
Title: - Ridley, Diana (2012). "The literature review: a step-by-step guide for students". Second edition. London: Sage
The course does not recommend any other specific bibliography. It is up to the supervisor to recommend it whenever necessary, however, complementary bibliography is suggested.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: - Bolker, Joan (1998). "Writing Your Dissertation in Fifteen Minutes a Day: A Guide to Starting, Revising, and Finishing Your Doctoral Thesis". Henry Holt and Co
- Murray, Rowena (2011). "How to Write a Thesis". Open University Press. McGraw-Hill
- Dunleavy, Patrick (2003). "Authoring a Ph.D.: How to Plan, Draft, Write and Finish a Doctoral Thesis or Dissertation". Palgrave Macmillan
Authors:
Reference: null
Year:
Tese de Doutoramento em Ciências e Tecnologias da Informação
Dada a sua natureza, a UC não tem objetivos de aprendizagem e programa típicos.
1 - Precondições para fazer a tese:
- Descrever os objetivos da tese e a motivação para os perseguir;
- Mostrar que os objetivos definidos permitem avançar o estado da arte;
- Apresentar exemplos de aplicação vantajosa das contribuições / abordagens da tese;
- Apresentar uma descrição sistemática mas sintética de trabalho relevante, e analisá-lo criticamente;
- Apresentar as abordagens do aluno, em detalhe - Validação dos resultados / abordagens / propostas da tese;
- Concluir sobre o trabalho efetuado e resultados obtidos, e elaborar sobre o futuro da investigação iniciada na tese.
2 - Objetivo de aprendizagem:
Depois de ter escrito a tese, o aluno estará em condições de iniciar a sua investigação caminhando progressivamente para a autonomia científica e para a orientação de outros alunos. Além disso, estará em condições de comunicar investigação científica.
Em vez de um programa típico, esta UC determina um conjunto de combinações e decisões que permitirão ao aluno fazer a sua tese:
1 - Comunicação entre o aluno e o orientador, incluindo a metodologia de trabalho;
2 - Decidir se a tese será uma compilação de artigos ou se será um texto escrito apenas com a finalidade de constituir uma tese
3 - Desenhar o processo usado para escrever a tese, incluindo decisões relativas à sequência de capítulos e secções e seus conteúdos
4 - Decidir sobre o modelo geral de conciliar o trabalho de doutoramento (e.g., trabalho de campo, implementação de software, análise de dados) e o trabalho de escrita
5 - Decidir sobre a relação entre as revisões do orientador e o trabalho de escrita da tese
6 - Decidir sobre a relação entre escrever capítulos da tese e escrever artigos científicos
7 - Se for caso disso, decidir sobre a constituição de painéis de avaliação independentes e garantir a colaboração de todos os seus membros.
Cada estudante ficará sujeito à seguinte avaliação no decorrer do doutoramento:
- Relatórios de Progresso: No final de cada ano o aluno entrega um relatório de progresso, onde se inclui para além do ponto de situação sobre os trabalhos de tese, o relato com detalhe das actividades paralelas de carácter científico desenvolvidas. Sobre este relatório de progresso recaem pareceres dos dois elementos da CAT (Comissão de Acompanhamento de Tese) e do(s) orientador(es).
- Artigos científicos: Para ser presente à prova de defesa pública da tese, o aluno deve publicar no mínimo 3 publicações das quais 2 em revista indexada e obter 15 pontos, sendo os pontos quantificados da seguinte forma: revistas de 1.º quartil (Q1) — 8 pontos; revistas de 2.º quartil (Q2) — 6 pontos; revistas de 3.º quartil (Q3) — 4 pontos; revistas de 4.º quartil (Q4) — 2 pontos; capítulo de livro indexado — 4 pontos; artigo em atas de conferência indexada — 2 pontos; publicações não indexadas — 1 ponto. Se a natureza do trabalho impossibilitar a publicação, painéis independentes devem efetuar avaliações.
- O júri de doutoramento (podendo sugerir alterações).
- Prova de defesa pública da tese.
Além dos componentes obrigatórios, o(s) orientador(es) pode(m) estabelecer outros passos de avaliação.
Title: - Ridley, Diana (2012). "The literature review: a step-by-step guide for students". Second edition. London: Sage
The course does not recommend any other specific bibliography. It is up to the supervisor to recommend it whenever necessary, however, complementary bibliography is suggested.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: - Bolker, Joan (1998). "Writing Your Dissertation in Fifteen Minutes a Day: A Guide to Starting, Revising, and Finishing Your Doctoral Thesis". Henry Holt and Co
- Murray, Rowena (2011). "How to Write a Thesis". Open University Press. McGraw-Hill
- Dunleavy, Patrick (2003). "Authoring a Ph.D.: How to Plan, Draft, Write and Finish a Doctoral Thesis or Dissertation". Palgrave Macmillan
Authors:
Reference: null
Year:
Tese de Doutoramento em Ciências e Tecnologias da Informação
Dada a sua natureza, a UC não tem objetivos de aprendizagem e programa típicos.
1 - Precondições para fazer a tese:
- Descrever os objetivos da tese e a motivação para os perseguir;
- Mostrar que os objetivos definidos permitem avançar o estado da arte;
- Apresentar exemplos de aplicação vantajosa das contribuições / abordagens da tese;
- Apresentar uma descrição sistemática mas sintética de trabalho relevante, e analisá-lo criticamente;
- Apresentar as abordagens do aluno, em detalhe - Validação dos resultados / abordagens / propostas da tese;
- Concluir sobre o trabalho efetuado e resultados obtidos, e elaborar sobre o futuro da investigação iniciada na tese.
2 - Objetivo de aprendizagem:
Depois de ter escrito a tese, o aluno estará em condições de iniciar a sua investigação caminhando progressivamente para a autonomia científica e para a orientação de outros alunos. Além disso, estará em condições de comunicar investigação científica.
Em vez de um programa típico, esta UC determina um conjunto de combinações e decisões que permitirão ao aluno fazer a sua tese:
1 - Comunicação entre o aluno e o orientador, incluindo a metodologia de trabalho;
2 - Decidir se a tese será uma compilação de artigos ou se será um texto escrito apenas com a finalidade de constituir uma tese
3 - Desenhar o processo usado para escrever a tese, incluindo decisões relativas à sequência de capítulos e secções e seus conteúdos
4 - Decidir sobre o modelo geral de conciliar o trabalho de doutoramento (e.g., trabalho de campo, implementação de software, análise de dados) e o trabalho de escrita
5 - Decidir sobre a relação entre as revisões do orientador e o trabalho de escrita da tese
6 - Decidir sobre a relação entre escrever capítulos da tese e escrever artigos científicos
7 - Se for caso disso, decidir sobre a constituição de painéis de avaliação independentes e garantir a colaboração de todos os seus membros.
Cada estudante ficará sujeito à seguinte avaliação no decorrer do doutoramento:
- Relatórios de Progresso: No final de cada ano o aluno entrega um relatório de progresso, onde se inclui para além do ponto de situação sobre os trabalhos de tese, o relato com detalhe das actividades paralelas de carácter científico desenvolvidas. Sobre este relatório de progresso recaem pareceres dos dois elementos da CAT (Comissão de Acompanhamento de Tese) e do(s) orientador(es).
- Artigos científicos: Para ser presente à prova de defesa pública da tese, o aluno deve publicar no mínimo 3 publicações das quais 2 em revista indexada e obter 15 pontos, sendo os pontos quantificados da seguinte forma: revistas de 1.º quartil (Q1) — 8 pontos; revistas de 2.º quartil (Q2) — 6 pontos; revistas de 3.º quartil (Q3) — 4 pontos; revistas de 4.º quartil (Q4) — 2 pontos; capítulo de livro indexado — 4 pontos; artigo em atas de conferência indexada — 2 pontos; publicações não indexadas — 1 ponto. Se a natureza do trabalho impossibilitar a publicação, painéis independentes devem efetuar avaliações.
- O júri de doutoramento (podendo sugerir alterações).
- Prova de defesa pública da tese.
Além dos componentes obrigatórios, o(s) orientador(es) pode(m) estabelecer outros passos de avaliação.
Title: - Ridley, Diana (2012). "The literature review: a step-by-step guide for students". Second edition. London: Sage
The course does not recommend any other specific bibliography. It is up to the supervisor to recommend it whenever necessary, however, complementary bibliography is suggested.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: - Bolker, Joan (1998). "Writing Your Dissertation in Fifteen Minutes a Day: A Guide to Starting, Revising, and Finishing Your Doctoral Thesis". Henry Holt and Co
- Murray, Rowena (2011). "How to Write a Thesis". Open University Press. McGraw-Hill
- Dunleavy, Patrick (2003). "Authoring a Ph.D.: How to Plan, Draft, Write and Finish a Doctoral Thesis or Dissertation". Palgrave Macmillan
Authors:
Reference: null
Year:
Tese de Doutoramento em Ciências e Tecnologias da Informação
Dada a sua natureza, a UC não tem objetivos de aprendizagem e programa típicos.
1 - Precondições para fazer a tese:
- Descrever os objetivos da tese e a motivação para os perseguir;
- Mostrar que os objetivos definidos permitem avançar o estado da arte;
- Apresentar exemplos de aplicação vantajosa das contribuições / abordagens da tese;
- Apresentar uma descrição sistemática mas sintética de trabalho relevante, e analisá-lo criticamente;
- Apresentar as abordagens do aluno, em detalhe - Validação dos resultados / abordagens / propostas da tese;
- Concluir sobre o trabalho efetuado e resultados obtidos, e elaborar sobre o futuro da investigação iniciada na tese.
2 - Objetivo de aprendizagem:
Depois de ter escrito a tese, o aluno estará em condições de iniciar a sua investigação caminhando progressivamente para a autonomia científica e para a orientação de outros alunos. Além disso, estará em condições de comunicar investigação científica.
Em vez de um programa típico, esta UC determina um conjunto de combinações e decisões que permitirão ao aluno fazer a sua tese:
1 - Comunicação entre o aluno e o orientador, incluindo a metodologia de trabalho;
2 - Decidir se a tese será uma compilação de artigos ou se será um texto escrito apenas com a finalidade de constituir uma tese
3 - Desenhar o processo usado para escrever a tese, incluindo decisões relativas à sequência de capítulos e secções e seus conteúdos
4 - Decidir sobre o modelo geral de conciliar o trabalho de doutoramento (e.g., trabalho de campo, implementação de software, análise de dados) e o trabalho de escrita
5 - Decidir sobre a relação entre as revisões do orientador e o trabalho de escrita da tese
6 - Decidir sobre a relação entre escrever capítulos da tese e escrever artigos científicos
7 - Se for caso disso, decidir sobre a constituição de painéis de avaliação independentes e garantir a colaboração de todos os seus membros.
Cada estudante ficará sujeito à seguinte avaliação no decorrer do doutoramento:
- Relatórios de Progresso: No final de cada ano o aluno entrega um relatório de progresso, onde se inclui para além do ponto de situação sobre os trabalhos de tese, o relato com detalhe das actividades paralelas de carácter científico desenvolvidas. Sobre este relatório de progresso recaem pareceres dos dois elementos da CAT (Comissão de Acompanhamento de Tese) e do(s) orientador(es).
- Artigos científicos: Para ser presente à prova de defesa pública da tese, o aluno deve publicar no mínimo 3 publicações das quais 2 em revista indexada e obter 15 pontos, sendo os pontos quantificados da seguinte forma: revistas de 1.º quartil (Q1) — 8 pontos; revistas de 2.º quartil (Q2) — 6 pontos; revistas de 3.º quartil (Q3) — 4 pontos; revistas de 4.º quartil (Q4) — 2 pontos; capítulo de livro indexado — 4 pontos; artigo em atas de conferência indexada — 2 pontos; publicações não indexadas — 1 ponto. Se a natureza do trabalho impossibilitar a publicação, painéis independentes devem efetuar avaliações.
- O júri de doutoramento (podendo sugerir alterações).
- Prova de defesa pública da tese.
Além dos componentes obrigatórios, o(s) orientador(es) pode(m) estabelecer outros passos de avaliação.
Title: - Ridley, Diana (2012). "The literature review: a step-by-step guide for students". Second edition. London: Sage
The course does not recommend any other specific bibliography. It is up to the supervisor to recommend it whenever necessary, however, complementary bibliography is suggested.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: - Bolker, Joan (1998). "Writing Your Dissertation in Fifteen Minutes a Day: A Guide to Starting, Revising, and Finishing Your Doctoral Thesis". Henry Holt and Co
- Murray, Rowena (2011). "How to Write a Thesis". Open University Press. McGraw-Hill
- Dunleavy, Patrick (2003). "Authoring a Ph.D.: How to Plan, Draft, Write and Finish a Doctoral Thesis or Dissertation". Palgrave Macmillan
Authors:
Reference: null
Year:
Tese de Doutoramento em Ciências e Tecnologias da Informação
Dada a sua natureza, a UC não tem objetivos de aprendizagem e programa típicos.
1 - Precondições para fazer a tese:
- Descrever os objetivos da tese e a motivação para os perseguir;
- Mostrar que os objetivos definidos permitem avançar o estado da arte;
- Apresentar exemplos de aplicação vantajosa das contribuições / abordagens da tese;
- Apresentar uma descrição sistemática mas sintética de trabalho relevante, e analisá-lo criticamente;
- Apresentar as abordagens do aluno, em detalhe - Validação dos resultados / abordagens / propostas da tese;
- Concluir sobre o trabalho efetuado e resultados obtidos, e elaborar sobre o futuro da investigação iniciada na tese.
2 - Objetivo de aprendizagem:
Depois de ter escrito a tese, o aluno estará em condições de iniciar a sua investigação caminhando progressivamente para a autonomia científica e para a orientação de outros alunos. Além disso, estará em condições de comunicar investigação científica.
Em vez de um programa típico, esta UC determina um conjunto de combinações e decisões que permitirão ao aluno fazer a sua tese:
1 - Comunicação entre o aluno e o orientador, incluindo a metodologia de trabalho;
2 - Decidir se a tese será uma compilação de artigos ou se será um texto escrito apenas com a finalidade de constituir uma tese
3 - Desenhar o processo usado para escrever a tese, incluindo decisões relativas à sequência de capítulos e secções e seus conteúdos
4 - Decidir sobre o modelo geral de conciliar o trabalho de doutoramento (e.g., trabalho de campo, implementação de software, análise de dados) e o trabalho de escrita
5 - Decidir sobre a relação entre as revisões do orientador e o trabalho de escrita da tese
6 - Decidir sobre a relação entre escrever capítulos da tese e escrever artigos científicos
7 - Se for caso disso, decidir sobre a constituição de painéis de avaliação independentes e garantir a colaboração de todos os seus membros.
Cada estudante ficará sujeito à seguinte avaliação no decorrer do doutoramento:
- Relatórios de Progresso: No final de cada ano o aluno entrega um relatório de progresso, onde se inclui para além do ponto de situação sobre os trabalhos de tese, o relato com detalhe das actividades paralelas de carácter científico desenvolvidas. Sobre este relatório de progresso recaem pareceres dos dois elementos da CAT (Comissão de Acompanhamento de Tese) e do(s) orientador(es).
- Artigos científicos: Para ser presente à prova de defesa pública da tese, o aluno deve publicar no mínimo 3 publicações das quais 2 em revista indexada e obter 15 pontos, sendo os pontos quantificados da seguinte forma: revistas de 1.º quartil (Q1) — 8 pontos; revistas de 2.º quartil (Q2) — 6 pontos; revistas de 3.º quartil (Q3) — 4 pontos; revistas de 4.º quartil (Q4) — 2 pontos; capítulo de livro indexado — 4 pontos; artigo em atas de conferência indexada — 2 pontos; publicações não indexadas — 1 ponto. Se a natureza do trabalho impossibilitar a publicação, painéis independentes devem efetuar avaliações.
- O júri de doutoramento (podendo sugerir alterações).
- Prova de defesa pública da tese.
Além dos componentes obrigatórios, o(s) orientador(es) pode(m) estabelecer outros passos de avaliação.
Title: - Ridley, Diana (2012). "The literature review: a step-by-step guide for students". Second edition. London: Sage
The course does not recommend any other specific bibliography. It is up to the supervisor to recommend it whenever necessary, however, complementary bibliography is suggested.
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Title: - Bolker, Joan (1998). "Writing Your Dissertation in Fifteen Minutes a Day: A Guide to Starting, Revising, and Finishing Your Doctoral Thesis". Henry Holt and Co
- Murray, Rowena (2011). "How to Write a Thesis". Open University Press. McGraw-Hill
- Dunleavy, Patrick (2003). "Authoring a Ph.D.: How to Plan, Draft, Write and Finish a Doctoral Thesis or Dissertation". Palgrave Macmillan
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Tese de Doutoramento em Ciências e Tecnologias da Informação
Dada a sua natureza, a UC não tem objetivos de aprendizagem e programa típicos.
1 - Precondições para fazer a tese:
- Descrever os objetivos da tese e a motivação para os perseguir;
- Mostrar que os objetivos definidos permitem avançar o estado da arte;
- Apresentar exemplos de aplicação vantajosa das contribuições / abordagens da tese;
- Apresentar uma descrição sistemática mas sintética de trabalho relevante, e analisá-lo criticamente;
- Apresentar as abordagens do aluno, em detalhe - Validação dos resultados / abordagens / propostas da tese;
- Concluir sobre o trabalho efetuado e resultados obtidos, e elaborar sobre o futuro da investigação iniciada na tese.
2 - Objetivo de aprendizagem:
Depois de ter escrito a tese, o aluno estará em condições de iniciar a sua investigação caminhando progressivamente para a autonomia científica e para a orientação de outros alunos. Além disso, estará em condições de comunicar investigação científica.
Em vez de um programa típico, esta UC determina um conjunto de combinações e decisões que permitirão ao aluno fazer a sua tese:
1 - Comunicação entre o aluno e o orientador, incluindo a metodologia de trabalho;
2 - Decidir se a tese será uma compilação de artigos ou se será um texto escrito apenas com a finalidade de constituir uma tese
3 - Desenhar o processo usado para escrever a tese, incluindo decisões relativas à sequência de capítulos e secções e seus conteúdos
4 - Decidir sobre o modelo geral de conciliar o trabalho de doutoramento (e.g., trabalho de campo, implementação de software, análise de dados) e o trabalho de escrita
5 - Decidir sobre a relação entre as revisões do orientador e o trabalho de escrita da tese
6 - Decidir sobre a relação entre escrever capítulos da tese e escrever artigos científicos
7 - Se for caso disso, decidir sobre a constituição de painéis de avaliação independentes e garantir a colaboração de todos os seus membros.
Cada estudante ficará sujeito à seguinte avaliação no decorrer do doutoramento:
- Relatórios de Progresso: No final de cada ano o aluno entrega um relatório de progresso, onde se inclui para além do ponto de situação sobre os trabalhos de tese, o relato com detalhe das actividades paralelas de carácter científico desenvolvidas. Sobre este relatório de progresso recaem pareceres dos dois elementos da CAT (Comissão de Acompanhamento de Tese) e do(s) orientador(es).
- Artigos científicos: Para ser presente à prova de defesa pública da tese, o aluno deve publicar no mínimo 3 publicações das quais 2 em revista indexada e obter 15 pontos, sendo os pontos quantificados da seguinte forma: revistas de 1.º quartil (Q1) — 8 pontos; revistas de 2.º quartil (Q2) — 6 pontos; revistas de 3.º quartil (Q3) — 4 pontos; revistas de 4.º quartil (Q4) — 2 pontos; capítulo de livro indexado — 4 pontos; artigo em atas de conferência indexada — 2 pontos; publicações não indexadas — 1 ponto. Se a natureza do trabalho impossibilitar a publicação, painéis independentes devem efetuar avaliações.
- O júri de doutoramento (podendo sugerir alterações).
- Prova de defesa pública da tese.
Além dos componentes obrigatórios, o(s) orientador(es) pode(m) estabelecer outros passos de avaliação.
Title: - Ridley, Diana (2012). "The literature review: a step-by-step guide for students". Second edition. London: Sage
The course does not recommend any other specific bibliography. It is up to the supervisor to recommend it whenever necessary, however, complementary bibliography is suggested.
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Title: - Bolker, Joan (1998). "Writing Your Dissertation in Fifteen Minutes a Day: A Guide to Starting, Revising, and Finishing Your Doctoral Thesis". Henry Holt and Co
- Murray, Rowena (2011). "How to Write a Thesis". Open University Press. McGraw-Hill
- Dunleavy, Patrick (2003). "Authoring a Ph.D.: How to Plan, Draft, Write and Finish a Doctoral Thesis or Dissertation". Palgrave Macmillan
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Dada a sua natureza, a UC não tem objetivos de aprendizagem e programa típicos.
1 - Precondições para fazer a tese:
- Descrever os objetivos da tese e a motivação para os perseguir;
- Mostrar que os objetivos definidos permitem avançar o estado da arte;
- Apresentar exemplos de aplicação vantajosa das contribuições / abordagens da tese;
- Apresentar uma descrição sistemática mas sintética de trabalho relevante, e analisá-lo criticamente;
- Apresentar as abordagens do aluno, em detalhe - Validação dos resultados / abordagens / propostas da tese;
- Concluir sobre o trabalho efetuado e resultados obtidos, e elaborar sobre o futuro da investigação iniciada na tese.
2 - Objetivo de aprendizagem:
Depois de ter escrito a tese, o aluno estará em condições de iniciar a sua investigação caminhando progressivamente para a autonomia científica e para a orientação de outros alunos. Além disso, estará em condições de comunicar investigação científica.
Em vez de um programa típico, esta UC determina um conjunto de combinações e decisões que permitirão ao aluno fazer a sua tese:
1 - Comunicação entre o aluno e o orientador, incluindo a metodologia de trabalho;
2 - Decidir se a tese será uma compilação de artigos ou se será um texto escrito apenas com a finalidade de constituir uma tese
3 - Desenhar o processo usado para escrever a tese, incluindo decisões relativas à sequência de capítulos e secções e seus conteúdos
4 - Decidir sobre o modelo geral de conciliar o trabalho de doutoramento (e.g., trabalho de campo, implementação de software, análise de dados) e o trabalho de escrita
5 - Decidir sobre a relação entre as revisões do orientador e o trabalho de escrita da tese
6 - Decidir sobre a relação entre escrever capítulos da tese e escrever artigos científicos
7 - Se for caso disso, decidir sobre a constituição de painéis de avaliação independentes e garantir a colaboração de todos os seus membros.
Cada estudante ficará sujeito à seguinte avaliação no decorrer do doutoramento:
- Relatórios de Progresso: No final de cada ano o aluno entrega um relatório de progresso, onde se inclui para além do ponto de situação sobre os trabalhos de tese, o relato com detalhe das actividades paralelas de carácter científico desenvolvidas. Sobre este relatório de progresso recaem pareceres dos dois elementos da CAT (Comissão de Acompanhamento de Tese) e do(s) orientador(es).
- Artigos científicos: Para ser presente à prova de defesa pública da tese, o aluno deve publicar no mínimo 3 publicações das quais 2 em revista indexada e obter 15 pontos, sendo os pontos quantificados da seguinte forma: revistas de 1.º quartil (Q1) — 8 pontos; revistas de 2.º quartil (Q2) — 6 pontos; revistas de 3.º quartil (Q3) — 4 pontos; revistas de 4.º quartil (Q4) — 2 pontos; capítulo de livro indexado — 4 pontos; artigo em atas de conferência indexada — 2 pontos; publicações não indexadas — 1 ponto. Se a natureza do trabalho impossibilitar a publicação, painéis independentes devem efetuar avaliações.
- O júri de doutoramento (podendo sugerir alterações).
- Prova de defesa pública da tese.
Além dos componentes obrigatórios, o(s) orientador(es) pode(m) estabelecer outros passos de avaliação.
Title: - Ridley, Diana (2012). "The literature review: a step-by-step guide for students". Second edition. London: Sage
The course does not recommend any other specific bibliography. It is up to the supervisor to recommend it whenever necessary, however, complementary bibliography is suggested.
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Title: - Bolker, Joan (1998). "Writing Your Dissertation in Fifteen Minutes a Day: A Guide to Starting, Revising, and Finishing Your Doctoral Thesis". Henry Holt and Co
- Murray, Rowena (2011). "How to Write a Thesis". Open University Press. McGraw-Hill
- Dunleavy, Patrick (2003). "Authoring a Ph.D.: How to Plan, Draft, Write and Finish a Doctoral Thesis or Dissertation". Palgrave Macmillan
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Tese de Doutoramento em Ciências e Tecnologias da Informação
Dada a sua natureza, a UC não tem objetivos de aprendizagem e programa típicos.
1 - Precondições para fazer a tese:
- Descrever os objetivos da tese e a motivação para os perseguir;
- Mostrar que os objetivos definidos permitem avançar o estado da arte;
- Apresentar exemplos de aplicação vantajosa das contribuições / abordagens da tese;
- Apresentar uma descrição sistemática mas sintética de trabalho relevante, e analisá-lo criticamente;
- Apresentar as abordagens do aluno, em detalhe - Validação dos resultados / abordagens / propostas da tese;
- Concluir sobre o trabalho efetuado e resultados obtidos, e elaborar sobre o futuro da investigação iniciada na tese.
2 - Objetivo de aprendizagem:
Depois de ter escrito a tese, o aluno estará em condições de iniciar a sua investigação caminhando progressivamente para a autonomia científica e para a orientação de outros alunos. Além disso, estará em condições de comunicar investigação científica.
Em vez de um programa típico, esta UC determina um conjunto de combinações e decisões que permitirão ao aluno fazer a sua tese:
1 - Comunicação entre o aluno e o orientador, incluindo a metodologia de trabalho;
2 - Decidir se a tese será uma compilação de artigos ou se será um texto escrito apenas com a finalidade de constituir uma tese
3 - Desenhar o processo usado para escrever a tese, incluindo decisões relativas à sequência de capítulos e secções e seus conteúdos
4 - Decidir sobre o modelo geral de conciliar o trabalho de doutoramento (e.g., trabalho de campo, implementação de software, análise de dados) e o trabalho de escrita
5 - Decidir sobre a relação entre as revisões do orientador e o trabalho de escrita da tese
6 - Decidir sobre a relação entre escrever capítulos da tese e escrever artigos científicos
7 - Se for caso disso, decidir sobre a constituição de painéis de avaliação independentes e garantir a colaboração de todos os seus membros.
Cada estudante ficará sujeito à seguinte avaliação no decorrer do doutoramento:
- Relatórios de Progresso: No final de cada ano o aluno entrega um relatório de progresso, onde se inclui para além do ponto de situação sobre os trabalhos de tese, o relato com detalhe das actividades paralelas de carácter científico desenvolvidas. Sobre este relatório de progresso recaem pareceres dos dois elementos da CAT (Comissão de Acompanhamento de Tese) e do(s) orientador(es).
- Artigos científicos: Para ser presente à prova de defesa pública da tese, o aluno deve publicar no mínimo 3 publicações das quais 2 em revista indexada e obter 15 pontos, sendo os pontos quantificados da seguinte forma: revistas de 1.º quartil (Q1) — 8 pontos; revistas de 2.º quartil (Q2) — 6 pontos; revistas de 3.º quartil (Q3) — 4 pontos; revistas de 4.º quartil (Q4) — 2 pontos; capítulo de livro indexado — 4 pontos; artigo em atas de conferência indexada — 2 pontos; publicações não indexadas — 1 ponto. Se a natureza do trabalho impossibilitar a publicação, painéis independentes devem efetuar avaliações.
- O júri de doutoramento (podendo sugerir alterações).
- Prova de defesa pública da tese.
Além dos componentes obrigatórios, o(s) orientador(es) pode(m) estabelecer outros passos de avaliação.
Title: - Ridley, Diana (2012). "The literature review: a step-by-step guide for students". Second edition. London: Sage
The course does not recommend any other specific bibliography. It is up to the supervisor to recommend it whenever necessary, however, complementary bibliography is suggested.
Authors:
Reference: null
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Title: - Bolker, Joan (1998). "Writing Your Dissertation in Fifteen Minutes a Day: A Guide to Starting, Revising, and Finishing Your Doctoral Thesis". Henry Holt and Co
- Murray, Rowena (2011). "How to Write a Thesis". Open University Press. McGraw-Hill
- Dunleavy, Patrick (2003). "Authoring a Ph.D.: How to Plan, Draft, Write and Finish a Doctoral Thesis or Dissertation". Palgrave Macmillan
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Tese de Doutoramento em Ciências e Tecnologias da Informação
Dada a sua natureza, a UC não tem objetivos de aprendizagem e programa típicos.
1 - Precondições para fazer a tese:
- Descrever os objetivos da tese e a motivação para os perseguir;
- Mostrar que os objetivos definidos permitem avançar o estado da arte;
- Apresentar exemplos de aplicação vantajosa das contribuições / abordagens da tese;
- Apresentar uma descrição sistemática mas sintética de trabalho relevante, e analisá-lo criticamente;
- Apresentar as abordagens do aluno, em detalhe - Validação dos resultados / abordagens / propostas da tese;
- Concluir sobre o trabalho efetuado e resultados obtidos, e elaborar sobre o futuro da investigação iniciada na tese.
2 - Objetivo de aprendizagem:
Depois de ter escrito a tese, o aluno estará em condições de iniciar a sua investigação caminhando progressivamente para a autonomia científica e para a orientação de outros alunos. Além disso, estará em condições de comunicar investigação científica.
Em vez de um programa típico, esta UC determina um conjunto de combinações e decisões que permitirão ao aluno fazer a sua tese:
1 - Comunicação entre o aluno e o orientador, incluindo a metodologia de trabalho;
2 - Decidir se a tese será uma compilação de artigos ou se será um texto escrito apenas com a finalidade de constituir uma tese
3 - Desenhar o processo usado para escrever a tese, incluindo decisões relativas à sequência de capítulos e secções e seus conteúdos
4 - Decidir sobre o modelo geral de conciliar o trabalho de doutoramento (e.g., trabalho de campo, implementação de software, análise de dados) e o trabalho de escrita
5 - Decidir sobre a relação entre as revisões do orientador e o trabalho de escrita da tese
6 - Decidir sobre a relação entre escrever capítulos da tese e escrever artigos científicos
7 - Se for caso disso, decidir sobre a constituição de painéis de avaliação independentes e garantir a colaboração de todos os seus membros.
Cada estudante ficará sujeito à seguinte avaliação no decorrer do doutoramento:
- Relatórios de Progresso: No final de cada ano o aluno entrega um relatório de progresso, onde se inclui para além do ponto de situação sobre os trabalhos de tese, o relato com detalhe das actividades paralelas de carácter científico desenvolvidas. Sobre este relatório de progresso recaem pareceres dos dois elementos da CAT (Comissão de Acompanhamento de Tese) e do(s) orientador(es).
- Artigos científicos: Para ser presente à prova de defesa pública da tese, o aluno deve publicar no mínimo 3 publicações das quais 2 em revista indexada e obter 15 pontos, sendo os pontos quantificados da seguinte forma: revistas de 1.º quartil (Q1) — 8 pontos; revistas de 2.º quartil (Q2) — 6 pontos; revistas de 3.º quartil (Q3) — 4 pontos; revistas de 4.º quartil (Q4) — 2 pontos; capítulo de livro indexado — 4 pontos; artigo em atas de conferência indexada — 2 pontos; publicações não indexadas — 1 ponto. Se a natureza do trabalho impossibilitar a publicação, painéis independentes devem efetuar avaliações.
- O júri de doutoramento (podendo sugerir alterações).
- Prova de defesa pública da tese.
Além dos componentes obrigatórios, o(s) orientador(es) pode(m) estabelecer outros passos de avaliação.
Title: - Ridley, Diana (2012). "The literature review: a step-by-step guide for students". Second edition. London: Sage
The course does not recommend any other specific bibliography. It is up to the supervisor to recommend it whenever necessary, however, complementary bibliography is suggested.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: - Bolker, Joan (1998). "Writing Your Dissertation in Fifteen Minutes a Day: A Guide to Starting, Revising, and Finishing Your Doctoral Thesis". Henry Holt and Co
- Murray, Rowena (2011). "How to Write a Thesis". Open University Press. McGraw-Hill
- Dunleavy, Patrick (2003). "Authoring a Ph.D.: How to Plan, Draft, Write and Finish a Doctoral Thesis or Dissertation". Palgrave Macmillan
Authors:
Reference: null
Year:
Tese de Doutoramento em Ciências e Tecnologias da Informação
Dada a sua natureza, a UC não tem objetivos de aprendizagem e programa típicos.
1 - Precondições para fazer a tese:
- Descrever os objetivos da tese e a motivação para os perseguir;
- Mostrar que os objetivos definidos permitem avançar o estado da arte;
- Apresentar exemplos de aplicação vantajosa das contribuições / abordagens da tese;
- Apresentar uma descrição sistemática mas sintética de trabalho relevante, e analisá-lo criticamente;
- Apresentar as abordagens do aluno, em detalhe - Validação dos resultados / abordagens / propostas da tese;
- Concluir sobre o trabalho efetuado e resultados obtidos, e elaborar sobre o futuro da investigação iniciada na tese.
2 - Objetivo de aprendizagem:
Depois de ter escrito a tese, o aluno estará em condições de iniciar a sua investigação caminhando progressivamente para a autonomia científica e para a orientação de outros alunos. Além disso, estará em condições de comunicar investigação científica.
Em vez de um programa típico, esta UC determina um conjunto de combinações e decisões que permitirão ao aluno fazer a sua tese:
1 - Comunicação entre o aluno e o orientador, incluindo a metodologia de trabalho;
2 - Decidir se a tese será uma compilação de artigos ou se será um texto escrito apenas com a finalidade de constituir uma tese
3 - Desenhar o processo usado para escrever a tese, incluindo decisões relativas à sequência de capítulos e secções e seus conteúdos
4 - Decidir sobre o modelo geral de conciliar o trabalho de doutoramento (e.g., trabalho de campo, implementação de software, análise de dados) e o trabalho de escrita
5 - Decidir sobre a relação entre as revisões do orientador e o trabalho de escrita da tese
6 - Decidir sobre a relação entre escrever capítulos da tese e escrever artigos científicos
7 - Se for caso disso, decidir sobre a constituição de painéis de avaliação independentes e garantir a colaboração de todos os seus membros.
Cada estudante ficará sujeito à seguinte avaliação no decorrer do doutoramento:
- Relatórios de Progresso: No final de cada ano o aluno entrega um relatório de progresso, onde se inclui para além do ponto de situação sobre os trabalhos de tese, o relato com detalhe das actividades paralelas de carácter científico desenvolvidas. Sobre este relatório de progresso recaem pareceres dos dois elementos da CAT (Comissão de Acompanhamento de Tese) e do(s) orientador(es).
- Artigos científicos: Para ser presente à prova de defesa pública da tese, o aluno deve publicar no mínimo 3 publicações das quais 2 em revista indexada e obter 15 pontos, sendo os pontos quantificados da seguinte forma: revistas de 1.º quartil (Q1) — 8 pontos; revistas de 2.º quartil (Q2) — 6 pontos; revistas de 3.º quartil (Q3) — 4 pontos; revistas de 4.º quartil (Q4) — 2 pontos; capítulo de livro indexado — 4 pontos; artigo em atas de conferência indexada — 2 pontos; publicações não indexadas — 1 ponto. Se a natureza do trabalho impossibilitar a publicação, painéis independentes devem efetuar avaliações.
- O júri de doutoramento (podendo sugerir alterações).
- Prova de defesa pública da tese.
Além dos componentes obrigatórios, o(s) orientador(es) pode(m) estabelecer outros passos de avaliação.
Title: - Ridley, Diana (2012). "The literature review: a step-by-step guide for students". Second edition. London: Sage
The course does not recommend any other specific bibliography. It is up to the supervisor to recommend it whenever necessary, however, complementary bibliography is suggested.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: - Bolker, Joan (1998). "Writing Your Dissertation in Fifteen Minutes a Day: A Guide to Starting, Revising, and Finishing Your Doctoral Thesis". Henry Holt and Co
- Murray, Rowena (2011). "How to Write a Thesis". Open University Press. McGraw-Hill
- Dunleavy, Patrick (2003). "Authoring a Ph.D.: How to Plan, Draft, Write and Finish a Doctoral Thesis or Dissertation". Palgrave Macmillan
Authors:
Reference: null
Year:
Tese de Doutoramento em Ciências e Tecnologias da Informação
Dada a sua natureza, a UC não tem objetivos de aprendizagem e programa típicos.
1 - Precondições para fazer a tese:
- Descrever os objetivos da tese e a motivação para os perseguir;
- Mostrar que os objetivos definidos permitem avançar o estado da arte;
- Apresentar exemplos de aplicação vantajosa das contribuições / abordagens da tese;
- Apresentar uma descrição sistemática mas sintética de trabalho relevante, e analisá-lo criticamente;
- Apresentar as abordagens do aluno, em detalhe - Validação dos resultados / abordagens / propostas da tese;
- Concluir sobre o trabalho efetuado e resultados obtidos, e elaborar sobre o futuro da investigação iniciada na tese.
2 - Objetivo de aprendizagem:
Depois de ter escrito a tese, o aluno estará em condições de iniciar a sua investigação caminhando progressivamente para a autonomia científica e para a orientação de outros alunos. Além disso, estará em condições de comunicar investigação científica.
Em vez de um programa típico, esta UC determina um conjunto de combinações e decisões que permitirão ao aluno fazer a sua tese:
1 - Comunicação entre o aluno e o orientador, incluindo a metodologia de trabalho;
2 - Decidir se a tese será uma compilação de artigos ou se será um texto escrito apenas com a finalidade de constituir uma tese
3 - Desenhar o processo usado para escrever a tese, incluindo decisões relativas à sequência de capítulos e secções e seus conteúdos
4 - Decidir sobre o modelo geral de conciliar o trabalho de doutoramento (e.g., trabalho de campo, implementação de software, análise de dados) e o trabalho de escrita
5 - Decidir sobre a relação entre as revisões do orientador e o trabalho de escrita da tese
6 - Decidir sobre a relação entre escrever capítulos da tese e escrever artigos científicos
7 - Se for caso disso, decidir sobre a constituição de painéis de avaliação independentes e garantir a colaboração de todos os seus membros.
Cada estudante ficará sujeito à seguinte avaliação no decorrer do doutoramento:
- Relatórios de Progresso: No final de cada ano o aluno entrega um relatório de progresso, onde se inclui para além do ponto de situação sobre os trabalhos de tese, o relato com detalhe das actividades paralelas de carácter científico desenvolvidas. Sobre este relatório de progresso recaem pareceres dos dois elementos da CAT (Comissão de Acompanhamento de Tese) e do(s) orientador(es).
- Artigos científicos: Para ser presente à prova de defesa pública da tese, o aluno deve publicar no mínimo 3 publicações das quais 2 em revista indexada e obter 15 pontos, sendo os pontos quantificados da seguinte forma: revistas de 1.º quartil (Q1) — 8 pontos; revistas de 2.º quartil (Q2) — 6 pontos; revistas de 3.º quartil (Q3) — 4 pontos; revistas de 4.º quartil (Q4) — 2 pontos; capítulo de livro indexado — 4 pontos; artigo em atas de conferência indexada — 2 pontos; publicações não indexadas — 1 ponto. Se a natureza do trabalho impossibilitar a publicação, painéis independentes devem efetuar avaliações.
- O júri de doutoramento (podendo sugerir alterações).
- Prova de defesa pública da tese.
Além dos componentes obrigatórios, o(s) orientador(es) pode(m) estabelecer outros passos de avaliação.
Title: - Ridley, Diana (2012). "The literature review: a step-by-step guide for students". Second edition. London: Sage
The course does not recommend any other specific bibliography. It is up to the supervisor to recommend it whenever necessary, however, complementary bibliography is suggested.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: - Bolker, Joan (1998). "Writing Your Dissertation in Fifteen Minutes a Day: A Guide to Starting, Revising, and Finishing Your Doctoral Thesis". Henry Holt and Co
- Murray, Rowena (2011). "How to Write a Thesis". Open University Press. McGraw-Hill
- Dunleavy, Patrick (2003). "Authoring a Ph.D.: How to Plan, Draft, Write and Finish a Doctoral Thesis or Dissertation". Palgrave Macmillan
Authors:
Reference: null
Year:
Tese de Doutoramento em Ciências e Tecnologias da Informação
Dada a sua natureza, a UC não tem objetivos de aprendizagem e programa típicos.
1 - Precondições para fazer a tese:
- Descrever os objetivos da tese e a motivação para os perseguir;
- Mostrar que os objetivos definidos permitem avançar o estado da arte;
- Apresentar exemplos de aplicação vantajosa das contribuições / abordagens da tese;
- Apresentar uma descrição sistemática mas sintética de trabalho relevante, e analisá-lo criticamente;
- Apresentar as abordagens do aluno, em detalhe - Validação dos resultados / abordagens / propostas da tese;
- Concluir sobre o trabalho efetuado e resultados obtidos, e elaborar sobre o futuro da investigação iniciada na tese.
2 - Objetivo de aprendizagem:
Depois de ter escrito a tese, o aluno estará em condições de iniciar a sua investigação caminhando progressivamente para a autonomia científica e para a orientação de outros alunos. Além disso, estará em condições de comunicar investigação científica.
Em vez de um programa típico, esta UC determina um conjunto de combinações e decisões que permitirão ao aluno fazer a sua tese:
1 - Comunicação entre o aluno e o orientador, incluindo a metodologia de trabalho;
2 - Decidir se a tese será uma compilação de artigos ou se será um texto escrito apenas com a finalidade de constituir uma tese
3 - Desenhar o processo usado para escrever a tese, incluindo decisões relativas à sequência de capítulos e secções e seus conteúdos
4 - Decidir sobre o modelo geral de conciliar o trabalho de doutoramento (e.g., trabalho de campo, implementação de software, análise de dados) e o trabalho de escrita
5 - Decidir sobre a relação entre as revisões do orientador e o trabalho de escrita da tese
6 - Decidir sobre a relação entre escrever capítulos da tese e escrever artigos científicos
7 - Se for caso disso, decidir sobre a constituição de painéis de avaliação independentes e garantir a colaboração de todos os seus membros.
Cada estudante ficará sujeito à seguinte avaliação no decorrer do doutoramento:
- Relatórios de Progresso: No final de cada ano o aluno entrega um relatório de progresso, onde se inclui para além do ponto de situação sobre os trabalhos de tese, o relato com detalhe das actividades paralelas de carácter científico desenvolvidas. Sobre este relatório de progresso recaem pareceres dos dois elementos da CAT (Comissão de Acompanhamento de Tese) e do(s) orientador(es).
- Artigos científicos: Para ser presente à prova de defesa pública da tese, o aluno deve publicar no mínimo 3 publicações das quais 2 em revista indexada e obter 15 pontos, sendo os pontos quantificados da seguinte forma: revistas de 1.º quartil (Q1) — 8 pontos; revistas de 2.º quartil (Q2) — 6 pontos; revistas de 3.º quartil (Q3) — 4 pontos; revistas de 4.º quartil (Q4) — 2 pontos; capítulo de livro indexado — 4 pontos; artigo em atas de conferência indexada — 2 pontos; publicações não indexadas — 1 ponto. Se a natureza do trabalho impossibilitar a publicação, painéis independentes devem efetuar avaliações.
- O júri de doutoramento (podendo sugerir alterações).
- Prova de defesa pública da tese.
Além dos componentes obrigatórios, o(s) orientador(es) pode(m) estabelecer outros passos de avaliação.
Title: - Ridley, Diana (2012). "The literature review: a step-by-step guide for students". Second edition. London: Sage
The course does not recommend any other specific bibliography. It is up to the supervisor to recommend it whenever necessary, however, complementary bibliography is suggested.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: - Bolker, Joan (1998). "Writing Your Dissertation in Fifteen Minutes a Day: A Guide to Starting, Revising, and Finishing Your Doctoral Thesis". Henry Holt and Co
- Murray, Rowena (2011). "How to Write a Thesis". Open University Press. McGraw-Hill
- Dunleavy, Patrick (2003). "Authoring a Ph.D.: How to Plan, Draft, Write and Finish a Doctoral Thesis or Dissertation". Palgrave Macmillan
Authors:
Reference: null
Year:
Tese de Doutoramento em Ciências e Tecnologias da Informação
Dada a sua natureza, a UC não tem objetivos de aprendizagem e programa típicos.
1 - Precondições para fazer a tese:
- Descrever os objetivos da tese e a motivação para os perseguir;
- Mostrar que os objetivos definidos permitem avançar o estado da arte;
- Apresentar exemplos de aplicação vantajosa das contribuições / abordagens da tese;
- Apresentar uma descrição sistemática mas sintética de trabalho relevante, e analisá-lo criticamente;
- Apresentar as abordagens do aluno, em detalhe - Validação dos resultados / abordagens / propostas da tese;
- Concluir sobre o trabalho efetuado e resultados obtidos, e elaborar sobre o futuro da investigação iniciada na tese.
2 - Objetivo de aprendizagem:
Depois de ter escrito a tese, o aluno estará em condições de iniciar a sua investigação caminhando progressivamente para a autonomia científica e para a orientação de outros alunos. Além disso, estará em condições de comunicar investigação científica.
Em vez de um programa típico, esta UC determina um conjunto de combinações e decisões que permitirão ao aluno fazer a sua tese:
1 - Comunicação entre o aluno e o orientador, incluindo a metodologia de trabalho;
2 - Decidir se a tese será uma compilação de artigos ou se será um texto escrito apenas com a finalidade de constituir uma tese
3 - Desenhar o processo usado para escrever a tese, incluindo decisões relativas à sequência de capítulos e secções e seus conteúdos
4 - Decidir sobre o modelo geral de conciliar o trabalho de doutoramento (e.g., trabalho de campo, implementação de software, análise de dados) e o trabalho de escrita
5 - Decidir sobre a relação entre as revisões do orientador e o trabalho de escrita da tese
6 - Decidir sobre a relação entre escrever capítulos da tese e escrever artigos científicos
7 - Se for caso disso, decidir sobre a constituição de painéis de avaliação independentes e garantir a colaboração de todos os seus membros.
Cada estudante ficará sujeito à seguinte avaliação no decorrer do doutoramento:
- Relatórios de Progresso: No final de cada ano o aluno entrega um relatório de progresso, onde se inclui para além do ponto de situação sobre os trabalhos de tese, o relato com detalhe das actividades paralelas de carácter científico desenvolvidas. Sobre este relatório de progresso recaem pareceres dos dois elementos da CAT (Comissão de Acompanhamento de Tese) e do(s) orientador(es).
- Artigos científicos: Para ser presente à prova de defesa pública da tese, o aluno deve publicar no mínimo 3 publicações das quais 2 em revista indexada e obter 15 pontos, sendo os pontos quantificados da seguinte forma: revistas de 1.º quartil (Q1) — 8 pontos; revistas de 2.º quartil (Q2) — 6 pontos; revistas de 3.º quartil (Q3) — 4 pontos; revistas de 4.º quartil (Q4) — 2 pontos; capítulo de livro indexado — 4 pontos; artigo em atas de conferência indexada — 2 pontos; publicações não indexadas — 1 ponto. Se a natureza do trabalho impossibilitar a publicação, painéis independentes devem efetuar avaliações.
- O júri de doutoramento (podendo sugerir alterações).
- Prova de defesa pública da tese.
Além dos componentes obrigatórios, o(s) orientador(es) pode(m) estabelecer outros passos de avaliação.
Title: - Ridley, Diana (2012). "The literature review: a step-by-step guide for students". Second edition. London: Sage
The course does not recommend any other specific bibliography. It is up to the supervisor to recommend it whenever necessary, however, complementary bibliography is suggested.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: - Bolker, Joan (1998). "Writing Your Dissertation in Fifteen Minutes a Day: A Guide to Starting, Revising, and Finishing Your Doctoral Thesis". Henry Holt and Co
- Murray, Rowena (2011). "How to Write a Thesis". Open University Press. McGraw-Hill
- Dunleavy, Patrick (2003). "Authoring a Ph.D.: How to Plan, Draft, Write and Finish a Doctoral Thesis or Dissertation". Palgrave Macmillan
Authors:
Reference: null
Year:
Optativas recomendadas
Objetivos
O Programa Doutoral em CTI tem dois objetivos gerais, um para os doutorandos, e outro para o Departamento de CTI:
- [alunos] aquisição de competências gerais de investigação em Ciências e Tecnologias da Informação, e o desenvolvimento de competências específicas significativamente especializadas numa das áreas de especialidade e em particular na área mais restrita em que a dissertação é efetuada
- [dcti] desenvolver a investigação e produção científica dos docentes do departamento, diretamente através da orientação de doutorandos e indiretamente através de projetos que integrem os trabalhos de doutoramento.
Durante o período do doutoramento serão organizados workshops temáticos pela direção do curso em áreas de interesse para o programa doutoral de maneira a colmatar necessidades indicadas pelos doutorandos na sugestão dos orientadores.
As principais competências a serem desenvolvidas no curso são:
- competências de investigação, incluindo a comunicação de investigação, e a gestão de projetos de investigação na área da especialidade do doutoramento;
- conhecimento profundo sobre o assunto específico do doutoramento.
Competências de investigação, comunicação de investigação, e gestão de projetos de investigação são adquiridos através de 2 UCs de métodos de investigação, 2 UCs de seminários de investigação e comunicação, e 4 UCs de projeto de investigação, todas com avaliação. Conhecimento profundo específico é adquirido essencialmente através da UCs optativas (24 créditos, geralmente 4 UCs) e durante o trabalho de investigação para a tese, com a orientação do orientador e da Comissão de Acompanhamento. O curso também encoraja os alunos a publicarem a sua investigação em fora científicos, o que também contribui para todas as competências mencionadas.
Tese de Doutoramento
Acreditações