Para iniciarem o programa doutoral os estudantes terão de ter orientador(es) e uma proposta de investigação bem desenhada e aprovada pelo(s) orientadores. A partir do segundo semestre, os estudantes deverão ter também uma Comissão de Acompanhamento de Tese (CAT), constituída por dois doutores, um do ISCTE e outro de outra universidade, para esse efeito deverão entregar o respetivo formulário.
Aos alunos que concluam nos primeiros dois anos (60 créditos) é atribuído o Diploma de Estudos Avançados em Ciências e Tecnologias da Informação (a duração pode estender-se a 4 anos, para alunos a tempo parcial).
O curso conducente ao Diploma de Doutor em CTI tem uma duração normal de 4 anos (pode estender-se a 8 anos, para alunos em tempo parcial) e obtém-se mediante a realização de 240 créditos:
- 36 obtidos através de um conjunto de cadeiras obrigatórias que proporcionam competências gerais em métodos de investigação, comunicação oral e escrita, e projeto de investigação (primeiro ano);
- 12 em Seminário de Acompanhamento do Projeto de Doutoramento em Ciências e Tecnologias da Informação (primeiro ano);
- 12 em Seminário de Doutoramento em Ciências e Tecnologias da Informação: Relatório e Apresentação (primeiro ano);
- 180 obtidos através da Tese.
Plano de Estudos para 2024/2025
Optativas recomendadas
Objetivos
O Programa Doutoral em CTI tem dois objetivos gerais, um para os doutorandos, e outro para o Departamento de CTI:
- [alunos] aquisição de competências gerais de investigação em Ciências e Tecnologias da Informação, e o desenvolvimento de competências específicas significativamente especializadas numa das áreas de especialidade e em particular na área mais restrita em que a dissertação é efetuada
- [dcti] desenvolver a investigação e produção científica dos docentes do departamento, diretamente através da orientação de doutorandos e indiretamente através de projetos que integrem os trabalhos de doutoramento.
Durante o período do doutoramento serão organizados workshops temáticos pela direção do curso em áreas de interesse para o programa doutoral de maneira a colmatar necessidades indicadas pelos doutorandos na sugestão dos orientadores.
As principais competências a serem desenvolvidas no curso são:
- competências de investigação, incluindo a comunicação de investigação, e a gestão de projetos de investigação na área da especialidade do doutoramento;
- conhecimento profundo sobre o assunto específico do doutoramento.
Competências de investigação, comunicação de investigação, e gestão de projetos de investigação são adquiridos através de 2 UCs de métodos de investigação, 2 UCs de seminários de investigação e comunicação, e 4 UCs de projeto de investigação, todas com avaliação. Conhecimento profundo específico é adquirido essencialmente através da UCs optativas (24 créditos, geralmente 4 UCs) e durante o trabalho de investigação para a tese, com a orientação do orientador e da Comissão de Acompanhamento. O curso também encoraja os alunos a publicarem a sua investigação em fora científicos, o que também contribui para todas as competências mencionadas.
Tese de Doutoramento