Mestrado

Acreditações

A3ES logo

Ver mais

Acreditado
6 Anos
16 jan 2024
Registo DGES
Registo inicial R/A-Cr 34/2024
Registo de alteração
06 fev 2024
Contactos
Escola de Sociologia e Políticas Públicas
Secretariado
Edifício Sedas Nunes (Edifício I), sala 1E03
secretariado.espp @iscte-iul.pt
(+351) 210 464 015
9:30 - 18:00
Candidatar
Leccionado em Português
Tipo de ensino Presencial

O corpo docente do mestrado em Estudos da Deficiência e Direitos Humanos é qualificado nas áreas em que leciona, e detém amplo currículo no campo do ensino e da investigação desta área.

Luís Capucha (diretor)

José Nogueira (subdiretor)

Sérgio Caramelo

Nuno Nunes

Eva Gonçalves

Paulo Pedroso

Corpo Docente para (2024/2025)

Dissertação em Estudos da Deficiência e Direitos Humanos | Fundamentos das Políticas Sociais
Sociólogo, professor associado e atual Diretor do Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas do ISCTE-IUL e investigador do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, desde 1987. Membro do Conselho Nacional de Educação. Foi diretor da Revista Sociologia, Problemas e Práticas. Os principais temas de pesquisa são as políticas de luta contra a pobreza e a exclusão social, as políticas sociais, as políticas de educação e de formação, as culturas populares, a reabilitação de pessoas com deficiência e as metodologias de planeamento e avaliação. É autor de livros, capítulos de livros e artigos de revista e outros títulos (mais de uma centena e meia) publicados em Portugal, Reino Unido, Alemanha, França, Espanha, Itália, Brasil, Mauritânia, Bélgica e Angola. Apresentou comunicações e Conferências em cerca de duzentos encontros científicos em Portugal e no estrangeiro. Foi Director-Geral do Departamento de Estudos, Prospetiva e Planeamento do Ministério do Trabalho e Solidariedade Social (1998-2001), Director-Geral da Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular do Ministério da Educação (2006-2008) e Presidente da Agência Nacional para a Qualificação (2008-2011). Foi membro do Comité de Emprego da União Europeia. É um colaborador ativo de associações diversas, de caráter social, profissional e local.
A Deficiência e A Sociedade: Visões, Modelos e Abordagens | Organizações Não Governamentais e Organizações de Representantes de Pessoas com Deficiência: Qualidade das Respostas e Participação
Licenciado em Sociologia pela Universidade Autónoma de Lisboa e doutorado em Políticas Públicas pelo ISCTE – IUL (Instituto Universitário de Lisboa). Investigador e consultor sénior em políticas públicas inclusivas, respostas sociais inovadoras e avaliação da qualidade de vida e do impacto social de projetos no âmbito da deficiência, inclusão e direitos humanos. Autor e coautor de um conjunto vasto de estudos, artigos e outras publicações e trabalhos técnicos/científicos na área das políticas sociais, tendo ainda participado nesse âmbito em projetos internacionais ao nível da OCDE, UE, Conselho da Europa, OIT e ONU. Orador em seminários e conferências internacionais, tendo apresentado comunicações em conferências científicas promovidas por organizações prestigiadas como: i) European Society for Disability Research; ii) World Academy of Science, Engineering and Technology (WASET); iii) International Society for Child Indicators; iv) American Association on Intellectual and Developmental Disabilities; v) Autism Europe Congress e vi) Malta University (Disability Studies Center).   Desempenhou, entre 26 de novembro de 2015 e 28 de fevereiro de 2017, o cargo de Chefe de Gabinete da Senhora Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência de Portugal.
A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e as Políticas Públicas Nacionais e Internacionais de Inclusão das Pessoas com Deficiência
Teresa Pina é  professora auxiliar convidada do Mestrado em Estudos da Deficiência e Direitos Humanos, no Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, é mestre em Direitos Humanos  (School of Law/Birkbeck College, University of London) e é doutorada em Políticas Públicas pelo ISCTE-IUL. Colaborou com várias organizações de direitos humanos e em Portugal dirigiu a secção portuguesa da Amnistia Internacional.    
Políticas Gerais e Políticas Setoriais para A Inclusão das Pessoas com Deficiência II: Políticas de Família, Saúde, Habitação e Vida Independente
Desenho da Pesquisa
Doutorada em Sociologia pelo ISCTE (2015), é investigadora integrada no CIES-IUL desde 2020 e professora auxiliar convidada do Departamento de Métodos de Pesquisa Social (25% afetação) do ISCTE. Iniciou o trabalho na investigação em 2008 (no CICS.NOVA), e tem vasta experiência em projetos de investigação nas áreas da educação, social, políticas públicas, administração e gestão escolar, estudos de diagnóstico para elaboração de documentos estratégicos e modelos de avaliação de projetos/programas recorrendo à Teoria da Mudança. Além dessas áreas, os seus interesses incluem estudos sobre inclusão social, e a desenvolvimento e aplicação de metodologias “multimétodo” (com experiência em técnicas quantitativas e qualitativas).
Desigualdades Sociais Contemporâneas
João Henriques é Professor Convidado na Escola de Sociologia e Políticas Públicas e na Escola de Ciências Sociais e Empresariais de Sintra, do ISCTE-IUL. É doutorado em Sociologia, tendo sido bolseiro de doutoramento pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), no CIES-IUL. A sua formação académica inicial é na área da Engenharia Civil (Bacharelato e Mestrado), e mais tarde em Sociologia (Mestrado), e Análise de Dados (Pós-graduação). Os temas das suas investigações de mestrado e doutoramento focaram a identidade europeia e a coesão social na UE. É investigador no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL) onde tem participado em estudos em várias áreas temáticas, tais como as desigualdades sociais, ambiente e desenvolvimento sustentável, coesão social, educação, emprego, família e trabalho, comunicação da ciência.
Políticas Gerais e Políticas Setoriais para A Inclusão das Pessoas com Deficiência I: Políticas de Educação, Formação e Emprego
Maria José Sousa (Doutorada em Gestão Industrial, com Agregação em Gestão e Gestão Pública), é docente e investigadora do ISCTE/Instituto Universitário de Lisboa, tendo sido Pró-Reitora entre março 2022 e janeiro 2024 e foi membro do comité científico do Doutoramento "in Law and Economics" (Ciclo XXXIX), Università degli Studi del Molise. É atualmente membro do Conselho Consultivo do Banco Português de Fomento, para a área das Políticas Públicas. Assumiu uma posição de pós-doutoramento de 2016-2018, investigando a área da educação digital, com várias publicações em revistas com elevado fator de impacto (Journal of Business Research, Journal of Grid Computing, Future Generation Computer Systems, e outros). Trabalhou como especialista, num projeto da Comissão Europeia para a criação de uma nova categoria de competências digitais a integrar no European Innovation Scoreboard (EIS). Foi membro da Comissão Coordenadora do Doutoramento em Gestão, da Universidade Europeia. Foi também Investigadora Sénior do GEE (Gabinete de Estratégia e Estudos) do Ministério da Economia Português, responsável pelas Políticas de Inovação, Investigação e Empreendedorismo, e Gestora de Conhecimento e Competências na AMA, IP, Agência para a Modernização Administrativa (Ministério da Presidência e do Conselho de Ministros). Também foi Gestora de Projetos do Ministério do Trabalho e Emprego, responsável por Projetos de Inovação e Projetos de Avaliação e Desenvolvimento das Qualificações. Os seus interesses de investigação atualmente são as políticas públicas de Inovação e Investigação. É coautora de mais de 180 artigos científicos e capítulos de livros (European Planning Studies, Information Systems Frontiers, Systems Research, and Behavioral Science, Computational and Mathematical Organization Theory, e outros). É editora convidada de mais de 10 edições especiais da Elsevier e Springer. Foi Presidente da ISO/TC 260 – Gestão de Recursos Humanos, representando Portugal na ISO - International Organization for Standardization. Coordenou/na vários projetos europeus de inovação (financiados por programas como Erasmus+, Horizon Europe e ICMPD) e é também External Expert of COST Association - European Cooperation in Science and Technology.
Políticas Gerais e Políticas Setoriais para A Inclusão das Pessoas com Deficiência III
Desenho, Gestão e Avaliação de Políticas Públicas
  Sérgio Caramelo (Malange, 1972) é Professor Auxiliar do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, investigador no DINÂMIA’CET – Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território, Licenciado em Geografia e Planeamento Regional pela Universidade de Nova de Lisboa, Pós-graduado em Estudos Europeus e Doutorado em Geografia (especialidade de Análise Regional) pela Universidade de Salamanca, com uma tese sobre a territorialização de políticas comunitárias à escala europeia. Foi Professor Associado da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Professor Coordenador do Instituto Superior de Ciências da Administração, Professor Adjunto Convidado do Instituto Politécnico da Guarda e Vice-Presidente do IPPS - Instituto para as Políticas Públicas e Sociais. As suas principais áreas de atuação/investigação são a análise, avaliação e planeamento de políticas públicas, o planeamento regional e local e a cooperação territorial.  
Contactos
Escola de Sociologia e Políticas Públicas
Secretariado
Edifício Sedas Nunes (Edifício I), sala 1E03
secretariado.espp @iscte-iul.pt
(+351) 210 464 015
9:30 - 18:00
Candidatar
Voltar ao topo