Mestrado

Acreditações

A3ES logo

Ver mais

Acreditado
6 Anos
30 jul 2020
Registo DGES
Registo inicial  R/A-Cr 110/2011 de 31-08-2011
Registo de alteração R/A-Cr 110/2011/AL01 de 05-01-2021
Candidatar
Leccionado em Português
Tipo de ensino Presencial

Corpo docente do Iscte:

Corpo Docente para (2023/2024)

Laboratório em Estudos Urbanos | Metodologias em Estudos Urbanos
Filipa Pinho é socióloga e doutorada em sociologia pelo Iscte-Instituto Universitário de Lisboa. É, desde o ano letivo de 2019/2020, professora auxiliar convidada na Escola de Sociologia e Políticas Públicas (ESPP). Foi, entre janeiro de 2019 e setembro de 2021, investigadora de pós doutoramento no CES Coimbra, no projeto Experiências e Expectativas de Regresso dos Novos Emigrantes Portugueses: Reintegração e Mobilidades, no qual o CIES (onde é investigadora associada) também participou. Os interesses de investigação têm incidido sobretudo nas migrações internacionais (emigração portuguesa, emigração brasileira para Portugal, políticas de migração, refugiados) e, ultimamente, na habitação (colabora com o projeto LxHabidata). Foi investigadora auxiliar convidada nos projetos PandPAS e Below 10, no CIES_Iscte, em 2018. Anteriormente, foi coordenadora executiva do Observatório da Emigração desde a sua fundação, em janeiro de 2009, até 2013. Foi coordenadora de projetos e investigadora na Organização Internacional para as Migrações (em 2004, e em 2014) e investigadora independente em projetos diversos, entre os quais: Empreender 2020 - Regresso de uma Geração Preparada (2017), da Fundação AEP; Integração e participação política de imigrantes (2015), da Agência Europeia para os Direitos Fundamentais (FRA); Support and Opposition to Migration in a Comparative Perspective (2017). Colaborou, como consultora, com o IPPS-Iscte e com a PPLL, Lda. Também trabalhou, durante vários anos, em empresas nacionais e internacionais de estudos de mercado.
Teorias da Cidade e do Território
Iniciou a leccionação no ISCTE-IUL como Assistente Convidada em 2001, tendo passado à categoria de Assistente em 2003, e à categoria de Professora Auxiliar em 2012. Durante este período leccionou, nos 5 anos do Curso de Arquitectura do ISCTE, maioritariamente, as unidades curriculares de Projecto Urbano, Arquitectura, Projecto de Arquitectura, Projecto Final de Arquitectura e pontualmente Teoria do Desenho Urbano Contemporâneo, Laboratório de Urbanismo e Seminários de Projecto de Arquitectura. Deu também o seu contributo no 7º Curso do Mestrado em Desenho Urbano. Desde 2016 que tem lecionado no Doutoramento em Arquitectura dos Territórios Metropolitanos Contemporâneos. De 2016 a 2019 foi vice-diretora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo deste instituto. Foi Investigadora do CEUA - Centro de Estudos de Urbanismo e de Arquitectura do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, e do CIES - Centro de Investigação e Estudos de Sociologia da mesma instituição. Actualmente é investigadora integrada do ISTAR (Information Sciences, Technologies and Architecture Research Center). Os seus principais interesses no domínio de investigação focam-se em: Desenho Urbano, História Urbana, Espaço Público, e Modelos de Simulação Matemática da Forma Urbana. Actualmente a sua investigação recai sobre metodologias de análise do espaço público. No universo urbanístico português existem princípios para fazer cidade, que devem ser analisados numa perspectiva histórica e interdisciplinar. O trabalho desta investigadora procura o entendimento do projecto num caminho aliado à prática, substanciado na teoria, e centrado no entendimento da história e da sociedade que molda a cidade e o espaço público. Sobre os seus principais interesses de investigação, é autora e co-autora de várias publicações: 14 artigos em revistas especializadas indexadas, 35 artigos em actas de eventos e 7 capítulos de livros. Nas suas actividades profissionais interagiu com mais de 30 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Foi bolseira da FCT Fundação para a Ciência e Tecnologia, ao abrigo do Programa Praxis XXI para a elaboração da dissertação de mestrado cuja investigação incidiu no estudo de cidades islâmicas, e bolseira do Instituto Camões ao abrigo do Programa Lusitânia de apoio à participação em congressos.
Consumo, Cultura e Qualidade de Vida Urbana
Maria Assunção Gato é investigadora no ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, integrando o Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território (DINÂMIA’CET-Iscte). Os principais interesses de investigação situam-se nos campos da Antropologia e Sociologia urbanas, onde tem explorado tópicos como os valores, significados e consumos espaciais, recomposições sociais, estilos de vida, dinâmicas residenciais em territórios urbanos e turismo. Em paralelo tem desenvolvido uma segunda linha de investigação centrada nas dinâmicas culturais, criativas e participativas, tendo em consideração as mudanças socioeconómicas e impactos nos territórios e comunidades locais. Maria Assunção Gato tem doutoramento em Antropologia Cultural e Social e mestrado em Geografia – Gestão do Território pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Atualmente é subdirectora do DINÂMIA’CET-Iscte, diretora da revista Cidades, Comunidades e Territórios e co-coordenadora da Linha Temática 1 - Territórios Regenerativos para a Neutralidade Carbónica - do SocioDigital Lab for Public Policy do Iscte.
Dissertação em Estudos Urbanos
Consumo, Cultura e Qualidade de Vida Urbana | Desenvolvimento Urbano e Políticas de Cidade | Teorias da Cidade e do Território
Candidatar
Voltar ao topo