Propinas UE (2024/2025)
3000.00 €Plano de Estudos para 2024/2025
Unidades curriculares | Créditos | |
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Introdução à Investigação em Ciências e Tecnologias de Informação
6.0 ECTS
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Tronco Comum | 6.0 |
Modelação de Sistemas de Informação
6.0 ECTS
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Tronco Comum | 6.0 |
Sistemas Colaborativos
6.0 ECTS
|
Tronco Comum | 6.0 |
Aplicações Web e Usabilidade
6.0 ECTS
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Tronco Comum | 6.0 |
Sistemas de Gestão de Bases de Dados
6.0 ECTS
|
Tronco Comum | 6.0 |
Gestão Estratégica e Sistemas de Informação Organizacional
6.0 ECTS
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Especialização > Desenvolvimento de Sistemas de Informação | 6.0 |
Noções Básicas de Programação
6.0 ECTS
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Especialização > Desenvolvimento de Sistemas de Informação | 6.0 |
Seminário em Desenvolvimento de Sistemas de Informação
6.0 ECTS
|
Especialização > Desenvolvimento de Sistemas de Informação | 6.0 |
Gestão de Tecnologias de Informação e do Conhecimento
6.0 ECTS
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Especialização > Desenvolvimento de Sistemas de Informação | 6.0 |
Informática Aplicada
6.0 ECTS
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Especialização > Desenvolvimento de Sistemas de Informação > Optativa | 6.0 |
Técnicas Quantitativas de Análise de Dados
6.0 ECTS
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Especialização > Desenvolvimento de Sistemas de Informação > Optativa | 6.0 |
Informática Aplicada
6.0 ECTS
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Especialização > Sociedade da Informação e do Conhecimento | 6.0 |
Técnicas Quantitativas de Análise de Dados
6.0 ECTS
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Especialização > Sociedade da Informação e do Conhecimento | 6.0 |
Sociedade da Informação e do Conhecimento
6.0 ECTS
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Especialização > Sociedade da Informação e do Conhecimento | 6.0 |
Seminário de Projeto em Informática Aplicada
6.0 ECTS
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Especialização > Sociedade da Informação e do Conhecimento | 6.0 |
Introdução à Investigação em Ciências e Tecnologias de Informação
Com esta unidade curricular o aluno deverá ficar apto a:
1. Caracterizar uma investigação científica.
2. Caracterizar um pré-projecto e um projecto de investigação.
3. Identificar e caracterizar as diversas fases de um projecto.
4. Saber escolher um tema de pesquisa e delimitar um problema.
5. Identificar as principais técnicas de recolha e tratamento de dados, e interpretação de resultados.
6. Identificar os principais meios de recolha de informação e revisão de literatura.
7. Desenvolver e propor um pequeno projecto (ou pré-projecto) de investigação.
Os principais conteúdos programáticos a abordar são:
1. Introdução à investigação científica. Metodologias. Estratégias.
2. Do tema à proposta de investigação. Delimitação de um problema. Título e questão de partida. Objectivos.
3. Projecto de investigação - Estrutura, Planeamento, Fases. Metodologias quantitativas e qualitativas.
4. Variáveis. Hipóteses. Operacionalização de variáveis.
5. Técnicas de recolha de dados. Instrumentos de medida. População. Amostras.
6. Técnicas de tratamento de dados.
7. Resultados - Análise e Discussão.
8. Pesquisa de informação, revisão de literatura, enquadramento teórico, enquadramento do objecto e Bibliografia.
9. Desenvolvimento e apresentação de um pré-projecto.
10. Algumas notas sobre a estruturação de um projecto científico, de um artigo e de uma tese de mestrado.
A avaliação é feita por trabalho escrito individual (100%): cada estudante deve aplicar os conhecimentos desenvolvidos e propor um projeto científico - com um título, resumo, palavras-chave, introdução, função de pesquisa, objetivos, breve enquadramento teórico, referência à abordagem metodológica, e bibliografia essencial; o prazo para entrega deste trabalho ocorre após o final das aulas nesta UC.
Não está prevista a realização de qualquer exame final.
Title: Oliveira, L. (2011). Dissertação e Tese em Ciência e Tecnologia Segundo Bolonha. Lisboa: LIDEL.
Swetnam, D. (2010). Writing your Dissertation (3rd ed.). Oxford: howtobooks.
Biggam, J., Succeeding With Your Master's Dissertation: A Step-by-Step Handbook, 2021, Biggam, John (2021). Succeeding With Your Master's Dissertation: A Step-by-Step Handbook (5th. ed.). London: Open University Press.,
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Davies, M. (2014). Doing a Successful Research Project (2nd. ed.). London: Palgrave Macmilan.
Dawson, C. (2015). Projects in Computing and Information Systems: A Student's Guide (3rd Ed.). London: Pearson Education Limited.
Vilelas, J. (2017). Investigação - O Processo de Construção do Conhecimento (2ª ed.). Lisboa: Edições Sílabo.
Carvalho, J. (2009). Metodologia do Trabalho Científico. «Saber Fazer» da investigação para dissertações e teses (2ª ed.). Lisboa: Escolar Editora.
Cornford, T. & Smithson, S. (2005). Project Research in Information Systems: A Student's Guide Paperback (2nd. Ed.). London: Palgrave Macmillan.
Creswell, J. & Clark, V. (2011). Designing and Conducting Mixed Methods Research. London, Los Angeles and New Delhi: SAGE (2nd edition).
D'Oliveira, T. (2005). Teses e Dissertações. Lisboa: Edições RH.
Oates, B. (2005). Researching Information Systems and Computing. London: SAGE Publications Ltd.
Quivy, R. & Campenhout, L. (2008). Manual de investigação em ciências sociais (2ª ed.). Lisboa: Gradiva.
Reis, F. (2010). Como Elaborar uma Dissertação de Mestrado segundo Bolonha. Lisboa: Pactor.
Stair, R., & Reynolds, G. (2017). Fundamentals of information systems. Cengage Learning.
Whitman, M. & Woszczynski, A. (2010). The Handbook of Information Systems Research (2nd. Ed.). Kennesaw: Idea Group Publishing.
Williamson, K. (2002). Research Methods for Students, Academics and Professionals - Information Management and Systems (2nd. Ed.). Wagga Wagga: Chandos Publishing.
Authors:
Reference: null
Year:
Modelação de Sistemas de Informação
Com esta unidade curricular o aluno deverá ficar apto a:
OA1. Identificar e caracterizar tipos de sistemas de informação e as fases do seu desenvolvimento;
OA2. Identificar e utilizar as técnicas e metodologias utilizadas na análise de sistemas de informação, nomeadamente a linguagem UML;
OA3. Identificar as técnicas utilizadas no desenho de sistemas de informação e utilizar o modelo relacional para fazer o desenho lógico;
OA4. Implementar um sistema de informação utilizando um SGBD.
Os principais conteúdos programáticos a abordar são:
1. Introdução aos Sistemas de Informação
- Noção de sistema de informação.
- Tecnologias de Informação.
- Fases do processo de Desenvolvimento de Sistemas de Informação.
- Técnicas utilizadas no processo de desenvolvimento de sistemas de informação.
- Noção de modelo e sua importância no desenvolvimento de sistemas de informação.
2. Técnicas e Metodologias de Análise de Sistemas
- Recolha e especificação de requisitos.
- Modelação orientada por objetos.
3. Linguagem UML
- Análise e desenho de Bases de Dados utilizando UML (Unified Modeling Language).
4. Desenho de Sistemas de Informação
- Tipos de Bases de Dados e de SGBD (Sistemas de Gestão de Bases de Dados).
- Modelos Lógicos.
5. Modelo Relacional
- Conceitos e regras de integridade.
- Transposição do diagrama de classes para o esquema relacional.
6. Implementação de sistemas de informação
- Desenvolvimento de bases de dados utilizando um SGBD.
Avaliação ao longo do semestre:
- Trabalho prático (40%) – trabalho em grupo, a entregar durante o período letivo;
- Teste escrito individual (60%) – teste teórico/prático individual sem consulta, a realizar na 1ª época de avaliações.
A média ponderada das notas dos elementos de avaliação (não inferior a 8 valores em cada um dos elementos de avaliação) constituirá a nota final deste regime.
Exame Final (100%) – teste teórico/prático individual sem consulta, a realizar na 1ª época, 2ª época e Época Especial.
Os alunos vão a exame final caso tenham optado por este regime ou não tenham obtido nota positiva na avaliação ao longo do semestre.
Title: - Alturas, Bráulio (2022). Introdução aos Sistemas de informação Organizacionais, 2ª Edição, Edições Sílabo, ISBN: 978-972-618-740-0.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: - Booch, Grady; Rumbaugh, James & Jacobson, Ivar (2005). The Unified Modeling Language User Guide, 2nd Edition, Addison-Wesley, ISBN: 978-032-126-797-9.
- Fowler, Martin (2004). UML Distilled: A Brief Guide to the Standard Object Modeling Language, 3rd Edition, Addison-Wesley, ISBN: 978-032-119-368-1.
- Laudon, Kenneth C. & Laudon, Jane P. (2020). Management Information Systems: Managing the Digital Firm, 16th Edition, Pearson, ISBN 978-129-229-656-2.
- McNurlin, Barbara; Sprague Jr., Ralph & Bui, Tung (2009). Information Systems Management, 8th Edition, Prentice Hall, ISBN: 978-013-243-715-8.
- Nunes, Mauro & O'Neill, Henrique (2004). Fundamental de UML, 3ª Edição, FCA Editora, ISBN: 978-972-722-481-4.
- O'Neill, Henrique; Nunes, Mauro & Ramos, Pedro (2010). Exercícios de UML, FCA Editora, ISBN: 978-972-722-616-0.
- Ramos, Pedro Nogueira (2012). Desenhar Bases de Dados com UML, 2ª Edição, Edições Sílabo, ISBN: 978-972-618-474-4.
- Schneider, Geri & Winters, Jason P. (2001). Applying Use Cases: a Practical Guide, 2nd Edition, Addison-Wesley, ISBN: 978-020-170-853-0.
Authors:
Reference: null
Year:
Sistemas Colaborativos
O Aluno deverá ficar apto a:
1. Perceber o enquadramento teórico dos sistemas de apoio a grupos.
2. Saber modelar processos organizacionais.
3. Ter sensibilidade para utilização de sistemas colaborativos.
4. Saber parametrizar sistemas colaborativos.
5. Perceber utilizações de sistemas colaborativos.
1. Conceitos de Groupware
2. Sistemas de apoio a coordenação e modelação de processos organizacionais
3. Sistemas de apoio a cooperação e sistemas de apoio à decisão em grupo
4. Novas perspectivas no âmbito dos sistemas colaborativos nas Empresas
Avaliação ao longo do semestre:
- Teste individual (50%) - Teste escrito, intercalar, sem consulta. Obrigatório, com nota mínima de 8 (em 20).
- Trabalho prático em grupo (50%) – Intercalar. Obrigatório, sem nota mínima.
Exame Final (100%):
- Exame escrito individual, sem consulta, com toda a matéria.
Realiza exame final - na época 1, 2 ou especial - quem não tenha concluído a avaliação ao longo do semestre com uma nota média superior ou igual a 10 (em 20).
Title: Douglas, T., Gordon, H., Mike, & Webber, M. (2020). Working Remotely: Secrets to Success for Employees on Distributed Teams. N. Y.: Barrons Educational Series. ISBN: 9781506254333
Pimentel, M., & Fuks, H. (2012). ?Sistemas Colaborativos?. São Paulo: Campus. ISBN: 9788535246698
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Fried, J., & Hansson, D. (2013). ?Remote: Office Not Required. Random House Audio. ISBN: 0804148996
Junior, R., Branco, R., & Leite, D. (2016). ?Gestão colaborativa de projetos: A combinação de Design Thinking e ferramentas práticas para gerenciar seus projetos?. São Paulo: Saraiva. ISBN: 9788547207861
DuRocher, D. (2021). “HTML and CSS QuickStart Guide: The Simplified Beginners Guide to Developing a Strong Coding Foundation, Building Responsive Websites, and Mastering ... Web Design”. QuickStart Guides™ - Technology, ClydeBank Media LLC. ISBN: 9781636100005
Sutherland, L. et al. (2018). “Work Together Anywhere: A Handbook on Working Remotely – Successfully - for Individuals, Teams, and Managers. London: Collaboration Superpowers. ISBN: 9789082854121
Authors:
Reference: null
Year:
Aplicações Web e Usabilidade
O estudante deverá:
1. Compreender a arquitetura web;
2. Identificar as tecnologias utilizadas para desenvolver aplicações web;
3. Desenhar aplicações web;
4. Configurar e aceder a base de dados MySQL;
5. Compreender e aplicar as estruturas comuns de dados utilizados no PHP e compreender como PHP interagem com MySQL e HTML;
6. Desenvolver aplicações web com integração de base de dados e visualização de dados;
7. Compreender e saber aplicar os métodos, técnicas e testes de avaliação de usabilidade.
Os principais conteúdos programáticos a abordar são:
1. Noções de Web
2. Cliente Web
3. Servidor Web
4. Criação de Aplicações Web
5. Noções de Usabilidade - Métodos e Técnicas de avaliação de Usabilidade.
Avaliação ao longo do semestre:
- Teste prático (50%) - Prova prática individual, intercalar, obrigatória - para avaliação dos conhecimentos sobre a primeira parte da matéria (a realizar a meio do período de aulas), sem nota mínima.
- Teste teórico-prático (50%) - teste escrito individual e sem consulta - com toda a matéria, em particular no que se refere à segunda parte da matéria -, a realizar na última semana de aulas, e com a nota mínima de 7 valores (em 20).
Ambas as provas poderão ser online, com apoio por Zoom.
Avaliação por Exame:
Exame escrito individual, sem consulta, com toda a matéria. Realiza exame final – na época 1, 2 ou especial - quem não tenha concluído com sucesso a avaliação ao longo do semestre, com uma nota média superior ou igual a 10 (em 20).
Title: - Portela, F., & Queirós, R. (2018). Introdução ao Desenvolvimento Moderno Para a Web. Lisboa: FCA.
- Remoaldo, P. (2011). CSS3. Lisboa: FCA.
- Król, K. (2019). WordPress 5 Complete : Build beautiful and feature-rich websites from scratch, 7th Edition.
- Gonçalves, D., Fonseca, M., & Campos P. (2012). Introdução ao Design de Interfaces. Lisboa: FCA.
- Barker, D. (2016). Web Content Management: Systems, Features and Best Practices. O?Reilly.
- Abreu, L. (2013). JavaScript. Lisboa: FCA.
- Abreu, L. (2015). HTML5. Lisboa: FCA.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: MacDonald, M. (2012). WordPress: The Missing Manual. O?Reilly
Livros :
- Outros relevantes no contexto da UC.
- https://wordpress.org/support/article/first-steps-with-wordpress-b/
- https://www.interaction-design.org/literature/topics/usability
- https://developer.mozilla.org/en-US/docs/Web/HTTP
- https://developer.mozilla.org/en-US/docs/Web/JavaScript
- https://developer.mozilla.org/en-US/docs/Web/CSS
- https://developer.mozilla.org/en-US/docs/Web/HTML
- https://www.php.net/manual/en/
Tutoriais Disponíveis na Internet :
Authors:
Reference: null
Year:
Sistemas de Gestão de Bases de Dados
Com esta unidade curricular o aluno deverá ficar apto a:
OA1. Usar o modelo relacional para desenhar bases de dados;
OA2. Desenvolver bases de dados relacionais utilizando um SGBD relacional;
OA3. Utilizar a linguagem SQL num SGBD relacional.
Os conteúdos programáticos (CP) são os seguintes:
1. Modelo Relacional e Álgebra Relacional;
2. Introdução aos SGBD Relacionais;
3. Introdução à Linguagem SQL (Structured Query Language);
4. Introdução ao VBA;
5. Concorrência e Transações;
6. Introdução aos SGBD open source.
Avaliação ao longo do semestre:
- Trabalho prático (50%) - trabalho em grupo, a entregar durante o período letivo;
- Teste escrito individual (50%) - teste teórico/prático individual sem consulta, a realizar na 1ª época de avaliações.
A média ponderada das notas dos elementos de avaliação (não inferior a 8 valores em cada um dos elementos de avaliação) constituirá a nota final deste regime.
Exame Final:
Os alunos vão a exame final caso tenham optado por este regime ou não tenham obtido nota positiva na avaliação ao longo do semestre. O Exame inclui uma parte escrita (70%) e uma parte prática em computador (30%) – 1ª época, 2ª época e época especial.
Title: - Pereira, José Luís (1998). Tecnologias de Bases de Dados, 3ª Edição, FCA Editora, ISBN 978-972-722-143-1.
- Damas, Luís (2017). SQL, 14ª Edição, FCA Editora, ISBN 978-972-722-829-4.
- Alturas, Bráulio (2022). Introdução aos Sistemas de informação Organizacionais, 2ª Edição, Edições Sílabo, ISBN 978-989-561-265-9.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: - Ullman, Jeffrey D. & Widom, Jennifer (2007). A First Course in Database Systems, 3rd Edition, Prentice Hall, ISBN 978-013-600-637-4.
- Silberschatz, Avi; Korth, Henry F. & Sudarshan, S. (2010). Database System Concepts, 6th Edition, Addison-Wesley, ISBN 978-007-352-332-3.
- Ramakrishnan, Raghu & Gehrke, Johannes (2002). Database Management Systems, 3rd Edition, McGraw-Hill, ISBN 978-007-246-563-1.
- Neves, Jorge (2011). Fundamental do Access 2010, FCA Editora, ISBN 978-972-722-719-8.
- McNurlin, Barbara; Sprague Jr., Ralph & Bui, Tung (2009). Information Systems Management, 8th Edition, Prentice Hall, ISBN 978-013-243-715-8.
- Magalhães, Alberto (2013). SQL Server 2012: Curso Completo, FCA Editora, ISBN 978-972-722-746-4.
- Loureiro, Henrique (2004). Curso Avançado de Programação em Access com VBA, FCA Editora, ISBN 978-972-722-426-5.
- Laudon, Kenneth & Laudon, Jane (2009). Management Information Systems, 11th Edition, Prentice Hall, ISBN 978-013-607-846-3.
- Elmasri, Ramez & Navathe, Shamkant (2010). Fundamentals of Database Systems, 6th Edition, Addison-Wesley, ISBN 978-013-608-620-8.
- Date, Christopher J. (2003). An introduction to Database Systems, 8th Edition, Addison-Wesley, ISBN 978-032-119-784-9.
- Caldeira, Carlos Pampulim (2011). A Arte das Bases de Dados, Edições Sílabo, ISBN 978-972-618-627-4.
Authors:
Reference: null
Year:
Gestão Estratégica e Sistemas de Informação Organizacional
Nesta UC pretende-se fazer uma introdução às TIC centrada na necessidade de proceder ao seu alinhamento estratégico com os objectivos e estratégia de negócio. Pretende-se ainda que os formandos conheçam as principais etapas do ciclo de vida da implementação de SI.
Pretende-se assim que os alunos fiquem aptos a:
OA1. Reconhecer as implicações da introdução de TIC na estrutura organizacional;
OA2. Conhecer metodologias de Planeamento Estratégico de Sistemas de informação;
OA3. Compreender a necessidade de integrar/articular as TIC´s com a estratégia do negócio;
OA4. Dominar um conjunto de técnicas e ferramentas usadas na gestão das TIC e na análise das empresas e meio envolvente;
OA5. Conhecer modelos conceptuais de planeamento estratégico de sistemas de informação;
OA6. Analisar e avaliar riscos;
OA7. Definir objectivos e KPIs;
OA8. Utilizar técnicas de avaliação de projectos;
OA9. Elaborar um orçamento de projeto
OA10. Conhecer os princípios da contratação e gestão de projectos.
Os principais conteúdos programáticos a abordar são:
CP1. Planeamento e gestão estratégica;
CP2. Introdução ao planeamento e gestão das TIC nas organizações;
CP3. Inovação tecnologia e organizacional;
CP4. Técnicas e modelos de referência de análise do meio ambiente dos sistemas de informação;
CP5. Metodologias de Planeamento Estratégico de SI/TIC;
CP6. Análise Swot e Canvas;
CP7. Análise e Desenho Organizacional;
CP8. Técnicas de avaliação do portfólio de sistemas de informação
CP9. Controlos, avaliação de risco e definição de KPIs;
CP10. Análise custo/Beneficio;
CP11. Contratação e implementação
Avaliação ao longo do semestre:
-Participação em aula (10%): Avalia a presença, incluindo a presença obrigatória em 75% das aulas, envolvimento e contributos individuais dos estudantes nas discussões e em atividades práticas.
-Trabalho em grupo (40%): Os estudantes são organizados em grupos de até 5 elementos, constituídos de forma aleatória, com apoio do/a docente. As atividades em grupo incidem no desenvolvimento de um plano estratégico de um negócio suportado por sistemas de informação aplicando os métodos e os conteúdos aprendidos. Apresentação e discussão do trabalho ocorre na penúltima aula do semestre.
-Teste escrito individual (50%): Teste teórico/prático individual sem consulta, realizado na última aula.
A média ponderada das notas dos elementos de avaliação (não inferior a 8 valores em cada elemento de avaliação) constituirá a nota final deste regime, que, sendo maior ou igual a 10 valores, dispensará o aluno de exame.
Exame:
-Prova escrita(100%) teste teórico prático individual sem consulta, com nota mínima de 8 valores – 1ª época, 2ª época e Época Especial. A época especial é reservada a casos especiais previstos no Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências (RGACC), Artigo 14.º Época especial: https://www.iscte-iul.pt/conteudos/estudantes/informacao-academica/regulamentos-formularios/1025/regulamentos
Title: -Laudon, Kenneth & Laudon, Jane (2007). Management Information Systems, 10th Edition, Prentice Hall.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: -McNurlin, Barbara & Sprague Jr., Ralph (2006). Information Systems Management in Practice, 7th Edition, Prentice Hall.
Authors:
Reference: null
Year:
Noções Básicas de Programação
Com esta unidade curricular o aluno deverá ficar apto a:
1. Criar algoritmos para resolver problemas simples.
2. Manipular tipos de dados (tipos primitivos, vectores, matrizes, cadeias de caracteres).
3. Usar instruções de selecção.
4. Usar instruções de iteração (ciclos).
5. Desenvolver funções e procedimentos.
6. Aplicar os conceitos de classe e objecto, e desenvolver classes de objectos.
7. Usar a decomposição funcional na resolução de problemas em programação.
8. Desenvolver pequenos programas utilizando um ambiente de desenvolvimento integrado (incluindo depurador).
Os principais conteúdos programáticos a abordar são:
1. O computador como máquina programável.
2. Noção de Algoritmo e modos de representar um algoritmo.
3. Tipos de dados primitivos.
4. Variáveis e expressões.
5. Instruções de selecção.
6. Instruções de iteração (ciclos).
7. Matrizes e String.
8. Métodos: funções e procedimentos.
9. Classes de objectos.
10. Abordagem de problemas em programação.
Avaliação ao longo do semestre:
- Teste prático (50%) - prova prática individual, obrigatória - para avaliação dos conhecimentos em programação procedimental/funcional - a realizar a meio do período de aulas, sem nota mínima.
- Teste teórico-prático (50%) - teste escrito individual e sem consulta, obrigatório, intercalar - com toda a matéria, mas com maior incidência na avaliação de conhecimentos em programação orientada para objectos –, a realizar na última semana de aulas, e tendo a nota mínima de 7 valores (em 20).
Ambos os testes podem ser realizados online, via e-learning e apoio por zoom.
Avaliação por Exame:
Exame escrito individual, sem consulta, com toda a matéria. Realiza exame final – na época 1, 2 ou especial - quem não tenha concluído com sucesso a avaliação ao longo do semestre, com uma nota média superior ou igual a 10 (em 20).
Title: - Aulas, apontamentos, exemplos e exercícios práticos disponibilizados na plataforma de e-learning.
- Mendes, António e Marcelino, Maria (2012). Fundamentos de Programação em Java (4ª ed.). Lisboa: FCA. ISBN 978-972-722-637-5
- Liang, Daniel (2018). Introduction to Java, Comprehensive Version: International Edition (10th ed.). London: Prentice Hall / Pearson Education. ISBN-10: 0-27-3771388 ISBN-13: 978-0273771388
Authors:
Reference: null
Year:
Title: - Apontamentos, exercícios e manuais disponibilizados na plataforma de e-learning.
- Tutoriais de Java disponíveis online.
ISBN: 972-592-179-8
- Neto, João (2014). Programação, Algoritmos e Estruturas de Dados (3ª ed.). Lisboa: Escolar Editora.
- Jesus, Carla (2013). Curso Prático de Java. Lisboa: FCA. ISBN 978-972-722-750-1
- Hubbard, John (2002). Programação em Java. Lisboa: McGraw-Hill. ISBN 972-773-141-4
- Eckel, Bruce (2007). Thinking in Java (4th ed.). London: Prentice Hall. ISBN: 0-13-187248-6
Authors:
Reference: null
Year:
Seminário em Desenvolvimento de Sistemas de Informação
OA1. Conhecer as problemáticas das organizações na utilização das tecnologias de informação como fator de diferenciação, modernidade e competitividade no mundo digital.
OA2. Discutir a utilização dos sistemas de informação na transformação digital e saber identificar os respectivos benefícios e riscos da sua aplicação.
OA3. Conhecer os desafios e princípios de desenvolvimento acelerado, suportados em ferramentas de ?low-code / no-code platform?.
OA4. Identificar os conceitos de DevOps, práticas e processos que visam acelerar e automatizar aspectos dos processos de desenvolvimento, testes e lançamento de software.
OA5. Saber como desenvolver aplicações com suporte a ferramentas de ?low-code / no-code platform?, tais como o Power Apps, PowerBI, Outsystem ou Wordpress.
OA6. Programar uma solução informática
sobre uma determinada temática numa ferramenta de ?low-code / no-code platform?.
OA7. Apresentação e defesa de uma aplicação desenvolvida em ?low-code / no-code platform?.
Os principais conteúdos programáticos a abordar são:
1. Visão global dos principais problemas das organizações e das tecnologias disruptivas.
2. Noções sobre as tendências tecnológicas e os desafios das organização nos processos da transformação digital.
3. Reflexão sobre os desafios de desenvolvimento acelerado suportado em ferramentas de ?low-code / no code platform?.
4. Aspectos importantes sobre as práticas e os processos principais de DevOps.
5. Orientação sobre os métodos a adotar no desenvolvimento acelerado de software ?low-code / no-code platform?.
6. Desenvolvimento de uma solução de aplicação ou sistema de informação com software ?low-code / no code platform?.
7. Apresentação e discussão da solução informática implementada com com software ?low-code / no-code platform?.
Avaliação ao longo do semestre:
Projecto individual constituído por dois componentes:
1) Desenvolvimento de uma solução informática para a web com software “low-code / no code platform” (60%) – avaliação intercalar;
2) Relatório técnico com apresentação e descrição dos objetivos das funções da solução informática implementada (40%) – avaliação intercalar (última semana de aulas).
Nesta unidade curricular de seminário a avaliação é somente por projecto. Não há avaliação por exame.
Title: Talesra, K., & Nagaraja, G. S. (2021). Low-Code Platform for Application Development. International Journal of Applied Engineering Research, 16(5), 346-351.
Prakash, P. S. (2022). Introduction: Microsoft Power Apps. In Power Platform and Dynamics 365 CE for Absolute Beginners (pp. 1-27). Apress, Berkeley, CA.
Portela, F., & Queirós, R. (2018). Introdução ao Desenvolvimento Moderno Para a Web. Lisboa: FCA.
Barker, D. (2016). Web Content Management: Systems, Features and Best Practices. O?Reilly.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Vial, G. (2021). Understanding digital transformation: A review and a research agenda. Managing Digital Transformation, 13-66.
Souli, A., Hellal, A., Bashour, R., & Kharaz, A. (2015). Impact of loads on power flow in power systems using PowerApps and ETAP. Przegl?d Elektrotechniczny, 91(7), 120-123.
Shahi, C., & Sinha, M. (2020). Digital transformation: challenges faced by organizations and their potential solutions. International Journal of Innovation Science.
Rogers, D. L. (2017). Digital transformation. Practical guide. Moscow: publishing group? Tochka.
Ribeiro, C. S. (2022). Desenvolvimento de Soluções com Integração dos serviços da Microsoft Power Platform (Doctoral Thesis).
Ravera, C. (2021). Digitalization of KPI evaluation with the Microsoft Power Platforms: case study in Tetra Pak.
Pereira, A., & Poupa, C. (2018). Linguagens Web (5ª ed.). Lisboa: FCA.
Martins, R., Caldeira, F., Sa, F., Abbasi, M., & Martins, P. (2020, October). Na overview on how to develop a low-code application using OutSystems. In 2020 International Conference on Smart Technologies in Computing, Electrical and Electronics (ICSTCEE) (pp. 395-401). IEEE.
Laudon, C., & Laudon, J. (2019). Management Information Systems: Managing the Digital Firm - Global Edition (16th Edition). London: Pearson.
Loukides, M. (2012). What is DevOps?. " O'Reilly Media, Inc.".
Kudyba, S. (2020). COVID-19 and the Acceleration of Digital Transformation and the Future of Work. Information Systems Management, 37(4), 284-287.
Gupta, S. (2018). Driving digital strategy: A guide to reimagining your business. Harvard Business Press.
Bounfour, A. (2016). Digital futures, digital transformation. Progress in IS. Cham. Springer International Publishing, doi, 10, 978-3.
Bhattacharyya, S. S., & Kumar, S. (2021). Study of deployment of ?low code no code? applications toward improving digitization of supply chain management. Journal of Science and Technology Policy Management.
Bass, L., Weber, I., & Zhu, L. (2015). DevOps: A software architect?s perspective. Addison-Wesley Professional.
Asghari, P., Rahmani, A. M., & Javadi, H. H. S. (2019). Internet of Things applications: A systematic review. Computer Networks, 148, 241-261.
Arunachalam, M., Sanghavi, V., Kaira, S., & Ahuja, N. A. (2022). End-to-End Industrial IoT: Software Optimization and Acceleration. IEEE Internet of Things Magazine, 5(1), 48-53.
Authors:
Reference: null
Year:
Gestão de Tecnologias de Informação e do Conhecimento
Nesta UC pretende-se fazer uma introdução das tecnologias de informação e de gestão do conhecimento, centrada numa visão integrada e crítica de soluções de transformação digital alinhadas com os objetivos das organizações e em práticas de referência internacional.
Pretende-se ainda que os estudantes conheçam referências de gestão e governo das TICs e as técnicas e métodos enquadradas no ciclo de vida do desenvolvimento dos SI.
Pretende-se assim que os alunos fiquem aptos a:
OA1. Perceber a problemática da Gestão do Conhecimento e as suas dimensões essenciais;
OA2. Conhecer aspectos essenciais ligados à Modelação de Processos de Negócio (BPM);
OA3. Conhecer alguns dos principais modelos e corpos normativos de referência associados à área dos SI/TI ;
OA4. Apresentar o ITIL, CMMI e COBIT enquanto modelos globais dos processos de SI/TI;
OA5. Apresentar Arquiteturas de SI, Cloud e Blockchain.
Os principais conteúdos programáticos (CP) a abordar são:
Os principais conteúdos programáticos a abordar são:
CP1. Gestão do Conhecimento: conceitos e dimensões essenciais;
CP2. Gestão de Processos de Negócio e linguagem de Modelação BPM;
CP3. Visão global dos principais modelos e normativos de referência na área dos SI/TIs;
CP4. Gestão de Serviços de SI/TI e o framework CMMI, ITIL e COBIT: constelações, processos e níveis de maturidade;
CP5. Arquiteturas de SI, Cloud e Blockchain.
Avaliação ao longo do semestre:
-Participação em aula (10%): Avalia a presença, incluindo a presença obrigatória em 75% das aulas, envolvimento e contributos individuais dos estudantes nas discussões e em atividades práticas.
-Trabalho em grupo (40%): Os estudantes são organizados em grupos de até 5 elementos, constituídos de forma aleatória, com apoio do/a docente. As atividades em grupo incidem no desenvolvimento dos casos/exercícios em aula aplicando os métodos e os conteúdos aprendidos. Apresentação e discussão do trabalho ocorre na penúltima aula.
-Teste escrito individual (50%): Teste teórico/prático individual sem consulta, realizado na última aula.
A média ponderada das notas dos elementos de avaliação (não inferior a 8 valores em cada elemento de avaliação) constituirá a nota final deste regime, que, sendo maior ou igual a 10 valores, dispensará o aluno de exame final.
Exame Final:
-Prova escrita(100%) teste teórico prático individual sem consulta, com nota mínima de 8 valores – 1ª época, 2ª época e Época Especial. A época especial é reservada a casos especiais previstos no Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências (RGACC), Artigo 14.º Época especial: https://www.iscte-iul.pt/conteudos/estudantes/informacao-academica/regulamentos-formularios/1025/regulamentos
Title: - Dumas, M., La Rosa, M. , Mendling, J. and Reijers, H.A. (2018). Fundamentals of Business Process Management, 2nd Edition. Springer.
- Henriques, Telmo. (2019). Gestão de Sistemas de Informação: frameworks, modelos e processos. FCA Editora, Lisboa.
- Migdadi, M. M. (2021). Knowledge management, customer relationship management and innovation capabilities. Journal of Business & Industrial Marketing, 36(1), 111-124.
- Nonaka, I., & Takeuchi, H. (1995). The Knowledge-Creating Company: How Japanese Companies Create the Dynamics of Innovation. Oxford University Press, USA.
- Manesh, M. F., Pellegrini, M. M., Marzi, G., & Dabic, M. (2020). Knowledge management in the fourth industrial revolution: Mapping the literature and scoping future avenues. IEEE Transactions on Engineering Management, 68(1), 289-300.
-Shannak, R., Masa’deh, R., & Akour, M. (2012). Knowledge management strategy building: Literature review. European Scientific Journal, 8(15), 143-168.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: -Rusman, A., Nadlifatin, R., & Subriadi, A. P. (2022). Information system audit using COBIT and ITIL framework: literature review. Sinkron: jurnal dan penelitian teknik informatika, 6(3), 799-810.
- Chrissis, M., Konrad, M. and Shrum, S. (2011). CMMI for Development: Guidelines for Process Integration and Product Improvement, 3rd Edition. Pearson Education. Boston, MA.
- Becerra-Fernandez, I, and Sabherwal, R. (2015). Knowledge Management Systems and Processes, 2nd Edition. Routledge. USA.
- Berniak-Woźny, J., & Szelągowski, M. (2022). Towards the assessment of business process knowledge intensity – a systematic literature review. Business Process Management Journal, 28(1), 40-61.
- Laudon, K. and Laudon, J. (2016). Management Information Systems: Managing the Digital Firm, 14th edition. Pearson Education Limited. London
- Khan, M., Ali, I., Mehmood, W., Nisar, W., Aslam, W., Shafiq, M., & Choi, J. G. (2021). CMMI Compliant Modernization Framework to Transform Legacy Systems. Intelligent Automation & Soft Computing, 27(2).
- Van Bon, J., De Jong, A., Kolthof, A., Pieper, M., Tjassing, R., Van Der Veen, A., & Verheijen, T. (2008). Foundations of IT Service Management Based on ITIL® (Vol. 3). Van Haren.
- The Stationery Office. (2012). An Introductory Overview of ITIL 2011. The Stationery Office. Norwich, UK.
- Al-Ashmoery, Y., Haider, H., Haider, A., Nasser, N., & Al-Sarem, M. (2021, December). Impact of IT service management and ITIL framework on the businesses. In 2021 International Conference of Modern Trends in Information and Communication Technology Industry (MTICTI) (pp. 1-5). IEEE.
- IIBA. (2009). A guide to the business analysis body of knowledge, version2.0. International Institute of Business Analysis. Toronto, Canada.
- Westerman, G., Bonnet, D., McAfee A (2014) Leading digital : turning technology into business transformation , Harvard Business Review Press
Authors:
Reference: null
Year:
Informática Aplicada
Com esta unidade curricular os estudantes deverão ficar aptos a:
1. Descrever as variáveis e as fórmulas necessárias para construir um modelo de cálculo ou modelo empresarial;
2. Utilizar funcionalidades básicas de uma folha de cálculo;
3. Utilizar funções para construção de modelos em folha de cálculo;
4. Construir modelos avançados aplicados à gestão e economia em folha de cálculo;
5. Automatizar procedimentos com a utilização de VBA.
Os principais conteúdos programáticos a abordar são:
1. Introdução e desenvolvimento de folhas de cálculo
2. Construção de modelos em folhas de cálculo
3. Bases de dados, extração e pesquisa de Informação, importação
4. Introdução ao Visual Basic for Applications
Avaliação ao longo do semestre:
- Trabalho de grupo (40%) - Projeto realizado em grupo, intercalar. Obrigatório, com nota mínima de 10 (em 20).
- Teste individual (60%) - Teste escrito, intercalar, previsto para ser não presencial, via e learning e apoio por Zoom. Obrigatório, com nota mínima de 7 (em 20).
Exame Final:
Exame escrito individual, sem consulta, com toda a matéria. Realiza exame final – na época 1, 2 ou especial - quem não tenha concluído com sucesso a avaliação ao longo do semestre, com uma nota média superior ou igual a 10 (em 20).
Title: - Maxwell, Daniel (2024). Excel 2024 Bible: A comprehensive step by step guide from Beginner to Expert. Unlock Simple Strategies to Boost Productivity, Save Time, and Excel in Your Career, ISBN 979-832-120-814-4.
- Peres, Paula (2014). Excel Avançado (3ª Edição). Lisboa: Sílabo.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: - Dreher, Gil (2023). Excel 2023: The Must-Have Guide to Master Microsoft Excel - From Beginner to Pro in less than 7 Days - Step-by-step Formulas and Functions with Tutorials and Illustration, Gil Dreher, Author edition, ISBN 979-837-552-249-4.
- Harvey, Greg (2016). Excel 2016 All-in-One for Dummies. New Jersey: John Wiley & Sons.
- Laudon, Kenneth, & Laudon, Jane (2014). Essentials of Management Information Systems (11th ed.). London, New York: Pearson.
- Lemonde, Carlos (2024). Python com Excel – Automação e Análise de Dados. Lisboa: FCA. ISBN 978-972-722-936-9.
- Monk, Ellen F.; Brady, Joseph A. & Mendelsohn, Emilio I. (2017). Problem-Solving Cases in Microsoft Access And Excel, 15th Edition, Course Technology, Cengage Learning, Boston, USA., ISBN 978-133-710-133-2.
- Price, Michael, & McGrath, Mike (2016). Excel 2016 in easy steps. Warwickshire: In Easy Steps Limited.
- Walkenbach, John (2015). Excel 2016 Bible - The Comprehensive Tutorial Resource. Indianapolis: John Wiley & Sons.
- Winston, Wayne L. (2019). Microsoft Excel 2019: Data Analysis and Business Modeling, 6th Edition, Pearson Education, USA, ISBN 978-150-930-588-9.
Authors:
Reference: null
Year:
Técnicas Quantitativas de Análise de Dados
OA1. Rever os principais conceitos de estatística descritiva.
OA2. Aplicar as principais técnicas de inferência estatística.
OA3. Utilizar técnicas estatísticas de análise multivariada.
OA4. Utilizar o software IBM SPSS Statistics para realizar análises estatísticas.
OA5. Desenvolver capacidade de comunicação oral e escrita de trabalho realizado no âmbito da análise quantitativa de dados.
P1. Estatística descritiva com o IBM SPSS Statistics: revisões.
P2. Tópicos sobre a importância da inferência estatística na tomada de decisão.
P3. Técnicas descritivas de dados multivariados.
P4. Técnicas preditivas de dados multivariados para regressão.
P5. Aplicações no IBM SPSS Statistics.
A avaliação pode ser realizada ao longo do semestre ou por exame.
A avaliação ao longo do semestre inclui a realização de:
a) Um teste individual com ponderação de 60% na nota final;
b) Um trabalho de grupo com ponderação de 40%.
A aprovação em avaliação ao longo do semestre obriga à obtenção de nota mínima de 7,5 valores no teste individual e de 10 valores no trabalho de grupo.
A avaliação por exame inclui a realização de um teste escrito com peso de 100%. Este teste possui duas componentes: uma componente teórico-prática (60%) e uma componente prática (a realizar em laboratório) (40%). Um aluno, em exame final, que tenha nota admissível no trabalho de grupo, pode ser dispensado da componente prática, sendo considerada a nota do trabalho (40%).
Title: - Larose, D. & Larose, C. (2015). Data Mining and Predictive Analytics (Wiley Series on Methods and Applications in Data Mining), 2nd Edition, Wiley.
- Laureano, Raul & Maria do Carmo Botelho (2017). IBM SPSS Statistics: O Meu Manual de Consulta Rápida, 3ª Edição, Edições Sílabo.
- Laureano, Raul M. S. (2013). Testes de Hipóteses com o SPSS: O meu Manual de Consulta Rápida, 2ª Edição, Lisboa: Edições Sílabo.
- Hair, J., Black, W., Babin, B. & Anderson, R. (2010). Multivariate Data Analysis, 7rd ed., Upper Saddle River: Pearson.
- Folhas de apoio às aulas elaboradas pelo docente.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: - Santos, M. & Ramos, I. (2009). Business Intelligence: Tecnologias da Informação na Gestão de Conhecimento, 2ª Edição, FCA.
- Maroco, João (2018). Análise Estatística com o SPSS Statistics 25, 7ª Edição, Report Number.
- Field, A. (2009). Discovering Statistics Using SPSS, 3rd ed., London: Sage Publications.
- Doane, David P. & Seward, Lori E. (2008). Estatística Aplicada à Administração e à Economia, McGraw-Hill.
- Bowden, J. (2004). Writing a Report: How to Prepare, Write and Present Effective Reports, 7th Ed., UK: How To Books.
Authors:
Reference: null
Year:
Informática Aplicada
Com esta unidade curricular os estudantes deverão ficar aptos a:
1. Descrever as variáveis e as fórmulas necessárias para construir um modelo de cálculo ou modelo empresarial;
2. Utilizar funcionalidades básicas de uma folha de cálculo;
3. Utilizar funções para construção de modelos em folha de cálculo;
4. Construir modelos avançados aplicados à gestão e economia em folha de cálculo;
5. Automatizar procedimentos com a utilização de VBA.
Os principais conteúdos programáticos a abordar são:
1. Introdução e desenvolvimento de folhas de cálculo
2. Construção de modelos em folhas de cálculo
3. Bases de dados, extração e pesquisa de Informação, importação
4. Introdução ao Visual Basic for Applications
Avaliação ao longo do semestre:
- Trabalho de grupo (40%) - Projeto realizado em grupo, intercalar. Obrigatório, com nota mínima de 10 (em 20).
- Teste individual (60%) - Teste escrito, intercalar, previsto para ser não presencial, via e learning e apoio por Zoom. Obrigatório, com nota mínima de 7 (em 20).
Exame Final:
Exame escrito individual, sem consulta, com toda a matéria. Realiza exame final – na época 1, 2 ou especial - quem não tenha concluído com sucesso a avaliação ao longo do semestre, com uma nota média superior ou igual a 10 (em 20).
Title: - Maxwell, Daniel (2024). Excel 2024 Bible: A comprehensive step by step guide from Beginner to Expert. Unlock Simple Strategies to Boost Productivity, Save Time, and Excel in Your Career, ISBN 979-832-120-814-4.
- Peres, Paula (2014). Excel Avançado (3ª Edição). Lisboa: Sílabo.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: - Dreher, Gil (2023). Excel 2023: The Must-Have Guide to Master Microsoft Excel - From Beginner to Pro in less than 7 Days - Step-by-step Formulas and Functions with Tutorials and Illustration, Gil Dreher, Author edition, ISBN 979-837-552-249-4.
- Harvey, Greg (2016). Excel 2016 All-in-One for Dummies. New Jersey: John Wiley & Sons.
- Laudon, Kenneth, & Laudon, Jane (2014). Essentials of Management Information Systems (11th ed.). London, New York: Pearson.
- Lemonde, Carlos (2024). Python com Excel – Automação e Análise de Dados. Lisboa: FCA. ISBN 978-972-722-936-9.
- Monk, Ellen F.; Brady, Joseph A. & Mendelsohn, Emilio I. (2017). Problem-Solving Cases in Microsoft Access And Excel, 15th Edition, Course Technology, Cengage Learning, Boston, USA., ISBN 978-133-710-133-2.
- Price, Michael, & McGrath, Mike (2016). Excel 2016 in easy steps. Warwickshire: In Easy Steps Limited.
- Walkenbach, John (2015). Excel 2016 Bible - The Comprehensive Tutorial Resource. Indianapolis: John Wiley & Sons.
- Winston, Wayne L. (2019). Microsoft Excel 2019: Data Analysis and Business Modeling, 6th Edition, Pearson Education, USA, ISBN 978-150-930-588-9.
Authors:
Reference: null
Year:
Técnicas Quantitativas de Análise de Dados
OA1. Rever os principais conceitos de estatística descritiva.
OA2. Aplicar as principais técnicas de inferência estatística.
OA3. Utilizar técnicas estatísticas de análise multivariada.
OA4. Utilizar o software IBM SPSS Statistics para realizar análises estatísticas.
OA5. Desenvolver capacidade de comunicação oral e escrita de trabalho realizado no âmbito da análise quantitativa de dados.
P1. Estatística descritiva com o IBM SPSS Statistics: revisões.
P2. Tópicos sobre a importância da inferência estatística na tomada de decisão.
P3. Técnicas descritivas de dados multivariados.
P4. Técnicas preditivas de dados multivariados para regressão.
P5. Aplicações no IBM SPSS Statistics.
A avaliação pode ser realizada ao longo do semestre ou por exame.
A avaliação ao longo do semestre inclui a realização de:
a) Um teste individual com ponderação de 60% na nota final;
b) Um trabalho de grupo com ponderação de 40%.
A aprovação em avaliação ao longo do semestre obriga à obtenção de nota mínima de 7,5 valores no teste individual e de 10 valores no trabalho de grupo.
A avaliação por exame inclui a realização de um teste escrito com peso de 100%. Este teste possui duas componentes: uma componente teórico-prática (60%) e uma componente prática (a realizar em laboratório) (40%). Um aluno, em exame final, que tenha nota admissível no trabalho de grupo, pode ser dispensado da componente prática, sendo considerada a nota do trabalho (40%).
Title: - Larose, D. & Larose, C. (2015). Data Mining and Predictive Analytics (Wiley Series on Methods and Applications in Data Mining), 2nd Edition, Wiley.
- Laureano, Raul & Maria do Carmo Botelho (2017). IBM SPSS Statistics: O Meu Manual de Consulta Rápida, 3ª Edição, Edições Sílabo.
- Laureano, Raul M. S. (2013). Testes de Hipóteses com o SPSS: O meu Manual de Consulta Rápida, 2ª Edição, Lisboa: Edições Sílabo.
- Hair, J., Black, W., Babin, B. & Anderson, R. (2010). Multivariate Data Analysis, 7rd ed., Upper Saddle River: Pearson.
- Folhas de apoio às aulas elaboradas pelo docente.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: - Santos, M. & Ramos, I. (2009). Business Intelligence: Tecnologias da Informação na Gestão de Conhecimento, 2ª Edição, FCA.
- Maroco, João (2018). Análise Estatística com o SPSS Statistics 25, 7ª Edição, Report Number.
- Field, A. (2009). Discovering Statistics Using SPSS, 3rd ed., London: Sage Publications.
- Doane, David P. & Seward, Lori E. (2008). Estatística Aplicada à Administração e à Economia, McGraw-Hill.
- Bowden, J. (2004). Writing a Report: How to Prepare, Write and Present Effective Reports, 7th Ed., UK: How To Books.
Authors:
Reference: null
Year:
Sociedade da Informação e do Conhecimento
Questões focais nos objetivos de aprendizagem (OA) incluem aquisição de conhecimentos nos seguintes âmbitos:
OA1. Compreensão dos desafios colocados pelas redes digitais na sua complexidade técnica, política e social.
OA2. Identificação dos impactos dos meios tecnológicos nas divisões digitais e exercício pleno da cidadania.
OA3. Pensamento crítico sobre a relação entre política, ética e o valor da informação;
OA4. Apreensão da abordagem da informação e conhecimento como fenómenos económicos e organizacionais;
OA5. Compreensão da estrutura institucional da gestão da informação e do conhecimento;
OA6. Entendimento sobre o papel dos profissionais da informação.
OA7. Identificação dos impactos e processos de mudança no Estado e na administração pública associados à transformação digital.
A unidade curricular está estruturada em doze sessões relacionados com temas específicos ou conteúdos programáticos (CP) da UC Sociedade da Informação e do Conhecimento e que podemos dividir em 3 partes:
Parte 1 - Transformação digital e mudança social
CP1. Teorias da Sociedade da Informação e do Conhecimento;
CP2. O fosso digital numa perspetiva nacional, europeia e global;
CP3. A era dos dados: Big data, internet das coisas e desafios éticos;
Parte 2 - Tecnologias da Informação e Comunicação, processos políticos e cidadania
CP4. TIC, democracia e cidadania;
CP5. Modelos de governação e governança eletrónica numa perspetiva comparada;
Parte 3 - A transformação digital no Estado e na administração pública
CP6. As Tecnologias da Informação e Comunicação na administração pública;
CP7. Informação, território e smart cities;
CP8. Tecnologias digitais, Educação, Mercado de Trabalho e ?Gamificação? nas organizações;
CP9. Informação e saúde;
CP10. Estado, Vigilância e Cibersegurança.
Nas modalidades de avaliação temos as seguintes alternativas:
1) Avaliação Contínua:
- Trabalho individual que consta da recensão crítica (50%) de um texto;
- Trabalho escrito, individual ou em grupo, acompanhado de uma apresentação em aula (40%). O trabalho final tem de ser entregue no fim do semestre nas épocas definidas para o efeito nas normas da instituição. A capacidade de pesquisa, originalidade e a inovação irão pesar na avaliação. O tempo de trabalho é estimado em cerca de 20 horas de pesquisa bibliográfica e/ou de campo;
- Participação/assiduidade (10%). A avaliação contínua exige uma assiduidade mínima, não podendo esta ser inferior a 2/3 das aulas efetivamente lecionadas.
A média ponderada das notas dos elementos de avaliação sendo maior ou igual a 10 valores, dispensará o aluno de exame final.
2) Os estudantes que não optem pela avaliação contínua ou que nele não tenham aproveitamento, podem recorrer ao exame final (100% da nota) nas épocas previstas para o efeito.
Title: Yera, A., Arbelaitz, O., Jauregui, O., & Muguerza, J. (2020). Characterization of e-Government adoption in Europe. PloS one, 15(4), e0231585.
Webster, F. (2014). Theories of the information society. Londres, Routledge.
Van Dijk, J. (2020). The digital divide. John Wiley & Sons.
Cardoso, G., da Costa, A. F., Coelho, A. R., & Pereira, A. (2015). A sociedade em rede em Portugal: uma década de transição. Coimbra: Almedina.
Castells, M.; Cardoso, G. (2005) A Sociedade em Rede: do Conhecimento à Acção Política, Lisboa, INCM.
Cardoso, G., & Lapa, T. (2006). ?Alt-Tab?: From ICTs to organisational innovation in Portugal. In E-government in Europe (pp. 180-198). Routledge.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Wessel, R. A. (2019). Cybersecurity in the European Union: Resilience through regulation. In The Routledge Handbook of European Security Law and Policy (pp. 283-300). Routledge.
Nunes, P. (2012). A definição de uma estratégia nacional de cibersegurança. Nação e defesa, 133(5), 113-127.
Granja, R. (2021). As implicações invisibilizadas do tecno-otimismo da vigilância eletrónica em Portugal. Comunicação e sociedade, (40), 247-247.
Correia, P. M. A. R., da Silva Santos, S. I., & de Faria Bilhim, J. A. (2017). Proposta de modelo explicativo das perceções sobre gestão e políticas públicas em matéria de cibersegurança e cibercrime. Sociologia: Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 33.
Caldas, A., & Freire, V. (2013). Cibersegurança: das preocupações à ação. Instituto da Defesa Nacional.
10. Estado, Vigilância e Cibersegurança.
Ribeiro, J. M. (2019). Saúde Digital: um sistema de saúde para o século XXI. Fundação Francisco Manuel dos Santos.
Mair, F. S., May, C., Finch, T., Murray, E., Anderson, G., Sullivan, F., ... & Epstein, O. (2007). Understanding the implementation and integration of e-health services. Journal of telemedicine and telecare, 13(1_suppl), 36-37.
Celuppi, I. C., Lima, G. D. S., Rossi, E., Wazlawick, R. S., & Dalmarco, E. M. (2021). Uma análise sobre o desenvolvimento de tecnologias digitais em saúde para o enfrentamento da COVID-19 no Brasil e no mundo. Cadernos de Saúde Pública, 37.
Bol, N., Helberger, N., & Weert, J. C. (2018). Differences in mobile health app use: a source of new digital inequalities?. The Information Society, 34(3), 183-193.
9. Informação e saúde
Stoera, S. R., & Magalhães, A. M. (2004). Education, knowledge and the network society. Globalisation, Societies and Education, 2(3), 319-335.
Meira, M. (2019). A difícil relação entre burocracia eletrónica e democracia na administração educativa em Portugal. Educação & Sociedade, 40.
Means, A. J. (2019). Education for a post-work future: Automation, precarity, and stagnation. In Education and Technological Unemployment (pp. 245-262). Springer, Singapore.
da Silva, L. V. (2020). Tecnologias digitais de informação e comunicação na educação: três perspectivas possíveis. Revista de Estudos Universitários-REU, 46(1), 143-159.
Coutinho, C. P., & Lisbôa, E. S. (2011). Sociedade da informação, do conhecimento e da aprendizagem: desafios para educação no século XXI. Revista de Educação, Vol. XVIII, nº 1, 5 - 22
Contreras-Espinosa, R. S., & Blanco-M, A. (2021). A Literature Review of E-government Services with Gamification Elements. International Journal of Public Administration, 1-17.
8. Tecnologias digitais, Educação, Mercado de Trabalho e ?Gamificação? nas organizações
Matos, A., Pinto, B., Barros, F., Martins, S., Martins, J., & Au-Yong-Oliveira, M. (2019, April). Smart cities and smart tourism: What future do they bring?. In World conference on information systems and technologies (pp. 358-370). Springer, Cham.
Luque-Ayala, A., & Neves Maia, F. (2019). Digital territories: Google maps as a political technique in the re-making of urban informality. Environment and Planning D: Society and space, 37(3), 449-467.
Kolotouchkina, O., Barroso, C. L., & Sánchez, J. L. M. (2022). Smart cities, the digital divide, and people with disabilities. Cities, 123, 103613.
Alves, M. A., Dias, R. C., & Seixas, P. C. (2019). Smart Cities no Brasil e em Portugal: o estado da arte. urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana, 11.
7. Informação, território e smart cities
Ramos, C. M. (2021). Transformação digital: Efeitos na educação, comércio e sustentabilidade ambiental. Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, (44), 1-4.
Homburg, V. (2008). Understanding e-government: Information systems in public administration. Routledge.
de Barros Júnior, J. M., Santa Rita, L. P., & Vieira da Silva, W. (2022). Transformação Digital na Administração Pública Brasileira: Uma Revisão Sistemática de Literatura. Revista FSA, 19(5).
Alves, D. R., & Stoffel, A. C. A. (2022). O digital como prioridade da Comissão Europeia: Breve análise sobre a transformação digital no âmbito da União Europeia.
6. As Tecnologias da Informação e Comunicação na administração pública
Tomura, N., Uehara, S., Kaneta, K., Hara, R., Sasaki, R., Tsuchida, M., ... & Yamashita, M. (2021). Construction of The E-Government: Case Study of Japan and Estonia. International Journal for Applied Information Management, 1(3), 145-151.
Nishimura, A. Z. D. F. C., Au-Yong-Oliveira, M., & Walter, C. E. (2021). Uma avaliação do Governo Eletrónico em Portugal sob a Ótica dos Utilizadores. Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, E41, 585-603
European eGovernment Benchmark (2020). European eGovernment Benchmark 2020. Comissão Europeia.
Dias, R. C., & Gomes, M. A. S. (2021). Do Governo Eletrónico à Governança Digital: Modelos e Estratégias de Governo Transformacional. Public Sciences & Policies, 7(1), 93-117.
Castells, M.; Himanen, P. (2007) A Sociedade da Informação e o Estado-Providência. O Modelo Finlandês, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.
5. Modelos de governação e governança eletrónica numa perspetiva comparada;
Twizeyimana, J. D., & Andersson, A. (2019). The public value of E-Government. A literature review. Government information quarterly, 36(2), 167-178.
Montargil, F. (2008). O desenvolvimento da democracia electrónica em Portugal. O desenvolvimento da democracia electrónica em Portugal.
Hassan, R. (2004). Media, politics and the network society. McGraw-Hill Education (UK).
Bang, H., & Esmark, A. (2009). Good governance in network society: Reconfiguring the political from politics to policy. Administrative Theory & Praxis, 31(1), 7-37.
4. TIC, democracia e cidadania;
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3. A era dos dados: Big data, internet das coisas e desafios éticos
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2. O fosso digital numa perspetiva nacional, europeia e global
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1. Teorias da Sociedade da Informação e do Conhecimento
Authors:
Reference: null
Year:
Seminário de Projeto em Informática Aplicada
Com esta unidade curricular o aluno deverá elaborar um breve projecto científico e ficar apto a:
1. Perceber o âmbito e nível do projecto.
2. Revelar originalidade e pensamento científico independente.
3. Demonstrar coerência lógica e argumentação científica.
4. Saber estruturar o projecto.
5. Delimitar, contextualizar e justificar uma temática.
6. Propor um método ou metodologia.
7. Apresentar uma breve revisão bibliográfica.
8. Evidenciar rigor, clareza e objectividade na redacção do trabalho.
Os principais conteúdos programáticos a abordar são:
1. Distinção entre pré-projecto e projecto científico.
2. Fundamentos de investigação e opções metodológicas.
3. Apresentação formal de um pré-projecto.
4. Aspectos importantes no desenvolvimento de projectos científicos.
5. Apresentação e discussão de pré-projectos realizados pelos alunos.
6. Acompanhamento individual de cada aluno no desenvolvimento do seu projecto.
7. Discussão dos projectos individuais, críticas e sugestões.
- Apresentação e discussão, perante os colegas e com o professor, do pré-projecto já realizado em Introdução à Investigação (20%)
- Trabalho escrito individual (80%). Projecto científico com um máximo de quinze páginas e formato a pormenorizar - incluirá resumo, palavras-chave, índice, introdução, objectivos, breve enquadramento teórico, método (descrição da investigação, SI ou implementação a desenvolver) e bibliografia básica.
Title: - Vilelas, J. (2009). Investigação - O Processo de Construção do Conhecimento. Lisboa: Edições Sílabo.
- Swetnam, D. (2005). Writing your Dissertation. Oxford: howtobooks (3rd edition).
- Santo, A. (1992). Delineamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Edições Loyola.
- Dias, M. (2010). Planos de Investigação, Avançando passo a passo. Santa Maria da Feira: Maria Olívia Dias.
- Davies, M. (2007). Doing a Successful Research Project. London: Palgrave Macmilan.
- Creswell, J. (2009). Research Design. London, Los Angeles and New Delhi: SAGE (3rd edition).
- Carvalho, J. (2009). Metodologia do Trabalho Científico. «Saber Fazer» da investigação para dissertações e teses. Lisboa: Escolar Editora (2ª ed.).
Authors:
Reference: null
Year:
Title: - Vilelas, J. (2009). Investigação - O Processo de Construção do Conhecimento. Lisboa: Edições Sílabo.
- Spector N. (2001). Manual para redação de teses, projetos de pesquisa e artigos científicos. Ed. Guanabara Koogan (2ª ed.).
- Sarmento, M. (2008). Guia Prático sobre a Metodologia Científica. Lisboa: Univ. Lusíada Editora.
- Santo, A. (1992). Delineamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Edições Loyola.
- Salomon, D. (2004). Como fazer uma Monografia. S. Paulo: Martins Fontes (4ª ed.).
- Ruiz, J. (1993). Metodologia científica: guia para eficiência nos estudos. São Paulo: Atlas (3ª ed.).
- Reis, F. (2010). Como Elaborar uma Dissertação de Mestrado segundo Bolonha. Lisboa: Pactor.
- Reis, E., Melo, P., Andrade, R. & Capalez, T. (1999). Estatística Aplicada. Lisboa: Edições Sílabo (3ª ed.).
- Quivy, R. & Campenhout, L. (1992). Manual de investigação em ciências sociais, Lisboa: Gradiva.
- Poeschl, G. (2006). Análise de dados na Investigação em Psicologia - Teoria e Prática. Lisboa: Almedina.
- Phillips, E. & Pugh, D. (1998). Como Preparar um Mestrado ou Doutoramento. Mem-Martins: Lyon Edições.
- Pereira, A. & Poupa, C. (2003). Como escrever uma tese, monografia ou livro científico usando o Word. Lisboa: Edições Sílabo (2ª ed.).
- Pereira, A. & Poupa, C. (2003). Como apresentar em publico teses, relatórios, comunicações, usando o PowerPoint. Lisboa: Edições Sílabo.
- Oliveira, M. (2005). Como fazer... São Paulo: Ed. Campus (3ª ed.).
- Oliveira, L. (2011). Dissertação e Tese em Ciência e Tecnologia Segundo Bolonha. Lisboa: LIDEL.
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Authors:
Reference: null
Year: