Curso de Pós Graduação
Contactos
Escola de Sociologia e Políticas Públicas
Secretariado
Edifício Sedas Nunes (Edifício I), sala 1E03
secretariado.espp @iscte-iul.pt
(+351) 210 464 015
9:30 - 18:00
Não há candidaturas abertas para 2024/2025
Leccionado em Português
Tipo de ensino Presencial

O corpo docente reúne jornalistas do grupo Media Capital, docentes do Iscte e outros professores e investigadores convidados.

Corpo Docente para (2023/2024)

Estudo Crítico e Deontologia dos Média | Géneros Digitais, Alinhamento e Fontes Jornalísticas | Gestão e Produção dos Média | Jornalismo de Dados e Visualização de Informação | Linguagens Digitais | Narrativas Multimédia | Redes Sociais e Gestão de Comunidades | Reportagem, Entrevista e Investigação em Rede
Ana Pinto Martinho é a editora online do European Journalism Observatory (EJO) em português, é docente convidada no ISCTE-IUL. É ainda investigadora do OberCom – Observatório da Comunicação e assistente de investigação do CIES-IUL. Está ligada a vários projetos de investigação europeus como o Newsreel, o CoMMPASS, o IBERIFIER e o Algowatch, e faz parte da equipa portuguesa que trabalho o Digital News Report, do Reuters Institute for the Sutdy of Journalism, da Universidade de Oxford. Participa em estudos da rede EJO, como é o caso do estudo sobre a cobertura dos media europeus às questões da migração. As suas áreas de investigação têm-se focado nas práticas do jornalismo, nas mudanças mediáticas trazidas pela internet, questões da confiança no jornalismo, literacia algorítmica, e ultimamente nas questões ligada ao jornalismo e inteligência articial Enquanto jornalista dirigiu o projeto iGOV, órgão de comunicação social dedicado às áreas da administração pública, Governo, eGovernment, open data e cidadania. Foi também jornalista na edição portuguesa da InformationWeek, diretora da publicação Interface – Administração Pública e trabalhou para meios de comunicação social como o Diário de Notícias, o Semanário Sol, e a, então, RTP Informação. Atualmente está a trabalhar no seu doutoramento, em Ciências da Comunicação, no ISCTE. Tem um Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação (ISCTE) e uma Licenciatura em Comunicação Socia (UBI).
Estudo Crítico e Deontologia dos Média | Géneros Digitais, Alinhamento e Fontes Jornalísticas | Jornalismo em Rede, Internet e Sociedade | Narrativas Multimédia
Gustavo Cardoso é Professor Catedrático de Ciências da Comunicação no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa e investigador no CIES. É também investigador associado no CADIS (Center d'Analyze et d'Interventions Sociologiques) em Paris e Director do OberCom - Observatório dos Meios de Comunicação Social em Lisboa. Actualmente é director do Doutoramento em Ciências da Comunicação e dos três programas de Pós-Graduação em Comunicação do ISCTE-IUL, nomeadamente a Pós-Graduação em Jornalismo, a Pós-Graduação em Factchecking e desinformação e a Pós-Graduação em Assessoria de Comunicação e Política. De 1996 a 2006, foi consultor do Presidente da República Portuguesa, Jorge Sampaio, para a política da Sociedade da Informação e das Telecomunicações. De 2006-2012, foi Vice-Presidente não executivo do Conselho de Administração da Agência noticiosa portuguesa Lusa. Foi agraciado em 2006 com o grau de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique por serviços relevantes prestados a Portugal. Em 2009 foi eleito como Young Global Leader e em 2018 foi proposto para membro da Academia Europaea onde ocupa o cargo de vogal da secção de Cinema, media e estudos visuais. Licenciado em Organização e Gestão de Empresas, é Mestre em Estudos Europeus e Doutorado em Sociologia da Comunicação. Obteve, igualmente, uma especialização em "Global Leadership and Public Policy for the 21st Century" pela Harvard Kennedy School. 
Narrativas Multimédia
Jornalista e especialista em comunicação digital, é diretor do Cenjor - Centro de formação de jornalistas e doutorando em Ciências da Comunicação e mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação pelo ISCTE-IUL. É investigador assistente no CIES-IUL e no Obercom, foi coordenador da Pós-Graduação em Jornalismo ISCTE-IUL/ Media Capital entre 2013 e 2018 e do Mestrado em Gestão de Novos Media. Leciona no ISCTE-IUL, na pós-graduação em Marketing Digital do IPAM e é formador desde 2001. Foi jornalista em vários diários nacionais e diretor, diretor editorial e publisher de diversas revistas e projetos online. Recebeu uma dezena de distinções nacionais e internacionais com projetos online e multimédia.
Estudo Crítico e Deontologia dos Média
Doutorando em Ciências da Comunicação no ISCTE-IUL. Actua nas áreas das Ciências Sociais, com ênfase em ciências da comunicação, sectores da televisão, rádio, imprensa e estudos de Internet. Actua como membro do corpo editorial da revista Observatorio (OBS*) desde 2015. Frequenta o terceiro ano do curso de doutoramento em Ciências da Comunicação, no ISCTE-IUL. Recebeu cinco prémios de mérito académico durante a licenciatura em Sociologia e Planeamento. É coautor de três livros, três capítulos de livros e mais de 50 relatórios de pesquisa nas áreas dos media e comunicação produzidos no OberCom - Observatório da Comunicação, em parceria com o ISCTE-IUL e com o LCC-IUL.
Narrativas Multimédia
Contactos
Escola de Sociologia e Políticas Públicas
Secretariado
Edifício Sedas Nunes (Edifício I), sala 1E03
secretariado.espp @iscte-iul.pt
(+351) 210 464 015
9:30 - 18:00
Voltar ao topo