Propinas UE (2024/2025)
5000.00 €A pós-graduação em jornalismo Iscte / Media Capital tem como principal objetivo educar, formar e treinar profissionais do jornalismo capazes de ter uma abordagem inovadora da profissão e de lidar com a complexidade do mundo mediático contemporâneo.
Nos últimos anos o panorama mediático sofreu uma profunda mutação, que afetou de forma dramática e radical a profissão de jornalista, o jornalismo e as empresas de média. Este processo de revolução em curso aumentou de forma exponencial os desafios que se colocam aos jornalistas que, cada vez mais, precisam de um enquadramento sólido, de conhecimentos técnicos e tecnológicos e da mais valia da experiência para triunfar como profissionais.
Plano de Estudos para 2024/2025
Unidades curriculares | Créditos | |
---|---|---|
Estudo Crítico e Deontologia dos Média
6.0 ECTS
|
Tronco Comum | 6.0 |
Géneros Digitais, Alinhamento e Fontes Jornalísticas
6.0 ECTS
|
Tronco Comum | 6.0 |
Linguagens Digitais
6.0 ECTS
|
Tronco Comum | 6.0 |
Narrativas Multimédia
6.0 ECTS
|
Tronco Comum | 6.0 |
Reportagem, Entrevista e Investigação em Rede
6.0 ECTS
|
Tronco Comum | 6.0 |
Estágio em Jornalismo
6.0 ECTS
|
Tronco Comum | 6.0 |
Gestão e Produção dos Média
6.0 ECTS
|
Tronco Comum | 6.0 |
Jornalismo em Rede, Internet e Sociedade
6.0 ECTS
|
Tronco Comum | 6.0 |
Jornalismo, Política e Economia
6.0 ECTS
|
Optativas | 6.0 |
Jornalismo de Cultura, Sociedade e Ciência
6.0 ECTS
|
Optativas | 6.0 |
Jornalismo de Dados e Visualização de Informação
6.0 ECTS
|
Optativas | 6.0 |
Jornalismo Desportivo
6.0 ECTS
|
Optativas | 6.0 |
Redes Sociais e Gestão de Comunidades
6.0 ECTS
|
Optativas | 6.0 |
Tecnologia, Jornalismo e Criatividade
6.0 ECTS
|
Optativas | 6.0 |
Estudo Crítico e Deontologia dos Média
No final da UC o estudante deverá:
OA1 | explicar o papel do jornalismo global na sociedade de hoje
OA2 | analisar criticamente diferentes conceções teóricas do jornalismo como este é praticado em uma grande variedade de contextos sociais e políticos
OA3 | comparar e contrastar o papel do jornalismo em contextos que variam desde o mainstream aos meios de comunicação alternativos
AO4 | avaliar as conexões normativas e empíricas entre o jornalismo de media, a produção de notícias e considerações éticas
AO5 | avaliar criticamente as discussões contemporâneas sobre a natureza mutável do jornalismo e as suas implicações para a compreensão cultural e democracia
AO6 | Executar trabalhos escritos que reflitam sobre as temáticas abordadas
CP1-Do fim do império do programador
a.Da arrogância dos jornalistas à ditadura das audiências
b.Overload!, vazio e mediação jornalística
c.Poder da imagem e da palavra. O olhar do repórter
CP2-Mercado, média e democracia
a.Razão editorial vs razão empresarial
b.Jornalismo sem informação; informação sem jornalistas.
c.Do Daily Show ao fim do NYT
CP3-Redes sociais e Mr. Gates II
a.Actos de jornalismo e the part-time people
b.De guardião a guia - moratória a Mr. Gates
c.Revolução, refundação, reinvenção?
CP4-Autonomia do campo e novos imperativos éticos
a.A história inacabada de uma autonomia sempre sob ameaça
b.Credibilidade, responsabilidade social e individual
c.Jornalismo enquanto serviço público
CP5-O próximo jornalismo
a.Jornalismo tradicional e FON (future of news) consensus
b.Para uma carta de princípios éticos e profissionais
A avaliação é realizada em 2 momentos: 1) ao longo do período letivo e 2) avaliação final.
1) Ao longo do período letivo, serão utilizados os seguintes instrumentos de avaliação: assiduidade (e pontualidade) igual ou superior a 80%, participação oral ativa nas sessões e exercícios de grupo) (avaliada em 10%);
2) Teste escrito individual, que consiste na escrita de um primeiro draft de um artigo de investigação. O tempo total de trabalho necessário para a redação deste trabalho é contabilizada em cerca de 20 horas de pesquisa em biblioteca, e/ou trabalho de campo. A versão final do artigo representará 70% da nota. A originalidade e a inovação no trabalho de investigação para a redação do artigo contribuirá para a avaliação com 20%.
Esta avaliação pressupõe a revelação das competências de escrita e orais, qualidade da pesquisa bibliográfica realizada, conhecimentos adquiridos e a capacidade de análise e síntese.
Ficam aprovados os alunos que tenham notas superiores a 9,5 valores nas duas avaliações (só são admitidas 2 faltas).
Title: Relatório "Post-Industrial journalism: Adapting to the Present", C.W. Anderson, Emily Bell e Clay Shirky, Tow Center for Digital Journalism, Columbia Journalism School, 2012, disponível em http://www.niemanlab.org/2012/11/post-industrial-journalism-a-new-columbia-report-examines-the-disrupted-news-universe/?utm_source=Daily+Lab+email+list&utm_medium=email&utm_campaign=4757806f57-DAILY_EMAIL
Projecto Jornalismo e Sociedade (2012), "Para uma carta de princípios do jornalismo na era da Internet", disponível em http://estadodasnoticias.info/principios/
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Pinto, Manuel (coordenador) et al. (2011) , Educação para os Media em Portugal: experiências, actores e contextos, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho, disponibilizado pela ERC em http://www.erc.pt/download/YToyOntzOjg6ImZpY2hlaXJvIjtzOjM4OiJtZWRpYS9lc3R1ZG9zL29iamVjdG9fb2ZmbGluZS80Mi4xLnBkZiI7czo2OiJ0aXR1bG8iO3M6NTA6ImVzdHVkby1lZHVjYWNhby1wYXJhLW9zLW1lZGlhLWVtLXBvcnR1Z2FsLXZlcnNhby1wIjt9/estudo-educacao-para-os-media-em-portugal-versao-p
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Gomes, Adelino (2012) Nos bastidores dos telejornais. RTP, SIC e TVI, Lisboa, Tinta da China
Garcia, José Luís (2009) (org.) Estudos sobre os Jornalistas Portugueses. Metamorfoses e Encruzilhadas no Limiar do Século XXI, Lisboa, ICS.
Castells, Manuel (2009) Communication Power, New York: Oxford University Press, Inc.
Castells, Manuel, João Caraça & Gustavo Cardoso (ed.), 2012, Aftermath. The Cultures of the Economics Crisis, Oxford, Oxford University Press
Cardoso, Gustavo, Rita Espanha e Vera Araújo (2009) (orgs.) Da Comunicação de Massa à Comunicação em Rede, Porto, Porto Editora.
BBC College of Journalism (2009) -The Future of Journalism‖, CoJo Publications:1 disponível em htpp://www.bbc.co.uk/blogs/theeditors/future_of_journalism.pdf.
Authors:
Reference: null
Year:
Géneros Digitais, Alinhamento e Fontes Jornalísticas
No final da UC o estudante deverá:
OA1 | distinguir aos géneros jornalísticos tradicionais, versão online (de que forma existem)
OA2 | identificar os géneros jornalísticos digitais ou a destruição do género jornalístico
OA3 | explicar a navegação e usabilidade na web, o jornalismo por ecrã
AO4 | distinguir diferentes marcas, diferentes formatos, diferentes conteúdos
AO5 | resolver o alinhamento num jornal televisivo e num programa de informação
AO6| distinguir as redes sociais num site e num programa de informação
AO7 | identificar o meio, a audiência e o alinhamento: a ditadura do utilizador
AO8| categorizar trends, mais vistas, mais comentadas, mais partilhadas
AO9| resolver relacionamento com fontes (oficiais e informais)
AO10| avaliar as redes sociais e a internet como fonte de informação
AO11| avaliar o acesso direto do público às fontes de informação
1. - Géneros digitais
1.Os géneros jornalísticos tradicionais
2.Os géneros jornalísticos tradicionais, versão online (de que forma existem)
3.Os géneros jornalísticos digitais
4.Twitter ou a destruição do género jornalístico
2. - Alinhamento
1.A navegação na web
2.A usabilidade na web
3.O jornalismo por ecrã
4.Diferentes marcas, diferentes formatos, diferentes conteúdos
5.O alinhamento num jornal televisivo
6.O alinhamento num programa de informação
7.As redes sociais num site e num programa de informação
8.O meio, a audiência e o alinhamento: a ditatura do utilizador
9.Trends, mais vistas, mais comentadas, mais partilhadas
3. - Fontes jornalísticas
1.Relacionamento com fontes
2.Fontes oficiais
3.Fontes informais
4.As redes sociais como fonte de informação
5.A internet como fonte de informação
6.O acesso direto do público às fontes de informação
A avaliação é realizada em 2 momentos: 1) ao longo do período letivo e 2) avaliação final.
1) Ao longo do período letivo, serão utilizados os seguintes instrumentos de avaliação: assiduidade (e pontualidade) igual ou superior a 80%, participação oral ativa nas sessões e exercícios de grupo (avaliada em 20%); produção de conteúdos jornalísticos integrando as temáticas e assuntos apresentados na UC, que serão reunidos num portefólio final.
2) Avaliação do portefólio final composto pelos conteúdos jornalísticos produzidos no âmbito da UC ao longo do período letivo. O tempo total de trabalho necessário para a redação deste trabalho é contabilizada em cerca de 20 horas de pesquisa em biblioteca, e/ou trabalho de campo. A versão final do portefólio representará 80% da nota. A originalidade e a inovação no trabalho contribuirá para a avaliação.
Esta avaliação pressupõe a revelação das competências de escrita e orais, qualidade da pesquisa bibliográfica realizada, conhecimentos adquiridos e a capacidade de análise e síntese.
Ficam aprovados os alunos que tenham notas superiores a 9,5 valores nas duas avaliações (só são admitidas 2 faltas).
Title: Crucianelli, Sandra (2010) "Ferramentas digitais para jornalistas", Knight Center, Austin, Texas, EUA
Briggs, Mark (2008) "Jornalismo 2.0", Knight Center, Austin, Texas, EUA;
Palácios, Marcos (organização) (2011) Ferramentas para análise de qualidade no ciberjornalismo, volume 1: Modelos, Labcom, Covilhã;
Heinrich, Ansgard (2011) Network journalism: journalistic pratice in interactive spheres, Routledge, Nova Iorque, Eua;
Briggs, Mark (2010) Journalism next, Sage, Washington, EUA;
Franco, Guillermo (2009) Como escrever para a web, Knight Center, Austin, Texas, EUA;
Salaverría, Ramón (2005) Redacción periodística en internet, Eunsa, Pamplona;
Quinn, Stephen e Vicent F. Filak (2005) Convergent journalism: writing and producing across media, Focal Press, Burlington, Eua;
Authors:
Reference: null
Year:
Linguagens Digitais
No final da UC o estudante deverá:
OA1 | descrever o processo de criação de trabalhos jornalísticos multimédia e interativos
OA2 | avaliar técnicas de webcopywriting e formas de estruturação de conteúdos
OA3 | identificar formas de pesquisa e processos de organização de projetos
OA4 | descrever processo e ferramentas de edição e publicação
OA5 | comparar novos formatos de conteúdo, interatividade e interação
OA6 | resolver escrita para o papel e para a web
OA7 |resolver edição e publicação de som para rádio, web e TV
OA8 | resolver edição e publicação de vídeo para web e TV
OA9 | resolver edição e publicação de fotografia em papel e na web
1. - Novas linguagens do jornalismo
1.Notícia
2.Crónica
3.Opinião
4.Entrevista
2. - Novas técnicas, tecnologias e ferramentas
1.Ao minuto
2.Hyperlinks
3.Notícias relacionadas
3. - Novos processos de trabalho nos novos média
4. - Contar histórias utilizando novos formatos, recursos e plataformas
1.A imagem e o texto
2.SEO: o jornalista como difusor (ao contrário do que sucede nos outros meios, onde há alguém para fazer esse trabalho)
3.Escrever para ser lido, para ser descoberto
4.A importância e dependência da informação de agencia
5. - Trabalhar em equipa
6. - A visão multidisciplinar da produção de conteúdos
1.Técnicas de webcopywriting
2.escrita para o papel e para a web
7. - Produção, edição e publicação de som para rádio, web e TV
8. - Produção, edição e publicação de vídeo para web e TV
9. - Produção, edição e publicação de fotografia em papel e na web
1) Ao longo do período letivo: assiduidade (e pontualidade) igual ou superior a 80%, participação e exercícios de grupo (avaliada em 20%); produção de conteúdos: um escrito, áudio, imagem e vídeo, (20% da nota). 2) Avaliação dos conteúdos produzidos no âmbito da UC. O tempo total de trabalho necessário para a produção deste trabalho é contabilizada em 20h de pesquisa e/ou de campo. Ficam aprovados com nota superior a 9,5 nas duas avaliações (só são admitidas 2 faltas).
Title: Crucianelli, Sandra (2010) "Ferramentas digitais para jornalistas", Knight Center, Austin, Texas, EUA;
Briggs, Mark (2008) "Jornalismo 2.0", Knight Center, Austin, Texas, EUA;
Palácios, Marcos (organização) (2011) Ferramentas para análise de qualidade no ciberjornalismo, volume 1: Modelos, Labcom, Covilhã;
Heinrich, Ansgard (2011) Network journalism: journalistic pratice in interactive spheres, Routledge, Nova Iorque, Eua;
Felder, Lynda (2012) Writing for the web: creating compelling web content using words, pictures and sound, New Ryder, Berkeley, Califormia;
Briggs, Mark (2010) Journalism next, Sage, Washington, EUA;
Franco, Guillermo (2009) Como escrever para a web, Knight Center, Austin, Texas, EUA;
Salaverría, Ramón (2005) Redacción periodística en internet, Eunsa, Pamplona;
Quinn, Stephen e Vicent f. Filak (2005) Convergent journalism: writing and producing across media, Focal Press, Burlington, Eua;
Authors:
Reference: null
Year:
Title: "EyeTrack 2007", Poynter Institute;
Canavilhas, João (2007) Webnoticia: propuesta de modelo periodístico para la www, Labcom, Covilhã
Castells, M. (2001), Internet Galaxy, OUP, Oxford.
Ito, M. (2010) Hanging Out, Messing Around and Geeking Out: Kids Living and Learning with New Media, MIT Press, Cambridge, MA;
Camus, Juan Carlos (2010) "Tienes cinco segundos", e-book, edição do autor, Santiago do Chile
Authors:
Reference: null
Year:
Narrativas Multimédia
No final da UC o estudante deverá:
OA1| identificar de forma analítica e crítica as multiplicidades do conteúdo,
OA2| distinguir os elementos dos média tradicionais (texto, som, imagem fixa e vídeo) para chegar aos elementos multimédia
OA3| explicar a relação entre papel vs. ecrãs, explorando o que se lê e como se lê nos ecrãs,
AO4| descrever a os pontos de contacto e de oposição dos novos média aos tradicionais, centrando-se no que é uma constante e as suas diferenças fundamentais
AO5| descrever as as narrativas lineares e não lineares
AO6| descrever a multimedialidade dos conteúdos
AO6| explicar o transmedia: uma notícia, muitas formas e existências (web, rádio, TV, imprensa)
AO7| explicar os meios e canais de distribuição e a evolução da notícia (antes, durante e depois do acontecimento)
AO8| categorizar as várias faces da Web (tradicional e mobile, redes sociais, apps para tablets e smartphones, revistas digitais interativas)
1. - As multiplicidades do conteúdo
1.Texto, som, imagem fixa, vídeo, infografia/multimédia
2.Papel vs. ecrãs
3.O que se lê e como se lê nos ecrãs
4.Pontos de contacto e de oposição dos novos média aos tradicionais
2. - Narrativas lineares e não lineares
1.Formas de estruturação de conteúdos
2.Pesquisa e processos de organização de projetos
3.Gestão do desenvolvimento de um projecto
3. - Multimedialidade dos conteúdos
1.Pensar multimédia e interativo
2.Interatividade e interação
4. - Transmedia: uma notícia, muitas formas e existências (web, rádio, TV, imprensa)
1.meios e canais de distribuição
2.evolução da notícia (antes, durante e depois do acontecimento)
3.Técnicas de webcopywriting
5. - As várias faces da Web (tradicional e mobile, redes sociais, apps para tablets e smartphones, revistas digitais interativas)
6. - Estratégias de publicação multiplataforma e multicanal
A avaliação é realizada em 2 momentos: 1) ao longo do período letivo e 2) avaliação final.
1) Ao longo do período letivo, serão utilizados os seguintes instrumentos de avaliação: assiduidade (e pontualidade) igual ou superior a 80%, participação oral ativa nas sessões e exercícios de grupo (avaliada em 20%); produção de conteúdos jornalísticos para integrar um projeto multimédia final.
2) Avaliação do projeto multimédia final composto pelos conteúdos produzidos no âmbito da UC ao longo do período letivo. O projeto é composto pela planificação de um dossiê multimédia e produção desse projeto, no qual deverá pôr em prática as vertentes abordadas na UC. O dossier multimédia consiste em duas partes, com a primeira a valer 30% da nota e a segunda 50% da nota final. A primeira fase consiste na planificação do projeto escolhido pelo aluno, na vertente por si escolhida, tendo em conta as especificações e exemplos dados em aula para aquilo que é um bom conteúdo, tanto do ponto de vista de estrutura como da riqueza e criatividade dos conteúdos. A segunda fase consiste na produção de uma maquete funcional, a publicar online, seguindo o plano anterior e as recomendações do docente.
O tempo total de trabalho necessário para a produção deste trabalho é contabilizada em cerca de 20 horas de pesquisa em biblioteca, e/ou trabalho de campo. A versão final do projeto representará 80% da nota. A originalidade e a inovação no trabalho contribuirá para a avaliação. Esta avaliação pressupõe a revelação das competências de escrita e orais, qualidade da pesquisa bibliográfica realizada, conhecimentos adquiridos e a capacidade de análise e síntese.
Ficam aprovados os alunos que tenham notas superiores a 9,5 valores nas duas avaliações (só são admitidas 2 faltas).
Title: Castells, M. (2001), Internet Galaxy, OUP, Oxford.
Ito, M. (2010) Hanging Out, Messing Around and Geeking Out: Kids Living and Learning with New Media, MIT Press, Cambridge, MA;
Wellman, B. & Haythornthwaite, C. (Eds) (2002) The Internet in Everyday Life, Oxford University Press;
Ling, R. (2004) The Mobile Connection: The Cell Phone's Impact on Society, Morgan Kaufmann;
Zelizer, Barbie (organização) (2009) The changing faces of journalism - tabloidization, technology and truthiness, Routledge, Oxon, Canadá;
Briggs, Mark (2010) Journalism next, Sage, Washington, EUA;
Salaverría, Ramón (2005) Redacción periodística en internet, Eunsa, Pamplona;
Franco, Guillermo (2009) Como escrever para a web, Knight Center, Austin, Texas, EUA;
Quinn, Stephen e Vicent f. Filak (2005) Convergent journalism: writing and producing across media, Focal Press, Burlington, EUA;
Canavilhas, João (2007) Webnoticia: propuesta de modelo periodístico para la www, Labcom, Covilhã;
Jenkins, Henry (2006) Convergence culture, New York University Press, Nova Iorque;
Authors:
Reference: null
Year:
Reportagem, Entrevista e Investigação em Rede
No final da UC o estudante deverá:
OA1 | identificar o jornalismo de investigação
OA2 | descrever a evolução histórica do jornalismo de investigação
OA3 | explicar o jornalismo de investigação
AO4 | descrever a reportagem de investigação e desfazer os seus mitos
AO5 | descrever as várias realidades e processos de reportagem, desde a hipótese, os métodos, a documentação e as fontes abertas, oficiais e privadas
AO6| explicar os fundamentos da reportagem: conhecimento do tema, local, pessoa ou situação económica, política ou social, capacidade de observação, curiosidade
AO7 | explicar as técnicas de reportagem e o tratamento da informação - fontes, pesquisa, competências analíticas, rapidez da reflexão e material
AO8 | explicar o que é a entrevista
AO9 | identificar exemplos positivos e negativos de entrevista
AO10| descrever a preparação e investigação, o perfil do entrevistado, as perguntas e as questões de emoção e credibilidade
1. - O jornalismo de investigação
1.Definições - Jornalismo convencional vs Jornalismo de investigação
2.História - Tradição e grandes repórteres
3.Evolução - A afirmação e a crise do jornalismo de investigação
4.A importância do jornalismo de investigação na sociedade contemporânea
5.Os profissionais - who's who, organização, funções e objectivos
2. - A reportagem de investigação
1.Introdução - mitos e realidades
2.A hipótese
3.A estratégia - métodos
4.A documentação
5.Fontes abertas (incluindo electrónicas: web, sinais - comunicações, radares, imagem, etc.)
6.Fontes humanas oficiais e privadas ON THE RECORD e OFF THE RECORD - incluindo motivações (teoria MISE)
7.A verificação dos factos (fact-checking)
8.A definição da estrutura narrativa
9.A divulgação da reportagem
10.O seguimento (follow-up)
3. - A reportagem
1.A História da reportagem enquanto género jornalístico: dos gazeteiros aos obreiros do imaginário colectivo.
2.Dogmas : representação da realidade ou interpretação dos
3.acontecimentos? Objectividade vs Subjectividade.
4.Novo Conceito do Jornalismo: A Comunicação Pública (Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade).
5.Televisão - A idade da maturidade?
6.Imprensa - O Futuro é ontem?
7.Rádio e Web - conceitos.
4. - As técnicas de reportagem
1.Opções e mutações do jornalismo contemporâneo: hiperconcorrência e lógica financeira, económica e política para tutelar as práticas e o discurso dos actores sociais.
2.O Directo ou a vitória do repórter (tv/rádio/web).
3.Tipos e técnicas do Directo (tv/rádio/web).
4.A evolução do Directo (tv/rádio/web).
5.Vox Populi - mitos, princípios éticos e facilitismo.
6.Regras e métodos - conhecimento do tema, local, pessoa ou situação económica, política ou social, capacidade de observação, curiosidade.
7.O tratamento da informação - fontes, pesquisa, competências analíticas, rapidez da reflexão e material.
8.A interpretação dos factos e a apresentação do acontecimento (ângulo).
9.A contextualização e a análise (na perspectiva da procura de um acréscimo de significado).
10.A narrativa: vocabulário, estilo, impressões (e sentido critíco), atmosfera, "côr", tom e concisão.
11.Associação texto/imagem/som (tv/rádio/web).
12.Conclusões: O monopólio da mediação (ou deliberação) no espaço público.
5. - Entrevista
1.A entrevista jornalística em televisão . Conceitos gerais.
2.A entrevista política
3.A entrevista de personalidade
4.A arte da pergunta
5.Tipologia de perguntas. Elaboração do questionário. Alinhamento do questionário
6.As regras da entrevista
7.A entrevista e o debate : Semelhanças e diferenças. O papel do moderador
A avaliação é realizada em 2 momentos: 1) ao longo do período letivo e 2) avaliação final.
1) Ao longo do período letivo, serão utilizados os seguintes instrumentos de avaliação: assiduidade (e pontualidade) igual ou superior a 80%, participação oral ativa nas sessões e exercícios de grupo (avaliada em 20%); produção de conteúdos jornalísticos integrando as temáticas e assuntos apresentados na UC, que serão reunidos num portefólio final.
2) Avaliação do portefólio final composto pelos conteúdos jornalísticos produzidos no âmbito da UC ao longo do período letivo. O tempo total de trabalho necessário para a redação deste trabalho é contabilizada em cerca de 20 horas de pesquisa em biblioteca, e/ou trabalho de campo. A versão final do portefólio representará 80% da nota. A originalidade e a inovação no trabalho contribuirá para a avaliação.
Esta avaliação pressupõe a revelação das competências de escrita e orais, qualidade da pesquisa bibliográfica realizada, conhecimentos adquiridos e a capacidade de análise e síntese.
Ficam aprovados os alunos que tenham notas superiores a 9,5 valores nas duas avaliações (só são admitidas 2 faltas).
Title: Heinrich, Ansgard (2011) Network journalism: journalistic pratice in interactive spheres, Routledge, Nova Iorque, Eua;
Briggs, Mark (2010) Journalism next, Sage, Washington, EUA;
Quinn, Stephen e Vicent f. Filak (2005) Convergent journalism: writing and producing across media, Focal Press, Burlington, Eua;
Gall, Sandy (1983) "Don't worry about the money now", New English Library, Sevenoaks (Kent, GB)
Moeller, Susan (1999) "Compassion Fatigue - How the media sell disease, famine, war and death", Routledge, Nova Iorque
Chancellor, John e Mears ,Walter R. (1983) "The news business", Harper & Row Publishers, Nova Iorque
"Stalking the feature story" (1979) William Ruehlmann, Vintage Books, Nova Iorque,;
Brady, John (1977) "The craft of interviewing", Vintage Books, Nova Iorque,
Pinto, Mário (2006) "Como evitar o atamancado do 'Jornalês'", Papiro Editora, Lisboa,;
"Repórteres e Reportagens de Primeira Página", II Volume, 1910-1926, Conselho de Imprensa, Lisboa;
"Repórteres e Reportagens de Primeira Página", I Volume,1901-1910, Conselho de Imprensa, Lisboa;
"Grandes repórteres portugueses da I República", Foto-Jornal, Colecção Grande Reportagem, Lisboa 1986;
Lage, Nilson (2001) "A reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística" Record, Rio de Janeiro;
Halperín, Jorge (1998) "La entrevista periodística: intimidades de la conversacíon pública" Paidós, Buenos Aires;
Grijelmo, Alex (2001) "El estilo del periodista" 7 edicion, Taurus, Madrid;
Cotteret, Jean-Marie (1991) "Gouverner c'est parâitre" Presses Universitaires de France, 1991 ;
Charon, Yvan (1995) "A entrevista na televisão" Editorial Inquérito;
Authors:
Reference: null
Year:
Estágio em Jornalismo
No final da UC o estudante deverá:
OA1 | Descrever as melhores formas de prática jornalística
OA2 | Identificar as fontes corretas para a produção de cada peça jornalística
OA3 | Aplicar as técnicas jornalísticas corretas em cada situação prática
OA4 | Construir peças jornalísticas aplicando os conhecimentos adquiridos na pós-graduação
1. Organização do processo de colocação dos alunos em estágio;
2. Informar e esclarecer os alunos sobre as áreas de estágio e instituições de acolhimento disponíveis;
3. Definição do local de estágio e do seu período de realização;
4. Preparação para integrar o local de estágio;
5. Formalização do estágio: elaboração do protocolo, identificação do orientador externo responsável, elaboração, em conjunto com a Media Capital, do plano de trabalho, definição dos objetivos gerais do estágio;
6. Integração nas atividades regulares da organização/instituição, no âmbito das respetivas valências do jornalismo;
7. Pré-relatório de estágio com a caraterização da área da organização onde decorre o estágio;
8. Exposição na aula das atividades desenvolvidas no âmbito do estágio e balanço crítico;
9. Orientação do relatório de estágio;
10. Elaboração do relatório final de estágio.
A avaliação é feita pelo Professor responsável pela UC e pelo Orientador de Estágio, segundo os seguintes critérios:
i)Pré-relatório de estágio: ponderação de 10%;
ii)Relatório individual de estágio: ponderação de 50%;
iii)Exposição na aula: ponderação de 10%;
iv)Avaliação do orientador de acolhimento: ponderação de 30%.
Ficam aprovados os alunos que tenham notas superiores a 9,5 valores nas avaliações.
Title: QUIVY, R., L. CHAMPENHOUD. 2003. Manual de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa. Gradiva.
PORTA, Donatella Della, KEATING Michael (eds.). 2008. Approaches and Methodologies in the Social Sciences. A Pluralist Perspective. Cambridge. Cambridge University Press.
PIMENTEL Duarte. 2011. Sociologia da Empresa e das Organizações. Uma breve introdução a problemas e perspectivas. Lisboa. Escolar Editora.
NEVES José G., GARRIDO Margarida, SIMÕES Eduardo. 2008. Manual de Competências Pessoais, Interpessoais e Instrumentais. Teoria e Prática. Lisboa. Editora SÍLABO.
Authors:
Reference: null
Year:
Gestão e Produção dos Média
No final da UC o estudante deverá:
OA1 | explicar de forma analítica e crítica o Sector dos Media em Portugal
OA2 | analisar criticamente a evolução dos modelos empresariais no Sector dos Media
OA3 | avaliar as chaves na gestão dos Media: os Gestores
AO4 | distinguir Realidade Global e Espaço Local
AO5 | analisar os Media e o Sector Público: O papel do Estado
AO6| explicar o negócio dos 3T: Talento -Tecnologia -Trabalho e o valor acrescentado da língua portuguesa
AO7 | identificar os fundamentos, necessidades, riscos, condicionantes e processos da produção colaborativa nos média
AO8| distinguir novas ferramentas e práticas de produção
AO9| Executar trabalhos escritos que reflitam sobre as temáticas abordadas
1. - A gestão de Comunicação Social, um equilíbrio sensível
1.Empresas públicas e empresas privadas de comunicação social: o que as aproxima e o que as separa
2.Dimensão internacional e diversidade: dos media tradicionais aos novos media
3.O Sector dos Media em Portugal
4.A evolução dos modelos empresariais no Sector dos Media
5.As chaves na gestão dos Media. Os Gestores.
6.Os Media e o Sector Público: O papel do Estado
7.Realidade Global e Espaço Local
8.Os Grandes Operadores internacionais
9.O negócio dos 3T: Talento -Tecnologia -Trabalho
10.A Regulação e o enquadramento legal
11.O valor acrescentado da língua portuguesa
2. - Produção nos media
1.Fundamentos, necessidades, riscos e processos
2.As restrições do tempo e espaço
3.A pressão da convergência e multiplicidade de meios de publicação
4.Produção colaborativa
5.A estrutura de produção dos media e dos grupos de media
6.A emergência de novas ferramentas e práticas
A avaliação é realizada em 2 momentos: 1) ao longo do período letivo e 2) avaliação final.
1) Ao longo do período letivo, serão utilizados os seguintes instrumentos de avaliação: assiduidade (e pontualidade) igual ou superior a 80%, participação oral ativa nas sessões e exercícios de grupo) (avaliada em 10%);
2) Teste escrito individual, que consiste na escrita de um primeiro draft de um artigo de investigação. O tempo total de trabalho necessário para a redação deste trabalho é contabilizada em cerca de 20 horas de pesquisa em biblioteca, e/ou trabalho de campo. A versão final do artigo representará 70% da nota. A originalidade e a inovação no trabalho de investigação para a redação do artigo contribuirá para a avaliação com 20%.
Esta avaliação pressupõe a revelação das competências de escrita e orais, qualidade da pesquisa bibliográfica realizada, conhecimentos adquiridos e a capacidade de análise e síntese.
Ficam aprovados os alunos que tenham notas superiores a 9,5 valores nas duas avaliações (só são admitidas 2 faltas).
Title: Croteau & Hoynes (2005), "The Business of Media", Pine Forge;
Cowhey & Aronson (2009), "Transforming Global Information and Communication Markets", The MIT Press;
Bruns, Axel "Gatewatching: Collaborative Online News Production";
Schudson, Michael, "The sociology of News Production";
"A World of Connections", The Economist, Special Report on Telecoms, 2007;
"Global Brands", Financial Times Special Report, abril 2007;
"The 21 st-century organization", Mckinsey Quarterly, 2005, Number 3;
Global Entertainment and Media Outlook: 2008-2012, PriceWaterhouseCoopers;
Relatório e Contas, Media Capital, Impresa, RTP, Cofina, ZON, PT;
Goodman, Fred "Warner Music, and an Industry in Crisis";
Kimmel, Daniel M. "The Dream Team: The Rise and Fall of DreamWorks" ; "The Fourth Network: How Fox broke the Rules and Reinvented Television";
Wol, Martin "Por qué funciona a Globalização", Dom Quixote;
Krugman, Paul "The Return of Depression Economics and the Crisis of 2008", W. W. Norton & Co Ltd;
Authors:
Reference: null
Year:
Jornalismo em Rede, Internet e Sociedade
No final da UC o estudante deverá:
OA1 | explicar de forma analítica e crítica as transformações do jornalismo nas vertentes produção, distribuição e fruição
OA2 | analisar criticamente o jornalismo ao ritmo da internet, a emergência de novas ferramentas e práticas, a integração do feedback da audiência e a multiplicidade de perspetivas
OA3 | avaliar a explosão do jornalismo graças à multiplicação dos meios de recolha, interpretação e divulgação da informação e o crowdsourcing e conteúdo gerado pela audiência
AO4 | distinguir o jornalismo como bem público
AO5 | analisar a transparência e independência: forças vitais para a credibilidade e o futuro do jornalismo.
AO6 | criticar a psicologia social das relações mediadas por computador, telefones móveis, internet e contatibilidade permanente,
AO7| distinguir Internet e sociedade: visões e realidades e o papel das tecnologias de informação e comunicação na vida quotidiana
AO8| Executar trabalhos escritos que reflitam sobre as temáticas abordadas
1.As transformações do jornalismo: produção, distribuição e fruição
i.o jornalismo ao ritmo da internet
ii.A emergênca de novas ferramentas e práticas,
iii.a integração do feedback da audiência e a multiplicidade de perspetivas,
iv.a explosão do jornalismo graças à multiplicação dos meios de recolha, interpretação e divulgação da informação
v.Crowdsourcing e conteúdo gerado pela audiência
2.Crise dos média, oportunidade dos jornalistas
i.O jornalismo como bem público
1.Num mundo instável, a procura por informação, análise e interpretação é maior do que nunca
2.Transparência e independência: forças vitais para a credibilidade e o futuro do jornalismo
3.A Internet na Vida Quotidiana: Domesticação e Globalização
i.A psicologia social das relações mediadas por computador
ii.Telefones móveis, internet e contatibilidade permanente
iii.Internet e sociedade: visões e realidades
4.O papel das tecnologias de informação e comunicação na vida quotidiana
i.A fratura digital entre sociedades desenvolvidas e em vias de desenvolvimento
ii.A relação entre a Internet e outras tecnologias, como telefones móveis
A avaliação é realizada em 2 momentos: 1) ao longo do período letivo e 2) avaliação final.
1) Ao longo do período letivo, serão utilizados os seguintes instrumentos de avaliação: assiduidade (e pontualidade) igual ou superior a 80%, participação oral ativa nas sessões e exercícios de grupo) (avaliada em 10%);
2) Teste escrito individual, que consiste na escrita de um primeiro draft de um artigo de investigação. O tempo total de trabalho necessário para a redação deste trabalho é contabilizada em cerca de 20 horas de pesquisa em biblioteca, e/ou trabalho de campo. A versão final do artigo representará 70% da nota. A originalidade e a inovação no trabalho de investigação para a redação do artigo contribuirá para a avaliação com 20%.
Esta avaliação pressupõe a revelação das competências de escrita e orais, qualidade da pesquisa bibliográfica realizada, conhecimentos adquiridos e a capacidade de análise e síntese.
Ficam aprovados os alunos que tenham notas superiores a 9,5 valores nas duas avaliações (só são admitidas 2 faltas).
Title: Castells, M. (2001), Internet Galaxy, OUP, Oxford.
Van Dijk, J. (2005) The Deepening Divide: Inequality in the Information Society, Sage, London;
Ito, M. (2010) Hanging Out, Messing Around and Geeking Out: Kids Living and Learning with New Media, MIT Press, Cambridge, MA;
Buckingham D. and R. Willett, Digital Generations (Eds) (2006) Digital Generations, Erlbaum;
Ito, M., Matsuda, M. & Okabe, D. (Eds) (2005) Personal, Portable, Pedestrian, Mobile Phones in Japanese Life, MIT Press;
Berker, T, Hartmann, M., Punie, Y and Ward, K. (Eds) (2005) Domestication of Media and Technologies, Open University Press;
Bakardjieva, M. (2005) Internet Society, Sage;
Wellman, B. & Haythornthwaite, C. (Eds) (2002) The Internet in Everyday Life, Oxford University Press;
Ling, R. (2004) The Mobile Connection: The Cell Phone's Impact on Society, Morgan Kaufmann;
Haddon, L. (2004) Information and Communication Technologies in Everyday Life: A Concise Introduction and Research Guide, Berg;
Authors:
Reference: null
Year:
Jornalismo, Política e Economia
No final da UC o estudante deverá:
OA1 | descrever o o processo pelo qual os meios de comunicação funcionam como importantes agentes ético-políticos nas nossas sociedades
OA2 | avaliar de forma critica as profundas transformações que o jornalismo está sujeito hoje, sob as pressões da globalização e da digitalização dos media
OA3 | identificar o papel e o estatuto dos média numa perspetiva global e refletir sobre a interdependência dos campos mediático, político e económico-financeiro
OA4 | descrever as relações entre jornalismo e jornalistas e a política e a economia
OA5 | distinguir as questões da independência, das relações de equilíbrio entre os vários poderes e das pressões de parte a parte
OA6| descrever o papel do jornalismo na sociedade de hoje
OA7 |criticar as relações do jornalismo com os poderes
OA8| avaliar as questões éticas que se colocam na relação entre o jornalismo e as fontes
OA9| criticar as implicações do jornalismo na democracia.
1. Discurso político
2. Discurso económico
3. A ética jornalística
4. Funcionamento institucional
5. Fontes de Informação institucionais
6. A divulgação de informação política e económica
7. A formação de opiniões
8. A Comunicação Social como agente ético-político nas sociedades
9. As pressões da globalização
10. A economia dos bens informacionais e das redes
Title: Croteau & Hoynes (2005) “Corporate Media and the Public Interest”, Pine Forge.
Fisher, Eran (2010), Media and New Capitalism in the Digital Age, Palgrave Macmillan;
Dolfsma & Soete (eds.) (2006), Understanding the dynamics of a knowledge economy, Edward Elgar;
Calabrese & Sparks (Eds.) (2004), Toward a Political Economy of Culture, Rowman and Littlefield;
Silverstone, Robert (2006) “Media and Morality: On the rise of the Mediapolis”, Cambridge: Polity;
C. Paterson, and A. Sreberny (eds) (2004) “International News in the 21st Century”, Eastleigh: John Libbey Publishers for University of Luton Press;
G. Muhlmann, A Political History of Journalism Cambridge: Polity 2008;
De Burgh (2005) “Making Journalists” London: Sage; Hafez, K. “The myth of media globalization” Cambridge: Polity;
Cottle, S. (2009) “Global Crisis Reporting” Milton Keynes, Open University Press, 2009;
Authors:
Reference: null
Year:
Jornalismo de Cultura, Sociedade e Ciência
No final da UC o estudante deverá:
OA1 | identificar o que é o jornalismo especializado
OA2 | descrever os problemas de cada uma das áreas específicas
OA3 | explicar os equilíbrios e as relações entre o jornalista e as suas fontes especializadas
OA4 | avaliar o jornalismo e a educação
OA5 | avaliar o jornalismo e a cultura
OA6| avaliar o jornalismo e a ciência
OA7 |avaliar o jornalismo e a tecnologia
OA8| avaliar o jornalismo e o trabalho e o sindicalismo
OA9| avaliar o jornalismo e a saúde
Title: Lash & Lurry (2007) “Global Cultures industry” Polity.
Rowman & Littlefield; Montgomery, K. (2009) “Generation Digital” MIT Press;
O' Sullivan, T. (et al. Eds.) (2009) “Globalization and culture: global mélange”,
Mattelart, A. (1997), “História das Teorias da Comunicação”, Lisboa, Campo das Letras;
Mansell, R.[et al.] (Eds.) (2007) “The Oxford Handbook of ICT”, Oxford U Press;
Lash & Lurry (2007) “Global Cultures Industry” Polity Press;
Lievrouw & Livingstone (Eds.) (2009) “New Media”, Sage;
Jensen, K. B. (2010), “Media Convergence” Routledge;
Authors:
Reference: null
Year:
Jornalismo de Dados e Visualização de Informação
No final da UC o estudante deverá:
OA1 | descrever de forma analítica e crítica as definições de jornalismo de dados
OA2 | identificar o que traz de novo e a evolução do jornalismo de dados
OA3 | descrever as políticas de abertura de dados : a nível governamental, a nível científico e a nível empresarial
OA4 | explicar os desafios do jornalismo de dados na sociedade atual
OA5 | identificar os novos perfis e competências para o jornalista e os modelos de sustentabilidade para o jornalismo de dados
OA6 | resolver como extrair dados e encontrar as fontes certas,
OA7| identificar técnicas e ferramentas para analisar dados
OA8| identificar técnicas e ferramentas para visualizar dados
1.Caracterização do jornalismo de dados
1.1Definições
1.2Diferenciação dos outros «tipos» de jornalismo
1.3O que traz de novo o jornalismo de dados
1.4A evolução do jornalismo de dados
2.Políticas de abertura de dados e novas tecnologias
2.1Principais eixos das políticas de abertura de dados
2.2Políticas europeias e nacionais de abertura de dados
2.3O contributo das tecnologias de informação e comunicação
3.Desafios do jornalismo de dados na sociedade actual
3.1Novos perfis e competências para o jornalista
3.2Que modelos de sustentabilidade para o jornalismo de dados
4.Jornalismo de dados é antes de mais jornalismo
4.1Deontologia
4.2 Reflexão sobre o papel do jornalismo no mundo do «Big Data»
5.Extrair dados
5.1Encontrar as fontes certas
5.2Ferramentas de extração de dados
6.Analisar dados
6.1Técnicas de análise de dados
6.2Ferramentas para análise dados
7.Visualizar dados
7.1Técnicas de visualização
7.2Ferramentas para visualização de dados
2 momentos:
1)No período letivo:assiduidade e pontualidade igual ou superior a 80% e participação oral-10%
2)Trabalho escrito individual.O tempo para o trabalho é contabilizado em cerca de 20h de pesquisa em biblioteca ou trabalho de campo.A versão final representa 70%.A originalidade e a inovação da investigação na redação do artigo contribuirá com 20%
Aprovados os alunos com notas superiores a 9,5 val nas 2 avaliações (admitidas 2 faltas)
Alternativa: submeter-se a exame final escrito-100%
Title: McChesney, Robert W., «Rich Media Poor Democracy».
Coleman, Stephen; Blumler, Jay G. - «The Internet and Democratic Citizenship: Theory, Practice and Policy»;
Dai, Ming; Herzog, David; Fleming, Ken - «U.S. Newspaper Reporters? Perceptions and Use of Government Data»;
Yiu, Chris - «The big data opportunity»;
Aitamurto, Tanja; Sirkkunen, Esa; Lehtonen, Pauliina - «Trends In Data Journalism»;
Thereaux, Olivier «How open data is redefining the roles of the journalist, audience and publisher»;
Vários - «The data journalism handbook»;
Authors:
Reference: null
Year:
Jornalismo Desportivo
Title: Sobral, Luís (1999) “Introdução ao Jornalismo Desportivo», Cenjor e Cnid, Lisboa
Shank, Matthew (2005) “Sports Marketing”, Pearson Prentice Hall, Nova Jersey
Dionísio (coord) (2009) “Casos de Sucesso em Marketing Desportivo”, Livros d’hoje, Publicações Dom Quixote, Lisboa,
Authors:
Reference: null
Year:
Redes Sociais e Gestão de Comunidades
No final da UC o estudante deverá:
OA1 | descrever o que é a rede social virtual
OA2 | identificar as diferenças da produção jornalística para redes sociais
OA3 | descrever como integrar elementos multimédia nas redes sociais
OA4 | explicar como planear e gerir dentro da atividade jornalística uma rede social ou um conjunto de várias redes para um mesmo projeto
OA5 | categorizar as redes sociais segundo as suas características principais
OA6 | avaliar as redes sociais segundo rapidez, imagem, geo localização e vídeo
OA7| identificar os prós e contras da utilização jornalística das redes sociais
OA8| Definir objetivos, estratégias, ações e limitações das redes sociais
Title: McChesney, Robert W. “Rich Media Poor Democracy”.
Blumler, Jay G. “The Internet and Democratic Citizenship: Theory, Practice and Policy”;
Webster, Frank (ed.) (2004) “The Information Society Reader” Routledge, Londres;
Van Dijk, Ian (1999) “The Network Society. Social Aspects of New Media” SAGE;
Castells, Manuel (2002) “A Era da Informação: Economia, Sociedade e Cultura ? A Sociedade em Rede” Lisboa, FCG;
Authors:
Reference: null
Year:
Tecnologia, Jornalismo e Criatividade
No final da UC o estudante deverá:
OA1 | descrever as melhores formas de utilizar para a prática jornalística uma vasta gama de ferramentas de publicação e edição na web
OA2 | Identificar as melhores ferramentas para a criação de sites, blogues editoriais e “apps” (aplicações para smartphones e tablets).
OA3 | descrever a importância da topologia de rede de comunicação nas sociedades atuais
OA4 | construir a organização do espaço visual, com especial atenção aos princípios de design gráfico no papel e na web
OA5 | identificar plataformas offfline, exclusivamente online, mistas e móveis (smartphones e tablets)
OA6 | identificar plataformas para a criação de web TV (técnicas e ferramentas).
1. A tecnologia para otimizar o fluxo de trabalho jornalístico
1.1. Ferramentas de edição e publicação (offline e online)
- De sites, blogues editoriais e “apps”
- redes sociais
- crowdsourcing
- livestreaming
- para smartphones e/ou tablets
2. a criatividade como caminho para obter a diferenciação
2.1. criar histórias estimulantes
2.2. criar histórias relevantes
3. organização do espaço visual (no papel e na web)
3.1. princípios fundamentais de design
3.2. usabilidade e interação
Objetivos
A pós-graduação em jornalismo de 2º ciclo pretende:
Desenvolver uma visão virada para o futuro do jornalismo como uma atividade em rede, estratégica para o desenvolvimento das sociedades;
Explorar modelos diferenciados e integrados de recolha, edição e publicação de conteúdos, em diferentes plataformas e suportes, para diferentes públicos em diferentes momentos;
Formular novos métodos e estratégias para enfrentar as transformações do jornalismo a nível de produção, distribuição e fruição;
Promover a integração do feedback da audiência e a multiplicidade de perspetivas na produção jornalística, tendo em conta que, num mundo instável, a procura por informação, análise e interpretação é maior do que nunca;
Reforçar a necessidade de transparência e independência: forças vitais para a credibilidade e o futuro do jornalismo;
A pós-graduação terá a sua parte curricular e presencial dividida entre o ISCTE-IUL, em Lisboa, e as instalações da Media Capital.
Competências jornalísticas transversais e de liderança de projetos
• O aluno será enquadrado no desenvolvimento de uma visão focada no futuro do jornalismo como uma atividade em rede, estratégica para o desenvolvimento das sociedades;
• O aluno será fomentado a explorar modelos diferenciados e integrados de recolha, edição e publicação de conteúdos, em diferentes plataformas e suportes, para diferentes públicos em diferentes momentos;
• O aluno desenvolverá capacidades para formular novos métodos e estratégias para enfrentar as transformações do jornalismo a nível de produção, distribuição e fruição;
• O aluno será capaz de avaliar e promover a integração do feedback da audiência e a multiplicidade de perspetivas na produção jornalística, tendo em conta que, num mundo instável, a procura por informação, análise e interpretação é maior do que nunca;
• O aluno será alertado para a necessidade de transparência e independência: forças vitais para a credibilidade e o futuro do jornalismo