Título
O fenómeno do fashion blogging: Das it-girls à influência nos seguidores
Autor
Bernardino, Beatriz Leal
Resumo
pt
O desenvolvimento das novas tecnologias, principalmente da internet, tem provocado
alterações na forma como se consomem e produzem conteúdos. O aparecimento das
comunidades virtuais que permitiram uma comunicação online entre indivíduos com os
mesmos interesses, deu-lhes também a possibilidade de partilharem e criarem o seu próprio
conteúdo, através de páginas pessoais, como um blogue. Uma das áreas com maior
influência na blogosfera é a área de moda e beleza, onde são partilhadas tendências de
moda, marcas e produtos com as quais as fashion bloggers se identificam. Ao longo dos
últimos anos, o fenómeno do fashion blogging estendeu-se também às redes sociais, como
é o caso do Instagram.
Com o objetivo de estudar a influência que as bloggers de moda ou it girls exercem nos
seus seguidores, quer por referência a marcas, produtos ou serviços relacionados com a
indústria da moda, realizou-se um questionário aplicado online aos seguidores dos blogues
de moda a nível nacional.
De acordo com a literatura e com os resultados obtidos na amostra selecionada, entende-se
que o fenómeno do fashion blogging tem influência no comportamento dos seguidores, uma
vez que estes veem através dos posts das it girls “exemplos” daquilo que podem adquirir.
Pode ainda concluir-se que os seguidores acabam por privilegiar redes sociais como o
Instagram ou Youtube em vez do personal blogue, por serem aplicações de mais fácil
acesso e interação. O facto de atribuírem credibilidade e notoriedade a uma it girl é
determinante no processo de influência, quer na decisão de compra de produtos, como em
hábitos e rotinas diárias.
en
The development of new technologies, especially the Internet, has caused changes in the
way we consume and produce content. The emergence of virtual communities that allow
online communication between the same interests, also offers the possibility to share and
create their own content through personal pages, such as a blog. One of the most influential
areas in the blogosphere is the fashion and beauty area, where fashion trends, brands, and
products that fashion bloggers identify with, are shared. In recent years, the phenomenon of
fashion blogs also extends to social networks, such as Instagram.
In order to study the influence that fashion bloggers and it girls have on their followers, either
throw brand references, products or services, related to the fashion industry, a questionnaire
online was applied to followers of fashion blogs nationwide.
According to the literature and the results obtained in the selected sample, it is understood
that the use of fashion blogs influences the behavior of followers, since they see in the it girls'
posts "samples" of what can be acquired. Today, followers privilege social networks, such as
Instagram or Youtube, rather than personal blogs, as a result of faster use and more
accessible applications. Attributing credibility and notoriety to it girls is a determining factor in
the process of influence, in the decision to purchase products, as in daily habits and routines.