Título
Why some teams work better than others: An investigation of voice, TMS and leadership on team performance
Autor
La Porta, Louisa Carlotta
Resumo
pt
O trabalho em equipa tornou-se padrão no trabalho nas organizações, portanto, a questão do
que diferencia unidades de alto desempenho de outras equipas atraiu muita atenção para o seu
estudo. Especialmente a utilização de conhecimento, como, a partilha de conhecimento de
membros de equipa e a consciencialização da perícia de outros membros, como fator decisivo
para o desempenho de equipa. Analisando o relacionamento entre comportamentos de
membros de equipas, a noção e a auto-gestão de equipa incentivados pelo líder, três fontes de
literatura, nomeadamente a voz, TMS e liderança, estão relacionadas com uma melhor
compreensão de como interagem e afetam o desempenho da equipa. Especificamente, o efeito
da voz no TMS e no desempenho de equipa foi estudado com o moderador gestão de equipa
autónoma. Uma amostra de 46 equipas de consultoria foi analisada por meio de um modelo de
mediação moderada sem encontrar suporte para o modelo completo. Todavia, a pesquisa em
diferentes níveis mostrou que a voz está positivamente relacionada com o desempenho, mas a
relação entre o TMS e o desempenho é menos clara, dependendo da extensão em que os
líderes incentivam as suas equipas a gerirem-se independentemente. À luz dos resultados, a
nível individual e organizacional, é indicado que a voz pode ter efeitos positivos, aplicando-se
à literatura em termos de nível meso. Adicionalmente , contribuições feitas para melhor
entendimento da interação entre noção e liderança de equipa que merecem mais pesquisa. São
discutidas implicações práticas e teóricas dos resultados e possíveis perguntas para futuras
pesquisas.
en
Teams have become the standard way of working in organizations and therefore the question
of what differentiates highly performing units from other teams has attracted much research
attention. Especially the utilization of knowledge such as team members sharing their
knowledge and the awareness of other members’ expertise can be decisive for team
performance. Looking into the relationship between team member’s behaviors, team
cognition and self-management encouraged by the leader, this study connects three streams of
literature, namely voice, TMS and leadership, to reach a better understanding how these
interact and impact team performance. Specifically, in this study, we investigate the
mediation role of TMS in the relationship between voice and team performance, and whether
the leadership function of promoting team self-management moderates this relationship. A
sample of 46 consulting teams has been analyzed through a moderated mediation model
without finding support for the full model. However, this multi-level research showed that
voice is positively related with performance but that the relationship between TMS and
performance is less clear and depends on the extent to which leaders encourage the team to
manage itself. In light of findings on both the individual and organizational level indicating
that voice can have positive effects, this research extends the literature in terms of the
applicability at the meso level. Also, further light is shed on the interaction between team
cognition and team leadership warranting further research. Practical and theoretical
implications of the findings and potential questions for future research are discussed.